quarta-feira, 31 de agosto de 2005

Eita lasqueira, não se pode elogiar!!!!!

Um mês atrás eu falei (e falei bem) da nova programação da Gazeta AM, agora sem a intervenção da Rede Canção Nova. Naquele momento o playlist estava razoável: MPB direto. Para que eu fui falar, gente? Algum gênio da criação radiofônica que trabalha lá dentro, só para me encher o saco, meu e daqueles que gostam de música com um pouco de qualidade, mandou mudar tudo e agora eles só tocam música de qualidade ruim, a qual alguns chamam de "música sertaneja". De sertaneja não tem nada, é só choradeira de corno manso!!!!! Se era para por esse lixo no ar, era melhor ter ficado do jeito que estava. Pelo menos de vez em quando algum padre entrava no ar para dar uma palavra de esperança e estímulo. E o esperançoso ouvinte da Gazeta AM precisa mesmo de muuuuito estímulo para poder ouvi-la hoje. E depois não sabem porque ninguém quer mais ouvir rádio AM. Por que será, né? Dahhhn....

E a Globo FM? Que bosta ficou, hein?

O pessoal do Sistema Globo de Rádio achou que era só botar a Globo FM na internet, deixar um computador rolando uns MP3, põe umas notinhas de shows e está tudo bem. TUDO BEM É O CACETE!!! Eles dever achar que os ouvintes da rádio são perfeitos imbecis. EU, NÃO!! Se quiser enganar alguém, que vão enganar as negas deles. Enquanto continuarem nessa enrolação, quero que se eles se fodam. Pior pra eles: muita gente os está deixando de ouvir para ficar na Paradiso FM. E tem mais é que ficar mesmo para o pessoal do SGR largar a mão de ser besta. Para fazer o que eles fazem, não preciso de Globo FM, eu faço no meu site. Qualquer moleque de 15 anos que saiba mexer em código fonte faz uma webradio melhor do que o veío aqui. O que não dá para entender é que, enquanto estavam no dial do Rio, a programação deles melhorou por causa da chegada da Paradiso. Será que eles se esqueceram de que a concorrência está nadando de braçada no dial carioca e na internet? A pior coisa para o rádio é quando ela é dirigida por gente com preguiça de usar a massa cinzenta no alto da cabeça. Vai ver que estes caras acham que pensar em algo criativo dói, né?

terça-feira, 30 de agosto de 2005

Magaly Prado deixa jornal Agora!

Infelizmente, ficamos sem o último espaço que existia na grande mídia reservado ao rádio. Magaly Prado deixou o jornal Agora devido a falta de tempo, pois está realizando uma grande pesquisa sobre rádios na internet.
Ela continua com o blog (http://magalyprado.blog.uol.com.br/) e pretende voltar ao microfone, com um programa semanal. Para isso, ela aguarda propostas e convites.
Ainda bem que temos a internet para escrevermos e debatermos sobre o rádio, porque nos outros meios está complicado, hein?

Narradoras de futebol

Olá, amigos da Rádio Base!
Sou estudante de jornalismo e gostaria de fazer uma reportagem sobre mulheres que narram futebol, na TV ou na rádio. Vocês poderiam me indicar alguém? Pesquisei na internet e não achei ninguém. Sei que aqui no Rio existem repórteres mulheres de esporte, mas não conheço nenhuma narradora. Será que existe alguma em algum canto desse Brasil?

Aguardo sua resposta,
Tayse Pallaoro
Rio de Janeiro - RJ

Transamérica estréia no dial japonês

No próximo dia 1º de setembro a Rede Transamérica FM estréia suas transmissões na cidade de Nagoya, no Japão, na freqüência 76,5 MHz. A novidade é resultado do sucesso da parceria da empresa brasileira com a Voix Japan Incorporated, que permitiu a transmissão da "Transamérica International" por um portal na web.

A programação que os japoneses receberão é uma mescla de dois dos três formatos já existentes no Brasil (Pop e Hits), além de uma programação local. A cidade de Nagoya, capital da província de Aichi, é a quarta maior cidade do Japão, um dos centros econômicos do país e conta com cerca 2,1 milhões de habitantes. (Meio e Mensagem Online)


Em 1986, durante a Copa do Mundo do México, a Rádio Globo montou uma sucursal da emissora numa estação local de Guadalajara, sede do grupo em que estava a seleção brasileira. Segundo relato de Paulo Cesar Ferreira em seu livro "Pilares Via Satélite", o sucesso foi enorme. Os torcedores brasileiros podiam sintonizar a programação da Globo em seus radinhos de pilha. Na Copa da França, a Rádio Bandeirantes de São Paulo repetiu a iniciativa. Vai ser curioso ouvir a versão nipônica da Transamérica, se a gente puder ouvi-la pela internet, claro.

Telecine inicia divulgação de 'Van Helsing'

A rede Telecine inicia a divulgação da estréia do filme "Van Helsing - O Caçador de Monstros" em sua programação. A produção chega ao Telecine Premium, com legendas, no dia 24 de setembro e em versão dublada, no Telecine Pipoca, no dia 25.

A Publicis Brasil desenvolveu uma campanha para mídia exterior, mídia impressa, rádio e internet, que estará nas ruas a partir de 1° de setembro. As peças utilizam a imagem dos protagonistas (Hugh Jackman e Kate Beckinsale) e a frase "Para enfrentar Drácula, Frankenstein e Lobisomem, só mesmo quem já foi Wolverine". O mote brinca com o fato do ator ter interpretado o mutante em "X-Men 2", longa-metragem que também faz parte do acervo da Rede Telecine.

O plano de mídia inclui anúncios de em jornais (Folha de S.Paulo e O Globo), revistas (Quem, Época, Galileu, Set, Atrevida, Veja Rio, Veja SP e Programa), empenas em São Paulo e Belo Horizonte, mobiliário urbano no Rio de Janeiro, outdoors no Rio e em São Paulo, banner no site Yahoo!, além de distribuição dos postais Mica Cards (em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Campos do Jordão, Santos e São José dos Campos).

Estão previstos ainda spots nas rádios Transamérica (RJ e SP), Jovem Pan FM (RJ) e Kiss FM (SP). A criação é de Adriano Matos e Humberto Fernadez, com direção de criação de Rodolfo Sampaio e Marcio Juniot.

sábado, 27 de agosto de 2005

Sabadão, nada pra fazer.....

Mas se você não tiver nada mesmo pra fazer, sintonize a Rádio Rock Base em Real Player. Você vai ter uma surpresa, boa, por sinal....
http://www.rockbase.cjb.net

Rádio Bandeirantes lança plano do futebol 2006

A Rádio Bandeirantes lança nesta quarta-feira, dia 24, o plano comercial de sua cobertura futebolística em 2006. O principal destaque é a Copa do Mundo que acontece na Alemanha. Além dela a rádio já definiu a transmissão dos seguintes eventos: Taça São Paulo de Futebol Jr, Campeonato Paulista, Copa Libertadores da América, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Sul Americana de Futebol e Mundial Interclubes, de janeiro a dezembro do ano que vem. O custo anual proposto por cota é de R$ 4.320.000, num total de 9.567 inserções, divididas em vinhetas, textos, comerciais e chamadas de TV. Meio e mensagem online)

terça-feira, 23 de agosto de 2005

Band News - fórmulas para o sucesso ( e para o fracasso)

A ano de 2005, certamente, entrará para a história da radiodifusão brasileira como o aquele em que o radiojornalismo teve uma de suas maiores agitações no começo do novo milênio. É impossível dizer que este mercado continuou o mesmo depois que a rede Band News FM entrou no ar. O distinto público viu, ouviu e agora acompanha par e passo cada lance dessa batalha acirrada pela hegemonia de audiência entre as emissoras com
programação exclusivamente jornalística.

A Rede Bandeirantes de Rádio colocou a Band News FM no ar sob a alegação de oferecer uma nova opção de mídia informativa na faixa do FM, baseando-se em um modelo americano, em que as notícias são atualizadas em períodos precisos dentro de uma hora, no caso, a cada 20 minutos, não abrindo possibilidade para programas diários ou
semanais específicos, tal como acontece na imensa maioria das estações de todos os gêneros. O modelo da Band News FM parece mais um “vitrolão de notícias”, que se utiliza dos demais recursos e do pessoal dos outros veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Ao entrar no ar, cerca de 3 meses atrás, a nova emissora não agradou os ouvintes. Primeiro pelo modelo um tanto quanto burocrático – que praticamente impede que se use as maiores qualidades do rádio – flexibilidade e improviso, quando necessário. Depois porque, para criar o embrião de sua rede, a Bandeirantes simplesmente tirou do ar
estações que já tinham um público cativo, em sua maioria, sem se importar ao menos em avisar seus “clientes” das mudanças que estavam por vir. A proprietária da Band News nem se preocupou em oferecer alternativas para esse imenso batalhão de ouvintes pelo país afora e jogou-o no direto no colo da concorrência, cada vez mais profissionalizada e acirrada nos mais diversos segmentos. Paira uma sombra de preocupação no mercado sobre este tipo de atitude. Na ânsia de disputar ponto a ponto a concorrência com a CBN, a Band News fechou emissoras líderes de audiência em suas praças. Não é de se admirar que, se o projeto Band News não der certo, ele pode ser
descartado sem mais nem menos, tal como ocorreu com alguma de suas antecessoras.

Alguns analistas mais cautelosos (cautelosos até demais, eu diria) afirmam que ainda é cedo para tirarmos conclusões se a nova rede do grupo Bandeirantes dará certo. Eles dizem também que o novo assusta. Talvez seja isso mesmo. Mas a continuar a insistência em copiar “ipsis literis” o tal modelo americano de rádio noticioso, não
será de se espantar que o fracasso se torne iminente.

Há quem diga que, em seus primórdios, a CBN passou pelos mesmos “apuros”. Não foi bem isso o que ocorreu. A CBN, em suma, adaptou formatos de programação das emissoras noticiosas existentes naquela época no Brasil e concentrou seu foco na irradiação exclusiva de notícias, isso sim, algo novo que “assustava” naquela conjuntura.

Em menos da metade do tempo previsto por seus criadores, a nova atração do Sistema Globo de Rádio conseguiu suplantar suas antecessoras, que não iam muito bem das pernas, e consolidou sua marca para depois montar sua rede pelo país afora. Mas o caminho não foi fácil: a CBN teve de modificar e muito seu projeto original para atender as necessidades da audiência cada vez mais exigente e qualificada, a qual os grandes anunciantes perseguiam. Tal como acontece na TV, qual empresa não quer ter sua marca veiculada a um veículo de informação com credibilidade, ainda mais em rede? É justamente isso que a Band News persegue: o grande anunciante, aquele que pode veicular sua campanha nacionalmente, de olho na visibilidade que ela pode ter.

A Rede Bandeirantes de Rádio, a exemplo de outras grandes redes, incluindo o próprio Sistema Globo de Rádio, jamais conseguiu implantar um projeto de emissora em rede para todo o país, devido as características regionais e locais que sempre acabavam fazendo “abortar” uma programação padronizada, via satélite, para o país inteiro. Por
causa do “nicho” em que atua, que lida com um conteúdo atraente para um público heterogêneo nas cinco regiões brasileiras, a CBN é o exemplo mais bem acabado do que deve ser uma rede radiofônica no Brasil, até este momento. É natural que outras empresas de comunicação queiram brigar com ela neste segmento. É uma briga custosa. Afinal, não basta pegar 4 ou 5 emissoras por aí, mudar-lhes o nome e a programação e dizer que tem uma rede. Jornalismo em rádio requer investimentos pesados, principalmente em conteúdo e recursos humanos, sob pena de fazer um produto de quinta categoria, que logo sucumbirá.

Se investirem seriamente neste filão, é possível que a Band News e outras que se pretendam lançar no negócio de radiojornalismo em rede 24 horas cheguem em pouco tempo aonde a CBN chegou nos seus quase 14 anos de história. E quem sairá ganhando em qualidade e conteúdo, muito mais do que as próprias emissoras, serão os ouvintes e o mercado pois terão uma opção neste segmento da informação.

Oi Fm chega a Recife

A Oi lançou ontem, dia 22 de agosto, em Recife, a terceira rádio Oi FM, primeira emissora customizada e interativa do Brasil, fruto de uma parceria com o Grupo Bel, e que já conta com afiliadas em Belo Horizonte (93,9 MHz) (Leia notas relacionadas aqui e aqui) e Vitória (93,1 MHz). Na capital pernambucana, a estação ocupará a freqüência 97,1 MHz e trará uma programação regionalizada.

Outra novidade apresentada pela rede Oi FM é a possibilidade de interação dos clientes da operadora com as emissoras, de diversas maneiras, especialmente pelos aparelhos da Oi. Via torpedo, eles podem baixar sons, papéis de parede, mandar recados, participar de promoções, pedir músicas e saber ao vivo qual a música que está tocando naquele momento na rádio, além de acessar notícias dos programas "Bem Achado", "Tempo Bom" e "Roteiro Oi". (Rádio Agência)


É bom prestar atenção nessa nova modalidade de radiodifusão: o rádio customizado. É curioso notar que as concorrentes da Oi ainda não entraram neste mercado. Estão perdendo de braçada.

domingo, 21 de agosto de 2005

Maravilha deixa a Bandeirantes e vai para a Record

A Rádio Record de São Paulo anunciou na última quinta-feira as contratações do locutor esportivo Dirceu Maravilha, do comentarista Fábio Sormani e do repórter Alex Muller, todos eles vindos da Rádio Bandeirantes paulistana. Esses três jornalistas farão parte da nova equipe de esportes da emissora, que será comandada por Paulo Roberto Martins, ex-Rádio Globo. Para complementar este time, Martins contará também com Ricardo Capriotti (apresentador da Tv Record), Gustavo Villani (ex-Rádio CBN), Rafael Spinelli, Bruno Mendonça, Thiago Cassis, Odinei Ribeiro e Cesar Holanda, remanescentes da equipe de Fiori Gigliotti.

A nova equipe de esportes da Rádio Record já entrou em ação com a estréia de Ricardo Caprioti no programa "Domingo Record", na manhã de hoje. À tarde, Dirceu Maravilha, Paulo Roberto Martins, Alex Muller e Gustavo Villani transmitem Corínthians e Góías, pelo Campeonato Brasileiro.

Até o momento, os novos programas esportivos da Record contam somente com um único anunciante. Mas segundo este blog apurou, a ídéia é trazer patrocínios de peso para a emissora.

sexta-feira, 19 de agosto de 2005

Irmãos Bambulha

E aí, alguém se lembra desse programa???
Meu professor de Radiojornalismo é um dos ex-integrantes desse programa de humor... ele me falou que tem uns mp3 bacanas em casa.
Se acharem interessante, posso pedir pra ele disponibilizar pra gente... mas só se bastante gente pedir.

quarta-feira, 17 de agosto de 2005

Uerj inaugura primeira rádio web universitária do Rio de Janeiro

A partir do dia 23 de agosto, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entrará nas ondas do rádio via internet e oferecerá mais um canal de informação sobre suas atividades. É a Web Rádio UERJ Online (www.uerj.br/webradio/radio.asx), com programação elaborada por professores, alunos de comunicação social, estagiários e voluntários. A iniciativa é inédita entre as universidades fluminenses e contribuirá para a divulgação da produção científica da UERJ, além de abrir aos estudantes novas possibilidades de treinamento profissional. A rádio terá música e programas para todos os públicos, das 8h às 20h.(extraído do site JB Online)

E ainda há uns ouvintes conservadores que duvida que o grande aliado do rádio neste milênio será a internet (e vice versa).

sábado, 13 de agosto de 2005

Adeus, Milani!

No dia do cachorro louco, 13 de agosto, parece que ele estava solto mesmo. Infelizmente, perdemos hoje um dos melhores atores do nosso país, Francisco Milani. Como todo grande ator, começou sua carreira no rádio. E meio por acaso, como relata Léo Batista, em entrevista para o site Rádio Agência:

"(...) lá em Piracicaba eu levei pra Rádio, na brincadeira, o Francisco Milani, que hoje é um grande ator, diretor... era um garoto que chegou de São Paulo e foi morar na minha pensão, tava com saudades de tocar piano, o dele tinha ficado em São Paulo... aí eu pedia a chave lá da Rádio pra ele poder tocar, ficar brincando e tal. Um dia o dono da emissora escutou ele tocando um tango lá, gostou e perguntou se ele não queria tocar num programa de auditório! Aí o Milani tocou... até que a diretora da Rádio, que trabalhava lá com a gente, a “dona” Maria, perguntou se ele não queria tocar na recepção... passou mais um tempinho, eu tava transmitindo futebol e precisava de alguém pra dar os resultados dos outros jogos, e ele me pediu pra tentar: “Alô, Belinaso!”. E eu: ‘Pois não, Milani !”. Ele continuou: “No Pacaembu...”. Aí, quando eu vim embora e depois voltei lá, ele já era locutor e tudo mais".

Milani tinha a sua voz conhecida por diversas narrações de filmes e reportagens especiais, mais recentemente, para o Fantástico.

sexta-feira, 12 de agosto de 2005

O Maia está de volta... na internet!

Salve Amigos e Amigas!

Para aqueles que conhecerem meu programa de rádio "Momento Maia" estou fazendo uma versão via internet esta disponivel no site: http://radiomaia.tripod.com/
Estou desenvolvendo uma versão podcast tambem, que breve estará no ar! Estou prevendo um novo programa a cada semana , a principio, se tiver aceitação eu faço mais.

Se tiver um tempo de uma escutada e mande noticias!

Valeu Abraços e beijos

Roberto Maia

-------------------------------------
Com certeza, quem gosta de rock ou de cultura pop em geral tem a obrigação de arranjar um tempo para ouvir o programa do Maia. Aliás, no Orkut só dá Roberto Maia. Em pelo menos seis comunidades, usuários pedem a sua volta para o rádio (tem até comunidade criada especialmente para isso!). Alguns sugerem também que a 89 FM refaça a dupla Maia/Tatola, já que este último retornou à emissora. Por enquanto, vamos nos contentando com a internet mesmo. (Marcos Lauro)

---------------------------------------
Obaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!! Obaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! Obaaaaaaaaaaaaaaa!!!! (Marcos Ribeiro)

quarta-feira, 10 de agosto de 2005

Portal Romais - especializado em Ondas Curtas

O Portal Romais - www.romais.jor.br - já está atualizado com as informações do mundo das ondas curtas!

Alguns destaques:
- As emissoras amazonenses que podem ser ouvidas em ondas curtas;
- As novas emissoras da Rússia e de Taiwan em ondas curtas;
- Os concursos da Rádio Havana Cuba;
- Aprenda chinês com a Rádio Internacional da China;
Acesse http://www.romais.jor.br

Célio Romais
Porto Alegre - RS

Rádios podem operar com tecnologia digital até setembro

O ministro das Comunicações Helio Costa anunciou nesta terça-feira, dia 2, que até setembro as emissoras de rádio brasileiras já terão condições de estar operando em tecnologia digital. Segundo ele, a Anatel já definiu um espectro para que as emissoras operem de forma experimental. Disse também que hoje no País cerca de 12 emissoras já teriam equipamentos para iniciar a operação. O ministro falou, no entanto, que isso não significa que o governo já optou por um padrão. E completou que ainda há muito trabalho para definir questões regulatórias. Costa se comprometeu a dar mais detalhes sobre o assunto amanhã. (Meio e Mensagem)

terça-feira, 9 de agosto de 2005

Ouça a "turma do mensalão" pela Senado FM

Se você ainda tem paciência de ouvir os longos depoimentos dos Delúbios, Valérios, Silvinhos, Dirceus e Jeffersons da CPIs dos mensalões da vida, sintonize a Rádio Senado pelo link ao lado, ou pelas Rádios Bandeirantes, Eldorado AM, CBN, Gaúcha ou Jovem Pan AM.

Waguinho de volta à Metrô!

Conforme foi comentado pelo leitor Philippe Fernandes, Wagner Rocha, o Waguinho, retornou ontem às suas funções na rádio Metropolitana FM, 98,5 FM, São Paulo.
Sua saída da emissora foi noticiada por este blog no dia 7 de julho e foi confirmada pelo próprio, por telefone. Na ocasião, Waguinho afirmou que sua saída se devia à divergências com a direção da rádio. A versão oficial, transmitida aos locutores e demais funcionários da Metrô, dizia que Waguinho havia saído de férias. O curioso é que ele retorna à emissora 1 mês após o anúncio da sua saída.

segunda-feira, 8 de agosto de 2005

Band News FM inaugura filial em Salvador

Na manhã desta segunda-feira, a rede Band News FM inaugurou sua quinta emissora de rádio, desta vez na capital baiana. Ao longo desta manhã, Carlos Nascimento, principal apresentador da estação, comandou o seu horário a partir do estúdio em Salvador, conversando com os colunistas da Band News e entrevistando personalidades da daquela cidade. Até o final do segundo semestre serão integradas à rede rádios em Brasília, Curitiba, Recife e Santos (litoral paulista).

Está ficando cada vez mais evidente que a Band News está fazendo concorrência direta com a CBN. Começam a aparecer os primeiros anunciantes da nova rede: BNDES, Tim Business, Fotoptica Franchising, Banco do Brasil, Compuware. De um modo geral são empresas que prestam serviços a outras empresas ou que trabalham no mercado de serviços corporativos. Esse é exatamente o mesmo perfil das firmas que anunciam na rede CBN. Resta saber se estas inserções serão veiculadas na rede ou se restringirão aos mercados locais - sobretudo São Paulo - a exemplo do que faz a rede noticiosa do Sistema Globo de Rádio.

Outra constatação é que, a cada 60 minutos, pelo menos 20 são dedicados ao noticiário local, com informações da cidade do trânsito e dos eventos esportivos da cidade, conforme já é feito na concorrência. Durante os principais depoimentos da CPI do Correio e da Comissão de Ética no mês passado, a Band News FM foi a única a transmitir tudo na íntegra, tal qual ocorrera com a Central Brasileira de Notícias com a "CPI do PC Farias", no começo da década passada. E todos os domingos a Band News retransmite o Canal Livre, da Band TV, ao vivo, a exemplo do que a Rádio Cultura AM faz nas noites de segunda feira com a transmissão simultânea do programa "Roda Viva", da TV Cultura de São Paulo.

Ao que parece a Band News FM, vai se distanciando cada vez mais do modelo de radiodifusão importado no qual foi originalmente inspirado e vai se adaptando aos hábitos do ouvinte brasileiro, o que é um bom sinal.

sábado, 6 de agosto de 2005

Cultura mantém funcionários irregulares, diz sindicato

O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo informa que a Fundaçao Padre Anchieta, mantenedora das rádios e TV Cultura, ainda não cumpriu o compromisso assumido, diante de auditores fiscais da Subdelegacia Regional do Trabalho-SP (DRT) Oeste, de regularizar o registro dos profissionais que atuam como pessoas jurídicas e por meio de cooperativas de trabalho em sua redação. Isso deveria ter sido feito até o dia 25 de julho. Segundo o sindicato, 100 pessoas atuam irregularmente na Fundação. (Do Portal Imprensa)

Jazz Masters arrebenta

Não perca o Jazzmasters de hoje na rádio dos melhores ouvintes. O set está muito especial. Tem um clássico de Eddie Kendricks revisistado pelo Dj Spinna. Tem um " lado B" maravilhoso de Sister Sledge. Tem o novo talento da soul moderna, John Legend. E o resto é acid jazz puro e da melhor qualidade. A partir das 8 da noite em 92,9 MHz, Eldorado FM.

1-) When it¹s cold - Disjam
2-) Keep on truckin¹- Eddie Kendricks
3-) Don¹t woory about think ­ John Legend
4-) Sunshine ­ Little Big Bee
5-) Floot Juice ­ Yada Yada
6-) If you really want me ­ Sister Sledge


Grande abraço
Paulo Mai e Sérgio Scarpelli
Programa Jazz Masters
Rádio Eldorado FM

Procurando os irmãos Bétio

Amigos da Rádio Base,

Há anos venho realizando uma verdadeira "caçada" aos Irmãos Bétio pelas ondas do rádio. Semana passada descobri o Zé Bétio na Rádio Capital. Agora falta saber sobre o Oswaldo Bétio. Por favor, me informem sobre o paradeiro deste grande comunicador.
Um abraço.
Márcio Eustáquio da Silva
Sete Lagoas - MG

sexta-feira, 5 de agosto de 2005

Momento reflexão!

6 cabeças pensantes do rádio

O colunista de Tecnologias da Informação e Economia Digital, Ethevaldo Siqueira, publicou no dia 26 de junho de 2005 um texto muito bem humorado, descrevendo um sonho.

Nele, Ethevaldo se via, em sua casa, com 3 gênios da comunicação (na parte técnica): James Maxwell (inglês que, em 1861, previu a existência de ondas eletromagnéticas), Heinrich Hertz (conseguiu provar a existência de tais ondas, em 1887, na alemanha) e Guglielmo Marconi (italiano que o mundo credita como o inventor do rádio, excluindo o brasileiro Landell de Moura da história - mas isso já é motivo para outro texto).

O papo rola solto entre os quatro e Ethevaldo resolve mostrar para os três como suas pesquisas e seus inventos são utilizados hoje em dia. Eles ficam orgulhosos e ao mesmo tempo confusos com tudo o que pode ser utilizado sem a presença de fios: de celulares a computadores, passando pelo uso cotidiano do rádio, TV e conteúdos via satélite. "Conto aos três visitantes que cruzei há poucos meses os Estados Unidos, de costa a costa, com um rádio digital a bordo, ouvindo todo o tipo de notíciário, (...) música (...) e tudo mais", diz Ethevaldo.

Realmente é muito interessante imaginar tal situação: um pesquisador que precisava de enormes equipamentos e uma boa soma de dinheiro para transmitir um sinal à distancia, sem fio, se ver diante de um aparelho transceptor (celular) que funciona pendurado na orelha. Mesmo aquele seu radinho de pilha que cabe na palma da mão chegaria a assustar um ser que viveu no final do século XIX.

Esses 3 cientistas só começaram o jogo. Quando o rádio já era um sucesso, outros 3 intelectuais se dispuseram a discutir o rádio. Afinal, para que ele servia?

Na Escola de Frankfurt, Alemanha, no final da década de 30 e início da década de 40, (já com mais de 40 milhões de aparelhos receptores espalhados pelo mundo) três pensadores responderam a essa questão: Bertold Brecht, Rudolf Arnheim e Theodor Adorno. Cada um do seu jeito, mas responderam.

Marxista, Brecht viu o rádio como um veículo revolucionário, ou seja, era uma arma na guerra dominante x dominado. Para ele, um receptor ativo ("ouvinte que fala") poderia pregar transformações sociais e causar uma revolução sócio-política-ideológica. O rádio podia provocar uma comoção entre as pessoas! Anos depois, viram que ele estava certo, só que sua utilização não foi nem um pouco benéfica: fascistas e nazistas foram mestres em utilizar o rádio para transmitir idéias sócio-políticas e ideológicas.

Já Arnheim era otimista em relação ao rádio. O meio era sim revolucionário, mas na estética. Ele entendia o rádio como uma obra de arte: "A obra de arte é aquela que dispensa o que não é essencial para sua criação e expressividade". O rádio não precisa de imagem, certo? Então, o rádio é arte! Além disso, para Arnheim, o rádio era democrático, e não elitista.

A terceira visão, de Adorno, era totalmente pessimista. Para este intelectual, o rádio é puro entretenimento, era comercial e promovia a manipulação. Um verdadeiro instrumento da indústria cultural, que provoca a mais completa alienação das massas. Adorno também percebeu que o receptor é sempre passivo, ou seja, não há atividade intelectual quando se ouve rádio! É um tapa na nossa cara, esse Adorno!

Temos aí três visões, de três intelectuais, que viveram a realidade do rádio nas décadas de 30 e 40. E hoje, ainda podemos nos utilizar de alguma dessas versões para caracterizar o rádio? Qual é a predominante?

quarta-feira, 3 de agosto de 2005

Prêmio Comunique-se divulga lista dos mais votados pelo público

Encerrando sua primeira fase, o Prêmio Comunique-se divulga a lista dos profissionais mais votados pelo público que frequenta o site http://www.comunique-se.com.br/. Vou colocar aqui no site o que nos interessa: os profissionais do rádio.
Vamos lá, que a lista é grande:


Repórter – Mídia Eletrônica

Agostinho Teixeira Rádio Bandeirantes AM - SP
Carlos Dorneles TV Globo - SP
Celso Teixeira TV Record - SP
Cesar Trali TV Globo - SP
Delis Ortiz TV Globo - DF
Eduardo Faustini TV Globo - RJ
Fabio Pannunzio TV Bandeirantes - DF
Marcello Canellas TV Globo - DF
Neide Duarte TV Cultura - SP
Zileide Silva TV Globo - DF

Comentário: Se você pensa em trabalhar em rádio para ficar “famosão”, pode tirar o cavalo da chuva, viu? Nessa lista, por exemplo, quando confrontados rádio e TV, só sobra uma vaguinha para o rádio. Quer ser famoso? Vai fazer TV!


Apresentador / Âncora de Rádio

Adalberto Piotto Rádio CBN AM/FM – SP
Heródoto Barbeiro Rádio CBN AM/FM – SP
José Nello Marques Rádio Bandeirantes AM – SP
José Paulo de Andrade Rádio Bandeirantes AM – SP
Joseval Peixoto Rádio Jovem Pan AM – SP
Maria Lydia Flandoli Rádio Bandeirantes AM – SP
Milton Jung Rádio CBN AM/FM – SP
Milton Leite Rádio Eldorado AM – SP
Roxane Ré Rádio CBN AM/FM – SP
Sidney Resende Rádio CBN AM/FM – RJ

Comentário: Os leitores da Rádio Base não gostam muito do estilo CBN (pelo menos é o que aparentam), mas aqui a CBN deixa a Bandeirantes para trás, por 5 x 3.


Jornalista de Economia - Mídia Eletrônica

Carlos Alberto Sardenberg Rádio CBN AM/FM – SP / Terra – SP
Celso Ming Rádio Eldorado AM – SP
Denise Campos de Toledo TV SBT – SP / Rádio Jovem Pan AM – SP
Fátima Turci Rede Mulher – SP
George Vidor Globo News – RJ
Lilian Witte Fibe Rede 21 – SP / UOL – SP
Luís Nassif TV Cultura – SP
Miriam Leitão TV Globo – RJ / Globo News – RJ / Rádio CBN AM/FM – RJ / SP
Salette Lemos TV Record – SP
Sônia Racy Rádio Eldorado AM - SP

Comentário: Essa categoria se confunde um pouco com a Jornalista de Economia - Mídia Impressa, já que muitos profissionais dessa área de economia transitam entre rádio, TV, jornal e revistas, além da internet (vide a dobradia Estadão/Eldorado de Celso Ming e Sônia Racy e TV Cultura/Folha de S. Paulo de Luis Nassif). Talvez nem precisasse dessa divisão Impressa e Eletrônica.


Jornalista de Cultura - Mídia Eletrônica

Arthur Dapieve GNT – RJ / no mínimo - RJ
Bianca Ramoneda Globo News - RJ
Cunha Jr. TV Cultura – SP
Edney Silvestre TV Globo – RJ
Gisele Kato Rádio Eldorado AM - SP / Bravo! Online – SP
Marcelo Tas Rede 21 - SP / UOL – SP
Maurício Kubrusly TV Globo – SP
Ricardo Feltrin Folha Online – SP - UOL – SP
Rubens Ewald Filho Rádio Bandeirantes AM – SP
Zeca Camargo TV Globo – SP

Comentário: ídem ao comentário da 1ª categoria.


Jornalista de Política - Mídia Eletrônica

Alexandre Garcia TV Globo - DF
Carlos Chagas TV CNT - DF / Rádio Jovem Pan AM - DF
Carlos Monforte TV Globo – DF
Cristiana Lobo Globo News – DF
Delis Ortiz TV Globo - DF
Fabio Pannunzio TV Bandeirantes - DF
Fernando Rodrigues Rede 21 - SP / UOL - SP
Franklin Martins TV Globo - DF
Ricardo Boechat TV Bandeirantes - RJ
Ricardo Noblat Blog do Noblat - DF

Comentário: Olha a modernidade aí, gente! Bem vindo, século XXI! Até que demorou para um blog aparecer como indicado de um prêmio de jornalismo! O Blog do Noblat se destaca na cobertura dos últimos acontecimentos de Brasília, dando algumas notícias antes que os meios “oficiais” rádio e TV. Ricardo Noblat, no Programa do Jô, falou sobre a dificuldade de se conseguir credenciais de imprensa em Brasília quando ele dizia que fazia um “blog”, mesmo sendo velho conhecido de lá, pois já trabalhou pro alguns anos no Correio Brasiliense. Parabéns ao Noblat e a todos os Blogueiros do Brasil!


Executivo de Veículo de Comunicação

Ali Kamel TV Globo – RJ
Aluízio Falcão Filho Época – SP
Fernando Mitre TV Bandeirantes – SP
Josemar Gimenez Correio Brasilienze - DF / Estado de Minas – MG
Mariza Tavares Rádio CBN AM/FM – RJ
Mino Carta CartaCapital – SP
Otávio Frias Filho Folha de S.Paulo – SP
Rodolfo Fernandes O Globo – RJ
Sandro Vaia O Estado de S.Paulo – SP
Vera Brandimarte Valor Econômico - SP

Comentário: Vigi, aqui já é tudo chefe. Não vou zoar não...


Jornalista de Esportes – Mídia Eletrônica

André Plihal ESPN Brasil – SP
Flávio Prado TV Gazeta – SP / Gazeta Esportiva.Net – SP / Rádio Jovem Pan AM - SP
João Pedro Paes Leme TV Globo – RJ
Jorge Kajuru ESPN Brasil – SP
José Trajano ESPN Brasil – SP
Mauro Naves TV Globo – SP
Milton Neves TV Record – SP / Rede Mulher – SP / Rádio Bandeirantes AM - SP
Pedro Bassan TV Globo – SP
Tino Marcos TV Globo – RJ
Wanderley Nogueira TV Gazeta – SP / Rádio Jovem Pan AM – SP / Terra - SP

Comentário: Faltou algum nome da equipe de esportes da Transamérica, hein!


Locutor Esportivo

Éder Luiz TV Bandeirantes – SP / Rádio Transamérica FM - SP
Galvão Bueno TV Globo – SP
José Carlos Araújo Rádio Globo AM - RJ
José Silvério Rádio Bandeirantes AM - SP
Luciano do Valle TV Record - SP
Luís Roberto TV Globo – RJ / SporTV – RJ
Luiz Carlos Jr. SportTV – RJ
Nilson César Rádio Jovem Pan AM – SP
Oscar Ulisses Rádio CBN AM/FM – SP / Rádio Globo AM - SP
Silvio Luiz TV Bandeirantes – SP / BandSports – SP / Rádio Bandeirantes AM - SP


Correspondente Brasileiro no Exterior – Mídia Eletrônica

Ariel Palácios Globo News - Buenos Aires
Caco Barcelos TV Globo - Londres
Caio Blinder Rádio Jovem Pan - Nova York
Cristina Serra TV Globo - Nova York
Gilberto Smaniotto TV Record - Nova York
Ilze Scamparini TV Globo - Roma
Marcos Losekan TV Globo - Jerusalém
Mário Sérgio Conti Rádio Bandeirantes - Paris / BandNews
Roseli Forganes Rádio Eldorado - Paris
Sônia Bridi TV Globo - China


Desculpem pela formatação do texto... copiar de tabela pra cá não é mole!

terça-feira, 2 de agosto de 2005

Guia Rádio Base dos melhores programas

Programas semanais de segunda à sexta

Segunda feira
22h - Marketeria
Marketing, Propaganda e Música
Apresentação: Alexandre Amorim, Arnaldo Cardoso. Luis Calainho e Alexandre Mathias.
Rádio Paradiso FM Rio

22h - Garagem
Música pop alternativa
Apresentação: Paulo Cesar Martin, André Barcinski e Álvaro Pereira Júnior
Rádio Brasil 2000 FM

0h - Ronca Ronca
Música pop alternativa
Apresentação: Maurício Valladares
Rádio Cidade FM Rio

Terça Feira
18h - Letra e Música
Literatura e Música Brasileira
Apresentação: Pasquale Cipro Neto
Rádio Cultura AM - São Paulo

22h - Brasil 2000 ao vivo
Música pop ao vivo
Apresentação: Osmar Santos Júnior
Rádio Brasil 2000 FM

Quarta-feira
20h - Jazz Masters
Música Acid Jazz
Apresentação: Paulo Mai e Sergio Scarpelli
Rádio Eldorado FM

22h - Cine Paradiso
Música e cinema
Apresentação: José Wilker
Rádio Paradiso FM - Rio

Quinta-feira
22h - Instrumental MPB
Apresentação:
Rádio MPB FM - Rio

Sexta-Feira
21h - Trip Eldorado
Música pop e entrevista
Apresentação: Paulo Lima
Rádio Eldorado FM - São Paulo

22h - Jóia
Música pop internacional
Apresentação: Luciano Huck
Rádio Paradiso FM - Rio

Guia Rádio Base dos melhores programas

Domingo
1h - Show da Madrugada
Música e variedades
Apresentação: José Luís Menegatti
Rádio Jovem Pan AM

6h - São Paulo de Todos os Tempos
Pesquisa e História
Apresentação Geraldo Nunes
Rádio Eldorado AM

9h - Terra, Fogo, Mar e Ar
Jornalismo Ecológico
Apresentação: Patrícia Palumbo
Rádio Eldorado AM

10h - Leitura de Domingo
Jornalismo
Apresentação: rotativo
Rádio Eldorado AM

11h - Supertônica
Música erudita e experimental
Apresentação: Arrigo Barnabé
Rádio Cultura FM

12h - Enquanto a Bola não rola
Debates futebolísticos
Apresentação: Ronaldo Castro e equipe de Esportes
Rádio Globo São Paulo

18h - Reggae Raíz
Musical Reggae
Apresentação: China Kane e Jai Mahal
Rádio Brasil 2000 FM

20h - Noite Livre
Humorístico ao vivo
Apresentação: Robson Laurindo
Rádio Itatiaia Minas

21h - Backstage
Musical Heavy Metal
Apresentação: Vitão Bonesso
Rádio Brasil 2000 FM

21h - Plug 700
Informática
Apresentação: Tarcísio Carvalho e Pierluigi Piasi
Rádio Eldorado AM

22h - Comando Metal
Musical Heavy Metal
Apresentação: Walcir Challa
Rádio 89 FM

22h - Rádio Corsário
Musical Heavy Metal
Apresentação: Júlio Viseu
Rádio Imprensa FM São Paulo

23h - Memória (reprise)
Pesquisa e história
Apresentação: Milton Parron
Rádio Bandeirantes São Paulo

to be continued.......

segunda-feira, 1 de agosto de 2005

Parabéns pelo bom gosto!!!! Paradiso FM no Orkut

Só para ter certeza de que a Paradiso tem comunidade no Orkut acesse http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=518434. Entre lá voando, tá?

Dumont FM de cara nova!

Entre agora mesmo e veja o que os locutores Dumont estão aprontando. Isso mesmo, agora você pode ler os blogs da galera da rádio, fazer comentários...
Outra novidade:você participa on line dos programas da rádio e concorre a prêmios. No instante que o programa estiver no ar, uma janela no site será aberta para você participar.
Quer mais novidades?? Entre no www.dumontfm.com.br e veja pessoalmente!


Equipe Dumont FM

Tutinha na Trip

Na edição de número 135 da revista Trip, temos a presença de Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o Tutinha, na capa.
O foco da entrevista é o sucesso do programa Pânico no rádio e na TV, mas alguns trechos falam sobre seu histórico no rádio, jabá e pop-rock:


Sua inspiração para criar o Pânico na Jovem Pan foram os talk shows do radialista americano Howard Stern?
No começo dos anos 90, ele se destacava muito nos Estados Unidos. As rádios estavam sempre querendo comprar o ouvinte com prêmios, dando ingressos, camisetas, sorteando coisas. E o Howard fazia o contrário. Dizia para o ouvinte “ah, não enche o meu saco” ou “pô, toma vergonha e compra o ingresso!”. Ele quebrou paradigmas, assim como o Big Boy [DJ “malucão” dos anos 70]. Djalma Jorge, personagem que eu criei, também rompia com o comportamento dos locutores. E a idéia que tive pro Pânico era parar de puxar o saco do ouvinte, fazer perguntas para as pessoas que ninguém faria.

Então essa atitude já estava nos programas que você fazia na Jovem Pan na virada dos anos 70 para os 80, como o próprio Djalma Jorge Show?
De certa forma. E isso vem de antes até: quando tinha uns 17 anos, eu já fazia um personagem chamado Mike Nelson, bem nessa linha. Mas fiz o Djalma sempre com o Emílio [Surita, apresentador do Pânico na TV]. Ele é que é a cabeça do Pânico. Trabalha há quase 20 anos na Joven Pan, é praticamente doninho da rádio. Juntos, nós dois praticávamos essa coisa de falar besteira no ar. Muita coisa do Pânico na TV vem direto do Djalma Jorge, a locução em off do Emílio, por exemplo. Outro dia mesmo eu estava comentando com o Luciano Huck que aquilo é imbatível! O Emílio é um puta craque, trabalha pra burro, fica até as 3h da manhã editando. Sem desmerecer o talento do resto da equipe, ele é o maior responsável pelo sucesso do Pânico.

Como está a relação da rádio com as gravadoras agora, com elas em crise? Acabou o jabá?
Jabá não existe, pelo menos na minha rádio nunca existiu. Tudo é ação de marketing, feito com nota fiscal, pagando imposto de renda. Dou anúncio para as gravadoras, tudo certo. Mas hoje elas pararam de investir em música. A rádio se diversificou, vende cross media, tem um departamento grande de eventos. Mudou muito o negócio do rádio, já não é dependente de gravadora. A rigor, nunca foi. A gravadora era uma grana a mais que entrava. Hoje essa grana praticamente acabou.

E eles precisam mais de você hoje em dia?
Sem a Jovem Pan, não estoura música no público jovem AB. Se não tocar com a gente, não estoura. A não ser que entre em novela.

Como você avalia o pop rock brasileiro de hoje?
A música nacional de moleque hoje é muito ruim. CPM22, Charlie Brown, tudo cheio de palavrão, é horrível! Não tem mais poesia! Porra, assim a música brasileira vai pro saco. Quem vai querer ouvir “Zóio de Lula” [do Charlie Brown Jr.] daqui a dez anos? Isso é uma merda, eu sinceramente acho isso uma merda! É preciso fortalecer um movimento paralelo, com artistas como Vanessa da Mata, Luciana Mello, com mais delicadeza. E está cheio de jovem de classe AB ouvindo samba. O moleque não tem o preconceito que o radialista tem.


Infelizmente, ainda não comprei a revista para ler a entrevista na íntegra. Mas sendo uma figura folclórica como o Tutinha, acho que vale a pena.