sábado, 6 de janeiro de 2007

Mais uma rede estatal vem aí

Governo pode criar rede estatal de rádio
Marcelo Tavela, do Portal Comunique-se

O Ministério das Comunicações pretende criar uma rede estatal de rádio que alcançará todo o território nacional. A proposta, que será encaminhada ao presidente Lula pelo ministro Hélio Costa em fevereiro, foi antecipada na edição de quinta-feira (04/01) dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo e Valor, e pretende ampliar a estrutura já existente da Rádio Nacional, que pertence à Radiobrás. Um das conseqüências seria o fim do programa “A Voz do Brasil”.

“Acho que, no momento em que se cria essa estrutura, você pode começar a conversar sobre a possibilidade de acabar com A Voz do Brasil”, afirmou Hélio Costa, segundo O Estadão. Atualmente, todas as rádios do País têm que transmitir o programa criado por Getúlio Vargas em 1935 entre 19h e 20h, de segunda a sexta-feira.

O ministro garantiu que o projeto já é tecnicamente viável, e que seria feito através de convênios com prefeituras, governos estaduais e outras entidades, inclusive privadas. No entanto, Costa pretende lançar rede de rádios após o lançamento do rádio digital, que deve acontecer ainda este ano. Os recursos necessários seriam provenientes do orçamento da União.

Radiobrás - O presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, afirmou que a empresa ainda não foi oficialmente comunicada sobre o plano, e que não pode opinar, mas disse que são necessárias novas emissoras para que se possa cobrir todo o Brasil. “Já encaminhamos pedidos para novas emissoras ao Ministério das Comunicações há três anos”, informa. Sobre a substituição de “A Voz do Brasil”, Bucci crê que seja algo necessário. “Pessoalmente, acho o formato do programa antiquado, que já foi superado”, opina.

TV - Outro objetivo do Ministério é a criação de uma rede de TV pública, também atingindo todo o Brasil. Segundo O Globo, o decreto presidencial que determinou o padrão japonês para a TV digital reservou as freqüências 60 a 69 para a televisão pública. A criação de um sistema nacional público de jornalismo foi uma das sugestões do jornalista e professor Bernardo Kucinski em texto publicado no ano passado, criticando a Radiobrás.

Nenhum comentário: