quarta-feira, 7 de março de 2007

Os 30 anos da USP FM e da Cultura FM

Este ano, as duas emissoras educativas públicas de São Paulo fazem 30 anos: USP FM e Cultura FM. Acompanhe os textos relativos às duas efemérides, extraído dos sites das emissoras

" A Rádio USP de São Paulo foi criada em 11 de outubro de 1977, preenchendo o espaço vazio de emissoras educativas em FM na Grande São Paulo e, ao mesmo tempo, proporcionando um canal de comunicação entre a Universidade de São Paulo e a sociedade.

Ao longo de seus 27 anos, a emissora recebeu diversos prêmios por sua linha de trabalho diferenciada. Em 2000,a Rádio USP recebeu o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor programação musical. Destacam-se da mesma maneira as premiações pela melhor programação de cultura geral, melhor programa de variedades, conferidos também pela APCA, o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e o Terceiro Concurso Internacional de Programas de Rádio promovido pela Rádio Cubana (vencido pelo Clip Atualidades).

A Rádio USP mantém uma programação jornalística voltada à divulgação das atividades da Universidade e um espaço aberto para debates sobre temas de interesse da sociedade e para prestação de serviços.

A programação musical vem se caracterizando como uma opção à segmentação das atuais emissoras de FM, oferecendo ao público o melhor de todos os ritmos no panorama musical brasileiro, da MPB ao Rock, do Jazz ao Samba e é uma das poucas emissoras que inclui Música Instrumental em sua programação principal. A Rádio USP difunde ainda gêneros musicais que não encontram espaços nas emissoras comerciais como, por exemplo, a Música Étnica, a Música Erudita, o Jazz e o Blues Internacionais."

Clip Especial: Aniversário de 25 anos da Rádio USP - em Media Player
Clip Especial: Aniversário de 25 anos da Rádio USP - em Real Player

-------------------------------------------------------

"Prestes a completar 30 anos a Rádio Cultura FM vive hoje uma nova fase. Com a reestruturação administrativa e operacional que foi realizada nos últimos dois anos, a nossa emissora adquiriu as condições necessárias para enfrentar novos desafios e ampliar ainda mais a sua abrangência e atuação. A cobertura, ao vivo, da turnê da Osesp na Europa é o primeiro grande destaque desta etapa. O sucesso internacional da nossa orquestra não poderia passar em branco.

Será a primeira vez que uma orquestra brasileira realiza uma excursão de tamanha importância, e os ouvintes da Cultura FM poderão acompanhá-la, dia a dia. Uma audição histórica do concerto realizado no Musikverein que será transmitido ao vivo, diretamente de Viena, certamente emocionará todos os ouvintes da Cultura FM.

O velho maestro Eleazar de Carvalho deve estar nos observando satisfeito. A orquestra a que ele dedicou quase 25 anos de vida está se transformando numa das grandes orquestras internacionais, sonho impensável há dez anos atrás, quando o maestro John Neschling, que o sucedeu, iniciou o processo de reestruturação que culmina com esta turnê. Quem aprecia e acompanha a música no Brasil não poderia estar mais satisfeito."

Cultura FM On line
Rádio USP FM - em Media player
Rádio USP FM - em Real Player

Nenhum comentário: