segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005

Pus no Orkut antes (por que estava fora do blog)

Sábado, dia 12 de fevereiro de 2005, a RIAA (Recording Industry Association of America, instituição norte-americana que controla direitos autorais) comemora os três anos do "fechamento" do software Napter, que revolucionou (na teoria e na prática) a distribuição de arquivos musicais na rede mundial. Mas é da Europa que vem a última novidade sobre o tema.
Tim Renner, ex alto-executivo da Universal Music da Alemanha, cansado de viver "dentro do sistema" sem poder fazer muita coisa para melhorá-lo, criou o selo independente Motor e a rádio MotorFM, em Berlim.
A rádio terá total integração com a internet, pois funcionará como um servidor de músicas: o ouvinte cria uma "conta" no site da rádio e, ao ouvir qualquer música da programação, pode comprá-la, em mp3, no site da rádio.
A MotorFM não espera a adesão de grandes artistas ou gravadoras, aliás esse nem é seu intúito. A rádio servirá como meio de divulgação para artistas independentes, que consequentemente terão seus trabalhos divulgados ao mesmo tempo pela rádio e pela internet.
Tim Renner que evitar propagandas e excesso de locução na MotorFM. Sua meta é fazer a rádio funcionar somente com o dinheiro da compra dos mp3 mais alguns patrocínios escolhidos a dedo.
Num futuro próximo, Tim quer também integrar sua rádio aos celulares: ao ouvir determinada música na MotorFM, o ouvinde manda uma simples mensagem SMS para a rádio e tem o arquivo "depositado" em sua conta no site. Simples assim!
Estaria Tim sonhando muito alto ou essa integração rádio-internet é possível?

Nenhum comentário: