quinta-feira, 30 de agosto de 2007

No ar, o seu TCC

Da Redação Portal Imprensa

Os Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos do curso de Jornalismo podem ter um destino além das prateleiras da biblioteca. Saiba como

Entrevistas, captação de sons e imagens, horas em ilhas de edição, meses de correria e insônia. Finalmente o Trabalho de Conclusão de Curso está pronto. O vídeo-documentário ou o programa de rádio são apresentados e o trabalho de um ano inteiro acaba na prateleira da biblioteca de uma universidade? Não necessariamente.

Jornalistas recém-formados têm muitas alternativas para levar adiante os TCCs produzidos para rádio e TV. Algumas universidades têm suas próprias emissoras ou transmitem sua programação via Canal Universitário. A ex-aluna da PUC de São Paulo (Pontifícia Universidade Católica) Flavia Brunetti, conta que no último ano produziu o documentário "Cinco Caras", que aborda o dia-a-dia de três homossexuais e duas drag queens. Rico em depoimentos e imagens, foi veiculado pela TV PUC em 2002. "Levei meu vídeo para a produção da TV. Ele passou por uma triagem, foi aprovado e transmitido", conta.

Além dos canais de comunicação das universidades, anualmente a Expocom – uma exposição dos trabalhos de estudantes de comunicação de todo o Brasil – que premia os melhores projetos do ano. O vídeo-documentário "Vila Socó: dutos como vizinhos", produzido por Rafaela Cortina e quatro colegas para o TCC de jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), conta a história de um desastre ocorrido em 1984 na vila localizada em Cubatão. "Fomos para Cubatão quase todos os fins de semana fazer entrevistas. Fizemos um enorme trabalho de investigação e conseguimos acesso até ao processo do Ministério Público", relata Rafaela. Concorrendo com 164 trabalhos na categoria vídeo-documentário, "Vila Socó" tirou terceiro lugar. A coordenadora do curso de jornalismo da UAM, Maria da Graça Bernardes e Silva, reconhece a importância da premiação. "A Expocom abre portas, mostra ao universo acadêmico a visão crítica e criativa do aluno", explica a professora. Neste ano foram inscritos no evento 2.300 trabalhos de 43 instituições de ensino do país. Maria da Graça explica que os trabalhos com melhores notas são indicados pela coordenação do curso. "Depois entramos em contato com o aluno e ele se inscreve", conclui a coordenadora.

Julio Wainer, coordenador dos projetos de vídeo da PUC conta que é comum ouvir de seus alunos que o segmento de vídeo no TCC é a "encrenca maior". "De fato, é trabalhoso. Quando o aluno chega na edição percebe que seu projeto está só começando, mas é potencialmente a mídia que mais retorno pode dar, justamente pelo trabalho agregado ao produto", diz Wainer.

As produções para rádio podem ser veiculados no "Programa do Estudante", da rádio Cultura de São Paulo. Todos os anos, no primeiro semetre, o site da emissora põe no ar um edital com a ficha de inscrição. "Fazemos uma triagem de todo o material que chega e, durante o segundo semestre, colocamos no ar os programas que estiverem mais de acordo com a filosofia da emissora", explica o coordenador de produção da rádio Cultura AM, Eduardo Weber. O "Programa do Estudante" vai ao ar aos sábados, das 17h às 18h.

Links
Prêmio Expocom – www.intercom.org.br

Rádio Cultura – www.radiocultura.am.br

Um comentário:

Marcos Lauro disse...

De quando é esse texto? O curso de jornalismo da Anhembi Morumbi já está no segundo coordenador depois da Maria das Graças... heheh