quinta-feira, 21 de abril de 2005

"Rádio pela internet não é Rádio!" - Acácio Luiz Costa (ou BMC, parte 2)

Essa frase foi dita por Acácio Luiz Costa, diretor do Grupo Bandeirantes de Rádio, no debate da Brazil Music Conference (resumido alguns posts abaixo).
Segundo ele, o rádio deve ser portátil e companheiro, o que é impossível na internet. Impossível, em parte.
Vou contar um caso de uma ouvinte da Rádio Fênix, onde apresento o programa Kizumba Net. Você, leitor, e o Sr. Acácio podem até achar a ouvinte meio doida, mas é a maior prova de que o rádio pela internet pode ser companheiro, tanto quanto o rádio convencional.
Ela mora no Japão. Foi para lá a trabalho e mora sozinha, sem nenhum colega brasileiro por perto. A Rádio Fênix é o único meio que ela tem para se sentir no Brasil. Ela nos contou que, sempre quando sai (seja uma saída rápida ou mesmo para ir trabalhar) deixa o computador ligado e conectado na Rádio. Sabem para quê? Ela quer, sempre que entrar em casa, ouvir logo de cara a programação da rádio para se sentir como se estive chegando em sua casa aqui no Brasil! Se isso não for uma prova de que o rádio na internet é companheiro...
Sobre o rádio virtual ser portátil, já há tecnologia disponível para conexão à internet sem o uso de fios com computadores portáteis. Mas eu não vou ser hipócrita e dizer que isso "está aí, para quem quiser usar"! A tecnologia existir é uma coisa, o acesso da população à ela já é outra, completamente diferente... e é aí que mora o problema.
Daqui a alguns anos, com certeza, o rádio pela internet vai ser portátil, assim como o rádio convencional, que não vai acabar por causa disso.
Companheiro, ele já é!

Nenhum comentário: