terça-feira, 26 de setembro de 2006

Globo Móvel é novo aliado da Semana Criança Segura

A partir de agora, o GloboMóvel, espécie de estúdio itinerante da rádio Globo que desenvolve um trabalho social junto aos ouvintes, é o mais novo parceiro da “Semana Criança Segura” – fruto de parceria entre a Johnson & Johnson e a ONG Criança Segura Safe Kids Brasil. A campanha tem como objetivo evitar acidentes com simples atitudes de prevenção. Anualmente, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6 mil crianças morrem por ano vítimas de situações que poderiam ser evitadas.

Além da cobertura do evento – marcado para sábado, 7 de outubro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, com direito a espetáculo teatral entre outras atrações, com previsão de duas horas de duração –, a ação do GloboMóvel inclui reportagens diárias, flashes ao vivo pela manhã e outros que serão gravados e veiculados à tarde.

Na semana que vai de 2 a 7 de outubro, o estúdio itinerante vai estar em vários locais da cidade, como escolas, por exemplo, conversando com educadores, pais, médicos e representantes da ONG Criança Segura. O foco das matérias serão os diferentes tipos de acidentes que envolvem crianças.

Um dos primeiros temas a serem abordados na série sobre acidentes com crianças são as quedas, que representam 55% das internações hospitalares de crianças de até 14 anos. Sacadas, janelas, escadas e, principalmente, lajes costumam liderar o ranking dos lugares mais perigosos.

Outros temas que estarão em pauta são queimaduras por álcool líquido e acidentes de trânsito. Nesse caso os atropelamentos são responsáveis por quase 50% das mortes de crianças de até 14 anos. A má acomodação no banco de trás do automóvel também constitui um agravante nessas circunstâncias. Sobre esse último aspecto é interessante salientar que estudos apontam que os riscos de morte de crianças em acidentes diminuem cerca de 71% quando as mesmas estão acomodadas corretamente em cadeirinhas de segurança.

Conhecido por dar voz à comunidade, apurando e entrevistando moradores da cidade, o GloboMóvel é uma espécie de estúdio de rádio sobre rodas. Durante a semana, repórteres da emissora produzem flashes e entrevistam a população para as notícias que são veiculadas nos programas “Manhã Globo”, “Amigas Invisíveis” e “Globo Cidade”. Num itinerário que inclui diferentes lugares da capital paulista, o veículo vai percorrer a cada dia uma região diferente.

Novidades do Peças Raras

A semana que vai de 18 a 25 de setembro é tradicionalmente conhecida como Semana da Comunicação, sobretudo em ambientes universitários. Alguns fatos relevantes justificam a denominação. Em 18 de setembro de 1950 entrou no ar a primeira emissora de TV da América Latina (a Tupi); 21 de setembro é o dia do Radialista, comemorado desde 1945, após Decreto-Lei que fixou os níveis mínimos de remuneração dos que trabalham em empresas de radiodifusão; 25 de setembro é o Dia do Rádio, em homenagem à data de nascimento de Edgar Roquette Pinto (em 1884), considerado o Pai do Rádio no Brasil.

Para marcar as comemorações, o podcast Peças Raras preparou edições especiais que irão ao ar entre os dias 18 e 25 de setembro.

Na segunda, dia 18, entra no ar o episódio que destaca uma série de spots criativos criados pelo GPR – Grupo de Profissionais do Rádio – para valorizar a imaginação como principal marca desse meio de comunicação. A edição destaca ainda um trabalho primoroso de edição levado ao ar em 1993 pela Rádio Bandeirantes AM, em que são utilizados slogans de diversas campanhas publicitárias para demonstrar como o rádio está sempre presente em nossas vidas.

Dia 19, o ouvinte-internauta tem a oportunidade de ouvir uma entrevista com Tavinho Sesc, na ocasião em que ele era locutor e coordenador da Rádio Cidade FM, nos anos 1980. Outro destaque fica por conta de algumas das vinhetas mais importantes da extinta emissora.

No dia do Radialista, quinta-feira, o podcast apresenta um trecho de entrevista do saudoso Nicolau Tuma à Geraldo Nunes, na Rádio Eldorado, em que o speaker metralhadora, como ficou conhecido pela velocidade com que transmitia partidas de futebol, fala sobre a origem do termo radialista. Segundo ele, gramaticalmente o correto seria radista, mas radialista vem da junção dos termos rádio e idealista.

Na sexta, dia 22, o podcaster Marcelo Abud divide com o público uma homenagem feita ao rádio por Eli Corrêa, na época em que ele comandava as tardes da extinta Rádio X. Para fechar as comemorações, no dia do Rádio, serão apresentados trechos de uma entrevista com José Paulo de Andrade, que, entre outras coisas, fala da diferença entre trabalhar em rádio e televisão e ainda blocos da programação da CBN no dia do Rádio de 1993.

Para ouvir a série “O Rádio fala do Rádio”, o endereço do podcast Peças Raras é: www.canal.podcast1.com.br/pecas_raras . O canal conta também com um blog: www.pecasraras.blogspot.com, onde o público pode acompanhar os temas já destacados e, caso tenha interesse, solicitar o áudio que desejar por e-mail.

Blog: www.pecasraras.blogspot.com
Podcast: www.canal.podcast1.com.br/pecas_raras

Atalho para agregadores (para assinar o podcast pelo iTunes ou outros programas do gênero): http://feeds.podcast1.com.br/pecas_raras.xml
Contato com o realizador: 11 – 34835807 / 92388825 (Marcelo Abud)

domingo, 24 de setembro de 2006

Webradio faz um ano!

Amanhã, dia 25 de setembro, a webradio Rede Blitz comemora um ano de existência com uma programação especial.

Acessando www.redeblitz.com.br, o internauta poderá ouvir programas com os melhores momentos desse um ano de vida.

Ah, só para lembrar... dia 25 de setembro também é dia do rádio. Parabéns para todos nós.

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Podcasting é o poder do rádio!!!!!!

Está cada vez melhor a safra de programas de rádio gravados no sistema de podcasting. Variados, temáticos, ou simplesmente programas bem feitos e com conteúdo musical interessante, no mínimo. Assine sua banda larga, compre um cabo usb, baixe aquele programa indexador de MP3, troque as pilhas do seu ipod, ligue o seu computador na entrada auxiliar do seu aparelho de som, arranje aquele adaptador de ipod para o toca fita de seu carro, baixe estes programas e curta o novo som que está sendo feito por aí.

Eis aqui algumas sugestões.

Contratodos Rádio - Música variada - http://deniseritta.podomatic.com/

Bloko K - Punk Rock e Hardcore - http://blokok.podomatic.com/

Vitrola do Janja - Música variada - http://vitroladojanja.podomatic.com/

Molotov Musical - Dance e música eletrônica - http://molotovmusical.podomatic.com

Crash Rock - bandas nacionais - http://crashrock.podomatic.com

Subway - Música Pop internacional - http://subway.podomatic.com/

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Dois anos sem John Peel

No dia 26 de outubro completam-se dois anos da morte do radialista John Peel, da BBC/Radio One. Para relembrar Peel, que trabalhou na emissora de 1967 até 2006, a BBC está organizando um show tributo com as bandas Raconteurs, Squarepusher e The Horrors.

O show acontecerá na quinta-feira, dia 26 de outubro. Os ingressos foram colocados à venda hoje, desde a meia-noite (horário de Londres) e já estão esgotados.

A BBC mantém uma página permanente em homenagem ao radialista, onde pode-se ler sua biografia e assistir a vários conteúdos multimídia. O endereço é: http://www.bbc.co.uk/radio1/johnpeel/.

Seria interessante copiarmos essa idéia e termos aqui no Brasil shows em homenagem a radialistas que fizeram história e ejudaram a modificar os rumos da música. Nâo seria bom um show-tributo ao Big Boy, por exemplo?

Febeará - Festival de Besteiras que assolam o rádio

Sob as benção do Padre Landell de Moura, inauguramos aqui o Febeará - Festival de Besteiras que Assolam o Rádio. Quem não se lembra do FEBEAPÁ - Festival de Besteiras que Assolam o País, do genial Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta para os íntimos)? Pois é, esta nova secção é quase a mesma coisa, só que voltada para as bobagens hertzianas que o pessoal de rádio fez ao longo do tempo, por ingenuidade, por falta de visão, por incompetência, ou porque se tudo na vida fosse perfeito, ela não teria a menor graça.

Obra: demitir Haroldo de Andrade da Rádio Globo do Rio, e Paulo Lopes, da Globo paulista para montar uma rede de rádio.

Autor da proeza: Um diretor iluminado do Sistema Globo de Rádio, cujo nome não sabemos, nem queremos saber.

Resultado: O óbvio. A audiência nas duas praças despencou vertiginosamente. Só não foi pro ralo porque contrataram outro líder de audiência: Padre Marcelo Rossi.

Outros resultados: Haroldo de Andrade montou uma rádio com o seu nome e já está comendo a audiência das líderes pelas beiradas - sorte minha, Azar da Globo; A Tupi se tornou a rádio mais popular do Rio - sorte do Rio, azar da Globo;Paulo Lopes foi para a Rádio Capital, juntou-se a Eli Correia e Paulo Barbosa e vão todos bem, obrigado - sorte dos ouvintes;

Conclusão: Se a Globo não tivesse feito tamanha besteira, ela seria uma rede imbatível nas duas praças e ainda deixaria a Tupi e Capital a ver navios.

sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Os anos 90 estão chegando!

A febre dos anos 80 ainda arde. Além da original festa "Trash 80" realizada aqui em São Paulo, onde marmanjões e marmanjonas dançam e rebolam ao som de Xuxa, Menudos e Sergio Mallandro, outras festas trashs se espalharam pelo Brasil e ainda lotam casas e mais casas noturna. Outras festas, como a que acontece no Hotel Cambridge, também no centro de São Paulo, também festejam os anos 80, mas de uma forma mais "séria": com verdadeiros hits e sem músicas de gosto duvidoso.

Atualmente, um outra onda parece crescer para o nosso lado: a dos anos 90! Na Kiss FM, Rádio Classic Rock, já é possível ouvir sequências de músicas dessa época, de grupos como Pearl Jam, Garbage, Foo Fighters e Oasis. Passando esses dias pela MTV, me deparei com o clipe "Informer", do Snow, um dos símbolos da década passada. Outras bandas, como Stereo Mc's, já têm seus flashbacks tocados pelas FMs mais descoladas.

Os anos 90 foram interessantes para os mais diversos estilos musicais. No Rock, tivemos o grunge, o ápice das Riot Girrrls e a consolidação do black metal do Metallica. Já a dance music foi popularizada ao extremo com artistas como Ice MC, DJ Bobo, Taleesa e Playahit, que marcaram suas músicas com a batida grave e seca, característica dos produtores da época..

O tempo dirá se a febre dos anos 90 vira com a mesma força que a dos anos 80, que conseguiu resgatar carreiras perdidas, artistas do anonimato e bandas que estavam naquela fase volta-não-volta. A movimentação está só começando.

FENAJ: Para TST é ilegal enquadrar jornalistas como radialistas

Finalmente uma boa notícia. Jornalistas ganham um reforço importante na luta contra rádios e TVs que promovem desvios de enquadramentos funcionais desrespeitando a regulamentação profissional da categoria. Usam esta prática para burlar os pisos e a jornada legal de cinco horas. Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST) é irregular o enquadramento de jornalistas como radialistas nas empresas de radiodifusão. Em julgamento do dissídio coletivo do Sindicato dos Jornalistas do Ceará de 2003, a Seção de Dissídios Coletivos do TST negou a pretensão do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão que pretendia fixar o piso salarial dos jornalistas (R$ 1155,00) em R$ 687,00 (piso dos radialistas).

Segundo boletim da Assessoria de Comunicação do TST, o relator do dissídio no Tribunal, ministro João Oreste Dalazen, afirmou que os jornalistas profissionais constituem categoria diferenciada. “É certo que o enquadramento sindical no direito brasileiro dá-se pela atividade preponderante, ressalvada a categoria diferenciada. Inviável, portanto, a aplicação do critério da categoria preponderante para enquadrar os jornalistas profissionais empregados de empresas de radiodifusão como radialistas”, esclareceu.

O ministro destacou, inclusive, a Portaria nº 3071 do Ministério do Trabalho que regula a profissão e confirma que as duas profissões têm atividades distintas e são regidas por leis específicas. No caso dos jornalistas, o Decreto nº 972/1969 e sua posterior regulamentação o Decreto Lei 83.284/1979. No entendimento do TST são privativas de jornalistas as atividades de redação de matérias, crônicas, entrevistas, inquéritos, reportagens escritas e faladas, além de desenvolver funções de planejamento, organização e administração na coleta de notícias, revisão de textos e outras específicas da área de imprensa. Quanto ao radialista, cabe as atividades de natureza administrativa e técnica.

Além desta decisão importante para a categoria em todo país, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará conquistou diversos avanços para os jornalistas do Estado. O Tribunal reformou as cláusulas do dissídio que tratam do piso salarial, seguro de vida para repórter que atue em área de risco, contribuição assistencial, gratificação de chefia e freqüência livre para dirigentes sindicais. Concedeu também um dia de abono de falta por mês para acompanhamento de filhos com necessidades especiais, ou inválidos, lanche gratuito após a sétima hora trabalhada, sem interrupção. Fixou multa ao sindicato patronal, no caso de descumprimento das cláusulas, de 10% do salário básico por empregado prejudicado.

”É uma grande vitória e vai dar um fôlego pra categoria que inicia uma nova campanha salarial”, comemora a presidente do Sindicato do Ceará, Déborah Lima. Já o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo, avalia que a decisão do TST contribui para resolver definitivamente os conflitos entre as duas regulamentações. “Estamos em processo de negociação com os radialistas e o julgamento do TST é um belo empurrão para chegarmos a um consenso com os radialistas e iniciarmos a negociação no âmbito da Comissão proposta pelo ministro do Trabalho”, avalia.

Fonte: Portal Imprensa / Fenaj

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Quer ouvir a Band News FM?

Se não sabe como ouvir, clique aqui, e ouça a Band News FM, de Porto Alegre. Precisa ter o Media Player instalado, tá?

E a memória da Eldopop que não quer se apagar

Prezados Marcos,

Que prazer encontrar sua página sobre este tempo mágico e esta inesquecível rádio que simplesmente amava. Não imaginas o ódio que eu fiquei da disco music que entrou como um rolo compressor com o surgimento da 98FM que sufocou a nossa Eldo Pop e nos deixou orfãos.

Tenho algumas fitas cassetes com músicas gravadas da rádio e muita coisa já identificada já tenho em meus hds onde hoje possuo cerca de quase 100gigas entre músicas e vídeos das bandas de progressivo da época.

Discografias completas e vídeos de Gentle Giant, Genesis( desde a época de Peter Gabriel), Jethro Tull, Mike Oldfield, Pink Floyd, ELP, Led Zeppelin, Focus, Nektar etc. Algumas poucas músicas não tenho ainda identificadas e gostaria muito de poder baixá-las, após saber quem é. Caso ache que vale passar para o micro e te enviar, me avise.

O meu material está a disposição, caso interesse podemos trocar algumas figurinhas.
Começarei agora a baixar músicas da lista de programação que você disponibilizou. Certamente terei agradáveis surpresas.

Desde já agradeço e espero contribuir para alguma coisa. Como curiosidade e ironia do destino sou músico (toco sax, flauta e sopros andinos) e com tudo que abominei a disco music hoje a toco em uma banda que possuo. Fazer o que né...
Grande abraço,
Décio Carrascosa

Homenagens ao Dia do Rádio!

Dia 25 de setembro, em homenagem ao aniversário do precursor Roque Pinto, comemora-se o dia do Rádio. Algumas comemorações já estão agendadas.

Marcelo Abud:

Na segunda, dia 18, entra no ar o episódio que destaca uma série de spots criativos criados pelo GPR – Grupo de Profissionais do Rádio – para valorizar a imaginação como principal marca desse meio de comunicação. A edição destaca ainda um trabalho primoroso de edição levado ao ar em 1993 pela Rádio Bandeirantes AM, em que são utilizados slogans de diversas campanhas publicitárias para demonstrar como o rádio está sempre presente em nossas vidas.
Dia 19, o ouvinte-internauta tem a oportunidade de ouvir uma entrevista com Tavinho Sesc, na ocasião em que ele era locutor e coordenador da Rádio Cidade FM, nos anos 1980. Outro destaque fica por conta de algumas das vinhetas mais importantes da extinta emissora.
No dia do Radialista, quinta-feira, o podcast apresenta um trecho de entrevista do saudoso Nicolau Tuma à Geraldo Nunes, na Rádio Eldorado, em que o speaker metralhadora, como ficou conhecido pela velocidade com que transmitia partidas de futebol, fala sobre a origem do termo radialista. Segundo ele, gramaticalmente o correto seria radista, mas radialista vem da junção dos termos rádio e idealista.
Na sexta, dia 22, o podcaster Marcelo Abud divide com o público uma homenagem feita ao rádio por Eli Corrêa, na época em que ele comandava as tardes da extinta Rádio X.
Para fechar as comemorações, no dia do Rádio, serão apresentados trechos de uma entrevista com José Paulo de Andrade, que, entre outras coisas, fala da diferença entre trabalhar em rádio e televisão e ainda blocos da programação da CBN no dia do Rádio de 1993.
Para ouvir a série "O Rádio fala do Rádio", o endereço do podcast Peças Raras é: www.canal.podcast1.com.br/pecas_raras. O canal conta também com um blog: www.pecasraras.blogspot.com, onde o público pode acompanhar os temas já destacados e, caso tenha interesse, solicitar o áudio que desejar por e-mail.




Rodrigo Oliveira:

DIA 17 - 11:00 HS MISSA DOS RADIALISTAS NO SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU - JABAQUARA.
HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS:
CARLOS MAGLIO - RÁDIO GLOBO
CLAUDEMIR WALCIR - ESTUDANTE DE RÁDIO
GISLAINE MARTINS - RÁDIO TRANSAMÉRICA
ISABELA TORRES - REDE AMÉRICAN SAT
JADIR PAGNAN - SONOPLASTA
JOSÉ MESSIAS - PROGRAMA RAUL GIL
MARCOS DE SOUSA RIBEIRO - RÁDIO BASE
ROBERTO JR. - REDE BLITZ
CELEBRAÇÃO PADRE JUAREZ DE CASTRO


DIA 17 DE SETEMBRO - 18:00 - MISSA DOS RADIALISTAS NA PARÓQUIA SÃO LUIZ GONZAGA - JD. SÃO LUIS.
HOMENAGEM AO RADIALISTA:
RAUL MACHADO - RÁDIO ESTRADA FM
CELEBRAÇÃO - PADRE EDMUNDO DA MATA


DIA 23 DE SETEMBRO - 15:00 - MISSA DOS RADIALISTAS NO SANTUÁRIO DO TERÇO BIZANTINO - SANTO AMARO.
HOMENAGEM AO RADIALISTA:
JOSÉ PAULO DE ANDRADE - RÁDIO BANDEIRANTES (HOMENAGEM A CONFIRMAR)
CELEBRAÇÃO - PADRE MARCELO ROSSI
TRANSMITIDA AO VIVO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO.


DIA 24 - 19:00 HS MISSA DOS RADILAISTAS PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - PARQUE CONTINENTAL.
HOMENAGEM AO RADIALISTA:
VENÍCIO ROLIM (PALHAÇO XAPINHA)
CELEBRAÇÃO - PADRE DONIZETE

Devotos, do Recife, exclusivo no Rota 77

A banda Devotos, uma dos mais antigos grupos de Punk Rock / Hardcore brasileiros está na edição desta semana do programa Rota 77, Rock da Periferia. Os roqueiros Pernambucanos fizeram uma perfomance esxclusiva para o programa no famoso Estúdio do Jacó, no ABC Paulista, no mês passado, durante um show e outro da sua turnê por São Paulo. É imperdível.

Para ouvir ou baixar este programa acesse: http://www.programarota77.com

Um abraço.
Barata
Programa Rota 77 - Rock da Periferia
http://www.programarota77.com

Festa dos 10 anos do Roko Loko


DZK Produções, Blog Rádio Base e Programa Rota 77 apresentam
Festa de 10 anos do Roko Loko
O personagem mais rock'n roll dos quadrinhos
Shows com as bandas Exxotica e Mahabanda
Sorteio de Cd's, camisetas, bonecos e outros brindes
Salgadinhos e refrigerantes na faixa
Sábado, dia 7 de outubro, das 14h às 19h
Bar Blackmore - Alameda dos Maracatins,1317 - atrás do Shopping Ibirapuera - São Paulo
Apoio: Rádio Mundo Rock e projeto Alta Rotação



CD do Roko Loko ultrapassa 130 mil cópias vendidas

"Roko-Loko no Castelo do Ratozinger", o primeiro game rock n'roll do Brasil, criado pelo cartunista Marcio Baraldi, foi encartado este mês nas revistas "Gamers-Pro" (nº55, editora Escala) e "Mega Games" (nº6, Editora Magister). Ambas as revistas trazem chamada de capa com o Roko-Loko e a “Mega Games” traz também uma matéria de duas páginas sobre o game, com entrevista do Marcio Baraldi.

As revistas "Super Game Power" (nº131, editora Option) e PSW - Playstation World - (nº 34, Editora Digerati) deste mês publicaram matéria sobre o game e uma chamada de capa. A “Super Game Power” está fazendo uma promoção para os leitores da revista: os que escreverem as dez histórias mais bacanas com o Roko-Loko ganharão Kits com camisetas, games e livros.Todas estas publicações podem ser encontradas nas bancas do Brasil.

Somando todas essas revistas mais as 54 mil cópias que o game já vendeu , “Roko-Loko no Castelo do Ratozinger” ultrapassa a marca de 130 mil cópias comercializadas, um verdadeiro marco para um game nacional!

Marcio Baraldi e a banda paulista Exxótica (responsável pela trilha sonora do game) receberão da revista MP3 Magazine (Editora Escala) o seu primeiro disco de ouro pelo álbum "Capítulo II" e pelo Game "Roko-Loko no Castelo do Ratozinger", no dia da festa dos 10 anos do Roko-Loko, 07 de outubro (sábado), das 14h às 19h, no Blackmore Bar (SP). Shows com as bandas Exxótica (hard rock) e Mahabanda (rock brasileiro). Discotecagem: Adriano Coelho. Entrada grátis. Censura livre.

E o AM Digital da Bandeirantes, hein?

E o AM Digital da Bandeirantes, hein? O amigo já reparou como o som da Rádio Bandeirantes AM está um horror? Isto que é AM Digital? Se for isso, me deêm o endereço do engenheiro que inventou este sistema que é para eu passar bem longe da casa dele. Creio que quem só foi a Portugal ouviu o AM digital e deve ter perdido o lugar.

Ainda não encontrei nenhum cristão - ou pagão - que tenha ouvido este tal de AM Digital. Se for igual o da Bandeirantes AM, melhor deixar o analógico mesmo.

Por falar em Bandeirantes, o som dos 90,9 MHz melhorou muito aqui em casa depois que a antena da São Bernardo do Campo caiu. Até parece que eles estão transmitindo da torre da Band, na Rua Minas Gerais. Marcos Lauro também me disse que nem precisa mais entrar na web para ouvir a emissora lá no centro de São Paulo. O som está perfeito. Será que Rádio Bandeirantes AM/FM subiu a Anchieta e "andou"? Como vai longe esta Bandeirantes, literalmente falando, hein?

Missa dos radialistas acontece no domingo

No próximo domingo, dia 17, os Marcos deste blog serão homenageados, na missa dos radialistas, na Igreja de São Judas Tadeu, próximo ao Metrô São Judas. Também serão homenageados Eli Correia, Jadir Pagnan, Carlos Maglio e muitos outros profissionais do rádio. A celebração tem início às 11 horas da manhã. Eu e o Marcos estaremos lá. Obrigado.

terça-feira, 12 de setembro de 2006

Rede Canção Nova adquire Rádio América

A rádio América AM de São Paulo, emissora tradicional com mais de 70 anos de história chega ao fim. A emissora foi recentemente vendida para a Rede Canção Nova de rádio. Até o final de agosto, o nome da emissora estava sendo mantido. Já, a partir do começo deste mês, toda a programação dos 1410 KHz já está “linkada” com a cabeça de rede em Cachoeira Paulista/SP, sede do sistema Canção Nova de Comunicação.

Fundada em 4 de novembro de 1933 como PRE 7 Sociedade rádio Cosmos, a emissora teve sua primeira transmissão em 17 de agosto de 1934. Oito anos após a inauguração oficial, a emissora passou a se chamar Rádio América. Vários profissionais de destaque, como Ari Barroso, Adoniran Barbosa, Nelson Gonçalves, Augusto Liberato (Gugu), Sônia Abrão, Ney Gonçalves Dias, entre muitos outros já deixaram suas vozes na emissora.

Vale lembrar, que a programação da Canção Nova já esteve em São Paulo, através de arrendamentos, da Gazeta AM 890, e dos 92,5 MHz, concessão do grupo CBS, atualmente utilizada para transmitir a Scalla FM.

Informações sobre a emissora citada no Radar Só Rádio!
Rádio Canção Nova (São Paulo/SP)
AM – 1410 KHz
Site: www.cancaonova.com

Fonte: Só Rádio

---------------------------------------------

O que você acha? Devemos lamentar a morte da outrora gloriosa Rádio América - ícone do rádio popular dos anos setenta -, ou comemorar a chegada definitiva da Rede Canção Nova desta forma à São Paulo? Escreva em nossos comments. ok?

Rádio via Internet cresce como opção a emissoras tradicionais

O dilúvio de publicidade nas rádios tradicionais e o custo de assinatura das rádios via satélite estão levando os ouvintes a optarem por rádios online alternativas, estações que operam basicamente com apoios governamentais, doações ou são bancadas por publicidade contida.

Entusiastas equipados com conexões rápidas há uma década ou mais têm acesso a programas de rádio em seus computadores. Mas agora, o lançamento de aparelhos de rádio via Internet por fabricantes como Roku e Philips pode expandir consideravelmente esse mercado, porque torna mais fácil sintonizar os canais prediletos. (Blog da Magaly Prado)

Texto na íntegra no Portal Terra / Reuters.

-------------------------------------

É obvio que o texto não fala da situação no Brasil que, infelizmente, ainda é muito embrionária. Aqui temos alguns malucos por rádio - incluindo os editores deste blog - tentando fazer algo que poderíamos chamar de Web Rádio. Mas a internet não é ainda considerada um veículo de comunicação propício para veiculação de publicidade. Talvez porque a rede mundial de computadores aqui no Brasil esteja também no começo. Só o tempo dirá se a webradio - streaming, podcast, etc - vingará. E tomara que vingue.

Eldorado FM põe no ar 4ª Happy Coca Light

A Eldorado FM está colocando no ar o 4ª Happy Coca Light, com a apresentação do ator Márcio Garcia. Desenvolvido pela agência McCann Erickson, do Rio, a pedido do cliente e produzido pela carioca ComTudo, produtora especializada em conteúdo para rádios, o novo programa serve como apoio para ações promocionais da Coca Cola Light em pontos de venda.

A idéia é divulgar a marca Light em pontos estratégicos nas capitais onde atua e ser conhecida como a bebida da "happy hour". O programa deve interagir com a equipe de promoções em bares e casas noturnas badaladas de cada cidade. Equipes de promoção farão ações com DJs, degustação e distribuição de brindes.

O 4ª Happy Coca-Cola Light teve início em julho deste ano e está também em Curitiba (Transamérica Light 95,1) e Porto Alegre (Itapema FM - 102,3) e agora em São Paulo pela Eldorado. Este é um mercado teste para um projeto que terá duração inicial de seis meses. Com avaliação dos resultados, deverá ser ampliado para outras capitais, utilizando emissoras com perfil AB, entre 25 e 50 anos. (Blog da Magaly Prado)

--------------------------------------------

Esse povo não aprende mesmo. Mania de enfiar gente de tv em programas de rádio. Por que nunca pegam ninguém do ramo? No rádio não há bons comunicadores? Nada contra quem trabalha em televisão, mas este ator aí não tem nada a ver com rádio, diferentemente de Paulo Autran, Boris Casoy, que vieram das ondas hertzianas, ou com Juca Kfouri e Ricardo Boechat, que nunca foram de rádio, mas estão se adaptando muito bem ao nobre veículo. Por ser um ator mediano, para não dizer medíocre, não creio que o Márcio Garcia vá se dar bem no rádio.

sábado, 9 de setembro de 2006

Bruna Surfistinha no programa Vá Te Catar

Raquel Pacheco, a Bruna Surfistinha, concedeu uma entrevista exclusiva ao VÁ TE CATAR! O programa #6, que será exibido no próximo domingo, 10 de setembro, a partir das 17h, exclusivamente pela Rádio Mundo Rock www.radiomundorock.com.br, terá como tema a prostituição. Raquel, que está lançando um novo livro em outubro, concedeu uma entrevista falando sobre sua família, preconceito, violência e muito mais!

O programa Vá Te Catar! aborda assuntos de interesse público ou que deveria ser com heavy metal. As duas coisas prediletas dos apresentadores, Juliana Negri, Alexandre Cardoso e Fauzer Rossi.

As edições anteriores podem ser ouvidas pelo site/podcast:
http://vatecatar.podomatic.com

Novo site da Rádio Mundo Rock está no ar

A terceira versão do site da web rádio Mundo Rock está no ar (www.radiomundorock.net) ! O desenho foi feito pela jornalista e designer Juliana Negri (apresentadora do programa Vá Te Catar!), o conteúdo é administrado e atualizado por Gisele Santos, e o logotipo, da mascote Gigi sintonizando a rádio, é assinado pelo cartunista Marcio Baraldi.

Em fevereiro de 2005 a web rádio Mundo Rock foi criada por Gisele Santos (criadora do portal MundoRock.net), quando ela acabava de deixar uma web rádio do Japão – com programação feitos para brasileiros residentes no Japão - com o seu programa Mundo Rock.

No decorrer dos meses alguns programas não continuaram, por falta de tempo dos apresentadores, e hoje a Rádio Mundo Rock conta com uma grade 80% dedicada ao underground nacional em 11 programas com locução e 24 horas de música no ar.

Os leitores que já acompanhavam o portal Mundo Rock adoraram a idéia da web rádio e acompanham todo o trabalho, hoje sendo leitores e ouvintes. Pessoas de todo país ouvem a web rádio e até do Japão, Portugal e Argentina.

Além de disponíveis para audição no site, é permitido o download dos programas que estão disponíveis em Podcast para mp3 player ou ipod.

Programas:

Mundo Rock – bandas independentes, lançamentos, notícias, sorteios, 10 mais pedidas, entrevistas, mensagens da galera (rock e metal feminino e masculino);

Mundo Punk HC – bandas independentes e gringas, especiais, também com o quadro Bloko K quinzenalmente;
Contramão – rock progressivo e da atualidade, banda do mês underground;

All The BAngers – o melhor do metal nacional e internacional;
Crash Rock – bandas independentes e clássicos do rock;
Rota 77 – o rock da periferia (punk rock);
Subway – música e cultura pop, levando ao público bandas que ainda não são conhecidas e principalmente internacionais;
Vá te Catar! – assuntos de interesse público e heavy metal;
Independentes Futebol Clube – música e futebol – com convidados sempre;
Mundo Classic Rock – clássicos do rock;
Mundo Alternativo – rock alternativo nacional e internacional.

ESTATÍSTICAS:
Cada programa tem em média de 4.500 a 8.000 ouvintes/mês. O programa Mundo Rock é o mais ouvido, chegando a 16 mil ouvintes mensais.

Links relacionados:
Rádio Mundo Rock: www.radiomundorock.net
Programa Rota 77: www.programarota77.com
Mundo Rock: www.mundorock.net
Vá Te Catar: www.vatecatar.blogger.com.br
Marcio Baraldi: www.marciobaraldi.com.br

TV Globo abre inscrições para Programa Estagiar

A TV Globo começa a receber inscrições da segunda edição do Programa Estagiar 2006. O concurso é aberto a estudantes de todo o País para estagiar no Rio de Janeiro ou em São Paulo.

Os candidatos devem ter previsão de formatura entre dezembro de 2007 e julho de 2008. O candidato passará por provas de português, inglês, raciocínio lógico, conhecimento específicos, atualidades, redação, dinâmicas, entrevistas coletivas e individuais. Todos os estudantes de jornalismo passarão pelo teste de vídeo.

O valor da bolsa é diferenciado para as cidades. No Rio de Janeiro, o universitário receberá R$ 800,00 e em São Paulo R$ 890,00. Ambos terão carga-horário de 30 horas semanais e terão direito a ticket-refeição, seguro de vida e vale-transporte. Os aprovados começam a estagiar em fevereiro de 2007.

O interessado deverá se inscrever no site www.globo.com.br/estagiar.

Fonte: Site Comunique-se

Morre o jornalista Thélio de Magalhães

Thélio Garcia de Magalhães, 70 anos, morreu na noite desta quinta-feira (07/09). Com câncer no cérebro, há alguns dias o jornalista já vinha sendo sedado com morfina para aliviar suas dores.

Com mais de 50 anos de carreira, Magalhães encerrou sua carreira como repórter forense de O Estado de S. Paulo. Ao longo da vida trabalhou em diversos veículos, como os jornais O Tempo, A Hora, Folha de S. Paulo, Diário Popular e Notícias Populares, nas emissoras SBT e Globo e na rádio Jovem Pan.

Fonte: Site Comunique-se
----------------------------------------------
Thélio de Magalhães vai deixar saudades no rádio. Seu estilo único de fazer reportagens jamais deixava de lado a principal função do jornalista: andar, investigar, perguntar.

sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Kizumba ao vivo na Rádio Hype!

O Professor Pardal montou um esquema de transmissão espetacular e o milagre vai acontecer: a primeira edição ao vivo do programa Kizumba na Rádio Hype!
Marcos Lauro, Montanha, Rafael Marinari e Beth estarão no ar a partir das 10h em www.radiohype.com.br, a rádio que respeita a diversidade.
Nos encontraremos lá!

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Fuçando em nossos arquivos, lá pra 2004, ví o Marcos Ribeiro dando uma de Nicky Hornby e fazendo uma lista do que seriam os principais programas no ar, naquela época. Vamos a eles:

Enquanto a Bola não rola (Rádio Globo)
Na Geral (Rádio Bandeirantes)
Plug 700 (Rádio Eldorado)
Get Up (Sucesso 969)
Garagem (Brasil 2000 FM)
Backstage (Brasil 2000 FM)
Jornal Gente (Rádio Bandeirantes)
Você é Curioso (Rádio Bandeirantes)
Show da Madrugada (Rádio Jovem Pan)
Rádio ao Vivo (Rádio Jovem Pan)
Tarja Preta (89 FM)
Energia na Véia (Energia 97)
A Notícia faz o show (Rádio Capital)

Mesmo com o marasmo que atualmente domina o rádio, já estaria na hora de começarmos a atualizar essa lista, não????
Mande nos comments a sua relação!