segunda-feira, 28 de novembro de 2005

O Orkut conta nós!!

Não contente em ter apagado meu profile (tive de começar outro, do zero), o Orkut agora apagou a comunidade da Rádio Base!
Quando eu tiver tempo (e paciência) de criar outra, eu aviso, ok?

sexta-feira, 25 de novembro de 2005

Curitiba ganha rádio com projeto comercial diferente

Curitiba ganha nova rádio FM oficialmente no dia 1º de dezembro. A Lúmen, sintonizada na freqüência 99,5 FM, terá em sua programação MPB, pop-rock internacional, música instrumental, regional de raiz, erudita e world music para a cidade e região metropolitana.

O formato de mídia oferecido para os anunciantes conta com, no máximo, seis marcas por hora, para buscar uma valorização das campanhas institucionais, sem uma super exposição de marcas em um mesmo horário.

Durante a programação há ainda breves comentários sobre os artistas e, a cada hora, são feitas inserções de notas jornalísticas e informações culturais. A comercialização nacional da Lúmen FM é feita pela NS&A que também assina o projeto com o slogan "Rádio Lúmen: uma elite de ouvintes para uma elite de anunciantes". (Meio e Mensagem Online)

Canal FX, para homens, chega ao rádio

O FX, canal da Fox voltado ao público masculino, estréia no próximo dia 28 de novembro o programa Rádio FX, na rádio Kiss FM (São Paulo - 102,1 FM e Campinas - 107,9 FM). Em parceria com a emissora, o programa vai misturar humor, notícias e entrevistas sobre temas como: política, religião, futebol e variedades. A apresentação será de Dani Mel, Marcelo Nova e Ricardo Corte Real, ao vivo.

Além da veiculação na rádio, de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h, os melhores momentos da semana serão transmitidos aos domingos no canal FX, às 22h30. A estréia no canal vai ao ar no dia 4 de dezembro. Com isso, o FX ganha ainda sua primeira produção nacional, desde sua estréia nas operadoras Sky, TVA, Way Brasil e outras independentes em janeiro deste ano. (meio e mensagem on line)

Uberlândia é nova cidade a ganhar Oi FM

A Oi lança nesta quinta-feira, dia 24, a rádio Oi FM em Uberlândia. A ação da operadora dá início a uma série de investimentos na região do Triângulo Mineiro. Serão investidos R$ 160 milhões em dois anos no projeto de expansão de sua área de cobertura. Até abril, todas as cidades da região serão atendidas pela operadora. Atualmente, a Oi possui cobertura em 15 cidades, que alcançam 80% da população.

A emissora vai operar na freqüência 101,9 MHz e, além de Uberlândia, irá alcançar os municípios de Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Pedrinópolis, Prata, Romaria e Tupaciguara. Em janeiro, a rádio foi lançada em Belo Horizonte (93,9 MHz). Em abril, a Oi FM foi lançada em Vitória, no Espírito Santo, e, em agosto, em Recife e Fortaleza. Em Uberlândia, a Oi FM terá uma programação regional, o Roteiro Oi, com dicas de festas, shows, teatro, cinema, festivais e todos os acontecimentos da cidade. (meio e mensagem on line)

quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Especial Jorge Ben Jor no Trip Musical

Nesta quarta-feira, 23 de novembro, 21h30 o programa Trip Musical apresenta: Jorge Ben Jor- Talento da Música do Brasil. Para ouvir, sintonize a UFRGS, a aniversariante do mês:
Há gloriosos 48 anos no ar!!!! Parabéns!!!!!!! Endereço eletrônico para ouvir a Rádio da Universidade em qualquer lugar do mundo: http://www.ufrgs.br/radio

Então conto com a audiência dos amigos nesta quarta-feira 21h30 na 1080 AM. Especial Jorge Ben Jor. Tá bem bacana. Abraços.

Guto V.

segunda-feira, 21 de novembro de 2005

É nóis na Bizz!

Se você é ligado em cultura pop, já sabe que a revista Bizz voltou!
Na edição deste mês, com o Strokes na capa, há uma humilde e singela citação ao nosso site, o www.radiobase.org. Na coluna "Net Sounds - Música com www", o texto que se encontra no endereço http://www.radiobase.org/escritos/eldopoptexto.htm é indicado para leitura.
Nessa mesma edição, também há um texto da Magaly Prado sobre a era do Rádio Digital.

---------------------------------

Não basta ser ouvinte, tem que participar!!!! ouça a versão Rádio Base para o que seria a Eldo Pop em 2005! Entre nos links acima, ou ouç por aqui - http://www.radiobase.org/radio.m3u

Rádio Record estréia radionovela

Da Folha Online
MARIA RITA TEIXEIRA


Quem recorda os tempos áureos das radionovelas tem motivo para matar a saudade hoje. O "Show da Record", transmitido de segunda a sexta, a partir das 13h30, passará a veicular histórias com os mesmos formatos que fizeram tanto sucesso no rádio dos anos 50 a 70.

O elenco contará inclusive com dois nomes consagrados do gênero à época: os rádio-atores Ronaldo Baptista e Olivia Camargo. Também participarão o apresentador do programa, Paulinho Boa Pessoa --interpretando ele mesmo--, e outros dois locutores da Record AM, Basilio Magno e Lilian Loy, que também assina a direção do projeto.

As histórias, contadas em apenas um dia, serão sempre baseadas em cartas que ouvintes escrevem ao "Show da Record" pedindo opinião para solucionar problemas familiares ou casos amorosos.

O capítulo de hoje contará o drama de uma mulher recém-casada que adora crianças, mas não consegue engravidar e terá que escolher entre adotar uma criança ou contratar uma barriga de aluguel.

Amanhã, irá ao ar a história de uma menina que se apaixona pelo padrasto e não sabe o que fazer.

As radionovelas serão exibidas a partir das 16h e terão de 22 a 28 minutos de duração. O público poderá escolher o destino das personagens.

Final

Para conquistar maior interação com o público, o elenco vai gravar dois finais possíveis para cada uma das histórias. O episódio será transmitido entre 16h e 16h30. Depois disso, os ouvintes vão escolher os destinos das personagens pelo telefone 0/xx/11/3661-6727. O final escolhido vai ao ar perto das 17h.

----------
Que notícia boa. Há um tempo, alguns leitores andaram reclamando da falta de radionovelas.
Atualmente, há também o programa "Você Decide", que é apresentado pela Rádio Globo, nas manhãs de sábado. Ele tem o mesmo formato: o ouvinte escolhe o final.

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Você conhece o novo sucesso de Aretha Franklin?

Se você costuma ouvir a Alpha Fm , conhece, com certeza, conhece. Se ouve na Antena 1, também. Em alguma outra rádio "adulta", é provavel que conheça há um bom tempo. A diferença é que a Alpha e as demais estações certamente, dizem quem é a intérprete dessa simpática página do cancioneiro americano. Na Antena 1, nem fodendo, amigo ouvinte. Morrerás na ignorância, como este humilde escriba aqui e outros 80 mil ouvintes da emissora que, se não ouviram esta canção em outra rádio, nem ao menos desconfiam de quem seja o cantor. Duro de engolir, né?

A propósito, o nome do mais novo hit de Aretha Franklin - que já está no ar há quase uma ano - é "Wonderfull". Pelo menos foi o que a locutora da Alpha disse há meia hora. Não é maravilhoso? Só espero que os donos da Itapema não proibam que seus futuros ouvintes paulistanos saibam os nomes da músicas e dos intérpretes que estarão ouvindo quando a rádio chegar por acá.

quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Rádios com até 1 km de alcance poderão ser liberadas

O uso de radiodifusores de baixa potência não precisará mais da autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), se for aprovado o Projeto de Lei 5795/05, do deputado Robson Tuma (PFL-SP). De acordo com a proposta, equipamentos com potência inferior a 25 Watts, o que equivale a um alcance de um quilômetro a partir do local de instalação do aparelho, poderão ser utilizados para fins de radiodifusão sem constituir crime, a não ser em caso de radiointerferência prejudicial. O projeto altera a Lei Geral de Telecomunicações (9472/97) e a lei sobre radiodifusão comunitária (9612/98).

A legislação atual determina que apenas o uso de radiofreqüência pelas Forças Armadas, para fins militares, e o uso por meio de equipamentos de radiação restrita, definidos pela Anatel, independem de outorga.

Na opinião de Tuma, a medida visa facilitar a liberdade de manifestação, de pensamento, de criação e de acesso à informação. "A democratização dos meios de comunicação e, em particular, os de baixa potência, é direito do cidadão e dever do Estado", defendeu o deputado. "A mudança sugerida resolve em parte essa questão, permitindo o uso pela sociedade desse recurso escasso e finito", acrescentou.

Tramitação

A proposta tramita em regime de prioridade e foi encaminhada à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. O projeto será analisado também pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir ao Plenário.

Fonte: Agência Câmara

-----------------------------

Nossa, agora vai tocar o samba do afrodescendente doido!

Se, na atual situação, tem gente que já faz miséria do nosso tão sofrido dial, imagine agora que nem de autorização vai precisar (se o projeto for aprovado, obviamente). O Sr. Robson Tuma parece que acabou de descobrir que "A democratização dos meios de comunicação (...) é direito do cidadão e dever do Estado". Acho que ele leu a Declaração dos Direitos Humanos hoje. Mas vamos a notícia:

No caso de "radiointerferência prejudicial", quem vai fiscalizar e punir o radiodifusor? Lembre-se que o grande problema da ANATEL hoje em dia é a falta de pessoal para fiscalização. E quando for tudo "liberado", como estão propondo?

Quem garante que esses radiodifusores não encherão sua programação "comunitária" de propagandas e merchans? Mais uma vez, o problema da falta de fiscalização!

Estão tentando acabar com um problemão da forma mais fácil. Joga-se na mão do povão; quem tiver organização e dinheiro monta sua radiozinha de 25W e fica tudo certo. Comunidades carentes que não tem essas "facilidades", continuam sem uma forma de comunicação.

Se organizarem um grupo de estudos sério e competente para autorizar as verdadeiras comunitárias e lacrarem de vez as piratas, a solução será muito mais séria do que isto que está sendo proposto.

----------------------------------------

O caro parlamentar descobriu o jeito mais fácil de enterrar a radiodifusão FM de uma vez por todas: liberando tudo e deixando o bicho pegar. Ou, seja, ninguém vai ouvir mais nada. Nem rádio grande, nem rádio pequena, nem rádio pirata, nem rádio comunitária. Vai acontecer o que rolou na França na década de 70. O governo de lá liberou tudo e uma rádio começou a transmitir em cima da outra. O dial simplesmente foi para os testículos. Sugiro que façamos uma vaquinha a fim de comprarmos um radinho Milton Neves para o senhor Robson Tuma ouvir quando estiver no conforto de seu lar, aqui em São Paulo. É, porque uma pessoa que propõe uma bobagem dessas não deve ter rádio em casa. Se tem, nunca parou para ouvir. Só pode ser, né? (Marcos Ribeiro)

sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Ufa!!!! Que alívio!!!!!

Recebi um recado da Carmem Maia, da Brasil 2000, dizendo que não fecharam com o grupo Bandeirantes. Não perderemos a Brasil 2000. Fico megafeliz. Bom, então, em qual frequência a Band vai inaugurar sua Band Sports FM? Pode ser na Nativa. Vamos esperar para ver, quer dizer, ouvir. (Escrito por Magaly Prado, no Uol, dia 6 de novembro de 2005, às 17h26)

Mais demissões na Bandeirantes

A equipe da Nativa FM, de São Paulo, também está sendo desligada. Resta saber quem vão colocar no lugar. E se a programação vai mudar. Quando as rádios Nativa e a 89 FM foram para o grupo Bandeirantes, ficou claro que algo iria acontecer com a Brasil 2000 (leia alguns posts abaixo)que tinha público parecido com a 89 e com Nativa, que concorre direto com a Band FM. Não adianta pensar que as duas emissoras poderiam falar para públicos populares diferenciados,um mais masculino e outro mais feminino, ou um mais jovem e outro mais adulto, e nem uma mais pagodeira e outra mais sertaneja. E no caso das rádios de rock, uma mais pop e outra maisalternativa. Pelo visto,não é esta a tática. (Magaly Prado, Uol)

Nota da redação: a direção da Rádio 89 informa que a emissora não faz parte da Rede Bandeirantes de Rádio, como é afirmado acima pela colunista Magaly Prado. O grupo Bandeirantes possui 50% da Rádio Nativa FM de São Paulo. Os outros 50% pertencem à Rede Autonomista de Rádio, proprietária da 89 FM e da Alpha FM.

Ouça o Pânico aqui pela Rádio Base

Atenção, paniqueiros em geral. A nossa Rádio Base põe nesta nesta sexta feira, o Programa "Pânico", da Jovem Pan FM. Sintonize
Real Player - http://www.radiobase.org/radio.ssm
Media Player - http://www.radiobase.org/radio.asx
Ou entre em nossa página de rádios ao vivo:
http://www.radiobase.org/radiosaovivo/ (Em media player ou windows real player, clique em um dos quadros Rádio Base - São Paulo).

quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Fim do ano está aí!

Uma pessoa normal percebe que o fim do ano está chegando quando começa a ver enfeites de Natal pelas ruas em que passa. Mas nós não...
Vidrados em rádio, em geral, percebem que o ano está acabando quando começa a ouvir os temas de final de ano. Sim, aquelas musiquinhas em que os locutores soltam a voz, artistas dizem "Feliz ano novo" e o nome/slogan da rádio... aquela coisa.
A partir de amanhã, a rádio Nativa FM já coloca o seu tema no ar e durante a próxima semana, muitas outras rádios já devem seguir o mesmo caminho.
Vamos conferir a criatividade do pessoal, como está nesse ano!

quarta-feira, 9 de novembro de 2005

RBS compra rádio FM em São Paulo

Alisson Avila, do Meio e Mensagem online

[07/11 - 11:18] Carta da presidência nesta segunda-feira, dia 7, confirma projeto de expansão do grupo gaúcho nas mídias rádio e jornal fora do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

A RBS oficializou nesta segunda, dia 7, através de uma "carta do presidente" assinada por Nelson Sirotsky a seus funcionários, a compra da Nossa Rádio FM, liderada pelo pastor R. R. Soares (o mesmo do programa de TV "Show da Fé") que ocupa o dial 91,3 MHz na cidade de São Paulo. A rádio pertence à Sol Invest, grupo de investimentos de Orestes Quércia.

O assunto, que já vinha sendo especulado há algumas semanas, abre definitivamente o processo de expansão do conglomerado de mídia gaúcho, um dos cinco maiores do País. "A partir de agora, além da otimização das operações multimídia atuais, promoveremos a expansão das operações de rádios e jornais para mercados fora do Rio Grande do Sul e Santa Catarina".

O sinal da rádio recém-comprada, que agora aguarda para ter sua transferência de titularidade formalizada pelo Ministério das Comunicações, deverá ser transformada na nova base retransmissora da Itapema FM, emissora que vai bater de frente com a Eldorado FM em SP.

Surgida em Florianópolis, a Itapema é o primeiro negócio de mídia da RBS nascido em Santa Catarina e expandido para outras praças, o que vem ocorrendo com sucesso em Porto Alegre, Joinville, Caxias do Sul e Santa Maria. A Itapema é ainda uma das pioneiras nos testes de rádio digital no país, já em andamento. A perspectiva da RBS é iniciar a nova operação em São Paulo ao longo do primeiro semestre de 2006.

A carta, que reitera o esforço promovido pela empresa nos últimos anos para melhorar seus resultados de produtividade em operações e excelência nos indicadores econômico-financeiros, recorda ainda a recente criação de uma terceira vice-presidência na RBS, a de internet e inovação, ocupada pela ex-CEO do Terra, Silvia de Jesus. De olho na convergência, o comunicado de Sirotsky diz que "com esta iniciativa, a RBS estará preparada para ampliar sua participação no mundo da internet e aproveitar as novas oportunidades que o ambiente tecnológico e regulatório nos oferece".

Nova rádio em SP!

Conforme o nosso atento leitor Ricardo Pravkala nos enviou, uma nova rádio assumirá os 91,3 Mhz de São Paulo.
O Grupo RBS (não confundir com CBS, tá?) arrendou a frequência para retransmitir a Itapema FM, rádio com estilo adulto e pioneira nas transmissões digitais no Rio Grande do Sul. Sai de cena a Nossa Rádio, emissora do pastor R. R. Soares. Apesar de pertencer a um estilo muito criticado (rádios religiosas), a Nossa Rádio tem um esquema muito profissionais, com locutores de verdade na programação e não pastores "bem comunicativos", como em outras por aí.
A Itapema promete ser uma grande concorrente da Eldorado. Atualmente transmite, entre outros, o programa Sintonia Fina, com o Nelson Motta, atração também pertencente à programação da FM paulistana.
A previsão para o início das transmissões em São Paulo é início de 2006.

quinta-feira, 3 de novembro de 2005

Na Geral x 1,89

No dia 17 de outubro, o pessoal do programa 1,89, da 89 FM, recebeu o trio do programa Na Geral, da Bandeirantes.
Roubalheira no futebol, Tutinha, 97 FM, personagens e histórias engraçadas. Confira esse encontro clicando aqui.

quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Rádio recruta ouvintes entre cães e gatos

Da Folha Online

"Seja amável com o carteiro. Ele só quer entregar a correspondência." É assim que a locutora Jane Harris conversa com seus ouvintes na DogCatRadio.com, nova rádio norte-americana na internet cujo público alvo são cães, gatos, furões e hamsters.

Criada pelo empresário Adrian Martinez, 34, dono de seis cães e dois gatos e proprietário de um selo independente nos EUA, a rádio visa combater a ansiedade dos animais de estimação, principalmente quando os seus donos estão fora de casa.

O repertório tocado é eclético, inclui Elvis Presley --o clássico "Hound Dog" é o mais pedido--, além de Dionne Warwic e Luis Miguel.

A rádio oferece 17 horas de programação ao vivo, além de um horário exclusivamente falado em espanhol.

Em um de seus recordes, a DogCatRadio conseguiu registrar o acesso de 130 mil ouvintes em um único dia, o que causou uma pane temporária.

Como está na internet, a rádio também traz imagens de cães ao vivo passeando com seus donos do lado de fora do Rose Bowl, em Pasadena.

"Com tudo de ruim que acontece no Iraque e é noticiado pelas rádios, resolvi criar algo alternativo com notícias do bem", disse Martinez.

----------------------
Me perdoem pelo momento "Zé Graça", mas tem algumas rádios por aí que só cachorro consegue ouvir mesmo. Conhece alguma?

Sobre o texto de André Barcinski.....

.....Fernanda Lima disse:

Parece que este texto é um bate-papo entre mim e o André. É impressionante como os "reais" profissionais de rádio reclamam, e com razão, da falta de profissionalismo de algumas pessoas - leia-se diretores - programações de gosto duvidoso e o pior: não dão valor à aqueles que que fazem rádio, não por dinheiro, mas por muito, muito prazer, como era o caso do garagem.


Eu, como radialista, sei muito bem o que é você ser ignorado, mesmo colaborando com o crescimento da rádio. O rádio está perdendo o fôlego e seus profissionais estão saindo do dial. Quem aqui pode dizer quantos bons profissionais de rádio - locutores, sonoplastas, produtores, etc - saíram do veículo para investir em algo com retorno? Muitos!!!! É triste, mas é verdade. Com certeza, o garagem vai se dar bem no UOL.


......Jota Silva disse:

E pensar que o programa Garagem conseguiu um feito há alguns anos, acho que inédito, de fazer a Rede Globo através do Programa Video Show mostrar uma rádio que não fosse do seu conglomerado. Não acreditei no que vi: a Globo mostrando os bastidores da Brasil 2000 e do programa Garagem.

É bom lembrar, Jota, que Alvaro Pereira Júnior, apresentador do Fantástico é editor e repórter do "Fantástico", da Rede Globo. E a primeira vinheta de abertura do Garagem, com a voz do Marcelo Rezende, foi gravada nos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro, quando este era apresentador do linha direta.

Band compra Brasil 2000

A freqüência 107,3 MHz do dial paulistano, ocupada hoje pela tradicional rádio de rock Brasil 2000, deverá ser comprada pela Rede Bandeirantes para transmitir o sinal da Band Sports FM já a partir do próximo mês. Como a Brasil 2000 pertence a uma fundação educacional (Universidade Anhembi Morumbi), o que impede sua venda, o processo de aquisição se configura oficialmente como uma "parceria". O movimento da Band dá seqüência ao lançamento recente de uma rede nacional de emissoras FM de notícias, a BandNews.(Meio e mensagem)

Pelo menos desta vez eles não ficaram enrolando tanto para divulgar. Agora será que ninguém vai questionar esta concentração de emissoras na mão de um grupo só? Se não contemos: Rádio Bandeirantes AM 840KHz, Bandeirantes FM (90,9MHz), Nativa FM (95,3 MHz), Band FM (96,1MHz), Band News (96,9MHz) e Band Sports FM (107,3 MHz. Lembra muito o que já ocorre há anos no Rio de Janeiro com o Sistema Globo de Rádio: Rádio Globo (1220KHz), Rádio CBN (860KHz), Rádio Vivo Rio (1180KHz), CBN FM (92,5MHz) e 98 FM (98,1MHz). Alguém se habilita?

terça-feira, 1 de novembro de 2005

A rádio dos japoneses no Brasil

Quando a Rádio Fênix surgiu, há cerca de dois anos, chamou a atenção de muitas pessoas ligadas à comunicação. Uma rádio que servia exclusivamente aos brasileiros que moram no Japão (uma comunidade de mais de 300 mil pessoas) era uma novidade na web. Atualmente, a Fênix ocupa o primeiro lugar em número de acessos no site Radios.com com quase 200 mil acessos por mês.

Enquanto a Rádio Fênix, a rádio dos brasileiros no Japão, continua normalmente suas transmissões, hoje (1º/11), a partir das 10h (horário de Brasília), a Rádio Fênix, a rádio oriental do Brasil, começa a sua caminhada.

A proposta é parecida com a Rádio Fênix "original", só que ao contrário: enquanto a rádio dos brasileiros no Japão foca sua programação musical em sons brasileiros, a nova rádio oriental do Brasil toca o melhor do J-Pop, a música pop japonesa. O intuito é atingir os japoneses que moram no Brasil e seus descendentes.

Para ouvir a Rádio Fênix, a rádio dos brasileiros no Japão, clique aqui.

Para ouvir a Rádio Fênix, a rádio oriental do Brasil, clique aqui.