terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Canal da rádio Band comemora 90 mil mensagens

O sistema de recebimento de informações, no qual o ouvinte recebe notícias, que a Rádio Bandeirantes de São Paulo abriu - em parceria com a CycleLogic - chegou em seu terceiro mês com 90 mil mensagens de texto.

No serviço, o ouvinte recebe informações pela rádio diariamente, enviando um torpedo SMS para o número 46923, se cadastrando em um dos 10 canais oferecidos pela rádio para receber informações diárias. O sistema - tanto para envio de Torpedo SMS para a rádio como para recebimento das informações dos canais no celular - é oferecido atualmente para os clientes da Vivo e, em breve, estará disponível nas demais operadoras.

Curitiba tem nova rádio

Curitiba tem uma nova rádio em seu dial. Trata-se da 91 Rock, sintonizada aos 91,3 FM, que teve estréia neste mês. No dia 6 de fevereiro, a emissora expande e complementa sua programação com uma série de atrações especiais. A rádio é a mais recente mídia do grupo Canal de Negócios e entrou no espaço da 96 Rádio Rock, que passou a transmitir a programação da BandNews. A 91 tem também jornalismo, com boletins informativos e culturais inseridos durante a programação musical. (Meio e Mensagem)

sábado, 28 de janeiro de 2006

Paulínea FM entra no ar nesta segunda feira

Por Leandro Renato
Do Blog Só Radio

Nesta segunda-feira, 30 de janeiro, Paulínia e região ganha mais uma opção no dial, com o início das programações da mais nova emissora da cidade.
A concessão: “Fundação Espaço Cultural de Paulínia”, Paulínia FM está no ar em caráter experimental desde o começo do ano, e agora a partir do dia 30 ela estreará a programação ao vivo com locutores das 8:00 às 00:00 horas.

O quadro de locutores da Paulínia FM será inicialmente composto por: Carlos Corsato, Marcelo Corsato, Duda Ferraz, Gil Cléber e Pietro Júnior. A programação da emissora será composta por músicas, informações, utilidade pública e prestação de serviços. A Rádio Paulínia possui classe C de potência, equivalente a no máximo 300 watts (ERP), seu sinal abrange cidades da região metropolitana de Campinas vizinhas à Paulínia.

Informações sobre a emissora citada no Só Rádio News:
Rádio Paulínia (Paulínia/SP)
FM – 102.5 MHz
Telefone do Ouvinte: (019) 3888-2503
Site: www.pauliniafm.com.br

Bate papo no MSN daqui a pouco

Sábado à noite, fim de mês, grana curta, nada de legal passando na Tv....que tal vir trocar uma idéia sobre rádio com o pessoal de nossa redação em nosso chat do MSN, a partir das 22h. Para isso envie uma mensagem do seu msn para rota77@hotmail.com e peça para ser convidado. Se vc ainda não tem MSN Messenger, baixe gratuitamente o seu em http://www.msn.com.br Te vejo mais tarde.

Essa é pra tocar no rádio.......

Escuta essa: todas aquelas músicas - novas e antigas - que estão bombando na internet e que sua rádio FM favorita faz de conta que não conhece, portanto não toca em sua programação normal, você pode ouvir aqui na The Radio, a qualquer hora do dia ou da noite, em Real Player. Digite http://www.radiobase.org/theradio/index.htm, ou clique no plugin aí ao lado "Radio Base - The Radio". Fique por dentro dos principais hits do mundo da música.Ouça The Radio.

Um abraço
DJ Janja
São Paulo - SP


Playlist da The Radio que está no ar, confira:
Rádio Base - módulo 0059 - 1h16 (em Real Player)

Irmã Thalita - Correndo atrás
Cansei de ser Sexy - Meeting Paris Hilton (Trama Virtual)
Roger - I heard it thought to the grapevine
Placa Luminosa - Não vou ficar (Roberto e Erasmo Carlos)
Octophera - As piores coisas
RPM e Milton Nascimento - Feito nós
Língua de Trapo - Xingu Disco
Inocentes - Não acordem a cidade
FDS - Lute por você
Paulinho Boca de Cantor - Rock Mary
Blondie - Rapture
Quinteto Harmorial - Xô, xô, menino!!!
Run DMC & Aerosmith - Walk this way
Mammelo Sound system - Clandestino Secreto
George Benson - Calling you
Krepax - Sitcom
Metrô - tudo pode mudar
Phill Collins - If leaving me is easy
Metallica - Mamma said
Garotos Podres - Nasci pra ser selvagem (Born to be wilde)
Ação Direta - Crueldade
Bisk8 - Joanna

sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Entra um, sai outro!

Mudanças na rede Transamérica!!
Toda a equipe do programa Transnotícias vai deixar a emissora do bairro da Lapa, para a entrada de Irineu Toledo.
Em breve, mais informações nesse blog.

terça-feira, 24 de janeiro de 2006

Rota 77 - número 80 - Especial Forca Macabra

Entre na nossa estação de Cast Post e ouça o programa número 80 de "Rota 77, Rock da Periferia", com um miniespecial e uma entrevista exclusiva da banda Força Macabra da Finlândia. Anote aí:

http://www.radiobase.org/rota77

Orloff faz merchandising no camarote do Planeta Atlântida

A vodka Orloff vai patrocinar o camarote vip da edição deste ano do Planeta Atlântida. A marca vai oferecer drinks especiais para os convidados do evento. Serão mais de mil convidados por dia para assistir aos shows do CPM 22, Capital Inicial, DJ Marlboro e O Rappa.

Já em Florianópolis, quem comprar duas garrafas de Orloff nos bares Latitude e Chico´s Bar, ganha um par de convites para o camarote. Para a capital de Santa Catarina, a vodka também leva seu caminhão coqueteleira, uma festa móvel que leva djs e diversão aos principais bares da cidade. Esta ação foi criada pela Power Comunicação Promocional, e já atingiu mais de 50 mil pessoas em cinco cidades. (Meio e Mensagem)

Ações de marketing anunciam chegada de rede a Curitiba

Clássicos do rock inspiraram a campanha criada pela JWT de Curitiba para a Rádio Rock da capital paranaense. A divulgação inclui spots, camisetas e outdoors. A emissora estréia no dial 91,3 FM, com cinco vezes mais potência que a antiga sintonia.

O outdoor brinca com a imagem clássica do disco Help dos Beatles. A campanha foi criada por Beto Rogoski, Ricardo Marques e Mario D'Andrea, com direção de criação de Mario D'Andrea e Fabio Miraglia.

Nas peças para rádio, produzidas pela Lua Nova, grandes roqueiros arrumam suas malas. Em uma delas, aparece um estrangeiro falando português: "Será que está tudo aqui? Minhas calças de lycra, minhas cuecas com enchimento, meu protetor labial, as camisinhas. Ué! Cadê as camisinhas? Ah! Tudo bem, não uso mesmo". Na seqüência, um clássico do Rolling Stones. (Meio e Mensagem)

sábado, 21 de janeiro de 2006

Rádio Base apresenta: VITROLA DO JANJA

Estamos colocando no ar o nosso primeiro podcast: Vitrola do Janja!!!!
Depois de muita briga e discussão, acertamos o formato da bagaça. Convidamos alguns djs amigos - sob o comando do grande de DJ Janja - e aí está o resultado. Um apanhado do melhor da música pop, de todos os gêneros, em todos os tempos. Só a Nata da Nata do cancioneiro mundial.

Este primeiro programa pelo nosso sistema de podcast teve a colaboração do DJ Souflyer (do Programa Kizumba) e de Tia Ana. Ouça no blog, baixe para o seu PC ou ipod, coloque no playlist do seu streming on demand. O endereço é http://radiobase.castpost.com/

Bom passeio pelo mundo da música pop by Rádio Base!!!!

Playlist do programa 005
Octopus King - Hable Bajo (2003)
Vanessa Carton - A thousand miles (2002)
Marina - Virgem (1988)
Guto C - Infinito Paraíso (2004)
Funkacid - Nada de Novo (2005)
Gap Band - Burn Rubble on Me (1981)
Fausto Fawcett - Kátia Flávia (1987)
Chaka Khan - Whatcha gonna do for me (1981)
Earth, wind and fire - Let's groove (1981)
Chico Buarque - Bye Bye Brasil (1980)
Maquinarama - Inteira pra mim (2004)
Gilberto Gil - Geléia Geral (1968)
Year Brown and the People - Don't Stop the music (1981)
Poussez - Never Gonna say goodbye (1979)
Dollar - In the moonlight (1979)
Kleyton e Kledir - Maria Fumaça (1980)
Produção: DJ Janja / Colaboraram nesta edição: DJ Soulflyer e Tia Ana
Apoio: Portal Rádio Base, Portal Kizumba.net, Programa Rota 77

sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Tá pegando bem mesmo?

A rádio Energia 97 está inaugurando hoje sua nova torre, com antena e transmissor também novos.
Coloque no coments se a recepção do sinal da rádio também melhorou aí na sua região!
Como moro perto da Av. Paulista, não percebí muita diferença. Mas ouvintes já relataram pela manhã que já é possível ouvir a rádio, no carro, na própria Av. Paulista, o que era praticamente impossível devido a interferência de outras emissoras.
Sintonize os 97,7 Mhz... tá pegando bem mesmo?

terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Paradiso FM está de volta à internet

Pois é. Finalmente o som da Paradiso FM 95,7 MHz voltou à internet. É capaz que eles tenham aumentado o número de Ip que requisitam a conexão com o streaming deles e tal....De qualquer maneira, não preciso mais ouvir aquele picolé de chuchu internético - outrora uma grande rádio - chamado Globo Web FM. Mas esse legume a gente descasca depois.

Quanto à Paradiso FM só posso dizer uma coisa: MILAGRE, MILAGRE, MILAGRE, MILAGRE, MILAAAAAAAAAAAGRE!!!!!

Ouça a Paradiso pela nossa página de rádios ao vivo.

Ou entre no site www.paradisofm.com.br

Ainda tem dúvida?

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a força e a importância dos Beatles na música pop mundial, dê uma olhadinha nessa lista:


10 - Redbone - Suzie Girl
09 - John Lennon - Whatever Gets You Thru the Night
08 - B. White - You're the First, the Last, My Everything
07 - The Who - Postcard
06 - Paul McCartney - Junior's Farm
05 - George Harrison - Dark Horse
04 - Ringo Starr - Only You
03 - Elton John - Lucy in the Sky with Diamonds
02 - Rolling Stones - Ain't Too Proud to Beg
01 - Carpenters - Please Mr. Postman

Essa lista é o top 10 da Rádio Excelsior, de janeiro de 1975, publicada neste mês pela revista Bizz. Nela, aparecerem "só" os quatro elementos da banda, em carreiras solos.
Ironicamente, os fãs dos Rolling Stones devem dar aquela risadinha meio de lado pelo fato de estarem no top à frente dos quatro cabelinhos-tigela de Liverpool. Fazer o que... acontece.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

Municípios podem retransmitir a rádio Câmara

Prefeitos de todo o país têm agora a possibilidade de retransmitir a TV Câmara, em sinal aberto, em seus municípios. O presidente da Câmara Aldo Rebelo enviou correspondência a mais de 5 mil prefeitos com a oferta. Na carta, ele informa como os executivos locais devem proceder para obter o canal e coloca à disposição deles equipe especializada para esclarecer as dúvidas sobre o assunto. A correspondência também está sendo enviada aos 513 deputados federais.

Aldo Rebelo também ofereceu aos prefeitos a possibilidade de retransmitirem os sinais da Rádio Câmara. O sinal digital da emissora se encontra disponível via satélite, acessível a todos os que possuem um receptor apropriado.

A produção da Rádio Câmara está ao alcance de outras emissoras de todo o país que queiram diversificar o seu conteúdo. A Rádio Câmara fornece notícias, flashes e programas jornalísticos e culturais, de caráter nacional, que podem ser utilizados livre e gratuitamente para a ampliação do número de atrações oferecidas ao público das emissoras parceiras em todo o Brasil.

Para mais instruções basta acessar a página da emissora na internet, no endereço www.camara.gov.br/radio ou ligar para nossa equipe técnica.

O telefone da Rádio Câmara é (61) 3216-1700.

Estou a dois passos da Paradiso

Outro dia, entrei na Comunidade da Paradiso FM no Orkut e reclamei sobre a falta do sinal da emissora na internet. Uma pessoa que me pareceu ser diretora ou funcionária de lá me respondeu que a Paradiso estava tendo muitos acessos pela internet e que eles dispunham de poucos canais. No entanto, ele me garantiu que já estavam trabalhando para diminuir o problema. Tudo bem eu acredito, vai. Só que eu não sabia que tinha tanta gente ouvindo a Paradiso às 4 e meia da manhã do domingo porque nem nesse horário eu não consegui ouvir!!!! Isso deve ser um fenômeno da internet, um caso a ser estudado.

Enquanto isso, a gente vai ouvindo a Globo FM, ou a MPB FM ou a JBFM, que quase nunca dão "ocupado". E olha que tem um montão de gente ouvindo estas três rádios pela net. Tá falado.

domingo, 15 de janeiro de 2006

Prêmio iBest - já votou??

Dando continuidado ao seu já tradicional prêmio, o iBest divulgou a lista dos dez melhores sites da internet brasileira, dividida por categorias. No nosso ramo, o rádio, a lista ficou assim: Radio USP, Ràdio Mix FM - 106,3 FM, Rádio Eldorado, Transanet FM, 89 FM, Rádio Cidade RJ, Jovem Pan FM, Jovem Pan AM, Rádio JB FM e Metropolitana FM 98,5. Essa lista não está ordenada por preferência e foi elaborada pelo Comitê iBest com base nas indicações de internautas.Agora, você tem até o dia 9 de março para acessar http://www.premioibest.com.br/ e votar nos três sites de sua preferência. As parciais, podem ser acompanhadas no mesmo site, a partir de 20 de janeiro.

sábado, 14 de janeiro de 2006

Hoje tem chat sobre rádio

Hoje tem chat sobre rádio a partir das 22h no MSN Messenger. Para participar, adicione ao seu messenger o endereço rota77@hotmail.com. Esperamos você lá.

98 FM faz promoção nas praias cariocas

A Biruta Mídias Mirabolantes e a 98 FM estão promovendo diferentes ações nas praias do Rio de Janeiro. A campanha "Mais Verão" conta com o "Chuveirão", um caminhão pipa plotado e adaptado com seis chuveiros que refrescam os passantes. Outra mídia inovadora e também de utilidade pública faz parte da ação: os "Lava Pés". Promotores com mochilas adaptadas com mangueiras d'água circularam pelo calçadão das principais praias da cidade lavando os pés dos banhistas antes da ida para casa.`(M&M)

Transamérica dá dinheiro para ouvintes

Com o slogan "Transamérica Hits dá, de repente, 100 reais", a rede vai distribuir prêmios de R$ 100,00 aos ouvintes até 12 de fevereiro. Na promoção, a emissora toca um bem-humorado 'repente', sempre com uma senha diferente inserida na canção. Os ouvintes devem responder qual a senha correta pelo telefone 0300 789 8870 ou pelo site da rádio. Os acertadores concorrem ao prêmio num sorteio, que acontecerá sempre às 13h50, horário de Brasília.(Meio e Mensagem)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

É o cinema nas ondas do rádio (e vice-versa)

O Portal Rádio Base e o Porta Curtas.com.br apresentam dois curtas metragens cujo tema principal é o rádio. O primeiro filme é um documentário sobre o lendário radialista Newton Duarte, conhecido como Big Boy, ícone da cultura Pop nos anos 70. O segundo...bom, o segundo é uam ficção. É o rádio servindo de argumento para o cotidiano brasileiro. Pegue sua pipoca, aumente o volume do rádio, não toque no dial, clique aqui e bom divertimento!!!!

Antena Ligada entrevista Debora Falabella

Everton Vasconcelos conversa com a atriz Débora Falabella, intérprete de Sara Kubitscheck na minissérie JK da TV Globo. Além dessa experiência, Débora fala sobre seu próximo papel na TV como protagonista do remake de “Sinhá Moça”, de Benedito Ruy Barbosa, e de sua estréia em São Paulo com a peça “A Serpente”,de Nelson Rodrigues.

Todos os convidados participarão do quadro “Liga / Desliga” em que apontam os programas que gostam e não gostam de assistir na TV.

O “Antena Ligada” é veiculado desde abril de 2004, aos domingos, às 7h, 12h e 23h, pelos 890 kHz, da Gazeta AM. Toda semana, atores, diretores, jornalistas e o público discutem os rumos da televisão brasileira e lembram músicas de sucesso de novelas, minisseries e seriados no quadro “Toca Aí”.

Everton Vasconcelos é radialista, formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Já trabalhou nas redes Cultura, SBT, Band e Rede TV, além da Rádio América. É também professor de roteirização dos cursos de produção e sonoplastia da Radioficina de São Paulo. (Blog de Rádio do Uol)

Acert elege diretoria

Em eleição realizada com chapa única na última quarta-feira, dia 11 de janeiro, a Acert (Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão) reelegeu José Edilmar Norões Coelho como presidente da entidade para 2006/2007.

Com a participação de 53 radiodifusores de Fortaleza e do interior do estado, a eleição aconteceu na sede da entidade. A cerimônia de posse da nova diretoria está programada para ser realizada em 30 dias.

A nova diretoria conta com nomes como Sérgio Cals de Oliveira, Marcelo Henrik Silva dos Santos e Miguel Dias de Souza Filho. Entre os destaques para essa gestão está a criação da Fundação Pró-Memória da Radiodifusão Cearense, que deverá ser instalado na sede da Acert, com o objetivo de resgatar e preservar a memória do Rádio no estado. (Rádio Agência)

Luís Augusto Alper volta para a 89 FM

Luís Augusto Alper está de volta à 89 FM (89,1 MHz – São Paulo/SP) e atuará como consultor artístico da rádio. De acordo com informações da assessoria da 89 FM, Luís Augusto não participará obrigatoriamente do dia-a-dia da rádio e sua chegada não alterará a estrutura da emissora, que manterá Ricardo Mendonça e Juan Pastor como diretores artísticos.

Nome importante no Rádio paulistano e com passagens por emissoras como a Jovem Pan FM (100,9 MHz), Luís Augusto foi coordenador artístico da 89 na década de 90, deixando a rádio no início de 2001. (Rádio Agência)


Boa sorte para o Alper. Desconfio que ele vai ter muuuuuito trabalho pela frente.

sábado, 7 de janeiro de 2006

Repressão e burocracia ameaçam as rádios comunitárias

Do Portal O Jornalista

* Jonas Valente - Carta Maior

Para lideranças de movimentos de radiodifusão, legalização poderia ser resolvida com participação dos próprios movimentos e encaminhamento de relatório feito no governo em 2005. Pesquisa da UnB diz que rádios apadrinhadas por políticos têm 4,4 vezes mais chances de aprovação do que as demais.

Em entrevista quinta-feira (5) a um grupo de emissoras encabeçadas pela Rádio Nacional, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, afirmou que a resolução do lento processo de legalização das rádios comunitárias está na diferenciação das "verdadeiras" e das "falsas comunitárias" e que é neste processo que às vezes a polícia comete "excessos". A fala repercutiu entre as organizações representantes destas emissoras, que viram na entrevista do ministro "péssima" sinalização do governo. As entidades preferiram considerar que as declarações de Dulci foram motivadas por desinformação em relação ao processo de diálogo entre a sociedade civil e governo.

Durante a entrevista, realizada pela manhã, Dulci admitiu dificuldades do governo em lidar com a questão, mas creditou ao universo dos integrantes de rádios comunitárias grande parte da responsabilidades. "Nós avançamos menos do que poderíamos nessa área talvez por causa de um problema que é real, da dificuldade de separar as verdadeiras rádios comunitárias, as rádios que foram criadas de fato pelas comunidades, por movimentos comunitários, legítimos, de pessoas, às vezes até empresários, políticos, entidades religiosas que têm o seu direito, evidentemente, os políticos, as igrejas, mas que nem sempre a gente poderia classificar tecnicamente, juridicamente, de rádios comunitárias".

Na opinião do secretário-geral de Lula, é este fator que gera o histórico problema da repressão contra as emissoras ainda não legalizadas. "Isso [a fragilidade na diferenciação entre as "verdadeiras" e "falsas"] dificulta muito e faz com que a Polícia Federal, ao cumprir a sua obrigação legal de não permitir que funcionem rádios comunitárias que na verdade não são comunitárias, às vezes cometa excessos".

Para as entidades consultados pela Carta Maior, a opinião do ministro mostra uma visão equivocada e distanciada da realidade destas rádios. Segundo Joaquim Carvalho, da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), a resolução do problema da existência de rádios que não são realmente comunitárias está na incorporação das representações no processo de fiscalização. "Quem tem condições de dizer se uma rádio é ou não comunitária são os militantes da área e os ouvintes da localidade", afirma.

Em documento, as principais organizações do movimento de radiodifusão comunitária apresentaram ao Ministério das Comunicações (Minicom) proposta da criação de um conselho com participação da sociedade civil e que teria, entre outras atribuições, avaliar as denúncias sobre irregularidades no uso das rádios comunitárias. Na opinião de Taís Ladeira, da Associação Mundial de Rádios Comunitárias, se somaria à ação do conselho medidas de capilarização das estruturas responsáveis pelo processo de outorga. "É preciso também reativar as secretarias regionais do Ministério das Comunicações, pois isso desburocratizaria a relação das emissoras com o governo e aumentaria o acompanhamento para que o ministério tivesse mais força para saber quem é comunitário".

Na avaliação de Joaquim Carvalho, a proliferação de rádios pseudo-comunitárias (ligadas a uma pessoa, políticos ou entidades privadas) é inclusive incentivada pelo próprio governo, que privilegia rádios ligadas a políticos e entidades específicas em vez das emissoras ligadas a uma associação representativa da comunidade. "As outorgas tem sido dadas para entidades que em sua maioria não têm representação comunitária, e as reais rádios comunitárias não estão conseguindo receber as permissões do ministério". Sem permissão, as emissoras são alvo das ações repressivas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Polícia Federal. Esses órgãos afirma que agem sob uma premissa da legislação brasileira para o setor, que define como crime a transmissão de sinal sem permissão do Estado.

O representante da Abraço vai além e afirma que o processo de repressão às rádios não legalizadas, feito pela Anatel e pela Polícia Federal, mas com algum grau de diálogo com o Executivo, tem tido como alvo as rádios "da base do movimento". "Enquanto existe rádio evangélica ou de político sem outorga, eles atacam as rádios do movimento, como os fechamentos realizados em Minas Gerais na semana passada e na região de Missões no Rio Grande do Sul esta semana", diz Carvalho. As rádios destes municípios gaúchos são exemplo de organização e são de onde saiu boa parte do grupo que hoje ocupa a direção nacional da Abraço.

Segundo opinião de Priscila Delgado, da ONG Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social), o favorecimento a políticos é tão explícito que o governo pela primeira vez sistematizou este tipo de pressão. Ela cita o estudo feito por Cristiano Lopes Aguiar em seu mestrado na Universidade de Brasília, que revelou a existência de um banco de dados com as solicitações de parlamentares e outros políticos chamado "sistema pleitos". A pesquisa de Aguiar afirma que os processos apadrinhados têm 4,41 vezes mais chances de serem aprovados do que os demais.

Uma das medidas tomadas pelo governo para "resolver" o processo de legalização foi a criação de mais uma instância de análise dos processos, só que no Palácio do Planalto. No entanto, para Taís Ladeira, o nova dinâmica só piorou a situação. "Propomos que isso seja revisto e que os processos sejam encaminhados ao Congresso dois dias após a análise do Minicom, pois a análise no Planalto dura até 90 dias, o que aumenta o risco das rádios serem reprimidas".

GTI

Outra afirmação de Dulci criticada pelos movimentos foi a sugestão de criar uma força-tarefa para capacitar as associações candidatas a uma outorga, pois os problemas de legalização das rádios estariam na dificuldade destas organizações de cumprirem os requisitos do processo. "Documentos são coisas necessárias e às vezes quem cria uma rádio comunitária não está tecnicamente preparado para resolver a questão", disse o secretário-geral na entrevista concedida ontem.

"Não precisa mais força tarefa para nada, o que precisa é executar. O que precisa é participação", reclama Taís Ladeira. Para ela, o governo precisa é por em prática recomendações feitas pelos dois grupos de trabalho criados durante a gestão de Lula sobre o tema. O mais recente, apelidado simplesmente de GTI (por se tratar de um grupo de trabalho interministerial), concluiu seus trabalhos em 10 de outubro, mas até hoje o Presidente da República não recebeu o relatório. Segundo o Ministério das Comunicações, só falta um ajuste de agenda para que o documento seja repassado à Lula.

Para os movimentos, não é a análise equivocada ou os planos de Luiz Dulci que irão resolver os problemas das rádios comunitárias, mas as propostas oriundas do estudo feito pelo GTI. Por isso a preocupação das entidades em garantir que suas reivindicações históricas estejam presentes nestas resoluções. Tendo participado durante o processo de discussão do GTI de maneira informal, a avaliação das entidades é que as conclusões do relatório precisam avançar.

Em audiência realizada na Câmara dos Deputados no início de dezembro, os movimentos publicizaram suas críticas e recomendações ao relatório. A preocupação das lideranças está na ausência de propostas para resolver o problema da sustentabilidade (as entidades propõem a liberação de alguma forma de publicidade), da limitação de potência (hoje a legislação permite apenas 25 watts) e da anistia (o relatório prevê anistia para as pessoas presas até agora por conta de transmissão ilegal, mas não aponta nada para o futuro).

Enquanto o imbróglio do relatório feito pelo GTI não é resolvido, o movimento vem pressionando para algumas providências imediatas sejam tomadas por parte do Ministério. Em documento entregue ao ministério em dezembro último, as entidades solicitaram nova habilitação para abertura de novas rádios em no máximo 60 dias, em localidades indicadas por elas, e a criação de um sistema transparente de acompanhamento dos processos de outorga, com vistas a melhorar o controle sobre o trâmite dos pedidos. Foi solicitado também um estudo para rever a freqüência destinada às rádios comunitárias, que hoje vai de 87,5 à 87,7, considerada fora do dial pelo movimento. Em carta, o ministério respondeu as propostas informando que irá abrir nova habilitação e que cada entidade do movimento poderá indicar até 20 localidades. O texto afirma também que está em fase de finalização a elaboração de um sistema de informações mais ágil e que o estudo solicitado sobre a freqüência para as emissoras comunitárias foi encomendado à Anatel.

*Matéria de autoria de Jonas Valente publicada originalmente pela Agência Carta Maior.

Transamérica e Trama distribuem vale compras no Carrefour

A Rádio Transamérica está realizando uma promoção em parceria com a Trama. Os consumidores que comprarem os produtos da gravadora em qualquer loja da rede Carrefour poderão preencher o cupom da promoção e concorrer a R$ 5 mil em vale-compras.

Para dar sustentação à promoção, a Trama reduziu os preços de seus produtos nas lojas da rede e confeccionou gôndolas especiais para a ação, que é válida até o dia 3 de fevereiro. (M&M online)

Transamérica realiza promoções no litoral

A Rede Transamérica vai realizar diversas ações em todo o litoral paulista no mês de janeiro. Com parceria de Rowers Jeans, Sundown Motos, Medial Saúde e União Light, a emissora levará uma carreta que pretende interromper as atividades cotidianas nas cidades de Ubatuba, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, São Vicente e Itanhaém, chamando a atenção dos turistas do local.

Já em Itanhaém, a Transamérica promoverá vários eventos esportivos em parceria com a Prefeitura da cidade, como o Campeonato Brasileiro de Skate e o Brasileiro de Jet Ski. Além disso, na Arena Transamérica, montada na Praia do Sonho, a rádio vai promover shows com Biquíni Cavadão, Detonautas, Dado Villa Lobos e Nenhum de Nós. (M&M Online)

Rádio Eldorado cria parceria com Bovespa

A Rádio Eldorado, em parceira com a Bovespa, lança a promoção "Bovespa leva você ao Amazonas". Serão 31 sorteados ao longo da promoção e um deles vai passar quatro dias na Amazônia, em viagem oferecida pela rádio.

Para participar, é necessário preencher o cupom disponível no BovMóvel - veículo que conta com profissionais treinados para explicar sobre o funcionamento do mercado de ações. Durante os finais de semana de janeiro, o BovMóvel percorrerá o litoral paulista, de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. (meio e mensagem on line)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

Troca troca em Curitiba!

Band News FM estréia nesta segunda em Curitiba

Bia Moraes, de Curitiba (Comunique-se)

Curitiba começa 2006 com mais uma opção de rádio noticiosa no dial. A Band News FM estreou na capital paranaense nesta segunda-feira (02/01), com uma equipe de nove jornalistas produzindo e apresentando matérias que entram de vinte em vinte minutos, das 6h da manhã e à meia-noite, além dos dois blocos de notícias locais - entre 9h e 10h e das 18h às 18h40. O restante da programação é nacional, produzida pela Band News de São Paulo.
O jornalista Gladimir Nascimento, que já foi âncora da CBN em Curitiba, é o coordenador de jornalismo da nova rádio e vem trabalhando desde meados de novembro na implantação do núcleo jornalístico da emissora. De acordo com Nascimento, desde 19/12 a equipe já está formada e vinha treinando.
São quatro âncoras: além de Gladimir, os jornalistas Denise Melo, Nelson Martins e Marcos Scaranti - e os repórteres Joyce Hasselman, Eliberton Cesca, Rafaella Malucelli e Guilherme Grandi - este último, por enquanto na produção, será passado para a reportagem nos próximos dias, informa Nascimento. Também a jornalista Luciana Pellanda atua na rádio, na parte de produção.
A Band News FM é do Grupo Bandeirantes de Televisão do Paraná, e entra no dial no lugar da Rádio Rock (96,3 FM), que passou a ocupar o espaço que era da Transamérica Hits em Curitiba. O contrato de arrendamento do prefixo da Rádio Rock pelo Grupo J. Malucelli encerrou em dezembro. De acordo com um dos executivos do Grupo J. Malucelli, desde meados do ano passado havia a negociação para a implantação da Band News FM na cidade.

----------------------

Boa sorte à nova emissora Band News. Parece que esse projeto vai longe mesmo, hein!
E que troca-troca esse negócio de sai-Transamérica-entra-Rádio Rock... o ouvinte não fica confuso?

Mudanças na programação da Jovem Pan

Leia abaixo as mudanaças na grade de programação da Rádio Jovem Pan AM. Depois acompanhe a nossa análise.

Jornal da Madrugada
02h00 às 05h00 - domingo a sexta
02h00 às 05h30 - sábado
Produção: Departamento de Jornalismo
Locução: Mauro Machado
Apresentação: José Luiz Menegatti e Hilda Costa

Jornal da Manhã
05h00 às 09h30 - segunda a sexta
06h00 às 09h30 - sábado
Produção: Departamento de Jornalismo
Locução: Franco Neto, Oliveira Junior, Roberto Müller e Antônio Freitas
Comentários: Joseval Peixoto, Anchieta Filho, Paulo Pontes e Denise Campos de Toledo

Jornal de Serviços
09h30 às 11h30 - segunda a sexta
Produção: Departamento de Jornalismo
Locução: Antônio Freitas e Oliveira Júnior
Apresentação: Oliveira Andrade

Ligação Brasil
10h00 / 11h00 / 15h00 / 16h00 / 17h00 - segunda a sexta
Produção: Departamento de Jornalismo

Jornal de Esportes
11h30 às 13h30 - segunda a sexta
Produção: Departamento de Esportes
Locução: David Roque e Roberto Müller
Apresentação: Wanderley Nogueira


Jornal Jovem Pan 1ª Edição
13h30 às 15h00 - segunda a sexta
Produção: Departamento de Jornalismo
Locução: Antônio Freitas e Leonardo Müller
Comentários: Anchieta Filho
15h10 às 16h00:
Produção: Departamento de Jornalismo
Locução: José Luiz Menegatti e Roberto Müller
Apresentação: Madeleine Lacsko

Jornal de Economia
17h10 às 17h30 - segunda a sexta
Produção: Denise Campos de Toledo
Locução: Leonardo Müller
Apresentação: Denise Campos de Toledo

Jornal Hora da Verdade
17h30 às 19h00 - segunda a sexta
Produção: Departamento de Jornalismo
Locução: Franco Neto, José Luiz Menegatti, Ciro César e Leonardo Müller
Apresentação: Nelo Rodolfo


Jornal da Noite
20h00 às 02h00 - segunda a sexta
20h00 às 21h30:
No Pique da Pan
Produção: Wanderley Nogueira
Locução: José Luiz Menegatti

22h30 às 02h00:
Rádio ao Vivo (segunda a sábado)
Produção: Departamento de Jornalismo
Locução: Mauro Machado
Apresentação: Thiago Gardinali


Comentário rápido deste blog: Na verdade, pouco mudou na programação. Os programas que antes existiam, continuam no ar: Rádio ao Vivo, Planeta Jovem Pan, No Pique da Pan, Plantão de domingo, etc. O que dá a entender é que a emissora está tentando organizar as coisas internamente, criando faixas de programação, talvez querendo facilitar a comercialização da rádio e atrair outras faixas de público. Outra hipótese é que a Jovem Pan esteja se preparando para começar a transmitir em FM também, a exemplo da Bandeirantes, CBN, etc. Só não sei se vai ter canal para eles no momento, mas isso não é problema para a Pan. Pode estar havendo também por lá um predomínio da programação jornalística sobre a esportiva e a musical, tal como aconteceu na concorrência direta. No caso da Pan, não deixa de ser salutar. Há quem possa ainda dizer que isso talvez seja um efeito retardado da saída de Milton neves da emissora combinado com a investida do Grupo Bandeirantes, seu "arquirrival", na área de rádio.

De qualquer maneira, a mudança é benvinda porque há anos que a estrutura da programação estava inalterada e um pouco "envelhecida". A Jovem Pan, hoje, parece ter ganho mais agilidade, racionalidade e leveza. E o melhor de tudo: sem "reengenharia", isto é, sem demissão de pessoal (pelo menos assim espero).

Creio que esta mexida inicial - se não for só arrumação de perfumaria - não vá ficar somente nisso. Algo me diz que na Copa do Mundo as mudanças serão mais evidente. Será que a minha bola de cristal está bem calibrada?

Acompanhe a programação da Jovem Pan AM em nosso painel de rádios ao vivo
http://www.radiobase.org/radiosaovivo/radio_jovempanreal_sp.htm

Ou no site da emissora: http://www.jp.com.br

As 10 mais das 500 mais!

Pra você que não pôde ouvir até o final, aqui vão, em primeira mão, as 10 primeiras colocadas das "500 Mais" da Kiss FM:


10 - The Doors - Light My Fire
9 - Queen - We Are the Champions
8 - Focus - Ocus Pocus
7 - Rush - Tom Sawyer
6 - Pink Floyd - Confortably Numb
5 - Led Zeppelin - Kashmir
4 - Deep Purple - Smoke on the Water
3 - Beatles - Help!
2 - Queen - Bohemian Rhapsody
1 - Led Zeppelin - Stairway to Heaven


Pô, duas do Queen e duas do Led???? Faltou Black Sabbath e Elvis aí, hein!!!!!!!

domingo, 1 de janeiro de 2006

As 500 mais... e dá-lhe música!

Desde o meio-dia de ontem estou com o som sintonizado na Kiss FM! Esse foi o horário em que começou a já tradicional parada das 500 melhores músicas de todos os tempos, eleição feita anualmente pelos ouvintes, que escolhem os clássicos do Rock 'n' Roll de sua preferência. Após uma pausa na tarde de ontem, quando a rádio saiu do ar por alguns minutos, continuei ouvindo a sequência, que serviu de trilha sonora para a minha virada de ano também. Agora, às 20h30 do dia 1º de janeiro, já estamos na 71ª posição.

Você deve pensar: "mas que exagero, tanto tempo sintonizado numa única rádio! Vai gostar assim lá na...". Antes que você termine a frase, eu me explico.

Além de gostar de Rock 'n' Roll, a parada traz aquele fator de que todo roqueiro gosta: fazer listas de tudo quanto é coisa. Melhor guitarrista, melhor baixista, melhor isso, melhor aquilo, etc. E não é todo o dia que ouvimos 500 músicas, por ordem de preferência.

Mas vou agora para o universo do nosso blog. Algumas rádios, principalmente as mais populares, trabalham com uma taxa de repetição (o nome é bonito, pelo menos) de pouco mais de uma hora. Ou seja, se você ouviu uma música nesse momento, corre o risco de ouví-la novamente daqui a uma hora e pouquinho, na mesma rádio, muitas vezes com o mesmo locutor anunciando (o cara não cansa, não???). Isso vai depender da popularidade da banda e, principalmente, da relação da gravadora com a rádio, se é que você me entende.

Resumindo: Durante as "500 mais da Kiss", é o único momento em que posso ouvir tranquilamente uma rádio sem a chata "taxa de repetição". Tenho a certeza de que vou ouvir 500 músicas, ou quantas eu conseguir (afinal, eu também durmo!) sem uma única repetição! Sem contar a qualidade das músicas... são "só" o 500 melhores "classic Rocks" de todos os tempos.

Quem será que está na 1ª posição, hein? Vou tentar ouvir até o final...

Feliz Ano novo!!!!

O ano de 2006 vai marcar uma data importante para o rádio paulistano. Este ano vamos comemorar os 30 anos da Rádio Jovem Pan 2 FM e os 30 anos da Rádio Capital AM. Parabéns às duas emissoras.

O ano que entra também marca os 25 anos do fechamento da Rádio Difusora FM 98,5 MHz,uma das primeiras emissoras de frequência modulada a entrar no ar. Ai que saudades.....