sexta-feira, 31 de dezembro de 2004

Reveillon da Fênix

Não perca! Hoje, a partir das 23h (horário de Brasília), o Reveillon da Rádio Fênix! Toda a equipe da rádio reunida num programa programa especial, comemorando a chegada do novo ano!
O programa Kizumba Net de amanhã também terá uma edição especial, com os melhores momentos de todas as entrevistas realizadas durante o ano. Suzana Alves, Trio Mocotó, Luciana Vendramini, Théo Werneck e muitos outros entrevistados marcarão presença!


Serviço:

Rádio Fênix, a rádio dos brasileiros no Japão
www.radiofenix.net
Dia 31/12 - 23h - Reveillon da Fênix
Dia 1º/1 - 10h - Programa Kizumba Net (retrospectiva 2004).

2005 chegando!

Faltam algumas horas para o início de 2005, que promete ser um ano decisivo para o rádio. Muitas mudanças estão programadas para acontecer... espero que sejam para melhor.
Um ótimo 2005 para todos!

terça-feira, 28 de dezembro de 2004

"O Rio não tem uma Rádio Bandeirantes. Tem uma locadora de horários"

Poucas vezes se ouviu um programa de rádio lendo uma participação de um ouvinte com críticas ácidas à própria rádio. Na edição de terça-feira, 16 de novembro de 2004, os apresentadores do programa "Boca Livre", da Bandeirantes AM 1360, leram recados dos ouvintes, ao vivo, como de costume.

Um dos ouvintes criticou abertamente a própria rádio, talvez fazendo uma irônica comparação com a histórica Rádio Bandeirantes AM de São Paulo: "O Rio não tem uma Rádio Bandeirantes. Tem uma locadora de horários". O ouvinte quis, assim, criticar o fato de a rádio alugar quase que totalmente todos os horários de sua grade, todos os dias.

Oficialmente, duas rádios do Rio dedicam-se quase integralmente no desempenho desta função de "locadoras de horários": a própria Bandeirantes e a Metropolitana AM 1090. A Imprensa FM fazia o mesmo, até ser arrendada pelo grupo Dial, que montou nos 102,1 a nova franquia carioca da Jovem Pan FM.

E qual seriam os problemas subentendidos na crítica do ouvinte do "Faixa Livre"? O maior deles é o fato de a Rede Bandeirantes de Rádio ter, no Rio, uma poderosa e potente filial que é totalmente subaproveitada. A rádio mal transmite os noticiários nacionais via satélite da Band Sat, não tem um quadro de comunicadores e repórteres próprios e não tem o menor critério na hora de locar seus horários. A ponto de locar horários para grupos adversários entre si.

Foi o que aconteceu na época em que a equipe do "Falando a Verdade" (hoje na Tropical AM 830) ocupava um horário diário depois do programa "Faixa Livre", nas manhãs. "Falando a Verdade" é tido como um programa nacionalista, é apresentado e produzido por Beto Saloy e é financiado pelos comerciantes da Saara. Historicamente, o "Falando a Verdade" batia de frente com o "Faixa Livre", tido como um programa petista e esquerdista. Daí o motivo da rivalidade. Como a cúpula da Band AM prefere prestigiar o "Faixa Livre" e o "Boca Livre" (este último um programa voltado para o meio sindical), a saída do "Falando a Verdade" foi inevitável. Beto Saloy e sua equipe passaram pela Super 1440, antes de se mudarem para a Tropical.


Extraído do Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro

segunda-feira, 27 de dezembro de 2004

Rádio israelense-palestina inicia transmissão em Ramala

Fonte: Comunique-se

Ramala, 25 dez (EFE).- Uma nova emissora de rádio israelense-palestina, financiada pela União Européia (UE), entrou no ar neste sábado a partir da cidade cisjordaniana de Ramala, informaram fontes oficiais palestinas.
A emissora, chamada "Todos pela paz", adquiriu sua licença para transmitir de Ramala, enquanto os estúdios têm sua sede em Jerusalém Oriental.
As mesmas fontes disseram que o grupo diretor da emissora é formado por israelenses e palestinos, e que os programas serão transmitidos em árabe e hebreu.
A emissora de rádio é a única no Oriente Médio que opera por um projeto conjunto entre israelenses e palestinos e seus fundadores destacam que se trata de uma iniciativa para uma coexistência pacífica entre os dois povos.
A emissora tem dois diretores, a palestina Maisaa Siniora, da cidade cisjordaniana de Ramala, e o israelense Shimon Malka, de Jerusalém.
Siniora disse à imprensa que a emissora transmitirá entrevistas com deputados do Parlamento israelense, e também de representantes de diferentes organizações palestinas, como as Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, braço armado da Al Fatah, e dos grupos islâmicos Hamas e Jihad, entre outros.
A diretora acrescentou que o objetivo da rádio é ajudar israelenses e palestinos a se conhecerem melhor e mencionou que "a estação compartilhada não é só para aqueles que apóiam ou compartilham nossas opiniões".
(...)
A estação iniciou hoje sua programação com a transmissão de música e debates sobre a visita de cerca de dez mil pessoas a seu site.
As fontes acrescentaram que a emissora ficará no ar entre 18 e 20 horas por dia.
© Agencia EFE
__________________________________________
Veja que irônico: Até uma rádio que une palestinos e israelenses, uma coisa até certo ponto impossível, tem a sua devida permissão para funcionar!! Concordo que estamos falando de outros países e de outras leis, mas tem muita rádio que diz que une as "comunidades" por aí que não tem licença e ainda fica atrapalhando a vida das que têm.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2004

1 ano de Kizumba!

Nesse sábado, dia 25 de dezembro, além do Natal, vamos comemorar também o aniversário de 1 ano do programa Kizumba Net na Rádio Fênix.

Foi um ano muito legal e proveitoso... queremos ficar muito mais tempo ao lado da família Fênix, que acolheu tão bem esse bando de doidos chamado Kizumba Net.

E em breve, vamos começar em outra rádio também... aguarde informações.

O site do programa ainda está em construção, mas você já pode ter acesso aos melhores momentos da entrevistas do ano de 2004: www.programakizumba.net!

Um ótimo Natal a todos e feliz 2005!


Serviço:

Programa Kizumba Net
Sábados, das 10h às 13h (horário de Brasília)
em www.radiofenix.net
www.programakizumba.net

quinta-feira, 23 de dezembro de 2004

Na Voz do Brasil deste domingo.......

.....tem Garotos Podres, Seven Elevenz, rock.com.br, Zigurate, Enlírio, Tharrol e Food 4 Live.

A Vez do Brasil, programa de bandas independentes da 89 FM.
Domingo, meia-noite
89 FM - 89, 1 MHz - São Paulo
www.89fm.com.br

Procuram-se gravações raras.......

...de Big Boy, Hélio Ribeiro, Fiori Giglioti, Waldir Amaral e outros grandes nome do rádio. Entre em contato com Luis Sena pelo email senavereador@hotmail.com. Valeu!!!!!!!!!!!

terça-feira, 21 de dezembro de 2004

Natal da FM O DIA com Zeca Pagodinho


Rádio líder de audiência no Rio prepara especial com grandes nomes do samba e pagode interpretando sucessos do cantor de Xerém

A FM O DIA (100,5 MHz) preparou uma grande surpresa para a noite de Natal. Na próxima sexta-feira (24/12), a partir das 20hs, a rádio da alegria coloca no ar o Especial Zeca Pagodinho, com grandes nomes do samba e do pagode interpretando sucessos do cantor de Xerém. Ao todo serão 17 músicas com depoimentos emocionantes dos grupos e cantores.
Abrindo o programa tem a galera do Revelação cantando ‘Penetra’, seguidos pela dupla Arlindo Cruz e Leci Brandão com ‘Ainda é cedo pra ser feliz’. Entre os destaques estão ainda Dudu Nobre (interpretando ‘Verdade’), Beth Carvalho (‘Não sou mais disso), Exaltasamba (‘Saudade louca’), Waguinho (Deixa a vida me levar), Sorriso Maroto (Coração em desalinho) e Gustavo Lins (Alô Gatinha, música cantada por Zeca na década de 90). Imperdíveltambém está a participação de Alcione para ‘Vivo isolado no mundo’.
O programa terá reapresentação no sábado (25/12) ao meio-dia.

Olá, amigos da Rádio Base

Mudanças acontecem na Rádio Capital (1040 Khz). No ostracismo há muito tempo e totalmente descaracterizada, a Capital voltou a investir no tripé música-jornalismo-esporte, características básicas de uma verdadeira rádio popular. Desde setembro, a nova diretoria da emissora introduziu o jornalismo e o esporte na programação regular e, desde há algumas semanas, começou a mais delicada das mudanças, que se dá justamente com os apresentadores. Programas que se prestigiam jornalismo e música, como Eli Correa e Paulo Lopes, tiveram suas equipes reforçadas.

Outros, que não fazem parte da nova filosofia, sofrem reduções em seus horários. Os irmãos Béttio (Osvaldo e Zé) devem ser rifados em breve.Em compensação, é notória a intervenção positiva na programação musical. MPB, das estrelas aos menos nobres, sucessos internacionais e menor participação de breganejos são os novos destaques. Chico Buarque, John Lennon, Alcione e Sidney Magal (!!) foram alguns dos artistas que tiveram suas canções executadas numa única meia hora recentemente. Nos fins de semana, a seqüência é: 55 minutos de música e 5 de boletim informativo. Inclusive nas madrugadas. Nesse período, inclusive, Célio Guimarães comanda o “Capital Noite Adentro”, com sucessos verdadeiramente populares do passado. Àqueles que tanto lembram das rádios Excelsior e Difusora talvez possam encontrar alguma semelhança com as antigas estações.

Os anunciantes têm tratamento melhor na nova programação e sabemos, enfim, quem são os patrocinadores da emissora. Nota-se, com isso, que o departamento comercial da emissora voltou a funcionar e a trabalhar. Por fim, a dobradinha Capital-Transamérica foi o pontapé para o retorno da emissora na área esportiva. Até que seja divulgados os próximos números do Ibope, sugiro que ouçam a nova Capital AM. Vez ou outra encontra-se vida útil em nossas rádios.

Alessandro Pereira
Jundiaí - SP


Bom sinal, hein, Alessandro. Só de tirar esses axé-breganejos-pagodeiros de 5ª da programação a Capital fica no lucro. Afinal, rádio popular nunca foi sinônimo de rádio de baixa qualidade, não é memso? Só lamento terem diminuído o horário do Zé Bettio e do Oswaldo Bettio, dois ícones do rádio paulistano.

Vou prestar mais atenção neste "Capital Noite Adentro", com Célio Guimarães, e torço para a volta do indispensável "São Paulo, Capital Nordeste", do Assis Ângelo. Muito obrigado e continue na sintonia, ok?

A vez do Brasil na 89 FM

Domingo, à meia noite, rola " A Vez do Brasil", na 89 FM, de São Paulo, com as bandas: XNachos, Casacadura, MR Pepper, Irrupção, Cidade Cinza, B Driver e Aditive. Ouça também dicas sobre a cena underground brasileira.

A vez do Brasil
Domingo, meia-noite
www.89fm.com.br

Um abraço
Thiago Loki
São Paulo - SP

segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

E ainda paro para verificar estas coisas.......

O que há de verdade sobre a venda da Rádio Cidade e o arrendamento dos 90,9? Não sei, não quero saber e acho que o fato da Sucesso ser adquirida pela Band, ou a Bandeirantes FM (90,9 MHz) ser trocada pela Transamérica Hits não tem a menor importância para o cenário radiofônico paulista. Pelo contrário: de certa forma, até depõe contra o mercado de rádio. Afinal, a Sucesso, apesar de atingir altos índices de audiência em outras épocas, nunca foi uma rádio relevância (a não ser na época em que veiculava o ótimo Onda Urbana e também no começo dos anos 80) e a Transamérica Hits é apenas mais uma rádio da moda, que infelizmente nada vai acrescentar à história do rádio paulista. Se estas especulações vierem a se confirmar, só terão relevância mesmo se disto tudo sair algo positivo, como uma emissora com um conteúdo de qualidade melhor.

Anda assim, quem quiser perder tempo com esta história toda, acesse o blog da Magaly Prado: http://magalyprado.blog.uol.com.br/. É o melhor lugar para se informar sobre os assuntos em questão porque tem muito site por aí falando bobagem pelos cotovelos, ok?

Cultura FM apresenta programação especial de Natal

Confira no site da Cultura FM a programação especial de Natal da emissora. Está muito legal para quem aprecia música erudita e afins. Não perca:

http://www.tvcultura.com.br/radiofm/index.htm

domingo, 19 de dezembro de 2004

Prezados Amigos da Rádio Base:

Desde que sou ouvinte de Rádio (e isso já vai um bom tempo), sempre ouvi falar muito, em verso e prosa, sobre Antonio Carlos, comunicador que, até antes da tal fusão, comandava as manhãs da Rádio Globo do Rio de Janeiro. No entanto, nunca parei pra ouvir o programa dele atentamente. Sabia apenas que tinha uma grande audiência e que está no ar já há muitos anos. Ora, se as coisas são dessa forma, algum talento ele deve ter.
O tempo passa (já diria o mestre Fiori); e num belo dia, a Rádio Globo se transforma em Rede, e passa a ter os seus programas transmitidos dos estúdios das cabeças de Rede - Globo RJ e SP (um preju enorme pra SP, porque quem manda mesmo é o Rio, SP é mera coadjuvante).
Com isso, progrmas locais passam a ser enviados também em Rede, entre eles, o Show do Antonio Carlos, das 06 ás 09:00. Como está em rede, passei a acompanhar o tal programa.
Logo de cara, percebe-se que basta ouvir o programa por 10 dias seguidos, que a gente decora ele todinho. Não há uma coisa diferente, que surpreenda. É um programa absolutamente previsível, não há mudança de uma vírgula durante as atrações - é tudo linear - igual sempre.
Outra coisa que se nota, é que o tom de voz empregado pelo Sr. Antonio Carlos, dá a impressão de que ele lê o programa. O programa parece totalmente lido... não há um improviso sequer, aliás em matéria de improviso, de se aprofundar em determinado assunto, ele é nota 0, absolutamente superficial. Fica parecendo para o ouvinte que, se alguém entrar no estúdio da Globo e espalhar os papéis ele fica totalmente perdido, sem ter o que fazer... não tem timing, não tem improviso, nada que, de repente, surpreenda o ouvinte, que o faça esperar por algo novo e diferente. E a tal de Juju? A tal de Pudica? O que é aquilo? Honestamente não dá pra entender como esse programa está no ar há tanto tempo. Será que no Rio a coisa tá tão feia assim, a ponto de uma programa desse dar Ibope? Será que no RJ faltam tantos talentos assim? Pra Globo/SP que teve Eli Correa, Paulo Barboza, Gilberto Barros, Miguel Dias, Silvio Santos, nos tempos da antiga Rádio Nacional, ter que aturar Antonio Carlos e companhia bela é dose pra mamute, assim como deve ser pra outras emissoras da Rede! Não sei a relação jurídica das afiliadas Globo com as cabeças de Rede; mas se eu fosse afiliada, na minha grade jamais entraria Antonio Carlos. Tem muita gente boa aí merecendo chance e oportunidade.
A questão da fusão da Rádio Globo, foi um grande prejuízo pra São Paulo, descaracterizou a emissora, que se tornou repeteco do Rio, a exceção do Manhã da Globo, Globo Estrada (outra aberração, mas que é bem paga...)e Globo Cidade... que pedaço ruim vive os 1100... que tristeza...

Abraços a todos...

CHICO FONSECA
Águas de São Pedro/SP
-----------------------------
Chico, também ouço com certa frequência o programa do Antônio Carlos na Rádio Globo. Confesso também que, no começo me pareceu muito bom, excelente, mas devido a essas coisas que você citou (roteiro igual todos os dias, falta de improviso, etc) também dei uma enjoada. Mas continuo achando que é um programa bom.
Acredito que para uma dona de casa que ouça o programa isso não seja um problema... tanto é que a audiência deve ser muito boa.
Não concordo com sua crítica a personagem Juju. Na minha opinião, ela é o maio destaque do programa, pois ela fala as "fofocas" do meio artístico de uma forma bem irônica e divertida. Das coisas banais, ela tira sarro mesmo, não está nem aí.
O grande problema de se fazer um programa em rede é esse. O programa tem de ficar "engessado", ficar num roteiro, e não pode fugir muito disso. Fugir é correr o risco de perder breaks comerciais e o tempo das reportagens locais. Aí, aguenta a bronca depois.
Talvez até por isso mesmo, o Show do Antônio Carlos seja legal para quem quer entender como funciona uma rede, a divisão dos tempos para cada atração, etc.
De qualquer forma, obrigado por mais um participação, Chico!

sábado, 18 de dezembro de 2004

Bate papo no sabadão à noite

Estamos a postos para bater um papo, levar um plá no cantinho do café. NO MSN Messenger. Se voce ainda não tem entre em www.msn.com.br e instale o seu. O endereço para falar com a gente é blogradiobase@hotmail.com

Momento Curioso!

Você já se perguntou por que raios será que as rádios clandestinas receberam o nome de piratas?
Pois bem, tudo começou em 1958, lá na Inglaterra, quando as emissoras eram montadas em barcos parecidos com os de piratas, por causa das bandeiras negras!
Os tais barcos navegavam tranquilamente fora das águas muito próximas ao país, pois assim conseguiam fugir dos impostos do governo!
Espertinhos esses radialistas piratas, não?

Fonte: Canal Kids

terça-feira, 14 de dezembro de 2004

Reportagem e Edição no Rádio são tema do novo Curso do Comunique-se
Da Redação Comunique-se
Fonte:ABCNews


O Comunique-se promove em janeiro, em São Paulo, o Curso de Reportagem e Edição no Rádio. As aulas serão ministradas pelo jornalista Francisco Prado, repórter da Rádio Jovem Pan AM, nos dias 15 e 16/01 (sábado e domingo), das 8h30 às 18h.

Durante o curso, cada participante sai às ruas com um gravador em mãos. Ele faz exercícios e produz matérias relacionadas à cidade. O material é editado e disponibilizado para download.

Confira o programa do curso:
1. Apresentação
2. Jornalismo no radio
3. Característica popular do veículo
4. Características da manchete "tapa na cara"
5. Utilização do BG em radio
6. Abordagem de rua
7. O radio ao vivo (improviso)
8. Texto de edição
9. Fontes e apuração (redação e rua)
10. Coletivas de imprensa
11. Documentários em radio
12. Programas de rua (estúdio móvel)

A inscrição pode ser paga em três parcelas de R$ 55 (ou R$ 150 à vista). Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo site de Cursos do Comunique-se, pelo e-mail cursos@comunique-se.com.br ou pelo telefone (11) 5589-5557.

Good Times!!!!!!!

Olá, amigos da Rádio Base,

Ao procurar na net alguma reportagem sobre o Sérgio Bocca, para minha felicidade, fiquei conhecendo este blog. Caro Nilson Souza, é claro que o Sérgio Bocca mereceria uma rádio melhor, concordo plenamente com você! Na época do "Good Times", eu morava em São Paulo e não perdia o programa nem por decreto.

Hoje estou em Joinville e até tenho algumas fitas cassetes com a gravação de programas e traduções do Good Times, na voz maravilhosa do Sergio Bocca. Morro de saudades dessa época. Quem sabe um dia ele voltará com este programa? Como ele mesmo dizia na época: tudo o que é bom tem que voltar!!!!!!!!

Viva o rádio!!! Já imaginou a vida sem rádio e sem música?
Um grande abraço a todos.

Lauro R. Marinoso
Joinville - SC



Deus te ouça, Lauro, deus te ouça!!!!

Os bons e velhos tempos estão de volta!!!!!

Olá, Marcos Antônio Ribeiro, tudo bem ?

Sou o José Nogueira do Clube do Rádio, acervo da memória radifônica no Brasil, com aproximadamente quase três mil horas de programas gravados de diversos genêros, passando pelos anos,70, 80, 90, 2000, entre entrevistas,jingles,vinhetas, programas gravados, recortes de jornais, revistas, livros, registros sonororos, e etc...

Possuimos programas das rádios Brasil 2000 FM, 89 FM, Rádio Excelsior AM e FM, Rádio USP, Rádio Cultura AM, Rádio Eldorado FM, Musical FM, Kiss FM, Metropolitana FM, Rádio Bandeirantes FM e AM ,Rádio Transamérica, Rádio 97 FM, Rádio Jovem Pan, Rádio Jornal do Brasil, entre outras. Temos áudio de muitos programas que deixaram grande saudades no ar: "Jacques Kaleidoscópio", da Rádio América AM (1972-1975); "Presença de Rock", com Johnny Johnny & Chico Bóia, da Rádio Excelsior FM (1979); "Rádio Pirata", da Bandeirantes FM, com Dagomir Marquezi, Lú Gomes e Roberto Navarro (1977-1979); "Senhor Sucesso", com Maurício Kubrusly, da Excelsior FM (1982);"Não Tranca Que Lá Vem Alavanca", com os Irmãos Bambulha, pela USP FM (1984-1986); "Laborárório", apresentado por Marisa Leite de Barros, da Rádio Cultura AM; "Som Pop", da Rádio Cultura AM; "Pop Time", da Rádio Cultura AM, "Rock Show", da Rádio Excelsior AM, com André Barbosa Filho, Leopoldo Rey, Kid Vinil e Valdir Montanari; "Sessão Rocambole", Rádio 97 FM, com o capitão de Aço Beto Peninha (1984-1986), Rádio Amador, na 89 FM, com apresentação de Rita Lee (1986); Blues Sessions, na Rádio Excelsior AM, entre outros que guardamos seus registros nos acervos do "Clube do Rádio"

Contatos: A/C José Nogueira
(Clube do Rádio)
Cx. Postal - 14.411
Cep : 02199-970 SP / SP
São Paulo - SP

Entre em contato para que possamos contar um pouco do histórico do Rádio no Brasil. Um grande abraço do pesquisador, fundador e organizador do Clube do Rádio - Acervo da Memória Radiofônica no Brasil
José Nogueira
São Paulo - SP,



Olá, Zé, como vai? Que legal seu acervo, hein? Por que você não o coloca à disposição dos ouvintes em algum site ou mesmo em algum espaço físico. Quem ouviu alguns desses programas poderia relembrar os bons tempos do rádio. Quem é mais novo, aprenderia como se faz rádio musical jovem com qualidade e sem jabá. Parabéns, boa sorte e mantenha contato, ok?

segunda-feira, 13 de dezembro de 2004

Pô, que bagunça!

Estou tentando ouvir o Na Geral, da Rádio Bandeirantes AM, pela internet, como faço quase todos os dias, utilizando o link que há no portal Rádio Base - Rádios Ao Vivo, e o que chega é... música!?!?!? Primeiro um pagodinho safado em loop (se repetindo), sem vinhetas; depois Elton John (também em loop).
Pelo site oficial é impossível ouvir (nunca conseguí!!!) e pelo link de outro portal de rádios também caio na mesma musiquinha.
Que troço é esse?

sábado, 11 de dezembro de 2004

Revista da FM O DIA de Natal nas bancas

Dicas natalinas e muitos presentes para os leitores na edição de dezembro

Chega às bancas de todo o Rio de Janeiro a edição de final de ano da Revista da FM O DIA. Na reportagem de capa, um presentão de Natal para as leitoras: os “gatos da moda”, com Rodriguinho, Gustavo Lins e Luciano Becker (grupo Swing & Simpatia). Já para os homens um brinde pra lá de especial com a belíssima Cláudia Leitte.

E não pára por aí. A publicação traz ainda matérias com D12, Babado Novo, Felipe Dylon, KLB e o astro internacional Robbie Williams; além de uma seção com várias dicas de presentes para esse Natal. Isso sem contar tantas outras novidades do mundo da música e as conhecidas colunas de David Brasil, Mauro Leão, DJ Malboro e Vagaba.

Com 60 mil exemplares mensais atualmente, a publicação é voltada para o público da própria rádio FM O DIA (100.5 mhz), líder de audiência há 34 meses consecutivos entre as emissoras do Rio de Janeiro e que acaba de completar 7 anos no dial carioca.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2004

Verdades e boatos

*Atende pelo sugestivo nome de Julinho da Adelaide (homônimo de um certo personagem da MPB, que ficou famoso no auge da ditadura militar) o boato que está circulando pela internet dando conta que Rádio Bandeirantes teria adquirido a sempre "à venda" - mas jamais comprada - Rádio Sucesso - (ex-Rádio Cidade de São Paulo).

*O boato "Julinho" também afirma que os 90,9 MHz - emissora de Itanhaém com transmissores em São Bernrado do Campo - que retransmite e programação da Rádio Bandeirantes AM, passaria a retransmitir a programação do Transamérica Hits (especializada em axé, pagode e música sertaneja).

*Como se não bastasse, o boato Julinho ainda afirma que a Nativa sairá do ar no dia 1º de janeiro e também passaria ao controle da Rede Bandeirantes num certo "acordo" operacional entre a emissora dos Saad e de Neneto Camargo.

*O mais engraçado é que, até o momento, nenhuma das "partes envolvidas" se pronunciou a respeito ou confirmou. A tia do boato Julinho, a Dona Teoria da Conspiração, jura de pés juntos que trata-se de uma grande operação empresarial - daí o silêncio de seus diretores.

*Se for por falta discrição, os responsáveis pela suposta "grande operação" podem revelar tudo porque o Boato Julinho já se encarrgou de espalhar as boas novas por aí.

*Independentemente dos fatos acima serem reais ou não, resta uma pergunta crucia: " o que é que eu tenho a ver com tudisso).

E chega por hoje. Vai.

Bom Dia, meninos!!!!!

Daqui a pouco falaremos mais sobre....boatos. Agora ligarei para o meu pai para dizer que comprei um computador novo ( e é ele quem vai pagar, hehehe)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2004

Quando o Pânico também é cultura

Há vida inteligente no programa Pânico, da Rede Jovem Pan Sat, desde que o entrevistado seja um artista de talento e tenha algo realmente interessante a dizer. Foi o caso de de ED Motta, convidado da trupe de Emílio Surita nesta quinta-feira. O cantor e compositor disse que acha meio estranho esta história de pegar gravações antigas e passá-las para formatos mais modernos, como o DVD áudio. "Eu acho meio estranho este tipo de coisa pegar uma gravação de 30 anos atrás e remixá-la digitalmente. Pra mim, perde a naturalidade do som original", disse o músico carioca. "Outro dia eu vi(ouvi) o álbum "Machine Head", do (Deep)Purple num desses formatos e ele pareciam o Creed", contou Motta.

Ao ser convidado para ouvir um rap composto pelo Mendigo, Ed Motta não deixou por menos e tirou uma casquinha dos humoristas: "você sabe que, hoje em dia, qualquer um diz ser DJ, rapper e estilista. Em toda a esquina você encontra um desses trê tipos aí. É incrível, cara", disparou o cantor. "Mas nesse caso, até que seu som é legal, tá um rap bem feito", disse Motta após ouvir o rap criado pelo Mendigo.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2004

Atenção, fãs de Tom Jobim, corram que ainda dá tempo!!!!

Ao longo desta quarta-feira, a Rádio Cultura AM estará homenageando o maestro e compositor Tom Jobim. A programação esecial começou às 19h e devem terminar à meia-noite.

Nããããããããão perca!!!!!!!
Rádio Cultura AM - 1200 KHz - São Paulo
http://www.tvcultura.com.br/radioam

terça-feira, 7 de dezembro de 2004

Ao melhor estilo Imperial (edição extra) 4

Alô, caro leitor, aqui estão os ganhadores do prêmio da APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte, em 2004, na categoria Rádio. A escolha foi feita durante a reunião da associação no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, na noite desta segunda-feira.

Melhor Programa de Humor - Debate Boca (Rádio Record AM)
Melhor Programa Musical - Jazz Masters (Rádio Eldorado FM)
Melhor Programa de Variedades - O Rádio ao Vivo (Rádio Jovem Pan AM)
Melhor Programa Infantil - Ciranda da Criança (Rádio América AM)
Melhor Programa de Cultura Geral - Nossa Língua Portuguesa (Rádio Cultura AM)
Revelação - Arrigo Barnabé - Supertônica (Rádio Cultura FM)

Participaram da votação deste ano: Marcos Ribeiro (Editor da Rádio Base), Miriam Ramos (Professora do Curso de Rádio do Senac) e Tobias Jung (Jornalista Free Lance). A premiação deverá acontecer em março de 2.005.

Depois a gente fala melhor a respeito da premiação, tá bom?

domingo, 5 de dezembro de 2004

Ao melhor estilo de Carlos Imperial nº3

*Página de rádio do Estadão, no caderno de TV e Lazer, deste domingo. Continua fraquíssimo. Seria melhor colocar um anúncio da Rádio Eldorado AM ou FM no lugar. Teria muito mais resultado.

*Supertônica, sábado, 21h, Cultura FM, 103,3 MHz. Um resgate da Música Erudita Brasileira do século 20, produzido por Arrigo Barnabé. http://www.radioculturasp.fm.br

*Ontem tive a satisfação de ouvir um programa especial sobre a época dos festivais produzido pelo meu mestre Rodolfo Martino para a Rádio Gazeta FM, em 1980. Lembra o sábio professor que ele havia sido convidado por um colega para reestruturar a programação da emissora com algo de melhor qualidade. Nem é preciso dizer que o projeto dançou porque, apesar da qualidade, o departamento comercial da emissora achou-o inviável pois acreditava que não daria audiência, logo não traria anunciantes.

*O programa que citei deveria ser referência obrigatória para os estudantes de rádio e TV, para verem como se faz programa de rádio no rádio.

*Parabéns, Marcos Lauro, que ontem colheu mais uma couve na horta da vida. Heheheh.

*"Enquanto a Bola não rola" é uma ótima pedida para quem gosta de debates esportivos no domingo antes do futebol. E é o único em rede nacional, com várias praças participando ao mesmo tempo. Isso sim é que é conceito de rede. Dá para melhorar um pouco, mas quem tem que descobrir o quê são os produtores do rograma, que são pagos para isso. Eu, não.

* Enquanto a revista Veja não chega as minhas mãos, estou relendo trechos do livro "Pilares, Via Satélite", de Paulo Cesar Ferreira. É claro que estou lendo a parte em que ele conta sua passagem como diretor do Sistema Globo de Rádio.

*Oh, dúvida cruel!!! Não sei se fico e assisto ao Harry Porter no SBT ou se vou na Super Casa Bahia, no Anhembi, para ver um computador novo. Vou nessa. Tô indo. Fui.

O rádio na mídia

Opa!
Parece que as pessoas da mídia escrita estão se lembrando que o rádio existe! Que bom!
Hoje a coluna da Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, traz uma reportagem especial com os programas da madrugada, que unem e/ou divertem os insones.
Estão lá Marcelo Batista (o cabeça), do Band Coruja (Band FM); Edi Barbosa, do "Momentos Inesquecíveis" (Tupi) e Álvaro Gimenez, do "Virando a Noite" (Globo).
Lá estão também os ouvintes que acharam sua "tampa de panela" pelo rádio e os que se divertem com as piadinhas do Batista.
Enfim, uma reportagem para se pensar sobre a versatilidade do Rádio, que no exemplo que pus há alguns dias serve como utilidade pública e aqui está para a diversão e até para a resolução dos problemas da vida de uma pessoa.
Quem disse que a internet vai matar o rádio, hein?

sábado, 4 de dezembro de 2004

RÁDIO ESTATAL PROMOVE MUDANÇAS, AO CONTRÁRIO DAS RÁDIOS COMERCIAIS

O ano de 2004 se aproxima rapidamente de seu fim e, com ele, espero que levem a pasmaceira que ocorreu no rádio em SP e em grande parte do Brasil. Nada de novo, nada de reformulações, o que estava desgastado continua ainda mais desgastado, enfim, um tédio. E a surpresa positiva parece que virá de uma das raras estações estatais ainda existentes em São Paulo. Reportagem da Folha de SP, de autoria de Laura Mattos, anuncia que as rádios Cultura em FM, AM e ondas curtas prometem profundas mudanças em suas programações. E ainda este ano!! A FM, que desde a sua inauguração em 1977 só transmite música erudita e de boa qualidade, decidiu ir a luta e aumentar a sua audiência. Afinal, a emissora tem um público muito pequeno para uma audiência vasta existente em SP. Acrescentará pitadas de jornalismo para o público em trânsito e trará ao ouvinte/contribuinte uma das boas novas dos últimos anos produzidas e mantidas pelo Estado: a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) terá um programa semanal, aos sábados, na emissora, apresentada pelo maestro John Neschiling. O programa será ao vivo e terá a missão clara de levar a boa música ao público médio e distante dessa cultura. Outras atrações com o mesmo intuito serão lançadas, levando a sério aquilo que é a verdadeira vocação do Estado, ou seja, educar e informar a todos. As antenas de transmissões também sofrerão novos ajustes, a fim de proporcionar um melhor som e um alcance maior.
O projeto faz parte das reformulações ocorridas na Fundação Padre Anchieta e as rádios passaram a ser dirigidas por José Roberto Walker. Ouvidos ligados, então.


Alessandro Pereira
Jundiaí/SP
-------------------------
Pois é, Alessandro! Também ví essa reportagem da nossa amiga Laura Mattos.
Gostei principalmente do fato de as mudanças virem acompanhadas de melhorias técnicas, pois não adiantaria muito todas essas inovações se o sinal não chegar com qualidade em toda a cidade.
E obrigado pelo parabéns.
Abraço!

Mais uma da Band???????

Está correndo um forte boato nos bastidores de que o Grupo Bandeirantes teria comprado (ou arrendado) a Rádio Nativa FM.
E, sendo verdade, pode sair por aí comprando todas as concorrentes?

sexta-feira, 3 de dezembro de 2004

No melhor estilo "Carlos Imperial"......nº2

Ué.......a Jovem Pan parou de tocar dance music? Um dia, nosso amigo Ronald, do Rio de Janeiro, me perguntou o que eu estava achando da programação de "rock" da Jovem Pan. Eu disse:PLACEBO PURO!!!! ehehehehe

E o pessoal do Garagem dando aula de Black Music? Ficou, tipo, peixe fora d'água. PICOLÉ DE CHUCHU LIGHT. Pelo menos tiveram o bom gosto de usar "Everybody dance", do Chic. Menos mal.

Se algum dia a Jovem Pan começar a tocar Deserdados, ou mesmo Cólera ou Inocentes, ou ainda Lobão nos anos 80, ou até mesmo Smiths, quem sabe?

Por falar em Dance, ai que saudades da Pool FM!!!!

Domingo é aniversário do Marcos Lauro. Mande uma mensagem de feliz aniversário para marcoshlauro@uol.com.br

Tem um programa legal de sexta à noite na Transamérica por volta das 20h, eu acho. Qual é o nome? Alguém sabe?

E o boato que os 90,9 iria virar Transamérica Hits (bate na madeira 3 vezes)? É pra valer? Sério? Buáááááááááááá.....

Amanhã tem mais uma sensacional aula do Curos de Jornalismo Musical, ministrado pelo professor e jornalista Rodolfo Martino. Obaaaaaaaa!!!!!! Graças a um colega de curso, que já foi diagramador do finado e mais ou menos saudoso NP, pude "ter acesso" ao famoso livro do Zuza Homem de Mello, " A Canção no Tempo - vol.2", da Editora 34. Atenção alunos de jornalismo (ou não) que acham que conhecem tudo de rock, comprem esse livro voando.

Hilda Costa continua arrebentando no "Show da Madrugada", da Jovem Pan AM.

Domingo é aniversário do Marcos Lauro. Mande uma mensagem de feliz aniversário para marcoshlauro@uol.com.br

Atenção: qualquer disco da série Millenium, da Universal, custa R$ 8,90 na Fnac Paulista. Na Coop de Diadema custa R$ 9,50.

E não é que na quarta à noite tinha um casal de velhinhos japoneses que foi a Fnac e levou todos os CDs Millenium que tinha as melhores músicas de MP4, Quarteto rm Cy, Boca Livre e Roupa Nova? Bom gosto é iiso aí. Vê se aprende com eles, molecada!!!

Estou ouvindo este programa que passa na sexta à noite na Transamérica Pop é bacana, hein? Tem certeza de que ninguém aí sabe o nome?

O nosso outlook voltou a funcionar normalmente, Uuuuuffffa!!!!

Hoje não teve gravação do Rota 77 aqui na Redação da Rádio Base. Pudera, o microondas encrecou e não daria para estourar pipoca light no recreio. O nosso prezado Bill, o Punk da Bota Branca, nos brindou com sua visita na semana passada e disse que gostou daqui do mocó. E disse que quer voltar outras vezes. Ai, Jesus!!! Desse jeito vou começar a cobrar entrada na portaria, eheheheh

Domingo é aniversário do Marcos Lauro. Mande uma mensagem de feliz aniversário para marcoshlauro@uol.com.br

Desculpe-me pelos erros de Português. é que hoje estou com conjuntivite num olho só.

Onde está você, Maria Rita Palladino?

E hoje a Mama Brusquetta (?), do programa "Mulheres", da TV Gazeta de São Paulo. mostrou uma reportagem que ela fez quando foi dar entrevista no programa Pânico, da Rede Jovem Pan Sat. O estúdio deles parece uma cabine de nave espacial, uau!!!!! Pena que não mostraram direito a esfuziante e chiquérrima Amandinha, "a menina das perguntas que não querem se calar".

Everaldo Marques continua cobrindo férias de Thiago Gardinali, no "Rádio ao Vivo", da Jovem Pan.

Domingo é aniversário do Marcos Lauro. Mande uma mensagem de feliz aniversário para marcoshlauro@uol.com.br

Pra não dizer que não falei da Brasil 2000: domingo, 21h, Backstage, com o meu conterrâneo e grande colega Vitão Bonesso.

Pergunta que não quer calar: que fim levou Carlinhos "Pop" Gouveia, antigo DJ da Rádio Excelsior AM, na década de 70? Se alguém souber.....

Alguém aí tem gravações de Big Boy em ação na Rádio Mundial? Um leitor nosso do nordeste está procurando por estes registros desesperadamente.

Domingo é aniversário do Marcos Lauro. Mande uma mensagem de feliz aniversário para marcoshlauro@uol.com.br

Sábado, às 13h e às 20h, com reprise no domingo, às 21h, "Plug 700", com Tarcisio Carvalho e Pierluigi Piazzi. Para quem tem computador, essencial!!!!!

Como dizem os saudosistas: no tempo em que rádio tinha cartucho, havia um disco de vinil com uma ou duas faixas de cada lado chamado compacto, simples ou duplo. Dia desses fui buscar meu "3-em-um" na assistência técnica. O rapaz que consertou era muito moderno e pediu para que eu levasse um disco de "vinil" para testarmos o toca-disco. Não tive dúvida: peguei o primeiro compacto que pulou da minha discoteca: um compacto duplo de Raul Gil, de 1976, com as músicas "Lonas Azuis", "Neurastênico" e mais duas canções.

O jovem mancebo nunca tinha visto um disquinho desses e perguntou o que era aquela coisa pretinha, redonda e com um buraco no meio. Quando lhe expliquei o que era, ele concluiu: "ah, então era um tipo de CD de vinil, né? Que bacana, cara!!!!" Será que eu chego???

E chega porque amanhã é dia de aula. Até outro dia. E espalhem nosso blog por aí.

Ai, Jesus!!!!! Assim não dá!!!!!!

E não é que Nelson Motta - eu disse Nelson Motta - resolve dar entrevista no programa Trip Eldorado, da Eldorado FM???? Seria perfeito se este pobre escriba não tivesse que ouvir a referida emissora com tanta interferência de rádios clandestinas, auto entituladas "comunitárias" (rádio comunitária é ouuuutra coisa...).

Mal dava para ouvir o que ele disse porque tinha uma "pastora" evangélica(?) aos berros pedindo glória a Deus. Mas a minha paciência se esgotou!!!!! Se eu encontrar essa tal senhora, juro que a prenderei numa cabine à prova de som, durante 3 longos dias, com dois alto falantes gigantes, de onde ela só vai ouvir todo o acervo do Padre Marcelo Rossi, Padre Antonio Maria, e tudo que é LP (chique, né?) de sacerdotes católicos que estiver em catálogo. Sem esquecer as canções religiosas do Rei Roberto Carlos, a começar por "A montanha" que, por sinal, é ótima. E se ela resistir, vou colocar uma gravação em K7 daquele hino que fizeram quando o Papa João Paulo 2º veio ao Brasil:"A beeeeeeeenção João de Deus....."

Lojas Americanas investindo em webradio

Acabamos de firmar uma parceria com o site das Lojas Americanas!!
Você , no Japão ou no Brasil, vai poder comprar pelo endereço www.americanas.com.br/fenix! E não importa se seu cartão de crédito é brasileiro ou japonês, estão valendo os dois!!!
Agora aquele CD que você está a fim a um tempão e não consegue aí do outro lado do mundo estará há apenas uns cliques de distâncias. Se você quiser presentear alguém aqui do Brasil, os outros produtos do site estarão disponíveis para fazer aquela surpresa para seu familiar ou amigo (a).Se você estiver aqui no Brasil e quiser presentear alguém que está no Japão também é facinho!!!Lembre-se de que as Lojas Americanas entregam somente CDs e Livros no Japão!Acesse www.americanas.com.br/fenix e faça a festa.

Rádio Fênix, Kizumba Net e Lojas Americanas, estreitando ainda mais os laços entre Brasil e Japão!


Marcos Lauro
Produção - Programa Kizumba Net.
Todos os sábados, das 10h às 13h (horário de Brasília)
Rádio Fênix - www.radiofenix.net

quinta-feira, 2 de dezembro de 2004

Sábado na Rádio Matraca

Caríssimos ouvintes da Rádio Base, olhem só os presentaços que reservamos pra vocês nesse mês natalino! Neste sábado, dia 4 de dezembro, Alcione Sanna, Laert Sarrumor e Yvette Matos recebem, ao vivo José Vasconcellos! (o Sá Silva, da Escolinha do Barulho).Um Mestre do Humor! Dia 11, a convidada é Vania Abreu, mostrando ao vivo todo o talento que a baiana tem! E no dia 18, Kid Vinil, O Herói da Brasil!

Rádio Matraca, programa de música, humor e curiosidades, produzido e apresentado por Alcione Sanna e Laert Sarrumor. Sábado, 17h, USP FM, 93,7 MHz

Ouça pela Internet: www.usp.br/radiousp

Sábado na Rádio Matraca

Caríssimos ouvintes da Rádio Base, olhem só os presentaços que reservamos pra vocês nesse mês natalino! Neste sábado, dia 4 de dezembro, Alcione Sanna, Laert Sarrumor e Yvette Matos recebem, ao vivo José Vasconcellos! (o Sá Silva, da Escolinha do Barulho).Um Mestre do Humor! Dia 11, a convidada é Vania Abreu, mostrando ao vivo todo o talento que a baiana tem! E no dia 18, Kid Vinil, O Herói da Brasil!

Rádio Matraca, programa de música, humor e curiosidades, produzido e apresentado por Alcione Sanna e Laert Sarrumor. Sábado, 17h, USP FM, 93,7 MHz

Ouça pela Internet: www.usp.br/radiousp