segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Palestra sobre ondas curtas na USP


Eu [o Cassiano]e o Moura, estivemos segunda-feira passada, dia 26, na ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) em um evento sobre o dia do rádio, graças à divulgação do colega da lista o Flávio Archangelo.

Uma das pessoas presentes foi a jornalista Márcia Detoni(ex- BBC), diretora do serviço de rádio da Radiobrás, que de maneira muito educada e profissional conversou conosco. Entre as informações que ela nos passou, foi que a Radiobrás não está mais transmitindo em ondas curtas com destino ao continente africano, por problemas técnicos e o mais triste é que provavelmente não voltará a transmitir para nossos irmãos africanos. Outra notícia é que a atual direção está procurando colocar programação da Radiobrás em emissoras africanas nos moldes do que a BBC vem fazendo aqui no Brasil com a CBN e outras emissoras. Entre outras informações temos a destacar o incentivo e apoio por parte da emissora Radiobrás, da criação de um grupo de 9 emissoras na região do Alto Solimões, porque nesses locais a questão da comunicação é muito precária e o rádio tem uma penetração mais fácil e barata. As emissoras terão uma espécie de conselhos que dirigirão a emissora, no sentido de impedir seu uso político.

Outro assunto debatido, foi a questão do programa radiofônico obrigatório A Voz do Brasil, que segundo a jornalista, não é uma responsabilidade do executivo, mas do legislativo. Ele informou ainda que as pesquisas apontam que o Estado que mais repudia o programa A Voz do Brasil é São Paulo, mas há Estados que não são tão contrários ao programa. Com relação as emissoras que pertencem a Radiobrás, minha surpresa, foi saber que a emissora do grupo que transmite de Brasília, a Rádio Nacional, é a segunda colocada no "ranking" das mais ouvidas na capital federal, perdendo apenas para uma emissora evangélica. O José Moura perguntou a Márcia sobre os QSLs, que muitos reclamam não receber e a Márcia disse que essa reclamação existe e que espera poder conversar com os responsáveis sobre isso, mas tudo depende de verba.

Por último a notícia mais importante é que o atual governo pretende transformar a Radiobrás em uma emissora pública nos moldes da Rádio Canadá Internacional, deixando de ser uma emissora do governo, ou seja uma estatal. Dessa maneira, nós que ouvimos emissoras internacionais, sabemos que emissoras assim, não estão a serviço de nenhum governo que esteja no poder, mas a serviço do país. Ela citou a RCI, porque no Canadá, como acontece no Brasil, não se paga para ter um aparelho em casa, como acontece na Inglaterra, que tem a BBC.

Cassiano Macedo
Aparecida - SP

(Do "Notícias sobre rádio", do Uol)

Nenhum comentário: