quinta-feira, 7 de abril de 2005

Gioconda Bordon na Cultura FM

A partir de 11 de abril, o ouvinte da Cultura FM tem nova companhia na volta para casa, durante a hora mais congestionada da cidade: a classe e o bom gosto da jornalista Gioconda Bordon, que comandará- das 6 às 7 da noite - o Estação Cultura. Ela define seu programa - que irá ao ar de segunda a sexta, ao vivo - como uma grande revista cultural e musical. "Não será simplesmente uma agenda, mas uma revista cultural até com uma matéria de fundo, que poderíamos chamar de matéria de capa".

Com coordenação de produção de um dos mais experientes profissionais do rádio brasileiro - Mariano Maradei - Estação Cultura é o programa que Gioconda sempre quis fazer. "O ouvinte da Cultura FM é o ouvinte qualificado para esse tipo de programa, é gente que gosta de música erudita e é focada em artes e espetáculos. Vai ser uma delícia fazer, já estou adorando".

O ouvinte de rádio provavelmente conhece Gioconda Bordon dos 11 anos em que ela comandou o Espaço Informal na Eldorado AM. Eram duas horas diárias ao vivo, com notícias e entrevistas sobre os mais diversos temas. Era fácil perceber que Gioconda domina como ninguém a arte da entrevista - sabe fazer a pergunta certa e, sobretudo, ouvir a resposta. Sempre com elegância.

Mas Estação Cultura é um projeto diferenciado - porque, diferentemente de seu antigo programa, também terá música. E que música ! Gioconda estudou piano, faz parte do conselho de direção da Sociedade de Cultura Artística e freqüenta assiduamente a cena de concertos. Tem especial predileção pela música de câmara e é por isso que ela define Estação Cultura como um "programa camerístico", no sentido de que pretende relaxar o ouvinte com um tom sempre ameno e gostoso, um oásis em meio a uma São Paulo tensa e engarrafada.

Serão peças curtas, "pérolas" da discografia da Cultura, como define Gioconda -muito Bach, duos de piano e violino, etc. "Pretendo dar ao Estação Cultura um tom aconchegante que vai segurar o ouvinte".

Gioconda deixou o rádio, há cerca de um ano, para experimentar um outro segmento. Foi ser diretora de comunicação de uma das grandes agências de publicidade de São Paulo, a Talent. Mas confessa que já estava com muita saudade. "Rádio é uma das coisas mais adoráveis da vida". Segundo ela, uma recente pesquisa francesa publicada pelo jornal La Liberation mostrou que o rádio ainda é o veículo de comunicação com maior credibilidade. Ela está muito entusiasmada com esse retorno. E, enquanto prepara a sua "revista", conta os dias para entrar no ar. (Website TV Cultura)

ESTAÇÃO CULTURA, com Gioconda Bordon.
Produção: Cultura FM e Sociedade de Cultura Artística. Estréia: 11 de abril. De segunda a sexta, às 18h.

Nenhum comentário: