sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

A música pop, via satélite, nas ondas do rádio

Nos últimos 15 anos, o Rádio brasileiro vem tentando aprimorar a sua penúltima fronteira: a transmissão em rede, via satélite. No início dos anos 90, esta forma de difusão, que precocemente havia chegado à Tv junto com o sistema em cores, ainda era inexplorado pelas emissoras de AM e FM, por falta de perspectiva. É sabido que o Rádio é um veículo de comunicação eminentemente local, que fala com o dia-a-dia do ouvinte. No entanto, em um país continental como este as ondas radiofônicas são um meio ideal para a integração nacional, por sua velocidade, baixo custo e agilidade.

Coube às grande empresas de radiodifusão o pioneirismo pelo uso e a criação de uma programação via satélite, tal qual já acontecia na TV. O primeiro formato a ser experimentado foram as das rádios FMs voltadas para o público jovem. A Rede Transamérica e a extinta Rede Cidade foram as primeiras a apostar neste segmento. Em uma época atual, em que a grande tendência e sensação do mercado é justamente a radiodifusão de notícias 24 via satélite, a Rádio Agência resolveu investigar a quantas andam as redes de rádio FM voltado para o público jovem. Das dezenas de redes de rádio de todos os gêneros que se estabeleceram pelo país afora, somente 4 atuam no segmento jovem a nível nacional Jovem Pan, Transamérica, Mix, e Rádio Rock.. Coincidência ou não, elas estão sediadas em São Paulo, a capital econômica do país. Apostando no pesos de suas marcas e na qualidade de sua programação e comercialização, estas redes deixam implícito que a briga é para valer pela melhor fatia do mercado radiofônico. (Marcos Ribeiro)

Leia nas postagens a seguir

3 comentários:

Anônimo disse...

Será que é hoje o último dia em que a frequência 91,3 será ocupada pela Igreja Internacional da Grana...ops, da Graça ou sei-lá-o-quê?

Em nome de Jesus, saia desse corpo que não te pertence!

Itapema - RBS, sejam bem-vindos!

Anônimo disse...

Seja bem vinda em São Paulo Itapema fm!

Anônimo disse...

Quando é que a Itapema vai entrar no ar em São Paulo mesmo? Aguardo ansiosamente.