sexta-feira, 7 de janeiro de 2005

Às próprias custas

Olá, pessoal do Rádio Base,

Lendo sobre a Rádio Bandeirantes AM 1360 KHz do Rio, me veio a lembrança a história da Rádio Bandeirantes AM 640 KHz de Porto Alegre. Essa emissora foi adquirida pelo Grupo Bnadeirantes em 1983, até então era a Difusora AM, juntamente com a TV Difusora canal 10, e Difusora FM 94,9 MHz (atual Ipanema FM). A programação seguia a linha da matriz de SP, mas quase totalmente local, e com uma boa equipe de esportes.
Até que em 1990 no auge da crise causada pelo plano Collor, a emissora foi praticamente desmantelada, tendo horarios alugados e a equipe de esportes demitida.

Numa situação parecida com a vivida pela emissora carioca. O Grupo Bandeirantes chegou a receber uma proposta de arrendamento pra uma igreja evangélica em 1993, que só não foi concretizado porque o novo diretor da Bandeirantes no RS apostou que o fortalecimento do grupo no sul se daria a partir da emissora AM, e passou a reinvestir na emissora, com novos profisionais, ocupação dos horários com programação própria e um novo transmissor de 50 Kw. Quem sabe a emissora carioca
encontre seu espaço no dial carioca como a Band gaúcha achou seu caminho, mesmo num mercado disputado como o do rádio AM gaúcho.

Abração e ótimo 2005!!!!!
Getulio Suman Filho
Porto Alegre - RS


Pois é, né, Getúlio, quem sabe a Bandeirantes do Rio não se reergue criando uma programação própria - como está tentando a Rádio Livre - e não apenas alugando horários a torto e a direito? O mercado do Rio e Janeiro parece ser desprezado pela s empresas de comunicação sediadas em São Paulo e isto é um erro. Taí a Globo e a Jovem Pan que não nos deixam mentir.... Um abraço e continue com a gente.

Nenhum comentário: