terça-feira, 23 de outubro de 2007

Algumas considerações sobre as afirmações de Roberto Nonato

Como todos puderam observar, o leitor Alexandre Figueiredo, fez críticas um tanto quanto pesadas em relação a conduta profissional do jornalista Roberto Nonato. Em nome das boas práticas democráticas que a gente tenta manter neste espaço ao longo desses 6 anos de atividade, peço licença aos leitores para fazer algumas considerações a respeito do que foi dito pelo leitor Alexandre Figueiredo em nossa página de comentários.

Em um trecho de sua missiva, Alexandre escreve:"...mas o que se vê é o pessoal da Band News e CBN fazendo festinha, recebendo prêmio de amigos e aparecendo na revista Caras...". Eu não sei se o Ricardo Boechat, Roberto Nonato, Heródoto Barbeiro já apareceram na revista Caras, mas os prêmios que as emissoras acima citadas receberam foram por méritos próprios, isso eu posso afirmar como membro da APCA, pelo menos no que se refere aos prêmios concedidos pela associação da qual faço parte. Ainda falando como membro da APCA, da mesma forma que CBN e Band News FM foram premiadas pelos nossos companheiros críticos de arte, emissoras como a Capital, Eldorado, Cultura e Jovem Pan - TODAS AM - também foram contempladas. Também acrescento que, de nossa parte, a Rádio Sulamérica Trânsito nunca foi premiada. Mas se for, podem estar certos que será por seus méritos e qualidade e não por badalação ou "ação entre amigos", como quer sugerir o afoito missivista. Então sugiro ao senhor Alexandre que pesquise melhor, leia mais, antes de folar bobagens a torto e a direito.

"Vemos rádios AM recebendo modestas homenagens de políticos menos destacados (e, talvez, menos corruptos), enquanto as FMs aparecem freqüentemente encrencadas com políticos, dirigentes esportivos e especuladores financeiros." Gostaria de saber o que ele quis dizer com isso. Seria bom ele ser mais claro quando acusasse alguém ou uma categoria inteira de trabalhadores. Então, quem trabalha em AM é honesto e em FM é corrupto? Foi isso que ele quis dizer?

"A dor de corno do sr. Roberto Nonato e seus colegas da CBN faz sentido para uma platéia de um punhado de riquinhos que ouvem FM por preguiça, comodismo e status. Nonato vive nos estúdios da CBN e pensa conhecer o mundo inteiro. Coitado." Segundo sua visão, São Paulo é uma cidade com uma classe média bem ampla. Não sei se ele tem conhecimento disso, mas no horário nobre do rádio (ele sabe o que é isso?) a audiência das emissoras FM jornalísticas, segundo dados dos institutos de pesquisas, é tão grande ou maior do que as das emissoras AM, que por sinal transmitem praticamente a mesma programação neste horário. Ou seja, tem muito mais "riquinhos que ouvem a CBN FM por preguiça", do que "pobres que ouvem CBN AM por convicção", segundo o raciocínio do senhor Alexandre. Logo, a população de Grande São Paulo tem um padrão de vida muito bom. Ainda bem,né, senhor Alexandre,??

Mudando um pouco de assunto: uma coisa que nos entristece é que, quando o leitor não tem argumentos embasados, nem uma convicção segura de suas idéias, resolve atacar o lado pessoal de seus "desafetos". Ao contrário do que quis tentar insinuar o senhor Alexandre, Roberto Nonato é um dos mais sérios profissionais do rádio paulista e não é nem um pouco burguês, tampouco esnobe, como pôde conferir nosso colunista Marcos Lauro recentemente. É um profissional tão valoroso, quanto aqueles que trabalham na Nacional carioca, Tupi do Rio, ou até mesmo na Metropolitana, 89FM ou Mix - emissoras essas que critico e vou continuar criticando até entender que elas melhoraram seu conteúdo. Posso até me arriscar a dizer que o Nonato vem de uma família muito mais pobre e humilde do que a do Ricardo Boechat, profissional que admiro muito. Nem por isso execro Boechat pelo simples fato de ter nascido numa família mais abastada do que a do Nonato ou por supostamente frequentar lugares mais requintados do que o âncora da CBN. Cada um é cada um. O que importa mesmo é o caráter da pessoa e a lisura com que conduz sua carreira profissional.

Temos diversos colegas e profissionais de rádio que nos leêm e aceitam nossas críticas, não como verdades absolutas ou por discordarem delas, mas por tê-las como observações que ao menos precisam ser levadas em consideração.

Por isso peço ao caro leitor que relevem parte do que o senhor Alexandre Figueiredo escreveu em um dos nosso posts. Quero supor que ele deve ter escrito tão infelizes palavras no calor da emoção, ou por ter tido alguma experiência traumática a respeito do assunto.

Muito obrigado pela atenção e continue na nossa sintonia.

Nenhum comentário: