domingo, 9 de abril de 2006

A Voz Popular, com Marisa Monte

O programa A Voz Popular deste domingo apresenta Marisa Monte, que acaba de lançar dois CDs: Universo ao Meu Redor e Infinito Particular. Neste especial, Luiz Antônio Giron faz uma análise da técnica vocal da cantora, ao comentar registros de todas as fases de sua carreira. Giron mostra a versatilidade de Marisa Monte ao aliar sua refinada voz a um repertório eclético, que conta com o samba tradicional e composições contemporâneas.

A Voz Popular apresenta uma entrevista exclusiva de Marisa Monte, além de depoimentos de Nelson Motta (produtor musical) e Lauro Lisboa Garcia (crítico musical). O programa traz faixas dos novos CDs, gravações consagradas e outras pouco divulgadas pelo rádio.

A Voz Popular mostra a história e o presente da música popular brasileira "escrita" por suas vozes. É uma nova maneira de contar a evolução dos gêneros no Brasil, pois habitualmente ela é mostrada por meio dos compositores. No Brasil, curiosamente, a voz popular recebeu a missão de praticar modificações no jeito de interpretar e até de pensar a música. Basta lembrar dos exemplos de João Gilberto, Carmen Miranda, Mário Reis e Gal Costa para entender o quanto esses artistas provocaram mutações na MPB. O programa mostra que a linha evolutiva de nossa música se deu no fio das vozes. Não é um programa no estilo "esta é a sua vida". Traçamos o percurso das experiências de cada intérprete com depoimentos deles e músicos que fizeram parte de sua carreira, além de especialistas. As vozes contam uma "outra" história.

A Voz Popular
Apresentação, textos e comentários: Luiz Antonio Giron
Produção: Lia Machado Alvim
Domingo, 11h - Reprise, Quinta, 18h
Rádio Cultura AM - 1200 KHz
São Paulo - SP
http://www.tvcultura.com.br/radioam/

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Adoraria ter ouvido esse programa.