sábado, 24 de dezembro de 2005

O pior de 2005: as mexidas essebetianas da Globo

Do Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro

Data: Sun, 03 Jul 2005 18:38:06
De: "Diego Andersen"
Assunto: COMO SURGIU A CBN NO FM CARIOCA

Amigo,

Postei isso no Orkut, na comunidade Sistema Globo de Rádio...

A recente falta de respeito do Sistema Globo para com o Rio começou com a tentativa de transformar a Globo AM em rede. Demitiram vários apresentadores cariocas (até o Haroldo de Andrade) e tentaram transformar os paulistas em donos dos horários de ponta. Demitiram os melhores noticiaristas cariocas do Globo no Ar. Chegaram até a colocar insistentemente os narradores esportivos da Globo/SP nos jogos de times cariocas jogados em SP. Ah, com certeza o ouvinte carioca do Panorama Esportivo adora saber que o jogador Jeca Tatu do Quinze de Pindamonhangaba teve o dedo do pé direito machucado no treino para o jogão contra o Anhangabaú, fato comentado em detalhe pelo fantástico comentarista Paulo Roberto Martins com seu sotaque do interior do interior de SP.

Resultado... a Tupi fez molecagem de garotinhos (desculpem o trocadilho) e lançou o lema "Tupi Rio 24 Horas". Conseqüência: audiência Tupi disparou, audiência Globo despencou. A Globo AM agora corre atrás do prejuízo. Depois, sem saber o que fazer com a concessão dos 1180 kHz, jogam no ar uma parceria com o Viva Rio. Ninguém merecia ouvir aquilo, na histórica freqüência que um dia fora da própria Globo AM e que já pertencera a uma saudosa Rádio Eldorado.

Aí pensaram "como podemos desrespeitar mais o ouvinte carioca?" - algumas cabeças pensantes resolveram lançar uma vitrola que toca pagode e samba o tempo todo. Não se pode recomendar isso nem para o assassino da própria mãe. E pior ainda, para triturar o ouvinte carioca, jogam nessa coisa o nome e as vinhetas da legendária Rádio Mundial, que pautou a adolescência de muitos de nós em 860 kHz.

As mesmas cabeças pensantes do SGR não se contentaram. "Tem mais alguma coisa que o carioca gosta do Sistema Globo?", se perguntaram. E chegaram à conclusão que tinha: a Globo FM. "Ah é? Então tá". E assim surgiu a CBN com seus âncoras paulistas na FM carioca.

Abraços!
Diego

8 comentários:

Rodney Brocanelli disse...

Bairrismo é foda. Ninguém fala nada quando na década de 70 a TV Globo impunha ao telespectador paulistano as coisas do Rio. Alguém aí lembra da novela Água Viva? Um pouco antes, ninguém reclama da hegemonia da Rádio Nacional em todo o país.

Rodney Brocanelli disse...

Ah, lembrei de outro caso: quando a Manchete estreou em 1983, ela não tinha programação regional para SP. Lembro que no dia da inauguração vazou para os paulistanos a vinheta: Rede Manchete, canal 6, Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Isso é coisa de carioca com dor de cotovelo...se vcs aí não sabem fazer rádio, azar o de vcs...fo...m-se! Se a própria Globo que é a mais carioca das empresas não consegue achar nenhum carioca que preste para criar e produzir programação, tendo que vir atrás de nós, paulistanos (e não paulistas, seu prego), para fazaer alguma coisa que preste e gerar para todo o Brasil é porque vcs não trabalham direito...aliás, disso todo mundo sabe, que o Rio é terra de traficante e vagabundo!

Anônimo disse...

Sou um amante do radio e um leitor do radio base, estou sempre conferindo as noticias e as mensagens que pessoas inteligentes deixam quase sempre para nos informar sobre o que esta acontecendo no meio, pena que tem pessoas que a usam inadequadamente, como a de alguns ai em cima.

Anônimo disse...

Ah, cala essa boca Rogéria!

Anônimo disse...

Na Rádio Globo atual, só se salva o "Globo Cidade", o "Quintal da Globo", o esporte, o "Agito Geral", parte do "Madrugada Globo", o "Revista de Sábado",o "Domingo da Globo" e o "Show do Antônio Carlos". O resto está uma droga. Acho que a falta de respeito da Rádio Globo com seus ouvintes começou com a demissão do Sílvio Samper nos fins de 1994, depois foram as demissões do Luiz de França e do Washington Rodrigues nos fins de 1998, logo, foi a demissão do Haroldo de Andrade no meio de 2002 e, recentemente, a demissão sem explicação do Francisco Barbosa em Julho. A concorrência agradece. Por falar em concorrência, a Rádio Haroldo de Andrade está no ar, além do Haroldão, estão Cidinha, Áureo Ameno, Mário Esteves, Haroldo Júnior, Hélio Júnior e Zeca Marques (outro que pode ter sido vítima do desmando do Sistema Globo de Rádio.Ele trabalhava na 98 FM).

Marco Antonio Ribeiro disse...

Não se preocupe, Rogério. Comentários apócrifos estão sendo limados sistematicamente. Se o cara não tem peito para fazer um comentário e se identificar não tem o direito de usar este espaço. Meter o pau sem dar a cara a bater é fácil. Nem precisa ter "aquilo roxo". Aliás, nem precisa ter "aquilo". Agora o que o "ilustre desconhecido" disse não é verdade. O rádio carioca até a década de 80 sempre foi melhor do país. Era mais ousado e mais criativo do que o paulista de um modo geral. O pessoal de São Paulo sempre foi meio "bundão" para querer se arriscar em algo novo, principalmente a turma que fazia FM. Ainda hoje o é. Tanto é que qualquer inovação acaba se destacando do panorama geral. Entretanto, sou obrigado a concordar que tanta criatividade carioca não salvou o dial do outro lado da Dutra da bancarrota e preciosíssimos canais foram entregues ao comércio do "altar eletrônico" e da calhordice política disfarçada. Pelo seu histórico, definitivamente, a radiofonia carioca merecia um destino mais nobre.

Anônimo disse...

ô, Rodney, se você não tem argumentos convincentes, fique quietinho!!!! Não sei se você percebeu, mas o assunto aqui é rádio, não televisão aberta, ok?