terça-feira, 12 de julho de 2005

A morte do Homem do Tempo

Morre o Homem do Tempo, Narciso Vernizzi
Faleceu nesta segunda-feira, aos 86 anos de idade, Narciso Vernizzi, o "homem do tempo". Uma marca no rádio brasileiro, uma marca da Jovem Pan. Há 57 anos, o nosso Narciso Vernizzi ingressou na Rádio Panamericana.

Randall Juliano lamenta morte de Narciso Vernizzi
Há 57 anos, Narciso Vernizzi ingressou na Rádio Panamericana onde foi secretário de programas e auxiliou locutores, como Hélio Ansaldo e Carlos Costa. Depois, apresentou programas de esportes amadores e futebol de várzea. No seu primeiro ano de Panamericana, trabalhou na cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Paulo Machado de Carvalho criou então o Plantão Esportivo e o chamou para chefiá-lo. Em 1963, Narciso começou a trabalhar com a previsão do tempo. À JP, Randall Juliano, que batizou o Instituto Jovem Pan, falou que o rádio brasileiro perdeu uma marca muito importante. “A Terra tem agora um homem bom a menos”.

Wilson Fittipaldi conhecia bem Narciso Vernizzi
A previsão do tempo de Narciso Vernizzi ajudou muito nas corridas de Emerson Fittipaldi. E as corridas eram transmitidas pelo Barão Wilson Fittipaldi, que, durante muitos anos, foi apresentador na Rádio Panamericana. Em entrevista à JP, o Barão disse que hoje é um dia triste e que a morte de Narciso Vernizzi é uma perda não só para o rádio mas para todo o jornalismo. Wilson Fittipaldi também contou histórias da época em que trabalhou com o ‘Homem do Tempo’.

Narciso Vernizzi será sepultado no Cemitério da Paz
Narciso Vernizzi, o Homem do Tempo, será velado a partir das 20h desta segunda-feira no Cemitério da Paz, que fica no bairro do Morumbi, em São Paulo. O sepultamento será amanhã, às 13h, no horário do Jornal de Esportes - uma homenagem de seus filhos ao primeiro plantão esportivo do rádio brasileiro.

Ney Gonçalves Dias: ‘Narciso foi pioneiro’O jornalista e apresentador Ney Gonçalves Dias foi uma das personalidades do jornalismo que trabalhou com Narciso Vernizzi e foi ele, inclusive, quem o apelidou de Homem do Tempo. À JP, Ney Gonçalves contou sua relação com Narciso e explicou por que ele foi pioneiro no rádio brasileiro.


Rua Meteoro, na zona sul, homenageia Narciso
Narciso Vernizzi deixou a esposa e seis netos, inclusive, um que leva o seu nome, Eric Narciso Vernizzi, que pretende fazer jornalismo. A família do Homem do Tempo veio de Veneza, na Itália, e Narciso viveu durante 30 anos em um sitio de São Roque, no interior de São Paulo. Pouca gente sabe, mas o pioneiro da previsão do tempo no rádio tinha contato direto com a força aérea argentina, por isso, falava tanto sobre Córdoba, Bariloche, já que, geralmente, as frentes frias que vêm para o Brasil entram pelo sul da Argentina. Outra curiosidade sobre a vida de Narciso é a rua no bairro do Brooklin, que foi rebatizada em seu nome. A rua se chama Meteoro, e trata-se de uma travessa da rua Padre Antonio José dos Santos, na zona sul.

Caio Blinder: “Narciso era uma referência”O jornalista e comentarista da Jovem Pan nos Estados Unidos faz seu relato sobre a figura de narciso Vernizzi em sua vida. “São Paulo, Jovem Pan e Narciso Vernizzi para mim são sinônimos”. Para Caio Blinder, Narciso era muito mais do que o homem do tempo. Era um homem de integridade, sólido, uma referência. “Que ele descanse em paz, nas nuvens”.

A íntegra desses depoimentos, você pode ouvir em Real Player, no site da Jovem Pan: http://www.jp.com.br

Nenhum comentário: