terça-feira, 14 de agosto de 2007

O que há por trás do mexe-mexe no rádio paraibano

Alguns sites da internet anunciaram com uma alegria quase indisfarçável sob um certo manto de "neutralidade jornalística" que, recentemente, a Jovem Pan teria perdido mas uma afiliada em sua rede: a partir da semana que se inicia, os 101,7 MHz da capital da Paraíba, deixaria de ser retransmissora da programação da Pan e passaria a ter programação própria baseada em uma programação musical recheada de forró, axé, pagode, sertanejo, dentre outros gêneros classificados como populares. Esses sites ainda afirmam que a nova emissora vem para concorrer com a Correio FM, líder de uma rede de rádios regionais.

Tudo isso é verdade, mas não é toda a verdade. O grupo Correio da Paraíba e o Sistema Paraibano de Comunicação pertencem a dois empresários ligados cada um a grupos políticos diferentes. O principal produto da programação das FMs naquela parte do nordeste são os jornalísticos voltados para noticiário político do estado, diferentemente do que acontece aqui em São Paulo, por exemplo.

O Correio da Paraíba é há muito tempo aliado do grupo político comandado pelo ex-governador José Maranhão. Já o Sistema Paraibano de Comunicação, pertencente aos proprietários da empresa Brazmotor, é aliado ao atual governador Cassio Cunha Lima,
que enfrenta um ruidoso preocesso de cassação de seu mandato atual, ainda em discussão na Justiça. Ouvindo alguns conhecedores da Política local, este blog apurou que, essa mexida na FM 101, 7 é para reforçar o apoio político ao atual governador no meio rádio, onde o Sistema Paraibano de Comunicação não é tão forte quanto nas demais mídias. Mas, no intuito de informar melhor o seu leitor, os editores deste blog preferiram pesquisar junto a fontes qualificadas na web, alguns indícios do panorama do rádio paraibano, e não apenas "chutar" o que está acontecendo, tal qual faz outros sites de notícias de rádio. Leia abaixo todos os lances das negociações que envolveram a "danças das cadeiras" dos principais comunicadores do rádio paraibano nos últimos dias.

Do blog Parem as Máquinas - www.claudiacarvalho.blogspot.com

Arquirivais - 7 de agosto de 2007

A Rede Paraíba de Rádio identificou no sertão um trio de apresentadores para comandar o jornalístico do meio-dia. São dois radialistas de Cajazeiras - Fabiano Gomes e Nilvan Ferreira - e um de Sousa - George Wagner. Ainda não há definição, pelo que contou uma folhinha pessoense, mas o interesse do Sistema Paraíba é grande. Parece que os comunicadores também estão seduzidos pela idéia de mudar o local de trabalho para a capital do Estado, mas falta acertar os detalhe$ primordiais.

--------------------------------------------------------
Atravessando a rua - 8 de agosto de 2007

A quarta-feira foi um dia de intensas negociações na sede da Brazmotors, em João Pessoa. Foram convocados para lá os profissionais de comunicação cotados para compor a equipe da Rede Paraíba Sat, o braço radiofônico do Sistema Paraíba de Comunicação. Uma folhinha que paquerava os veículos da concessionária garantiu que o próprio empresário Eduardo Carlos foi visto por lá e teria comandado as conversas, firmando o compromisso em cartório após selado o acordo com cada um dos convidados, todos do Sistema Arapuan.

Nesta leva estão, segundo nosso olheiro, Napoleão de Castro, Henrique Lima, Jorge Filho, Samuca Duarte e Emérson Machado, estes últimos atraídos para o programa jornalístico das 6 às 8 horas. Segundo o Parem as Máquinas! apurou, as articulações foram feitas pelo radialista Maurílio Batista. Ele foi indicado a Eduardo Carlos por um amigo em comum, Eduardo Ribeiro Coutinho, já que o empresário desconhecia os nomes fortes no segmento de rádio popular.

----------------------------------------------------------

Vai ou não vai? - 10 de agosto de 2007

A dúvida que persiste no dia de hoje em relação à Rede Paraíba Sat é se Samuca Duarte vai ou não integrar a equipe. Os complicadores são dois: o fato de Émerson Machado não ter assinado o contrato, já que saiu abruptamente da sala secreta, e a
contra-proposta de João Gregório, sinalizando, inclusive, com a multa estipulada no documento (R$ 25 mil) firmado pelo radialista acertando sua ida para o novo empreendimento de Eduardo Carlos. Hoje, em seu programa Paraíba Verdade, perguntado sobre o assunto por um ouvinte, Samuca limitou-se a responder que estava muito bem na FM Miramar.

------------------------------------------------------

Os homi fica - 10 de agosto de 2007

Alçados à condição de bam bam bans da comunicação da Paraíba, depois do assédio da Paraíba Sat, Samuca Duarte e Émerson Machado ficam no Sistema Arapuan. Pelo menos hoje é essa a cotação. Uma folhinha amiga da dupla disse ao Parem as Máquinas!
que os radialistas decidiram permanecer na mesma sintonia, após entendimentos com o empresário João Gregório (diretor-presidente do Sistema Arapuan de Comunicação).

“Nós consultamos nossas famílias, e eles nos deram apoio profissional, nos orientando para continuar na mesma emissora. Não havia nenhum motivo para deixarmos o nosso bom relacionamento com a direção da empresa e nossos colegas”, teria sido, ipsis litteris, o discurso dos rapazes.

--------------------------------------------------------

Fim do Impasse - 10 de agosto de 2007

A dramática novela da ida de Samuca Duarte e Emérson Machado para a Rede Paraíba Sat parece ter chegado ao fim por volta do meio-dia de hoje. Após uma nova conversa com os dois comunicadores na Brazmotors e a conseqüente assinatura de um contrato
com Emérson, que havia escapulido da última vez, o empresário Eduardo Carlos conduziu-os à sede do Sistema Paraíba de Comunicação, onde foram apresentados à equipe da casa como as novas e sacramentadas aquisições.

De sala em sala, Eduardo apresentou Samuca e Emérson, além do repórter policial Jorge Filho, como integrantes do time da nova 101.7 Mhz. Mais notícias, no jornal de amanhã ou a qualquer momento, em edição extraordinária.

2 comentários:

Anônimo disse...

Inveja mata, Sr. Marcos Ribeiro.

Anônimo disse...

pois é... "notícias exclusivas!!!!!" do maravilhoso mundo apartidário do rádio brasileiro.