quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A estabilidade do AM em São Paulo

Outro dia eu comentei aqui neste Rádio Base sobre a variação que ocorre nas pesquisas de audiência do FM da Grande São Paulo. A alternância de líderes vem sendo muito contante. Hoje, a Mix está na primeira colocação, mas volta e meia aparecem a Tupi, a Nativa e a Transcontinental nessa posição.

No AM, o panorama é bem diferente. Há um bom tempo, as quatro primeiras colocações estão bem estabilizadas. A Globo é líder absoluta. Há quem diga que seus índices são anabolizados pela generosa participação do Padre Marcelo Rossi em sua programação. Em seguida, vem a Capital, calçada na comunicação de grandes nomes do rádio como Paulo Lopes, Eli Corrêa e Nélson Rubens.

A seguir, temos Bandeirantes e Jovem Pan nas respectivas colocações seguintes. O curioso aqui é que a vantagem que separa uma da outra é muito pequena e oscila muito. Mesmo assim, a emissora do Morumbi sempre se manteve firme e forte na terceira posição. Não dá para dizer se os números do AM levam em conta as retransmissões que as duas têm rádios no FM. A Bandeirantes ocupa uma freqüência nos 90,9Mhz. Por sua vez, a Jovem Pan FM retransmite o tradicional Jornal da Manhã, entre 06h e 09h.

Pelo jeito, esse quadro não terá grandes alterações até mesmo nos próximos anos. Num exercício de futurologia barata, pode-se dizer que somente depois que o rádio digital estiver devidamente entronizado é que poderemos ter novidades, até porque as outras estações poderão investir mais em suas programações. Gazeta, Trianon e Cultura, entre outras, (tomara) não ficarão paradas.

Nenhum comentário: