sábado, 8 de outubro de 2005

Comunidades sobre rádio no Orkut

Estava dando uma vasculhada nos nossos arquivos e ví que no dia 18 de agosto de 2004, eu e minha imensa paciência fomos pesquisar no Orkut quais eram as comunidades de emissoras de rádio que mais tinham membros.

O resultado foi esse:

1º - Kiss FM (102,1-SP) - 3024 membros
2º - Ipanema FM (94,9-RS) - 1108 membros
3º - 89 FM, A Rádio Rock (89,1-SP) - 635 membros
4º - Jovem Pan (rede) - 463 membros
5º - PopRock FM (rede-RS) - 301 membros

Hoje, mais de um ano depois, resolví dar uma olhada novamente. E veja no que deu:

1º - Kiss fm - Classic Rock (102,1-SP) - 39007 membros
2º - 89 FM, A Rádio Rock (89,1-SP) - 38960 membros
3º - Metropolitana FM- Eu Aprovo!!! (98,5-SP) - 8618 membros
4º - Fm o Dia (100,5-RJ) - 7209 membros
5º - Jovem Pan (Rede) - 5615 membros

Pelo que deu pra perceber, a Kiss continua dominando o Orkut, mas a comunidade da 89 está bem próxima. Esse crescimento pode ter sido causado pelo investimento que a rádio tem feito na internet, colocando conteúdos exclusivos para os internautas e disponibilizando parte de sua programação no formato de podcast (leia mais sobre essa ferramenta em breve, aqui no blog).

Já a Metropolitana mostra que não cresceu somente no IBOPE. Pra quem nem aparecia nesse top 5 em agosto de 2004, está de bom tamanho.

Se você conhece alguma comunidade que não apareceu aqui e tem participantes o suficiente para figurar no top, me mande o link para eu verificar e corrigir, ok?

4 comentários:

Anônimo disse...

Tem um programa na rádio Jovem Pan Rio que se chama DE PAPO NO AR. Este programa tem mais de 130.000 membros em sua comunidade no Orkut.

Dê uma olhada.

Abraço!

Anônimo disse...

Olá pessoal...Acho q o fato da Kiss está no topo da lsita, não é nem tanto pela audiência, mas principalmente por causa das mudanças de locutores e programação. Andei faço parte da comunidade no Orkut, e muitos reclamam da troca constante de comunicadores e da repetição de músicas na programação. Ah, outro detalhe q deixa a Kiss em 1° lugar é o fato de os próprios locuotres fazerem propaganda da comunidade do Orkut no ar...isto acaba atraindo mais adeptos.
beijo a todos..

Marco Antonio Ribeiro disse...

Creio que a pesquisa do Marcos Lauro não incluiu programas de rádio, apenas emissoras. Se for assim, acho que o Pânico, da Jovem Pan, por motivos óbvios, ganha de braçada das outras. É bom lembrar que que emissoras que não existem mais também têm suas comunidades, como é o caso da Fluminense FM e a Rádio Continental de Porto Alegre.

Marcos Lauro disse...

É Marcão, não incluí programas mesmo...
Se não me engano, a Kiss já chegou a fazer até promoção com o pessoal do Orkut. Mas a 89 tá chegando.