sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Spam no Orkut!

Ah, não!!!
Spam no Orkut já é demais!!!!!!!
Eu não vou ficar fazendo propaganda de webradio na minha página pessoal do Orkut... tô apagando tudo!!!
Se a webradio for boa mesmo, não precisa desse tipo de divulgação! Ganhem público pela qualidade da sua programação, não "invadindo" o Orkut com milhões de mensagens!
Que chato!

terça-feira, 27 de setembro de 2005

Ouça a Rádio Base ao Vivo (e se mexendo)

Ouça a nossa Rádio Base ao Vivo. Clique aqui, ou no menu ao lado, no link Rádio Base ao vivo.

Ouça a Band News FM aqui pela Rádio Base

Para você que ainda não conhece, ouça a Band News FM. Entre em nossa página Rádio Base ao Vivo. Band News FM no ar pela Rádio Base até às 20h. Depois de ouvir, deixe sua opinião aqui no comments, ok?

O Dia do Rádio

Aconteceu há pouco o último encontro em homenagem ao dia do Rádio, na Universidade Anhembi Morumbi.Estiveram presentes:

Cicília Perizzo - UMESP
Gisele Sayeg - USP
Lenize Villaça - Mackenzie
Milton Jung - Rádio CBN

Mediação - Nivaldo Ferraz - Rádio Cultura e Universidade Anhembi Morumbi

Cada participante teve vinte minutos para falar. A seguir, um breve resumo:

Cicília começou destacando a importância das rádios comunitárias, um modelo não aceito pela ABERT e pelos donos das emissoras comerciais. Eles acham que essas rádios roubam audiência e anunciantes, o que não é o foco de uma rádio comunitária. Cicília reforça que uma rádio comunitária deve ter intensa participação popular, ou seja, "feita pela comunidade e para a comunidade". No Brasil há cerca de 2 mil comunitárias autorizadas, para cerca de 15 mil sem autorização. E o que é pior, já em operação. Um grupo interministerial fez um importante levantamento, mas esse relatório parou na morosidade do Ministério das Comunicações.

Gisele Sayeg citou as três revoluções por quais o rádio já passou: FM, Redes e Comunitárias. Citou também as próximas: Rádio Web e Digital. Sobre a primeira revolução, Gisele constatou que o governo militar apoiou o FM por julgá-lo mais restrito geograficamente e de fácil controle. Hoje, é justamente o FM que causa mais dor de cabeça, com suas mais de 20 mil emissoras (somando comerciais, comunitárias e piratas).

Lenize mostrou números de um estudo que fez sobre a presença da mulher no rádio brasileiro: Jovem Pan, total de 90 jornalistas, apenas 13 mulheres; Bandeirantes, de 21 repórteres, somente 4 mulheres; CBN, somente uma mulher âncora e Band News com 3 mulheres na redação.

Jung pediu licensa para falar em pé, pois é dessa forma que trabalha na CBN. Se mostrou entusiasmado com a tecnologia aliada ao rádio. Em breve, o ouvinte vai pedir por sites atualizados com os áudios da programação para ouvir a hora que quiser, textos bem redigidos e outras melhorias. Perguntado se a tecnologia não tira repórteres da rua, que usam a internet para informar, Jung foi taxativo: "A tecnologia não tira empregos e nem repórteres da rua. São as rádios que não contratam pessoal suficiente". Disse também que o foco mudou. Hoje, as rádios, por estarem em rede, não se preocupam muito com o acontecimento local.

segunda-feira, 26 de setembro de 2005

E aí, já comprou o seu rádio digital?

Rádio Digital: testes começam hoje

Aprovadas no último dia 12 de setembro pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações, as transmissões experimentais de Rádio Digital estão programadas para terem início hoje, dia 26 de setembro.

Cerca de 30 emissoras solicitaram autorização à Anatel para os testes que durarão 6 meses e inicialmente, envolverão rádios do Sistema Globo de Rádio, Jovem Pan, Bandeirantes, Eldorado e rádios da RBS, entre outras estações.

Além da possibilidade a médio-longo prazo da oferta de novos serviços como a veiculação de texto e mesmo imagens com o novo sistema, a digitalização do Rádio deve oferecer transmissões com melhor qualidade em AM, sem interferências, e próximas do som de um CD em FM. (Moacir Dska, Rádio Agência)


Certa vez perguntei a um diretor de uma grande rádio aqui de São Paulo:
- E aí, esse tal de rádio digital é bom mesmo?
- É sensacional. O rádio AM vai ficar com qualidade de FM e o FM, com qualidade de CD.
- Mas o senhor já ouviu?
- Ouvir, eu ainda não ouvi, porque não tinha nenhum rádio digital por perto na hora, mas um colega meu já ouviu e disse que é sensacional!!!!
- Ah, bom!

Atenção, seu Samuel Klein, se liga no movimento, meu camarada. Faz um preço bacana aí pra galera, se não este estoque de radinho digital, vai encalhar viu?

Programa do Estudante Edição 2005

O Rádio Dramaturgia e os astros da música. Esses são os assuntos do Programa do Estudante, que presta uma homenagem ao rádio.

Além do Som - FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado Peça radiofônica baseada em texto original de Fernando Bonassi, com depoimento do escritor.

Cantoras do Rádio - UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Revive momentos marcantes da época de ouro do rádio, a partir da releitura da obra das "cantoras do rádio".

Cantores e Compositores da Era do Rádio - Universidade Federal de Santa Catarina Vida e obra musical de Lamartine Babo, Noel Rosa, Sílvio Caldas, Aracy de Almeida e Ângela Maria.

Programa do Estudante
Reapresentação: Segunda, 26 de setembro - 18 horas
Rádio Cultura AM - São Paulo

No painel de Rádios ao Vivo
Painel de Rádios ao vivo e depois Clique em Rádio Cultura AM - São Paulo

domingo, 25 de setembro de 2005

Bandeirantes a trocentos quilômetros por hora!

O Grupo Bandeirantes resolveu montar uma grande rede de rádio para transmitir o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, incluindo até a Rádio Mix FM (!!!!).
Em AM, a corrida pode ser ouvida no tradicional 840 Khz.
Já em FM, o ronco dos motores estão presentes nos 90,9 Mhz (A Bandeirante no FM), 96,9 Mhz (Band News FM), 106,3 Mhz (Mix FM!!) e 107,3 Mhz (Brasil 2000 FM, que nem é citada na transmissão).

sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Nova atração na Rádio Cultura

Walter Silva estréia programa na Rádio Cultura AM

A Rádio Cultura AM estréia no sábado (24 de setembro), às 14h00, "Acervo Walter Silva", um programa semanal apresentado por Walter Silva, que conta com gravações de seu arquivo particular, entrevistas, números musicais e shows que cobriu como jornalista, ou que gravou como produtor musical.

Na estréia, uma preciosidade: a primeira apresentação de "Garota de Ipanema" com Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto e Os Cariocas pela primeira vez no mesmo palco. A gravação é de 1962, em show realizado na Boate Au Bom Gourmet, no Rio de Janeiro. Além de "Garota de Ipanema" eles interpretam "Samba do Avião", "O Astronauta", "Samba da Benção" e "Insensatez".

Apresentador, jornalista e produtor musical, Walter Silva é um dos principais nomes da história do Rádio paulista. Durante anos comandou o "Pick-Up do Pica-Pau", registrando a maior audiência do rádio de São Paulo de todos os tempos. Ele está de volta para apresentar "Acervo Walter Silva", na Rádio Cultura AM(1200 kHz)."Acervo Walter Silva" terá segunda exibição às segundas-feiras, às 18h00.(Maxpress)


Não ouvi porque não deu tempo. Mas gostei da novidade. Walte Silva "é do ramo", como diria o mestre Jonas Rosa. Ele entende de música como poucos no rádio. Foi um dos grandes promotores de shows de música brasileira em São Paulo na década de 60. Na mesma época estreou o programa "Pick up do Picapau", na Rádio Bandeirantes, que voltou no fim da década de 70, nas tardes da Rádio Globo de São Paulo Vale a pena ouvir. Nãããão percam!!! (Marcos Ribeiro)

quinta-feira, 22 de setembro de 2005

O que eu prometí - parte II

Acabou por volta das 22h20 de hoje um encontro que reuniu profissionais das principais rádios jornalísticas de São Paulo.

Estavam presentes:

Andre Luiz Costa - Band News FM
Leonardo Stamillo - CBN
Jose Armando Vanucci - Jovem Pan
Maria Elisa Boechat - Bandeirantes
Sergio Santos - Eldorado

Na verdade não foi um debate. Cada um apresentou a rádio onde trabalha, citando suas características principais, mostrando que o material de trabalho é o mesmo (notícia), mas cada emissora vai seguir uma linha diferente.

Maria Eliza destacou as campanhas e denúncias feitas pela Rádio Bandeirantes, citando o caso mais recente, em que um repórter da emissora denunciou o esquema de propina nas autorizações de panfletagem e placas de anúncios de imóveis. A reportagem levou o prefeito José Serra a proibir esse tipo de propaganda. Apesar de haver uma linha editorial, a Bandeirantes dá total liberdade de opinião aos seus profissionais. O maior exemplo nesse sentido é o Jornal Gente. Como uma rádio opinativa, a Bandeirantes tem como especialidade os debates e dá muita importância para o RB no Ar, momento de interatividade do ouvinte. Para finalizar, ela afirmou que a base do radiojornalismo é o repórter. Ele é quem garante a agilidade que o meio deve ter.

Em seguida, Sergio fez questão de diferenciar a Eldorado das outras emissoras representadas. "A Eldorado não é rede. Falamos diretamente para a cidade de São Paulo". E isso dificulta um pouco a cobertura nacional, principalmente política. Inclusive, foi a primeira rádio a abolir a famigerada "Voz do Brasil", justamente por esse caráter local. A rádio não tem editoria de esportes e polícia, pois tem como público alvo as classes A/B, com mais de 35 anos e que se interessem por ecologia e esportes diferenciados, como os náuticos e de velocidade (rallis), entre outras coisas. É uma emissora que não tem tradição opinativa, apenas informa o factual e deixa os ouvintes formarem suas próprias opiniões. O furo não é o objetivo, mas sim notícias mais trabalhadas e o mais importante é ouvir pessoas, e não autoridades.

André iniciou sua participação dizendo que ainda há muito o que ser acertado na Band News. Apesar de ser uma rede com um novo jornal a cada vinte minutos, há um espaço reservado para o noticiário local: entre 3 e 5 minutos, dentro do bloco. Em São Paulo, caso haja a necessidade de permanecer mais tempo com um assunto local no ar, é ativado um segundo estúdio, de onde a programação também pode ser gerada. A emissora aposta no talento dos colunistas (num total de 38!!!!!), que abordam desde moda e turismo até política e economia. Andre disse também que arriscou ao montar uma redação com profissionais que vieram de outros meios. Alguns ainda estão aprendendo como se trabalha no ritmo agil do rádio.

Já Leonardo fez um levantamento de números na CBN: São cerca de vinte entrevistas por dia (que são editadas e reprisadas durante o dia, em formato de teasers); as 23 afiliadas geram cerca de 40 reportagens por dia (somente as que são aprovadas e vão pro ar) e 17 comentaristas personalizam a programação, deixando-a mais próxima do ouvinte. Há apenas um horário para noticiário local (das 9h30 às 12h). Outras notícias locais são veiculadas durante os breaks ou ainda há a opção da ativação de um segundo estúdio. Ele justificou o uso de telefone nas entrevistas pelo limitado número de funcionários na redação. A Band News forçou mudanças na CBN: além da inauguração da CBN FM no Rio, houve também a busca de mais agilidade na edição das entrevistas, que chegavam a dez minutos. Leonardo também disse que a CBN inicia sua transmissão digital na próxima segunda-feira, em regime experimental. Já haverá transmissão de textos e, futuramente, a transmissão de três "CBNs" numa única frequência.

Vanucci apresentaria um vídeo com a história da Pan, mas o computador da ECA não colaborou... Ele disse que o forte da emissora são os programas de serviços, que provocam um bate papo com o ouvinte e os aproximam da programação. No dia do falecimento do Vernise, mais de 5 mil e-mails foram enviados à emissora, o que comprova o envolvimento do ouvinte com o profissional.

Só para finalizar esse resumo (imagine se fosse a transcrição completa!!!!), uma dica dada pelo Sergio: quer trabalhar em rádio? Saiba português, por favor. Ele disse que o maior motivo de reprovações nos testes para contratação na Eldorado é justamente o erro de português. Gente que sai (ou ainda está) na faculdade e não sabe construir uma frase com a concordância correta. Aí é dosé, né, mané?


----------------------------
Os próximos encontros são:

O RÁDIO EDUCATIVO NO BRASIL
26/09/05, 9h, Auditório Freitas Nobre – CJE – ECA – USP
Convidados: Ismar Soares (Educom – USP)
Marcello Bittencourt (Rádio USP)
Márcia Detoni (Radiobrás)
Nivaldo Ferraz (Rádio Cultura)
Pedro Vaz (Rádio Educadora Paulista)

O RÁDIO NO BRASIL
26/09/05, 20h, Sala 307 - Campus Centro – Anhembi Morumbi
Convidados: Cecília Peruzzo (UMESP)
Gisele Sayeg (USP)
Lenize Villaça (Mackenzie)
Milton Jung (Rádio CBN)

ECA - Av. PROFESSOR LÚCIO MARTINS RODRIGUES, 443 – CIDADE UNIVERSITÁRIA - Telefone: 11 3091-4112

Anhembi Morumbi / Campus Centro – Rua Dr. ALMEIDA LIMA, 1134 – BRÁS – Telefone: 11 6090-4577 – São Paulo/SP

quarta-feira, 21 de setembro de 2005

O que eu prometí - parte I

As informações sobre a missa em homenagem aos radialistas:


DIA 25 DE SETEMBRO – DIA DO RÁDIO

11:00hs - MISSA DOS RADIALISTAS

CELEBRAÇÃO – PADRE JUAREZ DE CASTRO

HOMENAGEM AOS RADIALISTAS:

ANTONIO GUERREIRO – TV GAZETA
CELENE ARAÚJO – A PRIMEIRA DJ EM FM DO BRASIL
EDI BARBOSA – RÁDIO TUPI FM
JOSÉ ARMANDO VANUCCI – RÁDIO JOVEM PAN AM
MÔNIKA LEÃO – ENERGIA FM 97
VIDA ALVES – ATRIZ

LOCAL – SANTUARIO DE SÃO JUDAS TADEU – AVENIDA JABAQUARA, 2682

ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO

RODRIGO DE OLLIVEIRA
RADIALISTA/JORNALISTA

Sem comemorações agendadas

Hoje é dia do Radialista. Parabéns!
Você pode estranhar um blog sobre rádio não comemorar tal data. Eu, particularmente, não sou chegado a essas datas (essa coisa de dia doa pais, dia das mães, dia não sei do quê...). Se eu sou um Radialista de verdade, comemoro o meu dia todos os dias, quando chego pra trabalhar. Não é no dia 21 de setembro que vou desempenhar minha função melhor ou pior. A única diferença é que em algumas datas, chamadas de feriado, conseguimos uma folguinha... e nem sempre, também.
Como comentou nossa leitora Fernanda Lima, dois posts abaixo, nem temos tantos motivos assim para botar o bloco na rua e sairmos comemorando. Temos muitos ajustes a fazer em nossa categoria e muitas discussões para terminar. Hoje mesmo, vou a USP assistir (e, se puder, participar) de um debate sobre rádio... vamos ver se as cabeças pensantes dos debatedores conseguem abrir a mente desse monte de gente que entra no mercado a cada ano. Mais tarde vou colocar aqui um resumo desse encontro.
Aliás, para não falar que não haverá comemoração alguma, vou colocar aqui depois o horário e o local da missa que será realizada em homenagem ao rádio, no domingo. Alguns radialistas foram escolhidos para serem os principais homenageados e representarem a classe, entre eles a minha amiga Monika Leão, locutora da Energia 97.
O padre Landell de Moura poderia ser homenageado também, não é?

Garagem vira programa na web

Conforme foi anunciado pelos apresentadores Álvaro Pereira Junior, André Barcinski e Paulo Cesar Martin, o Paulão, a partir do dia 24 de outubro o programa Garagem será transmitido exclusivamente pela internet.

Segundo Paulão, a negociação com o provedor UOL, que fará a transmissão de áudio e vídeo, já havia começado quando a Brasil 2000 resolveu reformular a programação. Com a estréia do programa esportivo de Walter Casagrande Jr., Nasi e Eduardo Affonso, a coordenação artística tentou alterar o horário do Garagem para as 23h (diminuindo uma hora, até à 0h) ou ainda para 0h (até às 2h, o primeiro horário ocupado pelo programa na emissora). Os apresentadores analisaram as propostas e viram que nenhuma era muito vantajosa e decidiram sair da Brasil 2000.

Por conta dessa mudança de casa, o programa também sofrerá algumas modificações estruturais. Seu novo horário na rádio e TV UOL será às 21h das segundas-feiras, com as mesmas duas horas de duração. Será apresentado ao vivo diretamente do estúdio da TV UOL e terá 3 câmeras, além de ter um suporte para DVD. Com isso, o programa poderá também apresentar clipes e apresentações ao vivo, em vídeo. Quem tiver conexão discada poderá acompanhar somente o áudio pela Rádio UOL, como um programa de rádio convencional.

A estréia será no dia 24 de outubro e vai inaugurar esse tipo de transmissão (vídeo mais áudio) no servidor UOL. Atualmente, o programa Pânico, da Jovem Pan, também transmite áudio e vídeo separadamente, através do servidor do Terra.

Paulão garante também que foi uma saída amigável e que ofereceu à Brasil 2000 o programa gravado, para ser transmitido em outra data, mas a negociação não prosseguiu nesse sentido.

segunda-feira, 19 de setembro de 2005

Barbara Gancia responde

A carta/e-mail desse leitor foi publicada hoje, na seção "Barbara Responde", já tradicional da Revista da Folha:


NECAS DE PITIBIRIBA

"Responda rápido: por que existe tanta porcaria tocando no rádio?
a) os ouvintes têm péssimo gosto;
b) os programadores não sabem o que é bom;
c) os jabás pagos pelas gravadoras são altos;
d) todas as anteriores e
e) nenhuma das anteriores."

