segunda-feira, 31 de janeiro de 2005

O DIA com anúncios para o Carnaval

Criadas pela Elipse, peças brincam com confetes e serpentinas

Entrando no clima da folia carioca, o Grupo O DIA de Comunicação veicula dois anúncios de oportunidade nesse carnaval. Ambos com criação da agência Elipse, circulam na revista ‘Rio, Samba e Carnaval’ – veículo oficial do sambódromo -, além de publicações internas do Grupo.

A primeira peça, do Jornal O DIA, traz confetes amarelos e azuis formando o logotipo do diário carioca. Já o título faz uma brincadeira com os leitores: “Uma vez por ano a gente esquece um pouco o ciúme e deixa você dar uma olhadinha na revista Rio, Samba e Carnaval”. A direção de arte é de Raul de Santa Helena, com redação de Pedro Dalto e fotografia de Carlos Henrique “Kaike”.

Já a segunda, da FM O DIA, segue a proposta da atual campanha institucional da rádio e reforça o novo slogan - 1º Lugar em Todo Lugar – tendo como fundo uma esteira de praia com motivos carnavalescos ao redor. Raul de Santa Helen assina novamente a direção de arte, com redação de João Roberto, Pedro Dalto e Helena Corrêa.

Maiores anunciantes do Rádio em 2004

A Crowley divulgou a lista dos anunciantes que mais anunciaram em rádio em 2004. As emissoras analisadas operam nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.

Confira abaixo a relação das empresas abaixo e sua participação no mercado, em porcentagem:

São Paulo

DM Farmacêutica – 13,96%
Casas Bahia – 8,09%
Vivo – 4,62%
Banco Bradesco – 4,56%
Banco do Brasil – 3,37%
PFL – 3,24%
Petrobras Distribuidora – 2,82%
PSDB – 2,75%
Semp Toshiba – 2,67%
PPS – 2,24%

Rio de Janeiro

Vivo – 6,36%
Claro – 5,34%
Petrobras Distribuidora – 4,65%
Supermercado Guanabara – 4,61%
DM Farmacêutica – 4,08%
Concessionárias Chevrolet – 4,04%
Casas Bahia – 4,01%
Oi – 3,18%
Unibanco Aig Seguros e Previdência – 3,02%
Banco do Brasil – 3,01%

Belo Horizonte

Telemig Celular – 7,07%
Magrins – 6,63%
Drogaria Araújo – 5,36%
TIM – 3,89%
Governo de Minas Gerais – 3,56%
Oi – 3,38%
Encapa – 3.36%
Prefeitura de Belo Horizonte – 3,34%
Concessionária Volkswagen Carbel – 2.78%
Casas Bahia – 2,44%

Porto Alegre

Jornal O Sul – 24,82%
Claro – 5,04%
Vivo – 4,75%
Chat Amizade – 3,79%
Brasil Telecom – 3,13%
Sesi/RS – 3,11%
TIM – 3,08%
Panvel Farmácias – 2,76%
Governo do Rio Grande do Sul – 2,41%
Plínio Veículos – 2,38%

Curitiba

Vivo – 5,69%
Claro – 5,43%
Governo do Paraná – 3,88%
Concessionária Renault Globo Veículos – 3,64%
Supermercado Condor – 3,50%
Banco do Brasil – 3,26%
Brasil Telecom – 3,26%
Magazine Luiza – 2,72%
Supermercado Angeloni – 2,66%
Fonzaghi – 2,61%

Brasília

CEB – Companhia Energética de Brasília – 8,22%
Brasil Telecom – 7,35%
Governo do Distrito Federal – 5,96%
Vasp – 5,45%
Comercial Pontes – 4,64%
BRB – Banco de Brasília – 4,52%
Star Móveis – 4,41%
Vivo – 3,45%
Claro – 2,93%
Caesb – Companhia de Água e Esgoto de Brasília – 2,46%

Fonte: CBAB

domingo, 30 de janeiro de 2005

OS 25 anos da Rádio Cidade - edição completa no Mundo Rádio

Agora que você ouviu um trecho da comemoração dos 25 anos da Rádio Cidade no site Tudo Rádio, ouça agora mais trechos que estão no site Mundo do Rádio, do nosso amigo Jorge Ribeiro. Valeu, Jorjão!!!

http://www.mundodoradio.cjb.net

Os 25 anos da Rádio Cidade de São Paulo

Clique aqui e ouça em Media Player Tavinho Ceschi lembrando os velhos tempos de Rádio Cidade, na atual Sucesso 969, de São Paulo. A gravação é do site Tudo Rádio.

Músicos pedem a volta da Sinfonia Cultura em protesto

JANAINA FIDALGO
da Folha de S.Paulo
Com trajes negros, os músicos da Sinfonia Cultura, extinta pela Fundação Padre Anchieta no último dia 14, fizeram ontem um concerto-protesto no vão livre do Masp contra o fim da orquestra. Com 55 profissionais, a Sinfonia Cultura questiona os argumentos do presidente da fundação, Marcos Mendonça, para quem a dissolução seria mais digna que a sua manutenção sem as condições necessárias.

Durante a manifestação, os integrantes da Sinfonia Cultura receberam o apoio de representantes da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coral Lírico, que, além de prestarem solidariedade, traçaram um paralelo com as dificuldades enfrentadas pelos corpos estáveis do Teatro Municipal.

"A destruição de uma orquestra não é um fato que pode ser tratado pensando só no lado monetário", disse Fábio Prado, maestro-assistente da Sinfonia.

A vocação para formação de público --a orquestra fazia récitas no Sesc Belenzinho-- e a divulgação da produção de compositores brasileiros são argumentos apontados pelos músicos. O protesto de ontem reuniu, segundo os organizadores, 300 pessoas.

"O que nos preocupa é a ausência dessa atividade que fazíamos. Não há uma orquestra com proposta semelhante", alega o maestro Lutero Rodrigues. "Outra atividade que fica órfã é a atenção dada à zona leste."

Indignados com o fim da orquestra, um grupo de frequentadores das récitas no Sesc Belenzinho participou do protesto. "Não podem acabar com a orquestra. [Mendonça] foi um bom secretário, mas agora está destruindo com os pés o que fez com as mãos", disse o aposentado Heitor Malzone, 81.

Procurada, a assessoria de Marcos Mendonça informou que ele não está no Brasil e não poderia comentar. Em carta publicada hoje pela Folha, Mendonça diz que a escassez de recursos não permite "manter uma orquestra com a qualidade que as orquestras devem ter". Segundo ele, as metas da Rádio e TV Cultura são a digitalização de seu acervo, a modernização dos equipamentos e a retomada da produção.

Sobre as reivindicações dos corpos estáveis do Municipal, como o pagamento do salário de dezembro, uma posição sobre a renovação dos contratos e um novo diretor para o teatro, o secretário municipal da Cultura, Emanoel Araújo, disse que os músicos não têm de "reclamar de nada". "Não é da competência deles se tem diretor ou não."

Araújo disse ainda que terá uma audiência com os profissionais do Municipal na próxima quarta. "Sou artista. A minha sensibilidade está voltada para entender os meus pares", disse. "Quero armar uma política para a secretaria que seja perene. Isso aqui, na minha gestão, não será um puxadinho."

sábado, 29 de janeiro de 2005

À procura de Vicente Leporace

Caros amigos,

Sou jornalista e fui por anos ouvinte de programas como "O Trabuco", de Vicente Leporace; "Varig e Você Juntos na Noite", do Carlos Manzano e Walker Blaz; e o inesquecível "Kaleidoscópio", do Jaques. Vocês têm, ou sabem quem poderia ter, alguns minutinhos desse programa??? Ou até dos que eu citei acima??? São coisas realmente maravilhosas.

Grande abraço,
Manrico Magalhães
São Paulo - SP

sexta-feira, 28 de janeiro de 2005

Entrevistados

Está meio em cima da hora, mas vamos lá:

Teremos dois entrevistados amanhã na Fênix.
O primeiro será Claudio Boriola, um economista que vai dar dicas para os endividados/enrolados/enforcados da vida. Ele escreveu um livro que o jornalista Paulo Henrique Amorim apelidou de "A Bíblia dos Endividados"!
Depois teremos a presença de Amanda Acosta, apresentadora do programa IPC no Ar, da IPC TV/Japão. Ela é cantora e já fez parte do lendário Trem da Alegria.
Amanhã, a partir das 10h da matina (horário brasileiro) tem mais um Kizumba Net.
E mais tarde, às 15h, mais uma edição pela Super Sucesso!!

Cintra visita cidades para divulgar cerveja

Começa nesta quarta-feira, dia 26, o projeto de verão da cerveja Cintra. Trata-se do conjunto de ações promocionais, parte do "Cintra Radioação", desenvolvido pela Carillo Pastore. Em busca de diferentes nichos de mercado as ações serão divulgadas com flashes ao vivo de rádios jovens locais, que informam onde estará a equipe da cerveja.

Os promotores passeiam pelas cidades escolhidas em uma picape Big Foot, distribuindo brindes e fazendo brincadeiras. A ação passará por Campos, Búzios, Cabo Frio e Niterói, no Rio de Janeiro, Vitória(ES)e Mogi Mirim(SP)até o final de fevereiro.

A Cintra também estréia ações de degustação em redes de supermercados em São Paulo e Minas Gerais. A cerveja é oferecida aos clientes por uma promotora em coolers com a nova logomarca.(M&M Online)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2005

Amanhã tem show do Calamidade Pública em Mauá!!!

Atenção, pessoal, amanhã rola, sexta feira, dia 28 de janeiro, show da banda Calamidade Pública na sede da Cobain, na Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Sõnia Maria, na Rua Zequinha de Abreu, no bairro Sônia Maria, em Mauá. O show começa às 18h. Para chegar ao local, pegue o trólebus do corredor São Mateus / ABC / Jabaquara, saindo dos terminais de Santo André, São Bernardo, ou São Mateus e desça no terminal Sônia Maria. Fácil de chegar!!! Esperamos vocês lá. Mais informações com a Dunga (11) 4071-8820. Apoio: Cobain - Cooperativa de Bandas Independentes, Rádio Base, Programa Rota 77 e Cerveja Natan

Por que chora Salomão

Bom dia, brava gente!!!

Como de costume, abro meus olhos, ligo meu rádio de cabeceira e faço uma checagem básica nas rádios paulistanas. Nas FMs, a alegria contagiante, nem sempre sincera, das várias programações musicais está a todo vapor. Fico sabendo pela Jovem Pan que hoje é comemorado os 60 anos da libertação dos prisioneiros do campo de extermínio de Auschwitz, no final da Segunda Grande Guerra.

Pouca atenção é dada a esta data aparentemente. No entanto, uma data como esta não poderia passar despercebida por Salomão Schartzmann, apresentador do programa “Diário da Manhã”, da Cultura FM, de São Paulo. Salomão resolve entrevistar um amigo sobrevivente do Holocausto judeu. O entrevistado mora hoje no Brasil, chegou aqui em 1953, como tantos outros estrangeiros vindos para cá em busca de uma vida melhor, fixou-se e estabeleceu-se sua vida em Brasília. Ele começa a desfiar todo seu sofrimento naquele campo de extermínio nazista, conta detalhes sobre como fora retirado de lá pelos alemães em fuga e relata seu posterior resgate feito pelo exército soviético.

Queixo-me cá com meus botões. Afinal, é mais um depoimento de um sobrevivente igual à dezenas que já ouvi. Mas é curioso constatar quantos detalhes e por menores novos nos são revelados cada vez que ouvimos uma nova versão desta macabra história de terror que fora o Holocausto. Chama-me a atenção o fato de o entrevistado dizer que é “difícil acreditar em Deus, depois de passar por uma drama desses” e de quão bárbaros e bestiais eram os soldados e oficiais do 3º Reich.

Salomão começa a dizer ao interlocutor que lhe vem à memória a imagem de um dia de sua vida, em 1944, em que sua mãe – imigrante judia moradora em Niterói, Estado do Rio de Janeiro – chega à casa onde ambos moravam com uma carta na mão vinda da Europa, dando conta de que seus avôs maternos haviam sido mortos em um desses campos malditos. Algumas semanas depois, Salomão Schartzmann, um brasileirinho de 11 anos, menino alegre e normal como tantos outros, entristece ao saber que seus outros avós morreram também nas mesmas circunstâncias.

O poder do rádio faz com que a gente relembre conceitos inconscientemente adormecidos. O entrevistado expressou sua indignação com o príncipe britânico e sua fantasia de nazista, bem como a apresentação de um carro alegórico, que faz alusão aos nazistas, que deverá será apresentado no desfile de uma escola de samba carioca este ano. Me toquei da importância de nunca, jamais, esquecermos de triste página da História da Humanidade, tal qual fazem os alemães do novo milênio, que proíbem quaisquer manifestações de culto ao nazismo ou ao seu líder, que me recuso a escrever seu nome aqui. Afinal foi um massacre sem igual que dizimou dezenas de famílias judias, eslavas, polonesas, russas, ciganas e de outras etnias, sem a menor piedade. Só não massacrou negros ou africanos porque felizmente não havia nenhum deles na Europa Central de então.

Depois dessa avalanche de emoções e tristes recordações, era impossível o velho Salomão, aquele que um dia fora um menino alegre e tão comum de Niterói, encerrar o programa aos prantos, tentando desejar a mim e aos demais ouvintes um bom dia, coisa difícil para qualquer um de nós até depois de ouvir tudo aquilo.

Há de aparecer ainda algum espírito de porco dizendo que as lágrimas de Salomão foram premeditadas. Mandarei às favas esta “alma suína” que quiser manter esta teoria insincera. Está claro que foi um pranto espontâneo. Felizmente, no rádio de hoje, ainda é possível se perceber que há pessoas de verdade, fazendo rádio de verdade, com emoções de verdade, ainda que possam soar “piegas”, “de mau gosto” ou de qualquer outro adjetivo jocoso. Portanto, mesmo contrariando as regras do bom jornalismo radiofônico, Salomão Schartzmann tem todo o direito de expor suas emoções para falar de algo que nos diz respeito tão de perto. Chore, Salomão, chore!!! É um direito todo seu que aqui, neste humilde mas importante espaço no mundo virtual, defenderemos em nome do bom profissionalismo no Rádio.

Bom dia, brava gente!!!!
Marcos Ribeiro

Zé Paulo de Andrade volta na semana que vem!!!!!

Atenção, ouvintes e fanáticos pela Rádio Bandeirantes: José Paulo de Andrade retorna aos microfones na próxima quarta-feira para reassumir “O Pulo do Gato” e o “Jornal Gente”, ao lado de Maria Lidia e Salomão Esper. Até lá, José Nello Marques e Agostinho Teixeira contibuam pulando 10 minutos mais cedo da cama para comandar os dois programas no lugar do mestre Zé Paulo de Andrade.

Rádio Base em Rota de Colisão

Instale o Real Player, se você ainda não tiver, e ouça a melhor seleção de pop/rock/mpb do rádio na Internet: Rádio Base em Rota de Colisão. Tem Stooges, Raul Seixas, Titãs, Arrigo Barnabé, Disritmia, Olho Seco, Itamar Assunção, UK Subs, enfim, a Nata da Nata da música. Clique e ouça: http://www.radiobase.org/radiosaovivo/realplayer.htm. E clique no plugin Rádio Base em Rota de Colisão.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

Prefeitura contrata mulher de secretário (isso é o de menos nessa notícia!)

PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL
FOLHA DE S. PAULO

A mulher do secretário de Governo da prefeitura, Aloysio Nunes Ferreira, foi nomeada para a Secretaria da Educação.
Jornalista, Gisele Sayeg Nunes Ferreira vai receber em torno de R$ 3.000 líquidos para comandar um programa de rádios comunitárias da prefeitura. A lei não proíbe a nomeação de parentes.
O secretário da Educação, José Aristodemo Pinotti, afirma que "estava procurando gente com capacidade, nem sabia que ela [Gisele] era mulher do Aloysio".
De acordo com Pinotti, a idéia partiu dele, que depois apenas consultou o secretário de Governo. "Convidei a Gisele não porque ela é mulher do Aloysio, mas porque está fazendo doutoramento nessa área", afirmou.
A mulher de Aloysio é formada em jornalismo. Cursou o Centro Universitário do Norte Paulista, em São José do Rio Preto (SP). Sua tese de mestrado na USP foi sobre rádios comunitárias.

----------------------------
Pára tudo, não tô endentendo nada, tô zonzo e quero descer!
O fato de contratar mulher de não sei quem pouco importa, isso acontece todos os anos em todos os cantos desse país.
O que me deixou confuso foi isso: "Gisele Sayeg Nunes Ferreira vai (...) comandar um programa de rádios comunitárias da prefeitura".
Peralá... se, oficialmente, a cidade NÃO TEM rádios comunitárias, pra que serve esse cargo?? Das duas, uma: ou a prefeitura, junto com o governo federal, vai começar um trabalho de oficialização dessas rádios que já operam por aí ou a prefeitura vai trabalhar junto com rádios piratas, passando por cima da autoridade da ANATEL e do Ministério das Comunicações.
Se alguém puder me explicar o que acontece, agradeço!

Brasil pode ser denunciado na OEA por violência contra rádios comunitárias

De acordo com o uruguaio Gustavo Gómez, diretor do programa de legislação e direito à comunicação da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc), o Brasil pode ser denunciado à Organização dos Estados Americanos (OEA) por conta da violência de Estado praticada contra as rádios comunitárias. "De nossa oficina regional, estamos produzindo um relatório e pensamos em denunciar o Estado brasileiro. Poderemos solicitar uma audiência com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da qual o Brasil faz parte, já que assinou o Pacto da Costa Rica, e denunciar as privações contra a liberdade de expressão".

Gómez diz que receberam informações que não apenas mais rádios foram fechadas, mas que a violência aumentou. "A situação se agrava pela própria omissão do Estado brasileiro, já que muitas estão na ilegalidade não por vontade própria, mas porque o Estado impede, com burocracia, sua legalização, e assim empurra para ilegalidade. Exigimos que o Brasil reconheça esse direito (de liberdade de expressão)", diz.

O diretor ainda afirma que, "justamente por não se tratar de um delito, não é um crime de repressão". Ele cita, como exemplo de que a própria Justiça brasileira está dividida, casos de juízes federais brasileiros que não consideram crime o funcionamento de rádios comunitárias sem licença. "A Polícia Federal brasileira e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) têm uma interpretação das leis. Nós e muitos juízes brasileiros temos outra", termina. (Radiobras)


É incrível como uma empresa de comunicação, sustentada com o dinheiro dos extorsivos impostos que EU pago, que VOCÊ paga, perde tempo e espaço precioso com um sujeitinho à toa, que não tem mais o que fazer da vida, que vem de outro país para ficar olhando a bosta que a gente cagou aqui e ainda por cima enche a boca para dizer que ela fede. Essa cara deve ser de alguma organização que defende "direitos humanos" de bandidos lá na sua terrinha. Por que ele não fiscaliza as rádios piratas do país dele, hein?

Ah, e antes que me esqueça: "VAI SE CATAR, SEU URUGUAIO BISBILHOTEIRO!!!!POR QUE VOCÊ NÃO VAI A UMA PRISÃO DE SEU PAÍS VER SE A POLÍCIA ESTÁ PRIVANDO OS PRESOS DE RECEBER VISITAS ÍNTIMAS. APROVEITA E LEVA A SENHORA SUA MÃE PARA VISITÁ-LOS, TÁ?

A baixa audiência da Brasil 2000: leia e comente

"A situação da Brasil 2000 em termos de audiência é delicada. A emissora ocupa as últimas posições do ranking do resultado do Ibope, onde teve uma grande queda em comparação aos resultados dos anos de 2001 e 2002. A Brasil 2000 tem como principais concorrentes a 89 A Rádio Rock e a Kiss FM, apesar de possuir uma programação bem diferenciada."

Esta nota foi publicada no site Tudoradio.com . Embora considere a informação de que a emissora neste momento ocupe os útlimos lugares do ranking de audiência questionável, - uma vez que o referido instituto nega e sonega quaisquer dados apresentados por este blog - nós, eu e Marcos Lauro, fazemos questão de saber qual a sua opinião a respeito. Até porque aqui estamos muito mais preocupados com qualidade de programação - coisa que a Brasil 2000 tem de montão - do que com quantidade de audiência.

Para não descontextualizar o tema, esta nota foi tirada de uma informação veiulcada por aquele site, dando conta que Kid Vinil sairia da direção da emissora - o que ainda não fora confirmado.

De minha parte, só quero avisar aos navegantes que, a Brasil 2000 é uma emissora de cunho educativo, mantido por uma universidade particular paulistana e, até onde se tem conhecimento, não visa lucro necessariamente. Portanto, não é uma rádio comercial, no sentido pejorativo do termo. E, sendo assim, não é concorrente da Kiss FM, muito menos da 89 FM. Não fosse por este detalhe, ela ainda continuaria não sendo adversária direta destas duas emissoras. Embora alguns por aí tentem forçar esta comparação, é bom lembrar que a Kiss - especializada em Classic Rock - tem muito mais concorrência com Alpha ou com a Antena 1, do que com a Brasil 2000 ou até mesmo com a 89. E a 89, por seu estilo que hoje em dia pouco tem a ver com rock, e sim com o pop, é concorrente direta com a Mix FM e, por que não dizer, com a Jovem Pan, Transamérica e a insipiente Metropolitana.

Agora a bola eu jogo para vocês. Escrevam em nossos comments, ok?

Blog Só Rádio entra no ar

Olá, equipe do Comunidade Rádio Base, venho através deste e-mail convidar vocês a acessarem o mais novo Site de Rádios da Internet. Se trata do Só Rádio, especializado no assunto, traz os principais acontecimentos do Rádio em Campinas e Região, além das mais variadas colunas, além disso inclui o Site Rádio Base na Seção Links, confira. Estamos trabalhando incansavelmente para fazer do Só Rádio prestigiado em toda a Região.
Só Rádio (www.soradio.blogspot.com)

Muito Obrigado pela Atenção e Compreensão!!!
Leandro Renato
Paulínia - SP


Boa sorte para você, Leandro, e seja bem vindo ao nosso fórum permanente de discussão sobre rádio, ok? Um abraço e muito obrigado.

domingo, 23 de janeiro de 2005

Projeto criminaliza rádios piratas

A Câmara vai analisar o Projeto de Lei 4540/04, do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que altera o Código Penal para penalizar com um a três anos de detenção os responsáveis por rádio pirata que interromperem ou perturbarem serviços telegráficos, radiotelegráficos, telefônicos ou de radiodifusão. Pelo texto, a pena será dobrada se o crime for cometido por ocasião de calamidade pública.Eduardo Cunha considera que o setor de radiodifusão tem sido prejudicado pelo aumento progressivo de rádios clandestinas. "A criminalização dessa modalidade possibilitará a esse setor, que gera emprego, investe em tecnologia e exerce a relevante função de informar e integrar a Nação, o desenvolvimento de forma plena e sem ameaças", conclui o autor.


Veicular publicidade em rádio pirata pode dar detenção

A Câmara vai analisar o Projeto de Lei 4169/04, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), que estabelece pena de detenção e multa para quem financiar, custear ou veicular publicidade em rádios piratas. De acordo com o autor, a proposta tem o objetivo de aperfeiçoar a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9472/97) para "coibir essa atividade que prejudica o Estado e ao mercado”, afirma. Pela Lei, a pessoa que desenvolve clandestinamente atividades de telecomunicação sofre pena de detenção de 2 a 4 anos, aumentada pela metade se houver dano a terceiros, além de multa de R$ 10 mil. A proposta estende essa punição para quem financiar a instalação, custear a operação ou repassar recursos a emissora ilegal, inclusive mediante a contratação de espaço publicitário.


Fonte: Agência Câmara
-------------------------------
Opa, será que o cerco está se fechando mesmo ou é tudo de mentirinha, como sempre?

sexta-feira, 21 de janeiro de 2005

Mudanças de direção!

  • Não foi renovado o contrato de Kid Vinil na coordenação artística da rádio Brasil 2000 FM.

  • Com menos de um ano de casa, Ricardo Henrique deixa a direção das rádios Tupi AM e Mais FM, da rede CBS. "Minha saída se deve à discordância em relação aos métodos de trabalho e aos pontos de vista da direção", afirma Henrique, que entrou para a CBS para implantar a Mais, uma nova FM jovem, segmentada em rock, pop e dance. Na seqüência, Henrique passou a dirigir a Tupi AM.

Fonte: Magaly Prado

---------------------------------

Eu não duvido de nada que venha da Rede CBS, até aí nenhuma novidade!

Em relação à Brasil 2000, vamos ver (e ouvir) o que acontecerá nos próximos dias. Pelo que pude apurar, o Kid Vinil não se desligará da rádio, continuará fazendo o Happy Hour, programa diário que apresenta bandas novas, entrevistas e notícias do mundo pop. Na coordenação, ficará Rubinho Viana, que já fazia parte da equipe de locutores da rádio.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2005

Rádio Oi! Tudo bem?

Hoje acessei o site da Rádio Oi, de Belo Horizonte, e me surpreendí com sua programação. Pensei que iria ouvir algo popular ou então aqueles pop-rocks que pipocam por aí 20 vezes por dia... mas não.

A programação musical é muito bem montada, mesclando esses sucessos pops citados com artistas não tão conhecidos do grande público. No horário em que eu ouví a rádio tocou Nando Reis, Libertines, Duran Duran e outros artistas, inclusive black music não tão comercial, como LL Cool J.

O único problema é que em mais de meia hora de audição, não ouví uma locuçãozinha sequer... será que está tudo no automático??? Locução é boa e eu gosto!!!!

Mix FM em João Pessoa? Ninguém merece!!!

Andam dizendo por aí que vão inaugurar uma filial da auto entitulada "Rádio" Mix FM de São Paulo no nordeste. A vít..., quer dizer a cidade escolhida foi João Pessoa, a linda capital do Estado da Paraíba. Tinha que ser João Pessoa? Por que não escolhream Salvador, por exemplo? Se o Correio da Paraíba tirou a Transamérica, que tinha uam boa audiência e um bom nome na cidade, para colocar esse picolé de chuchu chamado "Mix", não deveriam nem ter mexido. Do jeito que o forró domina por lá, duvido muito que a novata emissora tenha alguma chance. Na primeira dor de barriga da afiliada, a rádio sucumbe.

Quem deve estar contente é aquele pessoal que fazia parte do fã-clube da Transamérica e que, num rompante de coerência, simplesmente passou a babar pela Mix, desprezando o antigo afeto, como se fosse a pior rádio do mundo.

Quem sai ganhando é a Jovem Pan que agora vai nadar de braçada na frente da concorrência, também na Paraíba. Pelo menos eu torço pra isso.

terça-feira, 18 de janeiro de 2005

Novidades do programa Kizumba Net!

Olá, amigos e ouvintes do programa Kizumba Net!

É com muito prazer que anuncio o início de uma nova fase do programa! Desde 2001 estamos na internet, transmitindo ao vivo todos os sábados, levando um pouquinho de humor e alto astral para todos. Somos os pioneiros na transmissão de conteúdo ao vivo na internet... antes de nós não havia nenhum programa de humor transmitido totalmente ao vivo pela rede aqui no Brasil, somente gravados iam "pro ar". Pois agora faremos muita kizumba também pelas ondas eletromagnéticas!

A partir deste sábado, dia 22 de janeiro, faremos parte também da equipe da rede American Sat/Rádio Super Sucesso, que transmite de São Paulo para cerca de 70 afiliadas, AM e FM, em todo o Brasil. (lista de retransmissoras)

Apresentaremos um programa um pouco diferente do que fazemos pela internet, mas com o mesmo clima e os mesmos integrantes. Teremos um programa de duas horas (na internet são três) com muita música e humor.

Para você que não conheçe ainda o programa e tem uma retransmissora Super Sucesso ao seu alcance, está aí uma oportunidade. Se não tiver, não tem problema... apenas um computador com uma conexão para internet já é suficiente.

Também já está no ar a "Rádio Kizumba"! Entrando em www.programakizumba.net você tem acesso aos melhores momentos de todas as entrevistas realizadas no programa. De Suzana Alves a Trio Mocotó, passando por Luciana Vendramini, Theo Werneck e muitos outros.

Agora não tem escapatória! Pela manhã ou à tarde, o Kizumba está na área.

Serviço:

Programa Kizumba Net.
www.programakizumba.net

Sábados, das 10h às 13h
Rádio Fênix (www.radiofenix.net)

Sábados, das 15h às 17h
Rádio Super Sucesso (lista de retransmissoras)

Marcos Lauro
marcos@programakizumba.net

Um quintal na madrugada

Que tal colocar o "Quintal encantado da Globo", entre duas e quatro da madrugada? Assim, Alexandre Ferreira - ou mesmo o Francisco Carioca - poderiam fazer um programa melhor para se ouvir nas noites sem futebol, não é mesmo? Não dá para veicular um resumo da CBN à noite na Globo, certo? Alguém precisa explicar aos iluminados gênios da comunicação radiofônica do Sistema Globo de Rádio que o lema da emissora sempre foi "Música, Esporte e Notícia". De preferência nessa ordem.

Por falar em madrugada, que fim levaram Bento e Mamão? Evaporaram? Se aposentaram?

A nova programação esportiva da CBN

Paulo Massini, Reinaldo Moreira, Deva Rabinovichi, Raí, Vítor Birner, Jesse Nascimento, Juca Kfouri, Renato Maurício Prado. Este deve ser basicamente o novo "time" que vai assumir a programação esportiva da Rádio CBN, a partir desta quarta-feira. Alguns já fazem parte da emissora. Outros, parecem ser novidades no mercado "radiofônico", muito embora tenham tido suas experiência no veículo em outras eras. A pergunta é: este time dará certo?

A emissora vem alardeando aos quatro cantos que a nova equipe vai inovar as transmissões de futebol. O que será que eles fazer de forma diferente? É bom lembrar que a CBN há pouco tempo tentou uma "inovação", um tanto quanto esdrúxula: fazia transmissão esportiva, sem transmitir a partida necessariamente. Nem é preciso dizer que não deu certo.

Ao menos, esta equipe parece não ter os vícios de algumas outras turmas em outras estações de rádio. Verdade seja dita que o Sistema Globo de Rádio, assim como a Rádio Bandeirantes de São Paulo, vem tentando a todo custo fazer um jornalismo esportivo diferenciado, moderno sem a promiscuidade "comercial" que marcava esta modalidade até alguns anos atrás.

Outro aspecto a ser ressaltado é que finalmente acabará com aquela história de um profissional trabalhar para duas emissoras. Tal expediente acaba por caracterizar uma certa precarização da profissão. No mínimo, estarão criando mais vagas, ainda que poucas, para jornalistas, radialistas, quiçá também para outros profissionais do ramo.

Outra coisa que há tempo se pede neste blog - como se alguém no Sistema Globo de Rádio lesse o que aqui os leitores escrevem - é começar a desmembrar a programação da CBN AM da CBN FM de São Paulo. As possibilidades são muitas, ainda mais numa cidade com 10 milhões de ouvintes em potencial.

No mais, é sentar para ouvir se desta vez o projeto de esporte da CBN vingará. Boa sorte para nós, ouvintes.

FM O DIA lança slogan novo

Para reforçar ainda mais sua liderança, rádio carioca agora assina como “1º Lugar em Todo Lugar”


Para comemorar os 35 meses como líder de audiência do Rio de Janeiro, a FM O DIA lança seu novo slogan: “1º Lugar em Todo Lugar”. O conceito - que começa a ser divulgado essa semana em peças de mídia exterior (outdoor e cemusa) -, vem para pontuar definitivamente a liderança da rádio carioca, que detém ainda a maior média de ouvintes por minuto do Brasil.

Desenvolvida pela agência Elipse, a direção de criação fica por conta de Felício Torres, com supervisão de criação de Raul de Santa Helena. A redação é de João Roberto, Helena Corrêa e Pedro Daltro, com direção de arte de Evandro Braba Melo, André Arthur e Thiago Miranda. O atendimento é de Giovani Marangoni e Erika Persson.

A segunda etapa da campanha institucional, que começa a ser veiculada depois do Carnaval, trará ainda anúncios, filme e spots de rádio.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

Programação gravada???

Alguém sabe se a programação que vai ao ar no domingo na rádio Antena 1, aqui de São Paulo, é gravada??
Nesse domingo, o locutor anunciou a hora "sete em ponto" quando ainda era 18h30. E não ouví nenhuma correção depois.

--------------------------------
Enviei esta dúvida para a Antena 1 e aproveitei para perguntar sobre as músicas nacionais na programação. Eis a resposta:

Olá,


como radialista, deve saber que erros como esses podem acontecer.Quanto as músicas nacionais, a Antena 1 não está mudando! Pelo contrário, está se tornando mais eclética e tentando atingir outros ouvintes, as músicas nacionais estão em fase de experimentação, sendo assim, aguardando informações e opniões dos ouvintes.

Atenciosamente,
Janaina
Atendimento Antena 1


Obrigado pela resposta, Janaína.
Os leitores da Rádio Base e ouvintes da Antena 1 aguardam por novidades.

sábado, 15 de janeiro de 2005

Cansei!!!!! Não aguento mais ficar no quintal?

Que tal se a gente fizer uma campanha pela volta do Agito Geral, com o Maurício Menezes e o Hélio Júnior, às noites da Rádio Globo. Quem apóia? Se você concorda, vamos entupir os emails da Rádio Globo EXIGINDO a volta do programa para as noites de sábado e domingo. Anote o site da Globo: http://www.radioglobo.com.br

E por falar em Rádio Globo, onde está o Adelson Alves, hein?

Bons tempos da Excelsior

É isso mesmo pessoal, bons tempos eram estes em que a gente deixava de lado a televisão a noite e tinha um bom motivo para ligar o rádio e curtir programas que valiam a pena ouvir . Por falar em flash back , tinha um programa na Rádio Gazeta AM 890 , que se chamava "Como é bom recordar" , o apresentador se chamava Paulo Roberto, que não é aquele que trabalhava na radio América AM e depois foi trabalhar na Rádio Capital. Este programa tocava sucessos nacionais como internacionais e seu apresentador era bem descontraído .Este programa noturno foi o inspirador de muitas fms neste estilo.

Não me recordo o ano em que acabou porque as rádios AM modificaram bastante a sua programação nos meados da década de 80. Entendo que todos devam concordar que naquele tempo não existia tanta breguice nas AM como hoje. Inclusive eram poucas as rádios que tinham programação religiosa.

Para encerrar, vale a pena citar alguns programas de flash backs do passado que também eram legais: "Música no tempo", com Antonio Celso na Rádio Bandeirantes AM, das 14 ás 16h, todos os dias; "Flash Back Especial " com Wellington de Oliveira na Rádio Excelsior AM 780, nas noites de sábado e depois com o Ailton Silva. Aliás, alguém sabe onde trabalham estes dois locutores atualmente? O Wellington está sumido. Talvez esteja em Minas, em Muzambinho e o Ailton Silva, que na década de 80 era uma das vozes padrões da Excelsior, eu nunca mais ouvi falar.

Um abraço a todos
Sérgio Santos
Carapicuíba - SP

sexta-feira, 14 de janeiro de 2005

Rota 77 nº 55 - gravando

Estamos terminando de gravar o programa número 55 do nosso amado Rota 77. Nesse programa vai rolar umas músicas dos Garotos Podres que andava em falta por aqui na rádio. também vai ter umas internacionais com Rezillos, UK Subs, Addicts e muito mais. Acessem, acessem, acessem, porra!!!! Em breve estará no ar!!!!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

TRIP FM comemora 20 anos e entra em nova fase

O programa radiofônico da TRIP completou 20 anos em 2004. Com a comemoração, veio o início de uma nova fase. Agora, os ouvintes paulistanos acompanham o TRIP FM pela rádio Eldorado (92,9 MHz) no mesmo bom e velho horário que o consagrou na capital, toda sexta-feira, às 20h. A essência é a mesma, mas nosso talk show vem agora mais turbinado na parte musical e com reportagens especiais de Arthur Veríssimo. Outra novidade é que o programa será finalizado com a previsão do tempo e com boletins do vento, das marés, das ondas e a programação do fim de semana.

Fonte: www.revistatrip.uol.com.br

terça-feira, 11 de janeiro de 2005

Rádios comunitárias organizam protesto

Cerca de 20 rádios comunitárias foram fechadas, em dezembro de 2004, só no Estado do Rio de Janeiro. Na próxima quinta-feira (13/01), o Movimento das Rádios Comunitárias do Rio de Janeiro e a Associação das Rádios Comunitárias de Duque de Caxias vão realizar às 10 da manhã, em frente a ANATEL, na praça XV, um ato público em repúdio à repressão contra as rádios comunitárias e em defesa da democracia dos meios de comunicação no Brasil.

Fonte: www.ojornalista.com.br
-----------------------
Ô povo que não aprende nunca! Se as rádios foram fechadas é porque estavam fora da lei. Estando fora da lei, não são mais comunitárias, e sim PIRATAS!
ANATEL, venha dar uma olhada nas "comunitárias" aqui de São Paulo, por favor!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2005

Rota 77 nº 54 - no ar nesta terça-feira

Entre em nosso site http://www.rota77.rg3.net - e ouça a nova edição do Rota 77, rock da periferia, e ouça um miniespecial vom bandas punks da argentina: Arma Natura, Muerte Lenta, Kome Mierda e muito mais. Rota 77, rock da periferia, apresentação de MArcos Ribeiro e Barata do DZK. Disponível agora em Real Player e Media Player a partir desta terça feira, dia 11. Valeu!!!!

Rádio Fênix de cara nova

Para começar o ano de 2005 diferente, a Rádio Fênix resolveu estreiar o seu novo site.
Agora, acessando www.radiofenix.net você já pode ouvir o som da rádio sem abrir janelas pop-up ou clicando em links. O som já rola direto, com controle de volume no topo da página. Se você quiser escolher a qualidade do áudio, clique em "Som em janela pop". Aí sim, vem a clássica janelinha com as alternativas de qualidade sonora: baixa (20 kbps), média (32 kbps) ou alta (64 kpbs).
O visual também está mais leve, deixando a navegação mais ágil e simples.
A rádio conta agora com duas salas de bate papo. Uma para você que quer pedir músicas (sim, a programação é montada na hora, baseada nos pedidos musicais do chat!!!!) e outra para você que quer simplesmente bater um papinho com outros ouvintes.
Em breve, a Rádio Fênix virá com mais novidades na sua programação, como por exemplo um programa de esportes transmitido ao vivo, direto do estúdio no Japão.



Rádio Fênix - a rádio dos brasileiros no Japão
Por aqui, os seus melhores amigos!
www.radiofenix.net

domingo, 9 de janeiro de 2005

FM O DIA realiza Projeto Verão da Alegria

Em parceria com a Skol, a rádio carioca líder de audiência promove shows gratuitos nos finais de semana de janeiro

Para entrar no clima da estação mais quente do ano, a FM O DIA (110,5 MHz) vai incendiar os finais de semana de janeiro com o Verão da Alegria: projeto da rádio carioca em parceria com a Skol que vai promover shows gratuitos para moradores de Niterói, Baixada Fluminense e Zona Oeste do Rio. No total serão quatro shows, um a cada fim de semana.

A estréia é nesse domingo (09/01), às 17hs, na Praça da Apoteose da Vila São Luis, em Caxias. Os grupos Nosso Sentimento e Disfarce abrem a festa, seguidos pelo grupo de lambaeróbica Dany Boy e do DJ Tubarão, que promete agitar com o melhor do funk e do hip hop. Fechando a noite, a galera do Pique Novo e uma bateria de escola de samba. O locutor Fernando Ribeiro (Cabeção), David Brazil e a equipe da FM O DIA também marcam presença no evento.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2005

O que andam escrevendo sobre o rádio por aí?

O Tribunal de Contas da União determinou à Radiobrás não renovar contrato com a empresa Toda Onda Comunicações Ltda., que produz o programa de rádio "Café com o Presidente". O TCU considerou irregular a contratação, sem licitação, por alegada especialização.
A Radiobrás alegara a "empatia" e "confiança" entre o jornalista Luiz Henrique Romagnoli, gerente da Toda Onda, e o presidente Lula. Romagnoli criou o programa nacional do PT, em 2003, e a campanha de rádio do candidato Lula em 2002.
O TCU não viu má fé, locupletação ou tentativa de fraudar a lei. Mas várias empresas poderiam executar a tarefa, e o tribunal citou como "exemplo mais óbvio" a agência de Duda Mendonça, para a qual Romagnoli trabalhou. Ou a Radiobrás.

Folha de S. Paulo, coluna Painel
7/1/2005
-----------------------------------------
Quanto mais as rádios tocam música sertaneja, mais gente se mata. Roqueiros desolados? Pior.
Segundo dois estudos americanos, o problema está nas letras. Temas decorrentes sobre traição e deprês motivariam suicidas a agilizar os planos. A pesquisa levou o último "IgNobel de Medicina", com mérito.

Revista Superinteressante, coluna Supernovas
Ed. 207 - dezembro/2004

Rádio Oi FM entra no ar em Belo Horizonte

A Rádio Oi FM entra no ar nesta quinta-feira, dia 6, em Belo Horizonte (MG). A emissora é resultado da parceria entre a operadora Oi e o Grupo Bel, que tem a concessão para a exploração do canal de rádio. A programação é baseada em música e em serviços que privilegiem a interação com o público.

A emissora vai operar na freqüência de 93,9 MHz e também será transmitida pela internet, pelo site www.oifm.com.br. O Grupo Bel é responsável também em Minas Gerais e no Distrito Federal pela MTV e por publicações voltadas para o público jovem. No lançamento, o sinal da Oi FM atingirá Belo Horizonte e região metropolitana.(Meio e Mensagem Online)


Será que a Oi FM terá anúncios da Tim e da Vivo?

Programas que fazem falta no rádio ( e como fazem!!!)

Programas que fazem falta no rádio e que saíram jamais deveriam ter saído do ar!!!!!! Que horror!!!!!!!

Black Beat, com Xis - Rádio Sucesso (2004)
Get up, Xis - Jovem Pan (2002)
Onda Urbana - Rádio Sucesso (2001-2004)
Novas Tendências, com José Roberto Mahr - 89 FM e Rádio Cidade (1985-1992)
American Top 40, com Emílio Surita - Jovem Pan 2 (1985-1988)
Na Batucada da Vida, com Tarik de Sousa - Rádio JB AM (1990)
Rádio Bizz, Bandeirantes FM (1989)
Música Brasileira, com Madeleine Alves - Cultura FM (1985)
89 decibéis, com Everson Cândido - 89 FM (1986)
Good Times, com Sérgio Bocca - Globo FM (1985-1989)
Agito Geral, com Maurício Menezes e Helio Jr - Rádio Globo AM (2000-2001)
A turma da Maré Mansa, com Antonio Luis - Rádio Globo AM (1985-1992)
Rockstroth, com Don Charles e Gandolf - FM 97 (1986-1991)


Daqui a pouco tem mais. Mande sua lista para cá também para o email blogradiobase@hotmail.com


Cade o Cacá, Record?

E não é que a Rádio Record, sem mais nem menos, tirou o programa "Debate Boca", com o excepcional Cacá Rosset, e colocou um insipiente programinha de forró no ar? O que houve, afinal? Será quealguém da cúpula da rádio ou algum figurão de lá ficou enciumado porque a atração ganhou o prêmio da APCA como o melhor programa de humor do rádio paulista? Ou será que ele vai ganhar um programa de Tv, o que não seria má idéia? Aguardamos respostas da emissora.

Lucille Ball, a nossa garota da capa

Amigos e colegas, Foi uma honra para mim ver na abertura do Portal Rádio Base o meu gif "I Love Lucy". Só posso agradecer dizendo "I Love yours"

Roberto Miller
São Paulo - SP


Nós também o amamos, mestre. Obrigado.

Às próprias custas

Olá, pessoal do Rádio Base,

Lendo sobre a Rádio Bandeirantes AM 1360 KHz do Rio, me veio a lembrança a história da Rádio Bandeirantes AM 640 KHz de Porto Alegre. Essa emissora foi adquirida pelo Grupo Bnadeirantes em 1983, até então era a Difusora AM, juntamente com a TV Difusora canal 10, e Difusora FM 94,9 MHz (atual Ipanema FM). A programação seguia a linha da matriz de SP, mas quase totalmente local, e com uma boa equipe de esportes.
Até que em 1990 no auge da crise causada pelo plano Collor, a emissora foi praticamente desmantelada, tendo horarios alugados e a equipe de esportes demitida.

Numa situação parecida com a vivida pela emissora carioca. O Grupo Bandeirantes chegou a receber uma proposta de arrendamento pra uma igreja evangélica em 1993, que só não foi concretizado porque o novo diretor da Bandeirantes no RS apostou que o fortalecimento do grupo no sul se daria a partir da emissora AM, e passou a reinvestir na emissora, com novos profisionais, ocupação dos horários com programação própria e um novo transmissor de 50 Kw. Quem sabe a emissora carioca
encontre seu espaço no dial carioca como a Band gaúcha achou seu caminho, mesmo num mercado disputado como o do rádio AM gaúcho.

Abração e ótimo 2005!!!!!
Getulio Suman Filho
Porto Alegre - RS


Pois é, né, Getúlio, quem sabe a Bandeirantes do Rio não se reergue criando uma programação própria - como está tentando a Rádio Livre - e não apenas alugando horários a torto e a direito? O mercado do Rio e Janeiro parece ser desprezado pela s empresas de comunicação sediadas em São Paulo e isto é um erro. Taí a Globo e a Jovem Pan que não nos deixam mentir.... Um abraço e continue com a gente.

Uma Rádio Livre no Rio de Janeiro

Olá,gente!

Como vão? Espero que bem, pois tenho uma notícia interessante. Desde hoje, 1º de janeiro de 2005 a rádio 1440 AM, do Rio de Janeiro, passou a se chamar RÁDIO LIVRE. Esse é o nome da rádio: RÁDIO LIVRE. Desejo sorte ao pessoal que trabalha nos 1440 KHz da Rádio Livre. Vou citar alguns deles: Alpa Luís, Pedro Lucas, Arnaldo
Magalhães, José Cunha, Uébert de Souza, Adriana Araújo, Cláudio Ferreira, José Carlos Cataldi, Jorge Conzendei, Wellington Campos, Luiz Carlos Silva(o Lula - ex-Rádio Globo), Jorge Bacarin e o padre Delair Cueva.

Boa sorte à todos (inclusive os não citados por mim, que trabalham na Rádio
Livre) e um feliz 2004!

Abração de:
André Luis Alves de Amorim
Rio de Janeiro - RJ

quarta-feira, 5 de janeiro de 2005

terça-feira, 4 de janeiro de 2005

Algo mudou na 89...

No programa "Tarja Preta" da última segunda-feira, dia 27 de dezembro, o apresentador João Gordo repetiu por várias vezes que aquele era seu "último programa na 89". Falava num tom de brincadeira, mas nunca se sabe...
Ontem, o produtor do "Tarja Preta", Thiago DJ, não apresentou o seu programa "Bate Cabeça" e hoje o programa do João Gordo não foi ao ar.
Aguardem mais informação aqui no blog, amanhã.

domingo, 2 de janeiro de 2005

Nova Notícia

Olá meus amigos...
A partir desta segunda-feira, dia 3 de janeiro, estarei produzindo e apresentando o jornal Nova Notícia, que vai ao ar de segunda a sexta, entre 6 e 8 da manhã através da REDE NOVA BRASIL FM (SP...89,7mhz). Ao meu lado, apresentando o programa comigo, Luciana de Melo.
Abrigado pessoal, acompanhem o programa e mandem sugestões!!!
Até segunda-feira, as 6 da manhã!!!

Rodrigo Lobo

-----------------
Um abraço, Lobo! Boa sorte!