quinta-feira, 22 de março de 2007

Os dados do Ibope na berlinda

Olá, amigos da Rádio Base,

É espantoso o que acontece no rádio em São Paulo. Na mais recente divulgação do IBOPE, foi registrado que a maior audiência do rádio AM é da Globo, com média diária de 1,05 pontos (aproximadamente 160 mil ouvintes por minuto) e no FM a liderança é da Tupi (cerca de 1,80 pontos). No futebol, a 105FM consegue alcançar a maior audiência, cerca de 100 mil ouvintes/minuto, nas tardes de domingo. Pois bem.

Ocorre que o Padre Marcelo Rossi, com seu programa diário na rádio Globo, abocanha nada mais, nada menos que 4,47 pontos, o que equivale, só na cidade de São Paulo, cerca de 800 mil ouvintes por minuto!! Reparem bem, somente na cidade de São Paulo. Levando-se em conta que o programa é transmitido em rede p/ o Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas, Recife, etc, cidades com populações gigantescas, além de ser sintonizado no AM por milhares de pequenas cidades, não será absurdo prever que esse programa é ouvido por mais de 15 milhões de pessoas, ou seja, quase 10% da população brasileira.

Independente do conteúdo do programa, no qual prefiro não entrar nesse mérito, acredito que seria merecida uma melhor abordagem desse programa pelos demais veículos de comunicação, a fim de explicar tal fenômeno.Se no passado isso era comum, devemos lembrar que atualmente a concorrência com o rádio é enorme, o prestígio desse veículo já não é o mesmo e que as medições do ibope não eram lá muitos seguras, ainda que hoje isso também não seja 100%. Mas isso quer dizer que o rádio AM não morreu, apenas é mal cuidado pelo empresariado do meio.

abraços,

Alessandro Pereira
Jundiaí - SP

Um comentário:

Rodney Brocanelli disse...

Alessandro, eu penso que o rádio AM só vai ganhar a devida importância que merece a partir do momento em que o rádio digital virar realidade. Abraços