quinta-feira, 26 de julho de 2007

A ofensiva da Band News FM

A Band News FM pouco a pouco vem apresentando sua nova estratégia para que seu projeto de rádio all news decole de vez. É o investimento em nomes conhecidos da grande imprensa e da televisão. Mônica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo, terá intervenções diárias no principal jornal da emissora, comandado por Ricardo Boechat. Por sua vez, o ator Marcelo Tas terá participação diária e efetiva no jornalístico local das 18h, apresentado por Sheila Magalhães.

O desempenho da Band News no que diz respeito a audiência em São Paulo é modesto. Em vários levantamentos recentes do Ibope, ela aparece atrás da retransmissora da programação da Bandeirantes AM em 90,9Mhz. E muito longe de sua principal concorrente no segmento, a CBN FM. No ranking mais recente (divulgado pelo site Radioman e comentado aqui no Rádio Base), a emissora aparece na vigésima-quinta colocação, sendo pressionada pela Eldorado FM.

9 comentários:

Anônimo disse...

Será que a explicação para a bande news ir "mal" de audiência é que ela tem uma qualidade espetacular? No Brasil as pessoas costumam dar audiência a porcarias, então já que a bande news tá boa é possível que esse fato explique o desempenho a quem do esperado em sampa.
Se duvidar é só pensar: quem vende mais cds, quem toca na tupi ou quem toca na usp?

Tenho ouvido muitos jornais em rádios na parte da manhã já por muito tempo e digo uma coisa: a qualidade de todos, no geral, é de boa prá ótima (menos o da bandeirantes talvez). Mas havia tempo que eu não era ouvinte de um jornal de tanta qualidade como o do Ricardo Boechat na bande news. Atualmente a audiência pode mostrar o que for, mas que os caras tão fazendo um bom trabalho isso eles tão, sem dúvidas.
Marlon

Marcos Lauro disse...

Em relação aos jornais matutinos do rádio, o padrão Jovem Pan/Bandeirantes me cansou um pouco. Tenho ouvido o da Eldorado, que parece ser mais dinâmico.

Rodney Brocanelli disse...

Marlos, não duvido que o jornal do Boecaht seja bom. Porém, essa qualidade não se estende ao restante da programação. E a Band News está cometendo o mesmo erro da Bandeirantes AM: se escorar apenas na capacidade de suas estrelas e se esquecer de detalhes como produção, etc. Só para você ter uma idéia, certo dia eu liguei na Band News por volta das 20h30 e ouvi uma mesma noticia que eles já tinham divulgado ao meio-dia. Ai complica.

Marco Antonio Ribeiro disse...

Não seja por isso, Rodney, garanto que a CBN consegue fazer pior: repete cada notícia a cada meia hora. O que faz este tipo de programação - EU INSISTO VEEMENTEMENTE - é reportagem na rua. Encher de colunistas uma emissora é bom, mas não é o suficiente, ainda mais se eles nunca vão à emissora, como é o caso dos da CBN. Pelo menos os da Band News vão lá de vez em quando conversar com o Boechat ao vivo. A Band News estava fazendo uma ótima cobertura do Pan, quando mandou dois repórteres para o Rio e botou o pessoal da filial carioca "pra sambar" nas quadras. Se perdeu com o desastre da Tam em Conconhas porque, como sempre, ficou dependendo da reportagem da Rádio Bandeirantes. Nesta hora, a Jovem Pan "roubou a cena" de todas as outras. Primeiro porque na Jovem Pan lugar de repórter é na rua. E depois porque, na hora da crise, entraram em cadeia com a Jovem Pan FM, furtando o público da CBN e da própria Band News. Outra coisa que faz com que a Band News não cresça o tanto quanto merece é a chamada precarização da redação. Lá o jornalista tem que, escrever, redigir, editar, botar no ar e ainda apresentar o noticiário. Há apresentadores que se perdem até na colocação das vinhetas. Pudera, não dá para eliminar postos de trabalho sem derrubar a qualidade do conteúdo. E isto a CBN ainda não faz.

Anônimo disse...

Por essas e outras que eu tô meio desencanando de uma rádio só. Atualmente sou fidelizado ao seletor de dials mais do que a qualquer dessas rádios.
Realmente, a bande news está irritante com essa mania de selecionar vinte notícias e repetí-las durante o dia inteiro, como se fossem atuais. Tudo bem que o objetivo da rádio é uma audiência mais rotativa, já que em 20 minutos o panorama geral das coisas é passado. Só que acho que, se não há fatos da sena geral suficientes para encher toda a grade, eles poderiam dar mais espaço para os noticiários locais e para mini programetes inseridos na programação geral que, claro, poderiam deixar de ir ao ar em caso de um acontecimento extraordinário.
Quanto a redução no quadro ... vamos ver até quando a bande aguenta com sua filosofia de faça trinta mil rádios, tvs e afins com apenas trinta funcionários! Em um país como o Brasil, não creio que nem o mercado (anunciantes) nem os ouvintes notem muita diferença, acostumados os últimos e satisfeitos os primeiros com a cada vez mais repugnante qualidade do jornalismo por essas terras.
Por hora ainda fico com o Boechat de manhã (que aliás dá opiniões muitas vezes conflitantes com a linha editorial do grupo bandeirantes ... sei lá como ele consegue se manter apresentando), e com o cbn São Paulo de manhã, e a noite ... bom, a noite é melhor ouvir música creio ...
Marlon

Anônimo disse...

Realmente, Marlon, ouvir uma rádio só é pior do que não ouvir nenhuma, parafraseando o grande mestre Salomão Esper Salomão, da Rádio Bandeirantes (Uia!!!). E concordo com você: a melhor coisa da manhã é ouvir o Ricardo Boechat que, com seu jeito de "malandro milongueiro carioca", simpaticamente vai dando seu recado, que nem sempre coincide com o da casa. Prefiro ele a aquela cara de paisagem e aparente neutralidade que o professor Heródoto faz no Jornal da CBN. Nunca ouvi mestre Heródoto Barbeiro dar uma opinião contra a maré ou ir contra o senso comum, nem que seja só pra encher o saco do patrão de quando em vez. Isso sim é irritante.

Anônimo disse...
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Anônimo disse...

Marcos, não existe nada mais parecidos com os jornais da Jovem Pan do que os da Eldorado. Se você se cansou de um, não sei porque se cansou do outro. Quanto a Band News e a CBN, creio que elas estejam muito fazendo radiojornalismo baseado em colunistas, ou seja, mais opinião e menos informação. Talvez eles não estejam errado, uma vez que informação virou "commodity" no mercado da mídia. O que vai diferenciá-los uns dos outros são seus opinadores, a exemplo do que já contece há anos na Rádio Bandeirantes.
José Ramos Coelho
São Paulo - SP

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo. Ibope de população que se nutre mentalmente de lixo cultural traz resultados relativamente duvidosos. Como eram os índices de audiência (RÁDIO e TV) na época das contrações pélvicas da Carla Perez - aquela do "i" de "iscola"?