Cléber

CLEVER,

Não sei do que você está falando. Há estações de rádio para todos os gostos. Você já tentou ouvir a Kiss, a Eldorado, a rádio USP ou a 89 FM, só para citar algumas?

domingo, 18 de setembro de 2005

Só Rádio em Campinas

Olá, venho através deste convidar você a visitar o Site Só Rádio, especializado no assunto traz os principais acontecimentos do rádio de Campinas e região, através das edições semanais do Boletim Só Rádio, além das nossas mais variadas “sessões” sobre o assunto, confira:
“A História do Rádio” – Nesta coluna você fica por dentro de como tudo começou, ou seja uma breve história do rádio no Brasil.
“ Dial” – Nesta “sessão” você encontrará as emissoras de rádio existentes na região metropolitana de Campinas e também estão listadas as emissoras de rádio da grande São Paulo, juntamente com suas informações como: potência, telefone do ouvinte e site.
“O Rádio e Você” – Aqui você encontrará as especificações técnicas do rádio, em AM (Amplitude Modulada), FM (Freqüência Modulada), OC (Ondas Curtas) e OT (Ondas Tropicais).
Também estão listadas as classes de potências em FM e também suas freqüências.
“Ondas Curtas” – As principais informações das Ondas Curtas como especificações técnicas, características das bandas, dexistas e clubes dx como também estão relacionadas as emissoras do estado de São Paulo que transmitem nas Ondas curtas, juntamente com suas informações como: cidade, potência, telefone e site.
Em “Rádio Comunitária” você ficará sabendo mais sobre a Radiodifusão Comunitária, bem como a sua legislação e a listagem das emissoras comunitárias na região metropolitana de Campinas.
“Rádio Escutas” – Através desta “sessão” você poderá adquirir a nossa Lista de Rádio Escutas em AM e FM, a qual é atualizada semestralmente.
“Links” – Estão relacionados os principais sites dedicados ao rádio.
Acesse o Site Só Rádio e confira essas novidades, (www.soradio.blogspot.com)
Só Rádio – “Panorama do Rádio de Campinas e Região”.
Atenciosamente.
Leandro Renato.
Editor-Chefe do Site Só Rádio
Paulínia - SP

Informação na Pool Web Rádio


Caro Marcos Ribeiro e amigos da Rádio Base,

Antes de mais nada quero agradecer por ter lembrado da Pool Web Radio em sua matéria. Nossa rádio realmente é voltada para o melhor da Dance music anos 80 e 90. Só que conforme colocado por vocês, precisamos apurar mais na produção e perquisar mais sobre esse gênero. Concordo que esse gênero de música tem um ótimo e amplo acervo com variados estilos e tendências nestes anos abrangidos (entre as décadas de 80 e 90). Mas esse não é nosso objetivo.

Nosso objetivo principal foi de tentar resgatar o espírito e a magia das rádios Pool FM(89,1MHz)de 1984 e da Pool FM (95,3Mhz) de 1995 que deixaram tantos fãs e saudosistas da boa Dance Music. Nossa programação é feita de 70% dos sucessos da Pool de 84 e de 30% das que tocaram na de 94. Além é claro de dar espaço para programas ao vivo com DJ´s renomeados.

Mais uma vez parabenizo pela lembrança, esperando assim, sempre estar presente e ser citado em suas matérias. Certo de sua compreensão e de uma nova matéria para que assim os ouvintes possam saber um pouco mais desta que é a Pool Web Radio,

Estamos a sua disposição
Marcelo Tibério
Coordenador Pool Web Radio
São Paulo - SP


-----------------------------------------

Caro Marcelo,

O que eu quis dizer com falta de apuração e pesquisa no gênero foi exatamente sobre o texto. A rádio não explica, não contextualiza, não conta ao ouvinte a história do gênero, ainda que em pequenas notas. É a informação sobre o que o internauta exatamente está ouvindo é que falta. Tomo como exemplo o que fazia uma das sucessoras da Pool FM, a 89 FM, em alguns programas de seus primórdios. Também incluo nesse rol, para citar outros casos de outrora, os da Fluminense, os da Ipanema (Porto Alegre), os da Excelsior na década de 70, os da Nova Excelsior de Maurício Kubrusly, os da Brasil 2000 de Roberto Maia e o Garagem (Brasil 2000), Rádio Matraca (USP FM), Jazz Masters (Eldorado FM) e os programas das Rádios Cultura AM e FM de São Paulo, para ficar em alguns exemplos atuais. Em todos eles, a informação sobre o que está tocando, quem está tocando vai um pouco mais além do anunciar e "desanunciar" das músicas. Não vejo porquê programas de "dance music" também não possam ser assim, ao menos de vez em quando. Era só isso.

Obrigado pela audiência.

sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Prêmio Comunique-se premia Barbeiro e Leitão

Ontem aconteceu no Tom Brasil, em São Paulo, a festa do Prêmio Comunique-se, que mostrou o resultado da votação popular (usuários cadastrados no site) que envolveu os maiores nomes do jornalismo nacional.
Os premiados nas categorias que envolveram o rádio foram Heródoto Barbeiro, como melhor âncora, e Miriam Leitão, como melhor jornalista de economia, ambos da CBN.
O grande destaque foi para Ricardo Noblat, que conquistou o prêmio de melhor colunista de notícia com o seu blog, o Blog do Noblat. É o sinal dos tempos, minha gente. E é daí pra melhor...

segunda-feira, 12 de setembro de 2005

sexta-feira, 9 de setembro de 2005

Rádio Base - estamos quase saindo do caráter experimental 2

Agoooooora vai! Rádio Base em Tempo Real.Ouça agora nossa transmissão experimental, clicando aqui, ou direto em seu player de mp3, clicando aqui. O teste vai até 14h30 min. Valeu, amigos!

quarta-feira, 7 de setembro de 2005

Bavaria Premium adquire cota do Sintonia Fina

A Bavaria Premium fechou patrocínio com o programa e o site Sintonia Fina, produzido pelo jornalista Nelson Motta. Na rádio, o programa é transmitido pela Eldorado FM. Com isso, Motta passa a produzir uma coluna semanal no site chamada Premium News, que trará um resumo das tendências de artes visuais, moda e comportamento, além da música ilustrada com fotos, imagens, links e áudios. Outra novidade será a área de streaming disponível no site da Bavaria Premium, com repertório de músicas nacionais e internacionais já tocadas no Sintonia Fina. (Meio e Mensagem online)

terça-feira, 6 de setembro de 2005

A parte que lhe cabe...

Na edição de ontem do jornal Folha de S. Paulo foi publicada uma reportagem de página inteira sobre os gastos federais com os meios de comunicação, com destaque para a TV e para as empresas das Organizações Globo. Mas é lógico que o que nos interessa aqui é o rádio... e a reportagem também traz as vinte rádios que mais receberam verbas do governo nos anos de 2001 a 2004. No último ano, as "dez mais" foram:

Globo - R$ 7,6 milhões
CBN - R$ 4,4 milhões
Band AM/FM - R$ 4,4 milhões
Jovem Pan - R$ 3,3 milhões
Super Rádio Tupi - R$ 2,7 milhões
Capital - R$ 1,9 milhões
Antena 1 - R$ 1,7 milhões
Transamérica - R$ 1,5 milhões
Nativa - R$ 1,5 milhões
Gaúcha - R$ 1,4 milhões

A rádio Mix FM, que não recebeu nada em 2001 e 2002, aparece em 17º lugar e apresenta uma tendência para subir ainda mais nesse ano: em 2003 recebeu R$ 200 mil e em 2004, R$ 600 mil. As duas primeira colocadas, Globo e CBN, ficaram com 13,6% de toda a parte que cabe às rádios.

Observando os números totais. os gastos com rádio superam os gastos com revistas (R$ 89,9 milhões contra R$ 87,5 milhões das publicações), mas ainda ficam muito abaixo dos jornais (R$ 109,7 milhões, com a própria Folha de S. Paulo em 2º lugar, com R$ 10,2 milhões) e principalmente da TV (R$ 506,4 milhões).

-----------------------------------------------
Mais da parte que lhe cabe
Outras Globos
Em outros meios, as empresas de comunicação da Globo também se destacam.
As duas emissoras de rádio que mais receberam verbas estatais em 2004 foram a Globo e a CBN, ambas pertencentes às Organizações Globo. Juntas, tiveram R$ 12 milhões -ou 13,6% de tudo o que a administração Lula investiu nesse meio de comunicação.
Não há aferição de audiência média nacional para as redes de rádio. O Ibope calcula apenas as audiências locais. Por essa razão, não é possível fazer uma relação precisa entre os valores recebidos por veiculação de propaganda estatal e a penetração no mercado.

Quando se analisa jornais diários, "O Globo" é o primeiro colocado. Com circulação média de 257,5 mil exemplares, recebeu R$ 10,6 milhões pela veiculação de publicidade estatal federal em 2004. Logo atrás está a Folha, com R$ 10,2 milhões recebidos e uma circulação média de 307,7 mil exemplares -ou 19,5% a mais que o diário concorrente do Rio. (Trecho da reportagem "Com PT, Globo aumenta sua fatia no bolo" de FERNANDO RODRIGUES, Folha de São Paulo, 5 de setembro de 2.005)

Alpha FM prepara show de 18 anos

A Alpha FM (101,7 MHz – São Paulo/SP) está em fase de preparativos para o show que marcará os 18 anos da rádio. "Eternamente Cazuza" será o tema da festa neste ano, um tributo ao cantor carioca, que terá suas principais músicas interpretadas por grandes nomes da MPB. O evento será realizado no dia 3 de novembro, no Tom Brasil Nações Unidas, em São Paulo. (Rádio Agência)

Produções da Gazeta AM Universitária no "Programa do Estudante"

A Rádio Gazeta AM Universitária (890 kHz – São Paulo/SP) é um dos destaques do "Programa do Estudante" neste ano, com 8 produções selecionadas, entre elas, "Diálogos Catárticos", "Brincadeira de Criança" e "Terceira Idade Ativa". Projeto da Rádio Cultura AM (1200 kHz – São Paulo/SP), o "Programa do Estudante" escolhe anualmente os melhores trabalhos produzidos para Rádio em faculdades de todo o Brasil. Todas as produções selecionadas pelo programa serão veiculadas aos sábados, das 17 às 18h, com reapresentação aos domingos, das 13 às 14h. (Rádio Agência)

segunda-feira, 5 de setembro de 2005

Sua rádio Pega Bem???

Quem passa em frente ao número 1439 da Av. Paulista e olha para o topo do prédio percebe algo de diferente! A rádio Energia 97 FM, que funcionava na Av. Dr. Arnaldo e mudou para este endereço da Paulista há um certo tempo, vai mudar agora o endereço do seu transmissor, que havia ficado no local antigo. Para aumentar o seu alcance, a rádio está construindo uma torre de 80 metros e vai instalar em transmissor mais potente, em breve.

Aqui no centro de São Paulo ouve-se a Energia 97 bem, mas percebe-se claramente a diferença na qualidade da transmissão quando comparada com sua concorrente e vizinha de dial, a Metropolitana. Vamos aguardar a inauguração do novo equipamento para conferir se a Energia Pega Bem mesmo!!!

----------------------------------------------------------------

Meu caro Marcos, tem muita rádio pirata por aí em seu bairro? O problema de uma rádio pegar bem ou não em São Paulo não á tanto a potência, mas esta maldita praga chamada rádio pirata, que assola a área metropolitana, se auto entitulando "comunitária". Até a Anatel sabe que menos de 5% das emissoras que se classificam como tal têm autorização do Governo Federal para funcionar. É estranho a Energia 97 não abordar este tipo de problema. (Marcos Ribeiro)

Balanços das rádios pela internet - parte 1

Apesar de alguns ouvintes mais "conservadores" não admitirem, vale a pena ouvir rádio pela internet, sim. Seja ela convencional, seja ela webradio. Não vai demorar muito e estaremos ouvindo rádios via web em nossos celulares e poderemos "levá-lo finalmente ao banheiro", como quer um certo diretor de uma grande emissora.

A grande surpresa da temporada é a Rádio Uerj Online que tem uma boa programação mesclando música erudita e popular, com muita informação do campus da entidade. Já a Pool Web radio traz o melhor da Dance Music nos anos 80 e 90, segundo a própria emissora. Ainda carece de um pouco mais de apuro na produção, falta ir mais a fundo na pesquisa sobre esse gênero, mas não deixa de ser uma boa opção para quem aprecia este estilo. A Rádio Kizumba, produzida por Marcos Lauro, que edita este blog, traz sempre um acervo com personagens do mundo pop nacional. Na mesma linha, a Rádio Thiago Gardinali apresenta as melhores entrevistas realizadas pelo radialista em seu programa na Rádio Jovem Pan de São Paulo.

A Rádio Jovem Pan AM pode ser ouvida com uma melhor qualidade na internet. Basta entrar no site da emissora, http://www.jp.com.br, e ouvi-la com uma qualidade de som melhor do que aquela que vai pelas ondas médias da estação paulistana, tanto em Real Player, como em Media Player.

Uma opção para quem não consegue ouvir a Rádio Cultura AM em alguns bairros de São Paulo devido à baixíssima potência de seus transmissores, pode ser entrar no site da Tv Cultura e ouvi-la online, com uma qualidade de som próxima ao da FM.
O grande problema de se escutar essas rádios convencionais pela web é que se houver muita gente ouvindo, o internauta não consegue ouvi-la porque o número de ouvintes é limitado pelo servidor do site da emissora. Mesmo assim vale a pena tentar.

Há ainda os "podcasts", muito em moda, que nada mais são arquivos de MP3 que podem ser ouvidos online ou baixados dos sites de seus produtores. Na verdade eles são como as rádios que funcionam no sistema "ondemand". Como exemplo deste sistema, temos Rádio Momento Maia, do radialista Roberto Maia, que traz um panorama da música pop mundial em todos os tempos, do Programa Rota 77 - Rock da Periferia, produzido pela banda DZK, com a colaboração deste editor, que rola o melhor do Punk Rock Nacional e Internacional, da Punk Rádio e da Rádio Mundo Rock, que abrem espaço para programas de música pop em geral. A grande vantagem dessas emissoras que operam exclusivamente online é que podem ser ouvidas a qualquer hora do dia ou da noite. No momento em que a pessoa entra no site, ela tem acesso aos últimos programas lá disponibilizados.

É claro que, em ambos os casos, a audição fica melhor em banda larga devido à estabilidade da conexão. Com exceção da Rádio Momento Maia e da Rádio Jovem Pan, os demais exemplos aqui citados podem ser ouvidos em conexões de rede discada.


--------------------------------------------------------------------------
Tenho uma dúvida: como é feito o pagamento de direitos autorais em uma webradio? é igual a uma emissora tradicional? A quem pagar? ECAD ou gravadoras? Grato.

Augusto Nunes | 05-09-2005 14:33:42


Te respondo com outra pergunta, Augusto. As emissoras de rádio convencionais pagam direitos autorais sobre a música executada? Os DJ's que executam sons de terceiros nas casas noturnas pagam? A maioria dos Rock Bares que tem espalhados por São Paulo recolhem o Ecad? Em termos de rádio, no caso da Punk Rádio, da Rádio Mundo Rock e programa Rota 77, que trabalham com artistas independentes, não há este tipo de cobrança, pois a imensa maioria deles não são filiados à qualquer sociedade de arrecadação. Penso eu que é um contrassenso cobrar direitos autorais de quem divulga a música. Afinal, se a rádio fatura comercialmente em cima da execução dos fonogramas - o que não é caso dos exemplos citados acima, os artistas também tem seu retorno com a projeção de seu trabalho por este tipo de mídia, seja pela internet ou não. Por isso também não dá para dizer que o jabaculê é imoral. E te faço outra indagação, Augusto: por que as emissoras de rádio não tem o direito de cobrar para executar as músicas de terceiros? Um abraço.

sexta-feira, 2 de setembro de 2005

Aprenda como se faz uma webradio

Caro leitor, se a sua rádio acabou de entrar nas ondas da internet e você não sabe como montar uma programação para webradio, que tal ouvir a Rádio Uerj Online? Talvez você se inspire e consiga fazer algo tão bacana quanto eles. Anote aí o endereço do link de áudio deles:
http://www.uerj.br/webradio/radio.asx

Alô, alô, pessoal da Antena 1 São Paulo

A programação "adulto contemporânea" está à frente da concorrência. Mas não dá mais para engolir esta história da rádio ter ótimos locutores e eles não "desanunciarem" as músicas. Seria muito pedir que eles dissessem quem cantou o quê ao final dos blocos musicais? Tão simples, né? Isso ajudaria muito a mim, à minha tia e aos demais ouvintes, séquitos em saber o nome dos artistas que fazem a grandeza da Antena 1. Não se esqueçam de que a grande maioria dos radioespectadores costuma ser cruel quando não vê coisas mínimas sendo corrigidas e quase sempre costuma mudar para a concorrência que melhor lhe atenda......

Era só isso. Muito obrigado pela atenção.

Alô, alô, pessoal da Paradiso!!!!

A programação musical de vocês está muita boa, o formato de vocês é muito interessante, os locutores têm voz de locutor - o que é raro hoje em dia - e as vinhetas tendo Miguel Falabella como "voz-padrão" são demais. Eu sei que a prioridade de vocês é o Rio de Janeiro, mas, se não for pedir demais, daria para facilitar a vida dos pobres ouvintes internautas de outras regiões? Ao longo do dia, eu não consigo acessá-los pela web. Se vocês puderem aumentar o número de acessos pela net, talvez ajudasse. Não se esqueçam que a Globo FM virou webradio e pode ser acessada a qualquer hora do dia e da noite. Quem avisa.....

Era só isso. Muito obrigado.

Punk Rádio e a verdadeira festa do Rock da Periferia

Punk Rock no Underground Bar
Com as bandas
Ódio em Excesso
Indigesto
Reação Adversa
Pátria Armada

Dia 4 de setembro, domingo, a partir das 16h
Ingressos populares: R$ 3,00
Underground Bar
Rua Comendador Oéter, 180, Centro, Sorocaba (próximo ao terminal urbano)
Apoio: Punk Rádio SP, a rádio rock da periferia
http://www.punkradio.cjb.net

quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Brasil 2000 - Independência e Rock´n Roll

06 de setembro, véspera de feriado - 22h00

Cachorro Grande
Raimundos
Autoramas
Borderlinerz

expresso brasil: av. aricanduva, 11.500 info: 67242000 ou www.brasil2000.com.br

ingressos:
meninos 10$ (antecipado) ou 15$ na hora
meninas 1 kilo de alimento não perecível até meia noite

pontos de venda:
Dance of Days Rock Shop na Galeria do Rock + Ilha do Surf em São MIguel, Itaquera e Itaqua + Torquay no Shop. Tatuapé e Shop. Penha + Emporio do Surf em São Mateus + Reggalia em Sto Andre + Ponto X em Guarulhos + Jacob´s em Maua P Shop e ABC PLaza Shop. em Sto Andre + MImo e cia na Zona Oeste + Johnny B. Good no Centro.

www.brasil2000.com.br
fm 107.3 - Rádio Brasil 2000