domingo, 30 de outubro de 2005

Última notícia sobre a Brasil 2000 FM

Alguns leitores já chegaram a reclamar que só escrevemos sobre a Brasil 2000 FM, que não é só essa rádio que existe no dial, etc. Para estes, tenho uma boa notícia: essa é a última vez que escrevo sobre a Brasil 2000 FM. Ela vai acabar mesmo...
No próximo mês, segundo conversas que tive com pessoas ligadas à rádio, surge uma rádio esportiva nos 107,3 Mhz, do Grupo Bandeirantes. Oficialmente é apenas uma parceria, mas sabe-se que a nova proposta ocupará toda a programação da rádio. Nem os ex-funcionários sabem muito bem, já que não houve nenhuma reunião para informar sobre o fato. Apenas comunicados no mural da rádio se encarregavam de manter todos informados. Sabem também que apenas a diretoria permanecerá. Todos os outros funcionários serão dispensados (já estão sendo, aos poucos). Os programas também vão abandonando a rádio, conforme vão sendo comunicados.
Particularmente, tenho um carinho muito grande pela Brasil 2000. Sempre gostei de rádio, mas quando comecei a ouví-la (lá pelos idos de 1994/1995) meu interesse aumentou muito mais. Era a época da dupla Maia/Tatola, auge da rádio. Locutores como Daniel Daibem, Osmar Santos Jr. e Sandro Vieira, além da dupla de comandantes, carregavam a rádio no gogó. Tenho gravadas algumas participações minhas no D.D.O. (Discagem Direta do Ouvinte, programa onde o ouvinte pedia sua música, ao vivo), pois era um ouvinte ativo e sempre ligava. Já perdí as contas de quantas vezes já fui até a "casa da Brasil" ("apelido" dado à sede da rádio) para buscar prêmios. Cds, DVDs e até bicicleta já ganhei ... e ainda tenho tudo aqui, guardado. Nunca me esqueço do dia do show do Oasis, no Anhembi. Minutos após o show, Tatola chega à rádio e diz: "Seguinte, acabei de chegar do Anhembi e tenho o show do Oasis gravado, inteirinho, num MD". Em seguida, os ouvintes puderam acompanhar o show na íntegra, alguns minutos depois de ter terminado. Também tenho isso gravado aqui... histórico.
Pode até parecer meio brega, sentimentalóide, mas eu tinha um sonho. Meu sonho era de ocupar, por um dia que fosse, o estúdio e o microfone por onde já passaram tantos profissionais que eu admiro. Nas vezes em que entrei na "casa" já sentí aquele clima bom e saudável que havia na rádio, com todo mundo trabalhando com um mesmo intuito: fazer e tocar Rock 'n' Roll!
O sonho acaba. Segundo alguns, porque a rádio não dá lucro. Também, coitada da Anhembi Morumbi, uma instituição tão "pobre" que o prejuízo da rádio deve fazer falta no final do mês mesmo... Outros dizem que é o péssimo resultado no IBOPE, a causa. Engraçado isso. Em qualquer balada Rock 'n' Roll que se vá hoje em dia, a rádio mais ouvida é a Brasil. Em shows, o mesmo. O que acontece então? Porque a rádio não consegue o retorno financeiro esperado?
Logicamente, vendo o acontecimento pela minha ótica profissional, o fato nem é tão ruim assim. Vamos perder uma rádio que já havia perdido o seu foco há um certo tempo (trocou muitas vezes de coordenador - Lélio Texeira, Pastor, Kid Vinil e Rubinho/Osmar Santos Jr. - e um desses chegou a tocar até MPB) e vamos ganhar uma rádio que deve dar uma mexida no mercado, assim como aconteceu com a chegada da Band News FM. Mas quis fazer esse texto propositalmente levando para o lado sentimental, pois sei que muitas pessoas vão se identificar. A Brasil não tinha ouvintes, tinha fãs, seguidores! Eles se interessavam pela programação da rádio, participavam e comentavam sobre os programas.
Enfim, torço também para que a Band Sports FM dê certo. Como profissional de rádio, não tenho o direito de querer agora ficar com "raivinha" da Band por causa disso. Eles também são profissionais e sabem fazer um ótimo trabalho, admirado por muitos, inclusive por mim. Colocando uma rádio de qualidade no ar, o Grupo Bandeirantes se torna o mocinho dessa história toda. Eles estavam procurando uma frequência e acharam: os 107,3 Mhz.

Considerações

- Vitão Bonesso, que sobreviveu a todas as crises da rádio, deve estar procurando uma nova casa. A lógica seria a Kiss FM, mas lá talvez ficaria preso ao formato Classic Rock. Aguardamos notícias.
- A 89 FM, sem concorrente direto, deve disparar e ultrapassar suas concorrente mais pops na preferência do ouvinte. Ainda mais agora, com essa promoção para o show do Pearl Jam, que só no 1º dia já vendeu mais de 10 mil ingressos. Ninguém segura a 89.

6 comentários:

Marco Antonio Ribeiro disse...

E o pior de tudo, caro Xará, é que eu não consigo ver luz no fim do poço, como diria nosso Presidente da República. Será por causa dessas coisas que o revival dos 80 anda tão forte? Como estará o nosso dial daqui a 10 anos? Falta uma dose de Utopia para o "consumidor de mídia"? Alguém tem a resposta?

Anônimo disse...

Muito triste...sinceramente quase chorei lendo o seu post. A rádio, como voce havia mencionado, já tinha acabado faz tempo, mas o fechamento da "casa da Brasil" mata qualquer esperança que ela ainda pudesse ser reerguida e voltar aos bons tempos da dupla Maia/Tatola.

A vida continua...vamos nessa!

Abs,

Flavio Canuto

Rodney Brocanelli disse...

Perfeito seu texto, Marcos Lauro. Emocionado e equilibrado ao mesmo tempo. Infelizmente, foi a própria Brasil 2000 que porcurou esse desfecho. A rádio , infelizmente, começou sua derrocada quando sairam Maia e Tatola. Eu já ouvi algumas histórias a respeito desse episódio, portanto não posso entrar no mérito da questão. Só sei que na época deles, a rádio tinha audiência média de 30 mil ouvintes por minuto. Nos ulitmos tempos, ela tinha apenas 6 mil.

Anônimo disse...

Realmente é uma pena que a Brasil 2000 acabe. Eu a conheci com 11 anos de idade, em 1987, no tempo em que ela tocava de tudo. Lembro de um programa que tinha no começo da tarde, que era apresentado por um casal de locutores (o locutor tinha o sobrenome Viana, se não me engano) aonde o ouvinte votava entre duas músicas e no final a vencedora ganhava. Eu era fã do Kid Abelha e ligava várias vezes para o Kid Abelha ganhar...hehehe Era um programa simples e interativo, o ritmo da rádio era mais "calmo", e eu sempre conseguia ser atendido, ao contrário das outras rádios, cujo telefone só dava ocupado. A rádio tinha um clima de "interiorana", sei lá. Eu me sentia ouvinte "de verdade" nessa época da Brasil 2000.

É uma pena.
Meus pêsames.

P. S.: e enquanto isso, a Paradiso continua sem encontrar espaço no dial aqui de São Paulo...

P.S. 2: apesar da digitalização que está por vir, é preocupante que o FM - que ainda é a única frequência em que se pode ouvir música com som de qualidade - venha se tornando cada vez mais falado e menos musical, graças ao Grupo Bandeirantes, ao Sistema Globo e às "igrejas" do tipo pequenas igrejas grandes negócios. Que desperdício...

P. S. 3: vocês já repararam que a Bandeirantes já acabou com 3 opções de rádios musicais, sendo 1 de gosto discutível, mas de grande tradição (Cidade, depois Sucesso FM) e 2 de qualidade (Brasil 2000 e VIP FM 90,9)? Aliás, a VIP estava com uma programação fantástica no seu final, e com o sinal muito bom aqui em SP. Tudo isso é muito triste...eu não sei mais o que se pode entender pelo conceito de concessão pública.

Anônimo disse...

Vocês vêem como são as coisas, né? Vê só o cenário que tinhamos no rádio há três anos atrás e o que temos hoje: A 89 já era, Vitão Bonesso sumiu, a Kiss tá quase uma antena 1, e a Brasil continua sendo uma rádio rock, embora muito longe da época do Maia e Tatola. Cada dia mais, nós que curtimos um bom e velho Rock temos menos opções na hora de ouvir rádio. Isso sim é triste, muito triste.

Unknown disse...

Piorou mto em 10 anos, passaram 13 e qta saudades desse tempo!