quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

As minas encontram a menina veneno

No próximo dia 3 estréia na Metropolitana FM (SP) o programa Na Pegada. É mais uma atração naquela linha "correio sentimental", que fez a fama de muita revista nos anos 60 e 70. Nessa versão radiofônica, o ouvinte (ou a ouvinte) poderá encontrar sua cara metade dentro das regras estabelecidas pela produção. Além disso, haverá um espaço para os relacionamentos em crise. Quem estiver com um problema deste tipo poderá fazer seu apelo no ar para a pessoa amada.

Mas o mais bacana fica por conta da equipe de apresentadoras. Fabiana Ferraz e Marcela Rocha voltam a comandar um programa juntas, depois da experiência do Clube das Mulheres, na Rádio Brasil 2000 FM (SP). E elas contam com um reforço importante: Marina Person, conhecida do público pelo seu trabalho na MTV, em programas como Menina Veneno.

A química de Fabi e Má deu mais do que certo no período de Brasil 2000. Elas atuavam no complicado horário matutino, em que a concorrência é forte. O ponto alto ocorria dentro do quadro DDO, quando elas interagiam com os ouvintes. Carinhosamente, o programa ganhou o apelido de Clube das Minas.

Condições não faltam para que o Na Pegada se destaque. O problema é o pouco tempo: uma hora.

*

Essa é uma boa oportunidade para ressucitar uma entrevista que eu fiz com Fabi e Má há algum tempo. Elas falam bastante desse período no Clube das Mulheres. A publicação se deu na revista eletrônica Rúidos. Alías, o papo se deu de forma interessante. Mandei o mesmo questionário para a dupla e as respostas foram, por assim dizer, digitadas a quatro mãos. Leia a íntegra na seqüência.

*

Todos se referem ao Garagem como um dos programas mais legais da Rádio Brasil 2000. Porém, na mesma época em que ele estreou (em 1999), a emissora levara ao ar uma atração tão ou mais bacana quanto. O forte nem era a programação musical, mas sim a química entre as duas apresentadores e seus ouvintes. O programa em questão era o "Clube das Mulheres", apresentado por Fabiana Ferraz e Marcela Rocha, levado ao ar diariamente entre 07h e 11h. Sua estrutura era simples: nas duas primeiras horas, elas tocavam clássicos do rock e liam as notícias do dia. Às 10h começava o Discagem Direta do Ouvinte, no qual a audiência entrava para pedir sua música preferida e levar um papo com Fabi e Má. Nesse espaço, eventualmente rolavam entrevistas interessantes. Quando não havia nenhum convidado especial, os ouvintes contavam seus problemas afetivos e isso com uma trilha poderosa de fundo: "Glory Box", do Porthishead. O "Clube das Mulheres" dessa fase durou um ano aproximadamente. Marcela Rocha acabou deixando a Brasil 2000 e Fabiana Ferraz ficou sozinha no comando por mais algum tempo para logo sair do ar e dar lugar ao "Blog do Tas", projeto do apresentador Marcelo Tas que não durou muito. O Ruídos conseguiu reunir novamente Fabi e Má para relembrar os grandes momentos do programa que fazia o deleite dos marmanjões.

Como surgiu a idéia do programa?

A idéia inicial do programa veio do coordenador artístico que na época era o Tatola. Com o passar do tempo, O "Clube" desenvolveu uma cara diferente da inicial. Mas a proposta sempre foi descontração e informação com muita feminilidade e bom humor.

Vocês duas já haviam trabalhado juntas antes de assumirem o Clube das Mulheres?

Não...juntas, juntinhas, não!!Mas já fazíamos parte da equipe da rádio...Fabi como locutora e Má como estagiária e depois produtora.

Houve algum modelo no qual vocês se inspiraram ou o tom encotrado para o comando do programa foi surgindo aos poucos?

Exatamente isso, o tom do programa veio aos poucos. Nosso entrosamento, que aumentava a cada dia, colaborou bastante para que o programa passasse um clima de amizade e de "estar à vontade" no ar.

Um dos quadros do programa era o Discagem Direta do Ouvinte, com entradas ao vivo de ouvintes para solicitar músicas. Vocês chegaram a enfrentar algum tipo de situação engraçada, embaraçosa, etc?

Várias situações engraçadas.....Uma vez a gente decidiu fazer campeonato de arroto no ar; tinha que dizer Clube das Mulheres arrotando..Imagine o que saiu!!! Foi um sucesso! e teve ouvinte que conseguiu!!

Quais foram as entrevistas mais marcantes que vocês fizeram?

Tiveram várias marcantes como a da Rita lee com o Roberto de Carvalho, foi um êxtase total!! A gente sempre se afirmou fãnzaças da tia Rita!! Outra entrevista que foi muito bacana foi com o Wando..Demais!!Fora as com grandes bandas como Cidade Negra, Nação Zumbi, Gerald Thomas entre outras..

Outra característica era o aconselhamento de ouvintes que entravam em contato para falar de seus problemas afetivos. Qual foi o caso mais complicado com o qual tiveram de lidar?

Casos complicados tiveram vários. Os mais delicados eram os que envolviam a questão da homossexualidade, de se assumir homossexual.

Qual era o desempenho do Clube das Mulheres no ranking do Ibope?

A Brasil 2000 nunca foi líder de audiência em nenhum horário, mas naquela época, conseguíamos atingir um público de cerca de 20 a 30 .mil ouvintes por minuto.

Por que a dupla acabou sendo desfeita?

A dupla foi desfeita por causa de mudanças na coordenação....Mudou toda a direção da rádio e as idéias e projetos já não eram mais os mesmos. E pra mim, Fabi, a essência e o conceito criativo do Clube acabou ali.

Numa entrevista, Roberto Maia, ex-diretor artístico da Brasil 2000, disse que a qúimica entre vocês era muito legal. Falem um pouco mais a esse respeito. Nunca chegraram a ter algum tipo de desentendimento durante o programa?

Realmente a nossa química era demais. A gente se entendiam no olhar..mas também se desentendia da mesma forma...Era como um casamento...Não importava o que tinha acontecido na noite anterior tínhamos que estra as duas lá, uma de frente para a outra procurando passar o maior e melhor alto astral para nosso ouvinte. Stress rolava como em qualquer relacionamento, mas a gente fazia o máximo para não transparecer isso no ar e conseguíamos!!!

Haveria espaço para o Clube das Mulheres em outra emissora de rádio ou ele é um programa com a cara da Brasil 2000 da época em que foi veiculado?

Sim há espaço para o Clube em uma outra emissora sim, estavamos com um projeto quase que engatado, mas aí eu Fabi engravidei e os planos para mim na rádio acabaram mudando momentaneamente, depois da licença maternidade quem sabe retomamos...rs... Mas aquele Clube, daquele jeito, nunca mais será o mesmo!! Fica para a história do rádio!

Nenhum comentário: