segunda-feira, 31 de julho de 2006

Alterações no meio de campo!

Com as mudanças realizadas na 89 FM, os locutores vão se encaixando em outras emissoras.
Acabei de ouvir o Roberto Hais na Jovem Pan, no horário depois do Pânico.

Se souberem do paradeiro da equipe, mande no "coments".

segunda-feira, 24 de julho de 2006

"Mãos para o alto (e desliga o microfone!!!!!)"

Ladrões roubam radialista ao vivo e ouvintes chamam a polícia
Da Folha Online

O radialista Tiago Amorim da Silva, da rádio Verde e Rosa, de Alto Paraná (PR), foi salvo de um assalto na madrugada deste domingo por ouvintes da rádio que chamaram a polícia. O estúdio foi invadido por dois homens que fingiam estar armados.

De acordo com a Polícia Civil, Gilberto Romualdo Fernandes, 35, e um adolescente de 17 anos haviam roubado uma Parati da Secretaria de Saúde de Nova Esperança, onde moravam. Um vigilante foi rendido e mantido refém pela dupla até ser liberado, já em Alto Paraná.

Pouco tempo depois, a Parati quebrou perto da rádio. Segundo a polícia, os dois perderam a chave do carro e a arma que carregavam ao tentarem consertar o veículo. Sem sucesso, resolveram invadir o estúdio, por volta da 1h30, com as mãos sob as roupas, simulando armas.

Cerca de cem ouvintes teriam ligado para a Polícia Militar ao ouvirem ao vivo a invasão da rádio e os gritos da mulher do radialista, que também estava no local. Quando os PMs chegaram, os dois ameaçavam o casal. O sogro de Silva, que estava na casa da família, junto à rádio, também havia sido rendido.

De acordo com policiais da delegacia de Alto Paraná, a dupla confessou o assalto e o roubo da Parati.

---------------------------------
No ano passado, músicos revoltados invadiram um estúdio de rádio para que sua música fosse tocada na emissora.
Bom, depois dessa acho que não falta acontecer mais nada, né???

domingo, 23 de julho de 2006

CBN não manda vírus!!!

Os e-mails de spams que alastram vírus estão cada vez mais perdendo a noção.
Acabei de receber um e-mail da CBN com o seguinte texto:

Atenção Brasileiros!
Frustração e desgosto para todos os brasileiros
A copa de 2006 nada mais foi do que um fato lamentável
Todos ficamos sem entender o por que da melhor seleção mundial nãodesempenhar todo o seu futebol
Saiba agora inédito o motivo de tal façanha.
Faça você mesmo sua conclusão e veja quem foi realmente o culpadodessa tragédia!

Veja Se
Não É Revoltante!?!?!?

Nas duas últimas linhas, o link para a "matéria", que na verdade é um vírus.
É fácil identificar esse tipo de e-mail. Vem sempre de um endereço que não faz muito sentido (nesse caso, cbn@google.com) e o texto é mal escrito, muitas vezes cheio de erros gramaticais.
O mais curioso é que inventaram de colocar o logotipo da TV Globo Internacional no rodapé da mensagem.
Vai entender esses spams...

sábado, 22 de julho de 2006

Corre qua ainda dá tempo de ouvir.....

.....Milton Parron apresenta uma entrevista que fez com o radialista Randal Juliano - que morreu na semana passada - ainda na rádio Jovem Pan. Não perca!!!

http://www.radiobandeirantes.com.br

sexta-feira, 21 de julho de 2006

Portal do Japa

Já ouviu o hino do São Paulo Futebol Clube em japonês? E o sucesso do grupo Rouge, Ragatanga, no mesmo idioma? E o Lula dizendo que é são paulino?
Tudo isso você encontra no Portal do Japa, site de Marcos Aguena, que também oferece mensagens para secretária eletrônica com as suas imitações e personagens.Atualmente, Aguena pode ser ouvido no programa Galera Fenix, todas as sextas-feiras, das 22h à 0h (horário de Brasília) na Rádio Fenix.

quarta-feira, 19 de julho de 2006

Beirut Nights

As noites do Líbano estão mais claras. Mas não é nenhuma festa, com rojões pipocando no céu. É artilharia pesada israelense mesmo.
Fico me perguntando: como é viver no meio de uma guerra??? Não que São Paulo seja a cidade mais segura do mundo, mas aqui não chegamos ao ponto de bombas caindo sobre as casas e prédios (ainda - enquanto o PCC não providenciar o material).
Dias antes de começarem os ataques, comecei a ouvir uma rádio chamada Beirut Nigths, sem locução e especializada em música eletrônica européia e árabe. Não sei se transmite do Líbano, mas tem uma página com imagens da noite de Beirute (para fazer jus ao nome da rádio).
Mesmo com o início dos ataques, não houve qualquer alteração em sua home ou em sua programação. Segue lá, firme e forte.

segunda-feira, 17 de julho de 2006

Vinhetas da 89, A Rádio Rock!

Recebí o e-mail da Michele hoje:



Olá Marcos!! Tudo bom??

Desculpe a invasão no seu email, é que eu entrei no Site Radio Base, pois estou procurando umas vinhetas da 89 FM quando era Rádo Rock, porque estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre a 89 FM. E lá no site eu vi uma resposta sua pra uma pessoa que queria umas vinhetas e você disse que tem algumas vinhetas da 89.

Será que você poderia me ajudar?? Estou precisando de pelo menos 1 ou 2 vinhetas da 89FM prar o meu trabalho!!

Meu nome é Michele, faço o curso de Rádio e TV na Universidade IMES em São Caetano do Sul.

Desde já agradeço!!



Michele, pra você e para os outros interessados, aqui estão os links de onze vinhetas que tenho aqui em meu arquivo. Tenho mais, mas estão em fita cassete e me falta tempo para digitalizar. Quem sabe eu consigo?

Vinhetas: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10 e 11.

quinta-feira, 13 de julho de 2006

Marco Antônio Gomes é o novo diretor de jornalismo da Rádio Cultura

O jornalista Marco Antônio Gomes acaba de assumir a direção do departamento de Jornalismo da Rádio Cultura AM e FM. Com vasta experiência na mídia impressa e eletrônica, Gomes assume a nova função com o objetivo de “ampliar e qualificar ainda mais a programação jornalística da emissora”.

Além do noticiário factual que será colocado no ar durante a programação normal das duas emissoras, através da inserção de reportagens e informações sobre temas diversos (política, economia, saúde, segurança, esporte etc), o novo diretor sublinha que também pretende fazer um jornalismo mais analítico e pluralista.

Marco Antônio Gomes traz para a Rádio Cultura uma rica vivência jornalística, acumulada ao longo das últimas três décadas em jornais e emissoras de rádio e televisão de grande porte, entre os quais destacam-se O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil, A Gazeta (Vitória/ES), TVs Globo e Bandeirantes, e Rádios Globo, Jovem Pan e Eldorado. Também realizou, nos últimos quatro anos, trabalhos para as editoras Globo, Abril e Peixes.

segunda-feira, 10 de julho de 2006

Podcast com raridades do rádio

E não é só a gente aqui da Rádio Base que se preocupa em guardar arquivos de rádio!!!! O Marcelo Abud também...

Ele tem um podcast só com arquivos raros, com trechos que traduzem a história do nosso rádio em formato mp3. O nome do podcast é Peças Raras e o endereço direto é http://www.podcast1.com.br/canais.php?procure=Peças+Raras&categoria=0.

Boa viagem (no tempo).

Nossa Rádio muda de freqüência na Grande São Paulo

Por Leandro Renato
Do Blog Só Rádio

A emissora evangélica pertencente à Igreja Internacional da Graça de Deus, tendo como presidente, o Missionário R.R Soares, está de mudanças na capital paulista. A Nossa Rádio, que antes transmitia em 91,3 MHz, agora arrendou os 97,3 MHz, concessão pertencente à Rede CBS de rádio e televisão, que anteriormente estava sendo usada pela Terra FM, que recentemente voltou para a sua freqüência de origem: 98,1.

O motivo da mudança é devido a compra da 91,3 MHz pela RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação), que adquiriu a mesma em novembro do ano passado. Em breve, uma nova afiliada à Rede Itapema FM chegará à capital para retransmitir a programação da rede gaúcha. A Rede Itapema é uma das emissoras pertencentes ao grupo RBS. Tendo sua sede localizada em Santa Catarina/RS, a rádio possui sua programação voltada para o segmento “adulto contemporâneo”, abrangendo a faixa etária dos 25 à 49 anos.

A Itapema vem para concorrer diretamente com a paulistana Eldorado FM (grupo Estadão), ambas as emissoras possuem praticamente o mesmo intuito de programação. Já estamos coletando novas informações, assim que apuradas, estaremos repassando ao leitor todas as informações sobre a vinda da Itapema FM a São Paulo.


Na verdade, Leandro, A Eldorado não concorre com ninguém. A rádio está sem identidade há anos, segundo dizem os seus ouvintes mais fiéis. Para eles, a Eldorado não é uma rádio pop, não é mais uma rádio adulta, não é mais uma rádio de MPB, não é uma rádio all news, nem mesmo é uma rádio "eclética". Creio até que os ouvintes originais da Eldorado não a ouvem mais. Quem a está ouvindo? Sinceramente não sei. Eu me arriscaria a dizer que é um amontoado de programas numa estação só. E isso não é bom para uma rádio que já foi referência no dial de São Paulo.

Quanto a Itapema, estamos esperando para ver no que é que dá. Tomara que estas previsões se confirmem e que ela seja uma rádio digna de figurar no dial paulistano. De enganadores, sinceramente, estou de saco cheio. Valeu.

domingo, 9 de julho de 2006

Rádio Base podcast - aqui rola de quase tudo

Já que todo mundo tem, a gente resolveu criar o nosso. Rádio Base Podcast. Acesse.
http://radiobase.podomatic.com/
Se você tem aqueles programas que localizam e baixam pod casts pela net automaticamente, anote e assine esse RSS Feed - http://radiobase.podomatic.com/rss2.xml

quinta-feira, 6 de julho de 2006

Vai cantar bem assim lá na...

Você gosta da banda U2?? Sabe cantar as músicas da banda?? Quer ser um artista?? Mande hoje mesmo e-mail para srvinci@terra.com.br e participe da seleção para escolha do vocalista da banda U2 Cover. Se você é músico entre em contato. A banda também precisa de um tecladista.

Ah, quem avisou foi a Dumont FM, ok?

terça-feira, 4 de julho de 2006

DJ Fatboy Slim comandará noites na Mix FM

Do blog da Magaly Prado

A Mix FM convidou um dos produtores e DJs mais badalados e premiados do mundo para apresentar o “Jukebox” durante o mês de julho. Fatboy Slim comandará as noites de sábado na emissora. “Esta é a primeira vez que o DJ grava um programa especialmente desenvolvido por uma rádio na América Latina”, diz a assessora da Mix, Landa Giarato. Durante uma hora, Slim vai apresentar e comentar na Mix FM os sets de seus CDs, com destaque para o mais recente “Fala Aí”, que comemora a recente turnê que passou pelo Brasil.

O Jukebox Especial – Fatboy Slim ao Vivo terá quatro edições, nos dias 8, 15, 22 e 29 de julho, sempre das 23h às 0h. No final de cada programa será sorteado um kit especial com camiseta, CD e DVD do DJ, entre os ouvintes que ligarem para a Mix FM (na Grande São Paulo: 11- 3253-4000, na Rede Mix: 0800-72721777).

--------------------------------

Já tive a oportunidade de ver o Fatboy Slim em ação quando ele se apresentou no Free Jazz Festival e só confirmei o que eu já desconfiava: é um dos melhores DJs em ação atualmente. Ele, que já foi baixista da banda Housemartins, mistura como ninguém o big beat, a música negra americana e, em seu último CD, a música brasileira. Fatboy vestiu a camisa do Brasil e lançou um CD especialmente para os fãs aqui da lado sul do mundo.
Isso me lembra maio de 1991, quando Joey Ramone, líder dos Ramones, comandou uma noite inteira na Rádio Brasil 2000, tocando músicas e contando histórias do punk. Só não dá para comparar porque são estilos diferentes...
Parabéns a Mix FM pela iniciativa. Será uma aula para todos que curtem a boa música eletrônica.

Jabá, o assunto proibido

Aqui está mais uma opinião sobre o Jabaculê, o assunto mais proibido nos corredoras da maioria das emissoras de rádio e também na maior parte dos sites dedicados ao veículo. Já que tão pouca gente se recusa a discuti-lo, pelo menos abertamente, cá estamos, como sempre, tentando levar essa discussão a frente. Acompanhe o artigo abaixo e opine depois.

O jabá e a liberdade de comunicação
Lourival J. Santos (*)
Da Folha de S. Paulo

O JABÁ É UM mal crônico no Brasil e em boa parte do mundo. Os que militam em empresas de radiodifusão, em produtoras de discos ou no mundo artístico sabem da sua existência longeva e não acreditam na possibilidade de extirpá-lo, porém são unânimes quanto aos prejuízos causados por ele.

Uma clara idéia da questão é dada por João Bernardo Caldeira e Nelson Gobbi: "Além de criar paradas de discos falsas, forçar estéticas a partir de critérios comerciais e não de qualidade, o jabá deixa à margem dos meios de comunicação artistas que não querem (ou não podem) recorrer a esse expediente econômico para divulgar sua obra" ("JB Online", 31 de maio de 2005). Nada mais ofensivo ao culto do respeito à ética, à dignidade da pessoa humana e aos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, princípios básicos do Estado de Direito. Apesar da sua nocividade, o jabá manteve-se até agora intocável no país, criticado sem êxito por alguns, porém geralmente admitido como mais uma das muitas espécies locais de deformidade social, diagnosticada como enfermidade incurável, a serviço da detração dos valores fundamentais da sociedade.

Se o jabá desrespeita os critérios éticos fundamentais, seus efeitos são igualmente letais no plano da estética, pois a arte, que é a mais sublime manifestação do espírito criador do homem, por força dessa prática é legada à condição de mera emissora de "commodities", em benefício dos que buscam, ilicitamente, o lucro certo e o enriquecimento sem justa causa.

Além disso, também alimenta a perversa "indústria cultural", combatida por nomes ilustres como Norberto Bobbio, que a definiu como o resultado negativo da massificação dos meios de comunicação: "(...) a arte que deveria ser a coisa mais irrepetível e criativa, torna-se um produto como os outros, reprodutível ao infinito, consumível, uma mercadoria que o público compra ou é induzido a comprar, com a mesma falta de gosto pessoal com que compra um sabonete ou um par de sapatos" ("Igualdade e Liberdade", Ediouro, 2000, pág. 91).

No plano do Direito, a nosso ver, o jabá quadra-se como ato de manifesto desrespeito à liberdade de expressão, consagrada pela Constituição. Como frisamos em trabalho anterior: "A liberdade, mormente no campo da expressão (considere-se a expressão da atividade artística), assim como o acesso do cidadão à informação, constituem-se regras essenciais do Estado democrático de Direito, pairando acima da competência de quaisquer dos Poderes constituídos (...). Enquanto valor/fruto de conquista política da sociedade não poderá ser limitada, por ser fator limitativo da própria competência do Estado" (Lourival J. Santos - "Correio Braziliense", março de 2000).

As manipulações de informações, os falseamentos de verdade, os impedimentos causados aos intérpretes e autores que, independentemente do valor intelectual de suas obras, poderão ter o acesso ao mercado obliterado pela censura impingida pela pressão do dinheiro, sem dúvida são agressões à liberdade de exercício da atividade intelectual, artística e de comunicação e ao direito do cidadão de ter livre acesso à informação.

Nas empresas de radiodifusão, onde a prática é mais disseminada, há o agravante de serem as concessões para tal serviço bens públicos, "destinados a serem recebidos direta e livremente pelo público em geral". Como é estabelecido no Código Brasileiro de Telecomunicações e suas normas reguladoras, ao adquirir a concessão, a empresa assume a responsabilidade legal de manter os serviços de informação, divertimento e de publicidade em percentuais legalmente fixados, perfeitamente subordinados às finalidades educativas e culturais, "visando os superiores interesses do país", sob pena de se sujeitar a rigorosas sanções, que variam da aplicação de multa à cassação definitiva da concessão, dependendo da gravidade da infração cometida.

Por isso, concluímos que as empresas envolvidas na prática do jabá expõem-se a grandes riscos, pois a divulgação dolosa de notícia falsa sobre a área musical, a discriminação da manifestação artística a quem não se curve às exigências de suborno, além da malversação de bem público, não podem ser consideradas infrações de pequena gravidade. (Portal Comunique-se, 3 de julho de 2006)

(*) 61, sócio de Lourival J. Santos Advogados, diretor jurídico da Associação Nacional dos Editores de Revistas e associado do Instituto dos Advogados de São Paulo.

domingo, 2 de julho de 2006

Nós falamos. Mas nenhuma rádio falou?

Eu disse aqui. O Jorge Kajuru, o Sócrates e o Nazi, no SBT. O Beto Hora disse quatro anos atrás, quando o Na Geral ainda passava na Brasil 2000 FM. Será Será que o médico, o cantor, o polêmico jornalista, o humorista e este pobre blogueiro que vos fala possuem poderes mediúnicos ainda não revelados? Creio que não. Qualquer pessoa de bom senso, que não tenha sido contaminado pelo espírito de "já ganhou", capitaneados pela poderosa vênus platinada e fielmente seguidos por quase todo o resto da mídia, teria ou disse a mesma coisa. E no rádio, hein? Até onde estes editores da Rádio Base puderam acompanhar, houve alguns poucos momentos de lucidez em meio ao "oba-oba" geral. Mas não ouvi rádio alguma "enxergar o jogo" para o ouvinte, sob diversos pretextos estapafúrdios. Ou, se enxergaram, não falaram para o seu freguês, sob medo de perder a audiência. Esse é o ponto.

Se o Brasil seguisse em frente - ou até mesmo ganhasse essa Copa - tenho certeza de que esses "cinco senhores do contra" não teriam o menor constrangimento de dizer que erraram feio e que entendem o futebol cada vez menos - se é que não entendem alguma coisa. E os demais, que timidamente tentaram bocejar um leve "olha, do jeito que tá, este time não vai longe por causa disso e daquilo...", teriam a mesma coragem? Desse jeito, meus amigos, imitando os erros das outras mídias, o rádio não vai muito longe.... Prestem bem atenção.