domingo, 9 de abril de 2006

Um ano de Estação Cultura

Programa diário de Gioconda Bordon faz aniversário

Uma das mais bem sucedidas atrações na nova programação da Cultura FM está fazendo aniversário. Há um ano, Estação Cultura embala o final de tarde dos paulistanos, em casa, no trabalho ou no trânsito. "Eu acho que o balanço deste período é positivo", opina a apresentadora Gioconda Bordon. "O programa se estabilizou, conquistou uma faixa de audiência, tem seu público e uma cara própria".

Um sinal da consolidação de Estação Cultura são os nomes representativos de diversas áreas que têm vindo ao estúdio, como os jornalistas Otávio Frias Filho e Marcelo Coelho, a escritora Adélia Prado, o economista Roberto Teixeira da Costa, a cineasta Laís Bodansky, o artista plástico Emanoel Araújo, o psicanalista Renato Mezan e a reitora da USP, Suely Vilela. "As pessoas conhecem ao programa e se predispõem a vir", diz Gioconda. Estação Cultura é um mapa da vida cultural da cidade, em que seus principais protagonistas falam, com calma e profundidade, sobre o seu trabalho. As entrevistas são intercaladas com programação musical, com matérias produzidas pelo departamento de jornalismo da Rádio Cultura, e com intervenções da jornalista Heloísa Fischer, que apresenta notícias do meio musical do Rio de Janeiro.

"Normalmente, os produtores culturais do Brasil só tem espaço no rádio para falar de agenda, de eventos pontuais", afirma a apresentadora. "O Estação é o espaço para um diálogo maior deles com o público acontecer. Para que eles possam falar de suas inquietações, de seu processo de criação, etc".

Uma pauta criativa abre espaços para abordagens inusitadas dos temas culturais. Foi o caso, por exemplo, da série de entrevistas com musicistas de orquestras paulistas, nos quais eles falavam das especificidades de seu instrumento. Assim, por exemplo, a russa Liuba Klevtsova, da Osesp, discorreu sobre a harpa, enquanto Maria Angélica Cameron falou da viola e a Tibô Delor coube uma fala sobre o contrabaixo.

Seja qual for o tema, manter um clima ligeiro é uma das principais prioridades de Gioconda enquanto entrevistadora. "Minha preocupação é que o entrevistado se sinta à vontade, para ter uma conversa espontânea com o ouvinte", conta. "Ele não pode se sentir na arena, nem intimidado. Quanto mais relaxado e mais desarmado ele estiver, melhor o programa. O entrevistado natural e espontâneo é garantia de entrevista boa".

ESTAÇÃO CULTURA.
Com Gioconda Bordon. Seg. a sex., às 18h.
Rádio Cultura FM - 103,3 MHz
São Paulo - SP

Nenhum comentário: