terça-feira, 6 de novembro de 2007

Fundação Cásper Líbero responde à Alberto Chammas

No dia 5 de outubro, o blog Rádio Base transcreveu um texto do jornalista Alberto Chammas, publicado no portal Imprensa, sobre um possível arrendamento da Rádio Gazeta AM (SP) à uma igreja. O aluguel, segundo Chammas em seu texto, seria de R$ 200 mil por mês. O mesmo texto foi publicado também no site do jornalista Milton Neves. A partir dessa divulgação, a Fundação Cásper Líbero tomou conhecimento de seu conteúdo e encaminhou, através de sua assessoria de imprensa, uma resposta. Em sua coluna de 2 de novembro, Chammas volta ao assunto e faz sua tréplica, que reproduzimos na sequencia.

*

Brasil já tem escudo contra eventual Golpe Oficial

por Alberto Chammas, do portal Imprensa


Em um momento de crise política e descontentamento geral no quadro político brasileiro por parte da população - me incluo no quadro - percebi uma luz no fim do túnel.

Estive na coletiva de imprensa realizada no SINTHORESP (Sindicato dos Hoteleiros), do Ministro Marco Aurélio Mello, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

Sua voz tem o som do fim das pequenas ondas, apresenta uma tranqüilidade e respeito a tudo e a todos, principalmente à Constituição.

Fui até o Ministro para saber sua opinião sobre emissoras de Rádio e TV que com suas devidas concessões, locam suas "24 horas" de programação e fogem assim do princípio básico do repasse público e interesse coletivo. O Ministro foi claro. No momento exato, este assunto estará em sua mesa para uma melhor análise.

Confesso que o assunto se refere à Fundação Cásper Líbero e à Rádio Gazeta/AM, que já locou sua programação para uma igreja e pretendia ou pretende agora fazer o mesmo, segundo fonte da própria emissora. Minha coluna de semanas atrás, RÁDIO GAZETA UM CRIME NO AR, acabou sendo publicada no site Terceiro Tempo e a direção da emissora emitiu a seguinte resposta:

"Prezado Milton,

em primeiro lugar, agradecemos a oportunidade pelo espaço para apresentar a posição da Rádio Gazeta a respeito do artigo do jornalista Alberto Chammas.

Segue abaixo a resposta do Superintendente da Rádio Gazeta, Beto Rivera, às críticas do texto.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Um abraço,

Mauricio Guedes
Art Presse Assessoria

COMUNICADO - RÁDIO GAZETA

Com relação ao artigo escrito por Alberto Chammas e publicado originalmente no Portal Imprensa ("Rádio Gazeta AM - um crime no ar"), informamos que o conteúdo do texto nada tem de verídico. Enfatizamos que as afirmações do autor não correspondem à realidade da emissora, que continua com a sua programação normal, cuja grade é composta por programas esportivos, musicais e de variedades e, ainda, a manutenção do trabalho jornalístico desenvolvido por alunos da Faculdade Cásper Líbero para a Rádio Universitária em diversos horários.

Beto Rivera
Superintendente Rádios Gazeta AM/FM
Fundação Cásper Líbero"

Agradeço o interesse da Gazeta em responder. O Prezado senhor Milton, citado, é o Jornalista Milton Neves, a quem agradeço também a atenção.

Vamos por partes.

Acredito na minha fonte. Se realmente a informação passou a ser inverídica acredito que tive sucesso na não concretização da negociação. Preserva-se, assim, os salários de colegas na GAZETA/AM.

Quanto à citação da manutenção do jornalismo na Rádio, fui buscar no site da emissora, e aleatoriamente peguei o sábado. A programação do sábado na Rádio Gazeta. Vejamos:

Sábado

00:00/01:00 - Jornal da Gazeta
01:00/06:00 - Musical Gazeta
06:00/12:00 - Musical Gazeta
12:00/13:00 - No Vestiário (Esporte)
13:00/18:00 - Musical Gazeta
18:00/00:00 - Musical Gazeta

Veja, realmente o Sr. Beto Rivera - que aliás, sempre me tratou muito bem e não tenho nada contra a sua pessoa - responde que a Rádio tem em sua programação esporte, música e jornalismo, mas vamos ver. Das 00:00/01:00 - Jornal Gazeta. Pontos para a casa. Das 01:00 até às 12:00 horas, musical. Das 12:00 às 13:00 - esporte. E até a meia-noite, somente música. Das 24 horas de programação, duas horas de informação e jornalismo. Das vinte e duas horas restante, só música. Parabéns Gazeta. Realmente percebe-se uma grande preocupação com o jornalismo, por isso, música no AM e com o som que a rádio tem, parabéns!

E por falar no Ministro do Supremo, fiquei feliz, pois percebi que alguém poderá barrar, ou pelo menos lutar, contra a ditadura que poderá se instalar e está muito próxima de acontecer em nosso país. Um novo mandato para o Presidente Lula. Já começa a articulação para que isso ganhe força nas ruas.

O escudo que cito é o Ministro do Superior Tribunal Federal que respondeu a minha pergunta: Caso aconteça a aprovação de um terceiro mandato, isso seria um Golpe Legal?

O Ministro foi claro, para um bom entendedor, que sim, e pela tranqüilidade límpida de sua voz percebi também que existe a força da ponta de uma grande e forte onda que na praia busca trazer a calma para a população.

Nenhum comentário: