sexta-feira, 1 de julho de 2005

Globo FM - Buááááááááááááá......

Há poucos instantes, estava tentando escrever algo com vão objetivo de demover os gerentes do Sistema Globo de Rádio de assassinarem a Globo FM e colocarem um link da CBN em seu lugar. Entrei na COmunidade da Globo FM, li alguns lamentos, desabafei minha ira naquele espaço, mas isso é torturante. Eu, os funcionários e os demais ouvintes dos 92,5 MHz, no Rio ou pela internet, estamos nos sentindo como bois indo para o abatedouro.

Houve quem sugerisse que a "sacrificada", deveria ser a 98 FM. Concordo plenamente com essa idéia. Afinal, a 98 FM é uma rádio zumbi, erguida sobre os restos mortais da lendária Eldo Pop. Ultimamemnte a 98 finha se dedicando a uma programação musical popularesca e - que o diabo seja surdo - decadente e esclerosada. Se a 98 fosse pro saco, não faria falta alguma, pelo menos aqui na internet. Mas isso é tolice, um sonho tolo porque, a julgar pela qualidade do rádio atual, a 98 deve estar dando um faturamento astronômico para o Sistema Globo de Rádio e uma notoriedade microscópica.

Mas quem se preocupa com notoriedade, credibilidade e esses conceitos tão abstratos? Que se foda a decência, o negócio em rádio é faturar a qualquer preço. Já que fazer radiojornalismo em FM dá mais dinheiro do que notoriedades, façamos outra CBN FM. A Globo FM, ora só uns gatos pingados que perdem tempo ao ouvi-la. O povão quer ouvir música rente ao chão. A massa mais esclarecida, notícia o dia todo. Afinal, quem ouve tanta notícia? Que eu saiba, só meu amigo Beto Silva, de Arapiraca, Alagoas, que por sinal é jornalista (só sendo jornalista para gostar de ouvir notícia o dia todo).

O Sistema Globo de Rádio, a exemplo de outras corporações grandes e pequenas do meio, tem o maldito vício de mexer no que está certo. Mexer errado ainda por cima. É um mistério a dupla transmissão AM/FM em São Paulo estar dando certo. Alguém poderia dizer que a nova CBN gerará mais empregos. Só se for para o cara que vai plugar a saída da CBN AM na mesa do FM. Ao menos a Band teve a decência de contratar mais gente para abrir uam rádio nova. Foram poucas, mas contratou. Mas não se deve comemorar porque parte dos antigos funcionários das emissoras compradas pelo grupo foram demitidos. Ou seja, foi quase que trocar seis por meia dúzia.

Gostaria que este texto tocasse os corações e mentes dos algozes da futura finada Globo FM e os fizesse perceber a cagada que eles vão fazer: perderão um grande número de ouvintes e os entregará de bandeja, de graça, de presente à JB FM e principalmente à Paradiso, que espertamente voltou a transmitir seu sinal pela internet, depois que foi anunciado a morte da concorrente mais próxima. Mas sei que esse apelo é em vão. Porém, como dizia o saudoso Vandir dos Santos, para vida tudo tem um jeito. Só não se tem jeito para a morte.

De resto, só me resta pedir licença ao prezado e caríssimo leitor e chorar. Buáááááááááááááááááááa.....

PS: No momento em que ouço "Oye, como vá", de Carlos Santana, na Globo FM Rio. Daqui a duas semanas estarei ouvindo, se tiver saco, o Bonde do Mensalão, Propinoduto Rock Clube, Companheiros da Blindagem e outras bandas (e bandos) do mundo da notícia.

Nenhum comentário: