terça-feira, 20 de junho de 2006

Por que ninguém pensou nisso antes?

Ainda ontem, a minha tia Genoveva me perguntou porque no nosso sistema de tv acabo tinha agora 3 emissoras da ESPN. Expliquei-lhe que o terceiro canal criado só para este fim transmitiria uma segunda partida na mesma hora em que tivesse rolando um jogo na ESPN Brasil. Além disso, quando tivesse apenas um jogo sendo disputado, o canal ESPN2 reprisaria os jogos do dia, e passaria documentários e programas só sobre Copas do Mundo. A Bandsports também criou algo parecido. "Poxa, que bacana. Se a pessoa não tiver gostando de um jogo, pode ver o outro se quiser. Uma pena que seja um serviço pago, né?", refletiu ela. "Vem cá, ninguém está fazendo isso no rádio não?" Perguntou. "Não, se bem que as grandes emissoras tem mais de uma estação", expliquei. "E por que não?", replicou."Humm.... talvez porque o contrato de transmissão proíba, sei lá", devolvi. "Mas vem cá, se o tal contrato proíbe, por que a Bandeirantes e Band News estão transmitindo o mesmo jogo, com o mesmo locutor? A CBN também. A Jovem Pan do mesmo jeito".

Fiquei totalmente sem resposta para questionamento tão pertinente. Por que ninguém pensou em fazer isso antes da tv? Talvez não desse lucro, mas pelo menos criaria um "diferencial" em relação à concorrência e cativaria ainda mais o ouvinte. Talvez se minha Tia Genoveva comandasse um rede assim, quem sabe, né?

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcos,
Quanto a este post gostaria de lembrar algumas coisas, principalmente relativas a rádio bandeirantes e a rádio cbn.
A bandeirantes chegou a transmitir em alguma época, não me lembro bem mas a relativamente pouco tempo, um jogo em 840 am e outro em 90.9 fm. Isso é bom, embora, bem pelo que me lembro, os jogos transmitidos pelo 90.9 envolviam o santos e essa pode ser a explicação: como a emissora tem uma excelente recepção no litoral pela fm os jogos doo santos foram transmitidos por essa freqüência enquanto os jogos concorrentes dos outros grandes eram transmitidos pela am. Lembro que foi, se não estou enganado, as fases finais de um campionato brasilero na época que a competição não era ainda por pontos corridos, mas a bandeirantes já tinha começado a transmitir em fm, claro. A rádio cbn, quando começou a transmitir jogos * alguns eram transmitidos em rede com a rádio globo aqui em São Paulo, também procurava sempre transmitir jogos "alternativos" aos que a rádio globo transmitia, exceto ao que me parece quando eram jogos importantes como clássicos, e aí a cbn entrava em rede com a rádio globo. De qualquer forma é realmente lamentável que em plena copa do mundo as rádios que tem mais de uma freqüência no dial não transmitam jogos diferentes. Eu não sei se, mesmo pagando os direitos da copa, as rádios tem que pagar dinheiro adicional por cada jogo transmitido * sei que tem de pagar se não quizerem fazer tubão do ibc, mas não sei se também tem de pagar adicionais mesmo fazendo tubão. Se esta possibilidade estiver correta talvez tenhamos nossa explicação aqui. Por outro lado muitas das emissoras de rádio não disporiam, ao meu ver, de gente suficiente na alemanha para transmitirem jogos diferentes, cada um em uma freqüência. Tudo bem, elas podiam fazer tubão dos estúdios em alguns deles mas ...
De qualquer forma os diretores dessas emissoras sabem o que estão fazendo. Se optaram por transmitir o mesmo jogo em várias freqüências no dial é porque isso compensa para eles. Quem [perde de um geito ou de outro somos nós, muitas vezes forçados a ouvir um determinado jogo quando o que nos interessava era outro.
Valeu!
Marlon