sábado, 16 de julho de 2005

Você já foi pesquisado pelo Ibope? Parte 2

Band News: 11 dias e já é 10°lugar de audiência?

A Band News nasceu à meia-noite do dia 20 de maio. Os trabalhos de campo do IBOPE são encerrados, sempre, no último dia de cada mês. Logo, a nova emissora teve apenas 11 dias de respostas para forjar uma audiência própria, autêntica. Eu esperava com ansiedade pelos números de audiência e perfil que a Band News apresentaria em junho. Sabia que viria um resultado muito aquém de suas possibilidades, e por inconsistente que ainda fosse, diria algo importante sobre até onde a emissora poderia chegar.

Então veio a surpresa: Band News em 10º lugar com 76 mil ouvintes. Que milagre é este?
Claro que se trata de um equívoco, bem fácil de ser entendido. Nos bancos de dados do IBOPE, a Band News assumiu o código da extinta Sucesso. Semelhante ao da antiga emissora, o perfil 54% de 15 a 29 anos e 73% de CDE, apresentado em junho pela Band News, seria inconcebível para a realidade de uma emissora jornalística. Então, quem se responsabilizará por falha tão grotesca? Não acredito que tenha partido de dentro da Band News pedido para que a emissora herdasse os resultados da Sucesso.


Por mais difícil que seja construir uma audiência competitiva, e será muito, os seus dirigentes não chegariam a este ponto. Afinal, quem enganariam? Os mídias? Os clientes diretos? A si mesmos? Penso que este lamentável equívoco, que resultou num dano imenso ao Rádio, possa ser proveniente de uma pequena falha na longa e complexa cadeia produtiva do IBOPE. Nela trabalham profissionais dos mais qualificados do país, cuja probidade não se contesta. Probos, porém humanos. Afinal, foi só um código errado...

E a história se repete... Quando às dezessete horas do dia 9 de abril de 2001, a freqüência 96,9 MHz adotou o nome Rádio Sucesso o IBOPE, a pedido da emissora, afirmou que continuaria a aceitar as menções dadas à Rádio Cidade, transformando-as em audiência para a Sucesso. O prazo inicial seria de três meses. Devido à tamanha dificuldade que os ouvintes tiveram em assimilar o novo nome e passar a respondê-lo aos entrevistadores do instituto, o prazo foi prorrogado pelo IBOPE até o final daquele ano. Só que a Rádio Sucesso era em tudo idêntica à Cidade, que mudou de nome, como todos sabem, por questões alheias a sua vontade.

Transferir as respostas da Cidade para a Sucesso foi uma medida que nem as concorrentes contestaram. Houve empatia e solidariedade com a emissora. Uma questão de justiça.
O caso de agora, porém, é completamente diferente. A Band News nada tem a ver com a Sucesso. E todas as emissoras de FM saíram prejudicadas: as que vieram atrás da Band News, por verem frustradas suas expectativas de galgar uma colocação no ranking, e aquelas à frente, por continuar sem saber o que aconteceria ao dial sem os 25 anos da Cidade/Sucesso.


E com todos estes resultados, nós, profissionais de rádio, ganhamos uma tarefa a mais: como explicar isso tudo para o mercado? Até a próxima. (Gilberto Souza, Rádio Agência)

-------------------------------------------------
Nota do IBOPE comenta Band News/Sucesso na última pesquisa, aqui

Dia 17, último,nosso colunista e diretor da Ab25+, Gilberto Souza, escreveu aqui no RA ( LEIA aqui ) sobre o que seria um equívoco do Ibope na divulgação da última pesquisa de rádio na praça de São Paulo envolvendo a alteração de Sucesso para Band News. Em relação a isso, o instituto enviou há pouco, um comunicado aos associados assinado por sua diretora comercial, Dóra Câmara.

Leia na íntegra:
"Quando uma emissora de rádio tem seu nome alterado, o critério adotado pelo IBOPE é manter o histórico da freqüência. O histórico só não será mantido se a emissora solicitar, se a nova emissora não for detentora da antiga marca ou se houver impedimentos legais ou contratuais.
Ainda por nossos critérios, o nome da emissora que será reportado no relatório será sempre o nome atual.

No dia 20 de maio de 2005 a rede Band News passou a operar no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo gerando as seguintes mudanças nos relatórios: - de Fluminense FM para Band News Fluminense FM na freqüência 94.9 Mhz - Rio de Janeiro - de Band Minas FM para Band News FM, na freqüência 89.5 Mhz - Belo Horizonte - de Band FM para Band News FM, na freqüência 99.3 Mhz - Porto Alegre - de Sucesso 969 FM para Band News FM, na freqüência 96.9 Mhz - São Paulo.

Ressaltamos que, como os bancos de EasyMedia3 trazem a média trimestral, os impactos totais dessa mudança só serão apurados no banco de julho a setembro de 2005, quando a audiência reportada será 100% da Band News. Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais."


A Rádio Agência acredita que os dados de pesquisa no geral, precisam analisar o novo contexto. Já que o Ibope passou a responsabilidade à diretoria da Band News, cabe a ela entåo solicitar a mudança desse histórico para podermos "enxergar" números mais exatos, com esse novo perfil qualificado da frequência 96,9 FM SP.

Nenhum comentário: