sábado, 26 de março de 2005

As rádios piratas me ajudam muito a não ouvir o que quero. Muito obrigado!!!!

Boa tarde, são 17h34 e há exatos 40 minutos estou tentando sintonizar a Rádio USP, 93,7 MHZ, para ouvir um especial sobre o lendário DJ Big Boy. Tentei sintonizar a emissora em todos os rádio que achei. Pedi até para um vizinho tentar e....nada. O motivo? Emissoras clandestinas que operam nos 93,3 - 93,5 - 93,9MHZ e uma tal de Apolo 94,1 MHz, estão encobrindo o som da rádio USP, que possui mais de 50 mil watts de potência. Mas como está localizado no Pico do Jaraguá, simplesmente é inaudível aqui no ABC por causa das emissoras piratas que abundam e cagam no éter São Paulo afora. Quero agradecer imensamente a esses "radiodifusores defensores da 'liberdade de expressão'" que me fizeram o grande favor de tirar um dos poucos, se não único lazer, deste pobre brasileiro desempregado da periferia de São Paulo.

Afinal pra que pobre quer ouvir um bom programa musical numa rádio que é sustentada pelos impostos que o trouxa aqui paga e eles também (se é que pagam, o que eu duvido)? Para que eu quero aprofundar-me mais em minha cultura radiofônica? Para conhecer melhor a história do rádio? Para não ficar falando bobagens como alguns afirmam? A Rádio USP não toca axé-pagode-sertanejo, boy band, ou rock de butique ou neompbistas, não é mesmo? Que se foda seu eu estou desempregado e gosto de ouvir bom rádio pelo menos no fim de semana. Vai ouvir pela internet, seu tonto. E se eu não tiver internet?Dane-se, né, compra um computador! Não tenho computador? Azar o meu. O nobre raidodifusor alternativo quer mais por a rádio no ar. Isso sim é importante!!!! Ele pode exercer sua liberdade de expressão, mesmo que não domine o veículo, apenas o invada. Que se lasque se o Marcos Ribeiro quer ouvir a Rádio USP. Que se dane se a menininha de Itaquera não pode ouvir o novo sucesso do Rouge na Nativa FM. Compra o CD e não enche o saco!!! Ah, que se exploda o carinha da Vila Alpina que adora a Jovem Pan. Vai numa Lan House e ouve pela internet!!! E aquele senhor que gosta de música erudita, quer ouvir a Cultura para quê? O importante é que as rádios piratas transmitam a torto e a direito sem seimportar com o direito dos demais ouvintes. Rádio piratas? Ah, não, são "comunitárias", embora este tipo de rádio tenha permissão para operar como tal dentro de parâmetros técnicos definidos.

O senhor Marcos Ribeiro gosta das rádios comerciais e das públicas? Azar o dele. Se o governo não fiscaliza, têm mais é de tomar conta do pedaço!!! "Tá tudo dominado"!!! As emissoras regulares fingem que não são com elas? A dificuldade de um ou outro ouvinte em sintonizá-los não é problema. Afinal, aquela pesquisa daquele instituto diz que estão indo bem na audiência. As agências só anunciam nos primeiros lugares do tal ranking. E estes vão esquentar a cabeça com o tipo da rádio, se é pop ou se é dance? De qualquer modo, dizem que o que sustenta a rádio não é anunciante mesmo, é o tal da jabá. Não é o que dizem?

Então, só espero que Deus abençoe essas benditas rádio clan.... ,ops, "Comunitárias". Hoje não poderei ouvir mais a rádio USP nem o programa que gostaria tanto. A essa altura, ele já terminou. Amanhã, quem sabe, esse baluartes da comunicação não interferirão em rádio mais potentes e mais ouvidas do que a FM da Universidade de São Paulo, que segundo as pesquisas quase ninguém ouve. Só o senhor Marcos Ribeiro e uns gatos pingados. Aí, esse ilustres cavalheiros defensores da "liberdade de expreção" ficarão felizes porque só darão eles no dial inteiro, uma vez que a Anatel e o poder público não cumprem a sua função de fiscalizar.

Nesse dia, o verdadeiro rádio, aquele que paga seus impostos, mantém vários empregos diretos e indiretos e seguem a lei, terá acabado como meio de comunicação. E finalmente esses chatos do Marcos Lauro, da Daniela Brusco, do Alessandro Pereira, do Aimoré Coelho, do Marcos Ribeiro e dezenas de tantos outros internautas que vivem torrando a paciência de meio mundo porque querem que o Rádio melhore sua qualidade, não vão mais perturbar o sossego de quem insiste em passar por cima da lei e ferir o direito dos outros.

Antes de terminar gostaria de agradecer também aos nosso leitores que defendem incondicionalmente as rádio pir..., quer dizer, "alternativas", principalmente aqui na Grande São Paulo. Vocês são demais!!!!São 10!!! Muito obrigado mesmo!!!! Por que sei, que do jeito que as coisas estão, não conseguiremos ouvir mais nada. Novas emissoras alternativas aparecerão e ficarão uma por cima das outras e ninguém conseguirá ouvir absolutamente nada.

Se você acha que ainda há esperança em combater a pirataria no rádio. Deixo aqui o endereço do Site da Aesp: http://www.aesp.com.br . Pode ser que eles consigam cobrar uma providência urgente contra essa violência radiofônica.

Nenhum comentário: