sábado, 21 de julho de 2007

O blog Rádio Base vê tv.

Nada mais que a obrigação

Vou pedir licença ao colega Marcelo Migliaccio para falar de televisão.

Como é do conhecimento de todos, uma equipe da TV Cultura, de São Paulo, foi a primeira chegar ao local do terrível acidente com o airbus da TAM.

Seu cinegrafista registrou o desespero de um casal que ficou preso numa marquise do prédio atingido. O que se soube depois é que a moça pulou para a morte, e o ato foi registrado.

A emissora pública paulistana divulgou nota se vangloriando de não ter exibido tais imagens e cedido as mesmas para outras emissoras de televisão.

Ora, como todos nós que trabalhamos com jornalismo sabemos, em coberturas de tragédias, fotografos e cinegrafistas fotografam e filmam imagens terríveis. O 11 de setembro foi um exemplo disso. Cada emissora de televisão, jornal ou agência de notícias

O que a TV Cultura nada mais fez que a sua obrigação, dentro de sua concepção do fazer televisão, em não exibir a cena e impedir que outros canais fizessem sensacionalismo em cima delas. O que pegou mal foi a autopromoção, o marketing em cima disso, com direito a nota oficial destacada em jornais e sites de notícias.

Vale lembrar que há poucos dias, a emissora foi objeto de críticas internas por ter exibido às 21h de um domingo o teleteatro "Billy - a Garota" (do dramaturgo Mario Bortolotto), com direito a cenas de strip-tease e tentativa de suícidio. Através de uma nota oficial, ela própria veio a público informar que errou ao exibir em horário nobre cedo um texto cuja temática, segundo a emissora, era mais adequada para um horário posterior, a partir das 23h.

Todo veículo de comunicação tem direito a ter suas dicussões internas sobre decisões editoriais e de conteúdo. No entanto, deve se tomar um grande cuidado para que as mesmas não se transformem em peças de propaganda.

*

E por falar em sensacionalismo, recomendo evitar o programa "A Casa é Sua", da RedeTV", que vem exagerando no tom da cobetura deste acidente.

*

Texto publicado originalmente no site Laboratório Pop

2 comentários:

Unknown disse...

Discordo. O programa a Casa é sua fazs sensacionalismo até na cobertura do Big Brother, antes durante e depois.

Marcos Lauro disse...

E o que é aquele Tony Castro e suas "narrações", hein? Pelamordedeus...