segunda-feira, 13 de março de 2006

The Big Boy Show - esse é da pesada!

Tutinha e Milton Neves em entrevistas para a Playboy, webradios na TV Gazeta... e agora é a vez do (sem trocadilhos) grande Big Boy na edição deste mês da revista Bizz (com o Oasis na capa)!
Num texto didático e esclarecedor, Ayrton Mugnaini Jr traça um perfil rico em detalhes do precursor das rádios rock do Brasil. Newton Duarte (o nome verdadeiro do Grande Garoto) foi programador e locutor da Mundial, era a figura por trás da Eldopop, escrevia sobre Rock n'O Globo, fazia aparições no Fantástico e no Jornal Hoje e promovia os Bailes da Pesada, evento itinerante que levava o Rock, o Soul e o Funk (do bom!) para as massas da periferia do Rio de Janeiro.
Com uma locução "ultra quente", Big Boy mandava "sons da pesada" para a galera que gostava de "curtir o lançe" e "sacava toda a transação" do Rock 'n' Roll. Era um "tremendo sarro", sem "grilação" ou "cuca cheia". Big Boy começou a introduzir essas girias e seu jeito diferente de falar na locução, pois, para ele, os locutores pareciam que estavam apresentando a Voz do Brasil, mesmo quando anunciavam Elvis, Erasmo ou Jerry Lee Lewis. Era a época do "senhores ouvintes", mas lá estava ele para fazer a diferença.
Para conhecer mais o seu trabalho, no site Porta Curtas (www.portacurtas.com.br) há um filme chamado "The Big Boy Show", com depoimentos de figuras importantes como Carlos Townsend, primeiro diretor da Rádio Cidade carioca, em 1977.

---------------------------------------------------
Assista ao documentário sobre Big Boy aqui na Rádio Base. Clique aqui.

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu já assisti esse documentário sobre o Big Boy, é muito legal, principalmente pq os antigos locutores eram DJ´s mesmoooooo, ou seja, além de entender de música, eles faziam festas e praticamente eram responsáveis pela programação.
Quem puder assistir é muito legal....

Anônimo disse...

Marcos, vc viu esta notícia???
Salvador terá rádio para prostitutas

Folha de São Paulo - Cotidiano - Rádio


"Zona FM" será administrada por associação de garotas de programa

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Depois da Daspu -grife de roupas lançada por prostitutas cariocas-, as profissionais do sexo ganharam um veículo de comunicação para expor suas idéias. A Aprosba (Associação das Prostitutas da Bahia) anunciou ontem à noite que vai explorar uma rádio FM, cuja concessão foi obtida por um convênio com o Ministério da Cultura.
A emissora, que deve entrar em operação até o fim de abril, será a primeira rádio dirigida por uma associação de prostitutas no Brasil, diz a coordenadora-geral da entidade, Fátima Medeiros, 38. "Exercemos a nossa profissão com dignidade, mas não somos respeitadas. Temos pouco espaço na mídia, exceto quando há crimes envolvendo prostitutas. Usaremos a rádio para veicular programas para a nossa categoria."
Segundo Medeiros, a emissora funcionará no Pelourinho (centro histórico), em um casarão que serve de sede para a associação.
Medeiros disse que vai pedir que as próprias prostitutas definam o nome da emissora. "Não sei se a proposta será aceita pelo Ministério das Comunicações, mas o nome de fantasia da emissora será "Zona FM"."
A idéia de administrar uma emissora de rádio surgiu no fim de 2005. "Hoje, no Brasil, existem rádios em nome de políticos, empresários e médicos, por exemplo. Por que as prostitutas não podem ter um canal à sua disposição?"
Sem nenhuma experiência no ramo, a Aprosba pretende "contratar" professores universitários e voluntários como locutores e técnicos. "Também vamos treinar algumas prostitutas que levam mais jeito para falar em público."
Segundo Medeiros, em seus oito anos, a Aprosba sempre participou de programas vinculados à saúde. Com 3.000 associadas em Salvador, embora estime que o número de prostitutas na cidade seja 5.000, a entidade também não descarta a possibilidade de recorrer à iniciativa privada. "Queremos mostrar que as prostitutas também são pessoas dignas, que exercem uma profissão como qualquer outra."

Marcos Lauro disse...

Eu ví sim, Fernanda, mas nem cheguei a pôr aqui. Minha preocupação é com a qualidade dessa rádio... se realmente forem contratar profissionais para colocar a rádio pra funcionar, tudo bem. Senão fica muito mambembe.

Anônimo disse...

Nada a ver com o assunto citado, mas o som da Rádio Haroldo de Andrade está disponível na Internet. É o http://wm01.mediaservices.ws/radioharoldodeandra1-live
Ou então vc pode clicar em "ao vivo", para ouvir a programação da Rádio Haroldo de Andrade no site www.radioharoldodeandrade.com.br

Abração de:
André Luis Alves de Amorim
Rio de Janeiro - RJ

MTB disse...

Eu gostaria de deixar o link do meu blog para que vocês não deixe de partipar do imperdivel evento em homenagem a Radio Eldopop em Nova Iguaçu.
http://mtbrocksession.blogspot.com/
Abraços Musicais
Moisa Prog.