segunda-feira, 23 de maio de 2005

Cadeiras rangendo e celulares foram destaques da Band News FM

A programação ouvida no primeiro dia da Band News FM 94,9 desmentiu várias promessas feitas por seus profissionais. Para começar, sua programação chega a ser mais chata e repetitiva que a da rival CBN AM 860. Quanto às vinhetas, de forma alguma tem a "sonoridade relaxante" prometida. Pelo contrário: são enervantes e uma imitação clara das vinhetas da Jovem Pan FM. A Band News promete não seguir o formato da CBN. Faz pior: passa o dia todo dando notícias e entrevistas curtas. Nenhum assunto é aprofundado, de modo que o ouvinte fica mais desinformado do que antes. Ouve um monte de notícias, mas acaba não lembrando de quase nada, depois. E não há uma análise realmente crítica ou com credibilidade. Por isso, afirmar que "usa como referência" a saudosa JB AM é uma blasfêmia imperdoável.

A Band News chega a ser menos ágil do que sua irmã do AM, a Rádio Bandeirantes paulistana, que tem uma ilegítima repetidora em FM, mas tem jornais ao menos audíveis. A presença de importantes autoridades de partidos "opostos" na inauguração da rede serve para mascarar a "imparcialidade" da rádio. Como se não houvessem outras correntes de pensamento diferentes do PSDB e do PT. Todos sabem que os dois partidos apátridas são gêmeos siameses gestados desde os anos 60. Seus fundadores foram separados em algum ponto dos anos 70. A rivalidade PSDB & PFL vs. "esquerda" (incluindo os "radicais" PSOL, PSTU e PCO) não passa de uma fraude. No caso de todo o grupo Bandeirantes, é público e notório que suas emissoras sempre foram ligadas ao grupo político paulista que fundou o PSDB durante a Constituinte dos anos 80.

As piores rádios são aquelas que se julgam acima do bem e do mal, como a Band News FM. Pelo jeito, ela vai repetir a mesma mania da irmã Bandeirantes AM: se comportar como se fosse "Ministério Público". A Band News 94,9 entrou no ar absolutamente sem nenhum anúncio comercial que pudesse ser classificado como "pago". Só foram ao ar anúncios do próprio grupo Bandeirantes (dos canais de TV por assinatura Band News e Band Sports, das "abertas" TV Band e Rede 21, e possivelmente da TV Terraviva) e do jornal O Fluminense. Indicativos de que a rádio não tem suporte comercial algum e de que o grupo Fluminense ainda deve ter alguma participação acionária na ex-Fluminense FM. A própria Band News chegou a ser anunciada pelos locutores como "Band News Fluminense".

De todos os graves defeitos da Band News, o maior deles é o de ser uma "AM em FM", corrompendo a segmentação do FM e fazendo concorrência desleal com as rádios AM, ainda não digitalizadas. No dia de sua estréia, a própria Band News carioca foi vítima de sua usurpação do formato AM: nos horários locais, ouvia-se claramente o ranger das cadeiras e o som estridente dos celulares tocando no estúdio.

Com esta programação risível, e em FM, a Band News 94,9 tem apenas dois destinos possíveis: um pretenso "sucesso", à custa de muito marketing próprio e com o apoio de propaganda gratuita de revistas e jornais (como esta propaganda inicial do JB), ou o supremo fracasso, já ocorrido com todos os programas "AM em FM" que foram ao ar em outras emissoras, como a 94 FM e a extinta Tropical FM. Tempos sombrios aguardam o futuro do rádio brasileiro, com este súbito crescimento do grupo Bandeirantes. ((Marcelo Delfino, do Tributo o Rádio do Rio de Janeiro)

Nenhum comentário: