quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Radiobrás e sindicatos discutem data-base

N. do E.: Essa é pra você que pensa que radialista ganha bem. Segura essa:



Representantes da Radiobrás e dos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do Distrito Federal se reúnem na sede da empresa, nesta quinta-feira (30/09), em Brasília, para negociar a proposta de acordo coletivo. A data-base dos funcionários da estatal é 01/10.
Entre outros pontos, os sindicatos reivindicam reposição salarial referente aos últimos cinco anos, instituição de piso único de R$ 1.500 para os funcionários da Casa e assistência para os trabalhadores demitidos cinco anos antes de terem direito a aposentadoria. O porcentual da reposição só será conhecido após divulgação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC).
Hoje o piso para funcionários com nível médio na Radiobrás é de R$ 600. Para quem tem nível superior, o salário mais baixo é de R$ 1.500. Os sindicalistas querem que a empresa também se comprometa a pagar previdência privada para os trabalhadores demitidos até cinco anos antes da aposentadoria.
A primeira reunião foi realizada na quinta-feira (23/09), com a presença dos presidentes da Radiobrás, Eugênio Bucci, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade (Contcop), Antonio Cortizo, do Sindicato dos Jornalistas, Romário Schettino, e do Sindicato dos Radialistas, Neide Aparecida de Moraes.
Acompanham ainda as negociações o ex-presidente do SJPDF, Edgard Tavares, funcionário da empresa, o vice-presidente dos radialistas, Carlos Alberto, e seu diretor Chico Pereira. As discussões sobre as cláusulas sociais aceitas por ambas as partes continuaram nessa terça-feira (28/09), durante a segunda reunião sobre o acordo coletivo. A previsão é de que o acordo só seja anunciado no final de outubro.


Fonte: Comunique-se

quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Profissional de áudio dá dicas preciosas de como montar um home studio

Antecipar-se a mudanças, planejar o futuro, significa minimizar o impacto. Esse é o princípio básico de qualquer pessoa que queira tornar-se um profissional de sucesso. E esse também é um dos objetivos do curso ministrado por Marcelo Oliveira dos Santos na produtora da De Pieri Comunicação.
Em apenas uma aula de 120 minutos Marcelo esclarecerá todos os mistérios para as pessoas que querem montar um home studio e não sabem por onde começar. O professor irá orientar a partir de um bate-papo gostoso como é simples e barato o aluno criar sons a partir de um computador, mas para isso é importante observar alguns quesitos como acústica, placa de som, microfone, entre outras coisas.
Esse único encontro se dá de forma individual, ou seja, o aluno escolhe o dia e o horário que melhor se encaixa em sua agenda e em duas horas sai com todas as informações necessárias para montar um home studio.
Esse curso a jato, como o próprio Marcelo apelidou, é o tempo suficiente do aluno sentir a segurança que vem de um profissional com mais de 17 anos de estrada, para que ele monte com tranqüilidade sua sala de som.
O curso acontece em São Paulo, capital, na De Pieri Comunicação, uma empresa que agrega jornalismo com áudio. Telefone para informações sobre disponibilidade de horários, vagas e preços: (11) 3714-3464 ou através do e-mail: falecom@depiericomunicacao.com.br
Qualquer curso oferecido pela De Pieri Comunicação tem sempre o objetivo de capacitar o aluno a enfrentar o mercado de trabalho.

Informações:
www.depiericomunicacao.com.br
jor@depiericomunicacao.com.br
(11) 3714-3464

terça-feira, 28 de setembro de 2004

Band comandará Rádio Sucesso. Será verdade?

Olá, amigos da Rádio Base

Hoje, 28 de setembro, o jornal Folha de SP publicou notas a respeito do possível arrendamento da rádio Sucesso FM (96,9 Mhz). O arrendatário seria, simplesmente, o Grupo Bandeirantes. Na verdade, as notas dizem que a Band irá administrar a rádio Sucesso e teria preferência de compra assim que a emissora estivesse em ordem. Mas entendo que deve haver muito dinheiro por trás disso, uma vez que a Sucesso não precisa de gerenciamento de outro grupo, se não houver investimento.

Seja como for, as notas da Folha (creio que escrita por Daniel Castro) dizem que possivelmente a frequencia da Sucesso FM será ocupada por uma rádio noticiosa. Em outras palavras, a Bandeirantes AM encontrou o espaço que precisava para concorrer de vez com a CBN.

Com a atual programação da Sucesso, acredito que o público pouco sentirá a mudança, apesar do ensaio que esta rádio tentou entre 2002 e 2003 em alterar sua programação para algo mais requintado (com o lançamento dos programas Onda Urbana e, atualmente, o Get up). Mas não foi além disso. Finalmente acabou a rádio Cidade.
Abraços,

Alessandro Pereira
Jundiaí - SP

segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Oxydance ligado na Rádio Base ( e vice-versa)

Caros amigos da Rádio Base

Fim de domingo, já início de segunda-feira e também fim de mais um programa Oxy Dance, do grande Carlinhos, da Metropolitana FM - 98,5 - S. Paulo. É, o programa como sempre, estava ótimo e olha que dessa vez teve até a participação do Rádio Base no Oxy Dance. Eu explico: o Carlinhos, um bom radiomaníaco como nós, vem acessando o nosso Portal e, além de elegios mecionou no ar, ao vivo, o endereço www.radiobse.org, sugerindo a toda galera que gosta de rádio que acesse e descubra quem somos, isto é, pessoas apaixonadas pelo rádio e tudo de bom que ele nos proporciona.

Ao Carlinhos, parabéns pela competência de sempre, pela emoção dos Flash Backs e pela menção a Rádio Base! E domingo que vem, das 22h às 24 hs tem mais. Rádio Base - Oxydance - Metropolitana - Yes !!!

Abraço a todos,

Nilson Sousa
São Paulo - SP

domingo, 26 de setembro de 2004

As primeiras trasmissões da Rádio Base Online

Está entrando no ar os primeiros canais da nossa webradio: Rádio Base Online. Em breve, você vai encontrar ali dezenas de trechos de programa de rádio e edições recentes dos programas Rota 77, Garagem, A História da Excelsior, 50 anos de rock, em Media Player, Real Player e MP3. entre no endereço: http://www.radiobase.org/radiosaovivo/radio_base.htm, ou entre em nosso Portal Rádio Base, clicando no link ao lado.

sábado, 25 de setembro de 2004

Essa é Comunitária de verdade!

Finalmente!!!!

O despacho ao Congresso da autorização da Rádio Comunitária Campeche, de Florianópolis, estava, nesta sexta-feira, na mesa do Lula para ser assinada. Segunda ou terça-feira deve estar no Diário Oficial.

Isto significa que em três meses, no máximo, teremos a licença definitiva para ligarmos nosso transmissor, que já está aqui à espera.

Nossa associação foi fundada em novembro de 1998. A tramitação do processo começou em janeiro de 2000.

Abraços

Lucio Haeser

sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Ex-Nova FM

Seguindo uma dica de Rafael Marinari, fui ver a comunidade dos Ex-Nova FM no Orkut. Encontramos dois arquivos lá que servem para matar a saudade da Nova FM pop/rock, inclusive um áudio bem grande com a gravação do último dia de transmissão, com o adeus de quase todos os locutores.
Os links:

Último dia da Nova FM: http://www.discopogo.com.br/Nova_FM_Last_Day.zip

Identificação dos locutores (abertura de horário): http://s7.yousendit.com/d.aspx?id=40307986503E296CE7023909E02596B4, vá em "Click here to download the file now".

Não me lembro muito bem dessa fase da Nova, na minha memória está mais viva a contemporânea X FM, que transmitia onde hoje é a CBN, mas é muito bom poder ouvir esses áudios. Em especial, o impagável "rap do locutor", no final do arquivo do último dia.

Programa Kizumba Net

Jornalista, cantora, atriz e modelo, a multimídia Isis Mosca será a entrevistada no próximo Kizumba Net. Atualmente, Isis vem dominando as raves de Amsterdã e Ibiza com a música "A Rã", uma releitura Drum 'n' Bass do sucesso de Caetano Veloso e João Donato. Também faz parte do cast de agências de modelos na Espanha.
Sábado, a partir das 22h (horário oficial do Japão) vamos bater um papo com a moça e saber um pouco mais sobre sua carreira.



Marcos Lauro
kizumba@radiofenix.net

quarta-feira, 22 de setembro de 2004

A Máquina do Som - o retorno de Sergio Bocca

Pessoal,

Nesse último domingo, final da noite, tive a grata supresa de ouvir nos 98,5 Mhz - S. Paulo, da Rádio Metropolitana FM - S. Paulo, nada mais nada menos do que o Grande Professor Sérgio Bocca, ex-apresentador que marcou época no Good Times - Globo FM - 90,5 S.Paulo (atual CBN). Eu explico: Tratou-se na verdade de uma participação especial do Sérgio Bocca, no programa Oxy Dance, apresentado pelo Carlinhos, da Metropolitana FM. Bem, o Carlinhos, todo mundo já sabe, gosto musical impecável e um grande amante dos anos 70, conhecedor de histórias e mais histórias sobre o Rádio e ge�������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

A Máquina do Som - o retorno de Sergio Bocca

Pessoal,

Nesse último domingo, final da noite, tive a grata supresa de ouvir nos 98,5 Mhz - S. Paulo, da Rádio Metropolitana FM - S. Paulo, nada mais nada menos do que o Grande Professor Sérgio Bocca, ex-apresentador que marcou época no Good Times - Globo FM - 90,5 S.Paulo (atual CBN). Eu explico: Tratou-se na verdade de uma participação especial do Sérgio Bocca, no programa Oxy Dance, apresentado pelo Carlinhos, da Metropolitana FM. Bem, o Carlinhos, todo mundo já sabe, gosto musical impecável e um grande amante dos anos 70, conhecedor de histórias e mais histórias sobre o Rádio e gente que fez e faz Rádio.

Nesse último domingo, entretanto, como se diz, o Carlinhos botou pra quebrar e ao lado de Sérgio Bocca, com participação por telefone de Cesar Filho e Arnaldo Soccomani, o Oxy Dance, arrebentou !

Em certo trecho do programa, surpresa geral: foi ao ar, em plena Rádio Metropolitana FM, um trecho do programa Good Times, da extinta Rádio Globo FM - 90,5 - S.Paulo. Ah! Que saudades ! Lembrei da época (anos de 1987 mais ou menos) em que eu e minha esposa, simplemente desligávamos a TV, para ouvir o Sérgio Bocca, com o seu Good Times ! E olha, que nesse trecho de progroma, repito, em plena Rádio Metropolitana FM, foi ao ar uma vinheta onde o locutor oficial da TV Globo, Dirceu Rabelo, apresenta...Sérgio Bocca.

Ao Carlinhos e Equipe Metropolitana FM, parabéns pela inciativa e um pedido de Bis.
Ao Sérgio Bocca, meu registro de sua falta no Rádio, num programa ao estilo dele, ou seja, romântico e reflepto de Flashbacks.

Onde estão os responsáveis por Rádios em São Paulo, que deixam espacar um talento como esse do sérgio Bocca ? Por favor, acordem e ouçam a voz do povo! No final do programa, ouvi bem: O Carlinhos e o Sérgio Bocca se comprometeram a voltar com um especial sobre a extinta Rádio Excelsior AM 780 - S.Paulo.

Aproveito aqui, para fazer um pedido especial ao Marcos Ribeiro, o para disponibilizar no Radiobase, um link permanente com o grande Sérgio Bocca e o Good Times ! Nessa de link, poderíamos também, ter trechos do programa Oxy Dance e sua passagem por várias rádios de São Paulo.

Estamos aguardando, mas temos pressa, pois o FM de São Paulo e seus ouvintes, merecem !

Nilson Sousa
S. Paulo - SP

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Para ouvir um tostão da Voz de Sergio Bocca, clique neste endereço
http://www.radiobase.org/real.ssm

Para ouvir a história da Excelsior clique aqui neste endereço
http://www.radiobase.org/radiobase.m3u

Novo site para radialistas. Só para radialistas?

Um novo espaço na internet voltado ao profissional de rádio. Estréia do osradialistas.com.br, é um novo instrumento para nós radialistas termos um espaço para dialogar, experimentar e trocar informações sobre rádio. Radialista é “o cara” que está sempre presente em todos momentos, / no esporte / na informação na cultura de um povo ou região /na musica, nos comerciais, no dia dia das pessoas , o radialistas não para nunca,

Mesmo com as novas tecnologias, os computadores, gravadores digitais e novos equipamentos nunca substituirão o profissional , pois as maquinas não tem a emoção e a vibração que um radialistas tem , O Radialista trabalha com orgulho , mesmo nos dias de festas, não tem natal, ano novo, feriado e afins. É um profissional dinâmico, pois o rádio é um meio que exige um bom “jogo de cintura”, não pode deixar a bola cair. Passa as emoções através de sons e voz, muitas vezes as emoções passadas são totalmente contrarias do momento em que está vivendo, mas o show tem que continuar ou melhor o programa não pode parar.

É com toda essa garra, dedicação e emoção que estamos trazendo para vocês um site voltado ao profissional do radio . Onde queremos reunir as experiências dos grandes radialistas do Brasil que estarão aqui.

Radialistas, parabéns pelo seu dia!!!!!

Antonio Roberto Vilella Jr.
São Paulo - SP
www.osradialistas.com.br

Trip Musical apresenta Ramones

Nessa quarta-feira, 22 de setembro às 9 da noite na Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), 1080 AM estéreo,o Programa Trip Musical veicula o episódio: Hey ho! Let´s go: um tributo aos Ramones. Esse episódio é uma homenagem ao lendário guitarrista e co-fundador dos Ramones, Johnny Ramone(Nome verdadeiro:John Cummings.), morto no último dia 15 de setembro. O episódio/programa está bem caprichado e acho que vcs vão gostar... SE VC É DE FORA DO RS PODE OUVIR O PROGRAMA PELA INTERNET NO ENDEREÇO: www.ufrgs.br/radio

Revista da FM O DIA de setembro nas bancas

Bruno e seus parceiros do Sorriso Maroto estampam a capa desta edição

Já está nas bancas a edição de setembro da Revista da FM O DIA. Na reportagem de capa, “Ação entre amigos”, o grupo Sorriso Maroto fala da vida antes da fama e brinca com o sucesso. Já para as garotas, a equipe da revista invade o quarto e a intimidade de Gustavo Lins, enquanto os marmanjos conhecem um pouco mais da nova beldade da música Luiza Possi.

E ainda tem muito mais: todas as novidades do mundo da música, as conhecidas colunas de David Brasil, Mauro Leão, DJ Malboro e Vagaba; além de um pôster especial do Junior (Disfarce) com uma promoção que vai levar uma leitora para almoçar com o pagodeiro.

Com 60 mil exemplares mensais atualmente, distribuídos para todo o Rio de Janeiro e Grande Rio, a publicação é voltada para o público da própria rádio FM O DIA (100.5 mhz), líder de audiência entre as emissoras cariocas.



Holofote Assessoria em Comunicação/RJ

terça-feira, 21 de setembro de 2004

Linkin Park reconstitui "menudomania"

Resolvi colocar mais lenha na fogueira desta acalorada discussão sobre o que é profissionalismo ou não nas nossas FM's. Leia o texto do Alexandre Figueiredo e depois veja os comentários aqui reproduzidos. Ou...leia o....ah, faça como achar melhor, desde que você dê sua opinião depois...tá tudo certo.

Para não perder tempo porque o tempo urge, vou colocar os comentários lá postados no texto do Alexandre

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O que viria a ser um "locutor mauricinho"? Meio preconceituoso esse comentário... e quem disse que quem trabalha em rádio pop tem que trabalhar a vida toda em rádio pop? Em todas as profissões, ninguém é obrigado a fazer um tipo de coisa só. Isso não existe, o que importa é a forma como faz o trabalho, e não onde.

Daniela | Homepage | 19-09-2004 10:46:20


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Vocês precisam ouvir então o absurdo que é a filial da Rádio Rock 89 de Campinas, limaram o programa arquivo do rock da manhã, único espaço onde ainda se ouvia algo do verdadeiro rock, e colocaram um programa de humor (se é que alguém acha graça nisso) que era de outra rádio de Campinas Educadora fm, e que nada tem a ver com a cultura rock.

Marcos Ferrari | Email | 19-09-2004 10:46:58

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A inveja é uma M..... !! E tome Radio Rock !!

Curioso (?) *| Email | 19-09-2004 11:02:28

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Já escreví isso aqui e vou escrever quantas vezes forem necessárias: um bom profissional de rádio deve ter capacidade de trabalhar em qualquer rádio, independente de seu estilo. Trabalhar na JP ou na Transamérica não desabilita um profissional de trabalhar depois numa rádio rock. Aliás, roqueiro não precisa de diploma, e sim de atitude.

Marcos Lauro | Email | Homepage | 19-09-2004 23:45:50

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Nao aguento esse pessoal "bitoladinho" que acha que rock e so AC DC e Led Zepellin.O rock tem varios estilos e tendencias.A 89 e suas afiliadas tem uma semelhanca com a Jovem Pan sim:a faixa etaria de seus ouvintes,uma vez que ambas são jovens.Porém,uma é rock e a outra é pop.E é claro que a 89,que tem como publico alvo jovens que gostam de rock(não importa se os bitolados achem rock ou não)vai tocar o rock que os adolescentes acham bom,que é o Linkin Park,Audioslave,CPM 22,Charlie Brown,System of a Down e por aí vai.Isso se chama segmentaçao.É trabalhar focando em um resultado esperado.Os bitolados falavam muito da Fluminense(a maldita).E deu no que deu:ela voltou e fracassou diante de sua atual concorrente,a Cidade A Radio Rock.E um profissional(eu disse profissional)de radio,trabalha na Band,na Alpha,na Rede Aleluia,na Jovem Pan,na Kiss ou na 89 sem problemas.Gosto musical pessoal vc ouve na sua casa.Radio nao e um boteco onde cada um faz op que quer e toca o que curte nao.É lugar de profissionais. Abraço

Marcelo (?)*| 20-09-2004 20:08:35

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Eu não concordo com alguns aqui do blog, na minha opinião, prá se fazer uma boa rádio rock o cara tem que gostar de rock, ter o rock na veia, não dá para acreditar que um locutor, ou mesmo o diretor artístico de uma rádio popular ou de dance, ou pior, uma gospel, faça um bom trabalho numa de rock, rock vem do sangue, não do tão falado "profissionalismo".

Sandro César Ceccato | Email | 20-09-2004 20:50:48

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Eu acho que não basta apenas gostar de rock, ter 'atitude' ou ser um 'profissional de rádio' que tem experiência de vários anos trabalhando em vários estilos de rádios diferentes. Eu acho que o fundamental é o profissional ter conhecimento musical suficiente para trabalhar bem com os seus ouvintes. E eu percebo que em muitas rádios falta exatamente isso, principalmente as chamadas 'radiorróque'. O locutor pode até ter a 'linguagem roqueira' para se comunicar bem com o público, mas é muito evidente seu total desconhecimento sobre a história do rock e até sobre as novas tendências. Normalmente, tudo já vem mastigadinho pelos produtores. Muitos locutores tem preguiça de ler, estudar, pesquisar, ouvir e se interessar pelo assunto. Enfim, fazem a mesma coisa que o Mion fazia na televisão: apenas atuam com um script pronto. Por isso que 'instituições' como Roberto Maia, Kid Vinil, Massari e outros deveriam ter cargos vitalícios em rádio.

Daniel Neves | 21-09-2004 11:40:29

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No melhor estilo Abujamra: a Band FM diz que é uma rádio popular, mas nunca a ouvir tocar Paulo Sérgio ou Amado Batista; a 89 diz ser rádio de rock, mas até agora nem ao menos tocou alguma música do último cd do Cólera; a Alpha FM nunca, jamais tocou Tom Jobim ou Edu Lobo; a Nova Brasil se diz 100% MPB, mas nunca rolou Egberto Gismonti. Se é para ser profissional, por que não se toca também o melhor de cada segmento em que estas rádios atuam? Alguém pode desenhar para mim, porque até agora eu não entendi nada sobre o que quiseram dizer com "profissionalismo" ou algo assim...

Marcos Ribeiro | 21-09-2004 20:43:54

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* Peço desculpas por aqueles que ainda insistem em não se identificar corretamente com pelo menos nome e sobrenome. Se eles julgam ter argumentos tão contundentes, or que não se expõe por inteiro como fazem os demais?

Ninguém chuta cachorro morto!!!!!!!

O rádio é tão sensacional que dá para acompanhar a "temperatura da campanha" só ovuindo aqueles spots que entram nos intervalos das programações da rádio. Veja aqui em São Paulo, por exemplo. O candidato que as pesquisas dizem estar na frente começou a levar pau de tudo que é lado, muito embora a pessoa que, de acordo as mesmas pesquisas, está em segundo jure estar "abafando" na campanha. Se é assim, porque ela está atacando seu opositor?

Se vivo fosse, o jornalista Vandir dos Santos, raposa velha do jornalismo político e meu saudoso amigo, diria assim:
"Janjão, podem falar o que quiser, mas uma coisa é certa: ninguém chuta cachorro morto!!!!"

"Para bom entendedor, risco é francisco", como costuma dizer meu outro grande amigo, o bem humorado Pedrinho Barreto. Tá contado.

Festa de 1 ano do Rota 77

Demorou, mas saiu. Dias 13, 14, 15 de novembro, no Ball Rock Bar, na Represa do Guarapiranga. Mais de 20 bandas confirmaram presença. Vai ser muito Punk Rock na veia. Mais informações com a Andréa (11) 4056-4647.

domingo, 19 de setembro de 2004

A vez do Brasil

Ae galera, é o seguinte!

Nossa música "First Day On School" tocou no programa A Vez do Brasil, da 89 Rádio Rock em São Paulo! No site deles, tem um formulário pra mandar mensagem. Mande uma falando que você ouviu a banda, gostou bastante e quer ouvir denovo! Caso você não tenha ouvido, peça para ouvir pela primeira vez! =)

http://www.89fm.com.br/programas/vezdobrasil/ Esse é o endereço!

Contamos com vocês!! Se você ainda não conhece nosso som, baixe as mp3 em:

www.antstrike.com
www.purevolume.com/antstrike
www.tramavirtual.com.br/ant_strike

Abraços, Tony

sábado, 18 de setembro de 2004

Linkin Park reconstitui "menudomania" nas ditas

Alexandre Figueiredo
Do Tributo a Fluminense FM

A vinda do grupo de nu metal Linkin Park mostrou que as chamadas "rádios rock", como a paulista 89 FM e a carioca Rádio Cidade, não são mais do que "Jovem Pan 2 com guitarras", que distorcem a cultura rock com um perfil que está muito mais próximo de rádios como a Jovem Pan 2 e Transamérica, que os ouvintes da 89 FM e Rádio Cidade dizem "abominar" do que as verdadeiras rádios de rock, hoje muito raras no Brasil.

O nu metal é um estilo comercial, que dilui o thrash metal de grupos como o Metallica e o Sepultura. Numa definição mais exata, o nu metal é uma mistura de
grunge, gangsta rap e clichês acessíveis do metal vindos da fase anti-Napster do Metallica. Segundo o jornalista Tom Leão, é algo como "Backstreet Boys com
guitarras".

O recente hype em torno da vinda do Linkin Park ao Brasil - o grupo é o terceiro do ranking do nu metal, vindo depois de Limp Biskit e Korn - teve uma cobertura digna de grupos teen, como Menudo. As garotas, apesar de adotarem uma postura aparentemente
"roqueira" (só que forçada e pouco verossímil), mantinham o clima de histeria e euforia digna das menudetes, só diferindo no discurso "cabeça" em defesa
de seus ídolos.

A cobertura da Rádio Cidade/89 FM foi digna das suas "algozes" Jovem Pan 2 e Transamérica. Essas rádios só patrocinam concertos de rock pesado no Brasil para
abocanhar os lucros com os ingressos - deve se considerar que não são essas rádios que "trazem" grupos como Dimmu Borgir e Nightwish ao Brasil, mas produtores que nada têm a ver com essas rádios, enquanto estas firmam contrato com as casas de
espetáculos, que jogam qualquer evento sob o rótulo de rock para o patrocínio dessas rádios. Mas quando uma Rádio Cidade ou 89 FM patrocinam grupos como CPM 22, Linkin Park e a versão quadruplicada do Felipe Dylon, o DiBob, é aquela festa.

A 89 FM e a Rádio Cidade, aliás, são controladas por gente que trabalhou na Transamérica e Jovem Pan 2 nos anos 90. Portanto, gente que nada tem a ver com a
cultura rock, pessoal que pensa que roqueiro consciente é ser irritadiço e arrogante. A programação das duas rádios pauta no que a JP2 faz, e não raro
houve trânsito de profissionais entre a JP2 e a 89/Cidade. A versão carioca do programa "Do Balacobaco", para piorar, é na verdade um antigo programa da brega 98 FM que mudou de emissora.

Vai ser estranho agora ver os defensores da 89/Cidade defenderem as semelhanças das duas rádios com a Jovem Pan 2, depois de tanto tempo espinafrando a rádio de
Tutinha. Assim como não colou a ação furiosa de adeptos fanáticos das "rádios rock" em defenderem a presença de locutores mauricinhos em rádios de rock por causa da "liberdade". Só para se ter uma idéia, foi em nome da "liberdade" que tivemos uma ditadura militar de 21 anos que acabou com o nosso país.

Um abraço a todos.

quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Por que o mundo é assim?

Ontem eu fui ao Shopping Interlagos e ouvi um músico de praça de alimentação tocando chorinho. Há anos não ouço no rádio um programa de fanfarras e bandas como os que havia na Rádio Record. A Cultura FM é a única emissora do planeta que toca Música Instrumental Brasileira. E a Eldorado é a única que premia o estilo. Aliás está rolando agora o festival de MIB na Eldorado AM e FM neste exato instante. Corra que ainda dá tempo. Se há música tão boa no planeta, por que o mundo é assim?

Por que o mundo é assim?

Ontem eu fui ao Shopping Interlagos e ouvi um músico de praça de alimentação tocando chorinho. Há anos não ouço no rádio um programa de fanfarras e bandas como os que havia na Rádio Record. A Cultura FM é a única emissora do planeta que toca Música Instrumental Brasileira. E a Eldorado é a única que premia o estilo. Aliás está rolando agora o festival de MIB na Eldorado AM e FM neste exato instante. Corra que ainda dá tempo. Se há música tão boa no planeta, por que o mundo é assim?

domingo, 12 de setembro de 2004

Rádio Fênix

Nessa primeira semana de setembro, comemoramos o primeiro lugar de audiência no portal http://www.radios.com.br/, que reúne rádios do mundo inteiro.

Na categoria "web rádios", a Rádio Fênix está liderando com mais de 40 mil acessos no mês de agosto somente por este site.

Toda a equipe da Rádio Fênix está de parabéns!

Vamos continuar trabalhando muito para manter essa posição!!!!

E obrigado a vocês pela audiência.

O link para a lista de rádios é este: http://www.radios.com.br/estatisticas/ago04form.htm

Nosso império contra-ataca

Cássio Silvério
Do Portal Tudo Rádio

Bom, pra início de conversa, vou ser sincero com vocês... eu não consigo mais ouvir as emissoras que eu ouvia em outras épocas. Seja por causa da constante repetição na parte artística, seja pela constante repetição de certas músicas. É tudo muito igual. Dá a impressão que a maioria das emissoras de FM está fazendo como os "Cartéis" montados pelos postos de gasolina, onde eles combinam entre sí um mesmo preço nos combustíveis para que o consumidor não tenha opções e acabe comprando no primeiro que ele vê. No caso das FMs, são as músicas, as quais as mesmas podem ser ouvidas (sejam lançamentos ou flashbacks) em diversas emissoras, com pouquíssimas variações. Não há muita opção para o ouvinte. Dá a impressão também que os coodenadores artísticos estão mais preocupados com as promoções da rádio do que com o próprio playlist e que as músicas deste, estão esquecidas numa pastinha "mp3" no computador que gera a programação que vai ao ar. Preguiça de mudar? Muito cacique para pouco índio? Talvez...

Eu, que sou publicitário há quase 4 anos, até entendo o ponto de vista minimalista de Diretores de Criação, Mídias e Gerentes de Conta das grandes agências de propaganda do Brasil quanto ao rádio. Eles mesmo dizem: "Pra que eu vou anunciar num veículo que está cada vez mais decadente, repetitivo e ninguém faz nada para mudá-lo?" É... em certo ponto eles tem razão. Prova disso é o volume de investimento que as agências fazem em rádio. Comparado a televisão, é quase nulo. E, as emissoras que conseguem grandes patrocínio ou são as líderes de audiência, ou são emissoras segmentadas com estilo, como pro exemplo as cariocas MPB, JB e Paradiso FM, emissoras diferenciadas e, por isso, líderes em faturamento com publicidade.

Sem saída, muitas vezes algumas emissoras de FM acabam apelando a uma prática deprimente, onde os únicos prejudicados são os ouvintes. Falo da conhecida prática do Jabá.

Muitas vezes por ter um departamento comercial fraco, ou uma direção que não tem poder nenhum dentro da emissora, as rádios acabam vendendo um espaço onde seria para as manifestações artísticas em geral. O ouvinte acaba consumindo um produto de uma operação financeira e não uma opção de programação livre. É um jogo muito bem tramado onde, repito, os únicos prejudicados são os ouvintes.

Enjoados desta repetição, a audiência se vê na obrigação de buscar outros meios para suprir o espaço que deveria ser das emissoras de rádio. Com o avanço desenfreado da tecnologia, a grande maioria apela para ao "download" de músicas na internet e para a compra de CD's piratas, visto que o preço de um CD normal não está de acordo com o poder de compra do consumidor. Esta bola de neve termina na falência de grandes gravadoras como a Abril Music, que tinha um plano de Marketing agressivo em rádio e tv. Só assim, quem sabe, temos a queda de investimentos e compra de espaço para a execução de músicas de uma determinada música, o Jabá.

Infelizmente, pessoas que deveriam lutar para o bem do rádio parecem, mascaradamente, estar do lado oposto. É o caso do Sr. Antonio Rosa Neto, presidente do GPR (Grupo dos Profissionais do Rádio) que disse à jornalista Laura Mattos em uma reportagem veiculada na Folha de São Paulo em 15/04/2003 que "Emissoras são empresas e têm de faturar." Ele não concorda com o projeto de lei do Deputado Fernando Ferro, que proíbe o Jabá ou, pelo menos faz com que se torne uma obrigação das emissoras de rádio em identificar quais músicas estão sendo executadas na emissora mediante a pagamento. Rosa Neto não concorda com a separação e compara o jabá de rádio ao merchandising nas novelas. "Se o consumidor souber que alguém pagou para aquele produto entrar na história, a propaganda perde a força. Da mesma forma seria se o ouvinte soubesse que uma música está no ar porque houve pagamento."

Infelizmente a gente é obrigado a aturar esse tipo de comportamento vindo de pessoas tão importantes. A única coisa que nos resta fazer é botar a boca no trombone ou usar da mesma política que a MTV vêm usando em um comercial veiculado no próprio canal, onde a mensagem é "desliga a tv e vai ler um livro." No nosso caso, devemos simplesmente desligar o rádio e ir atrás mais opções musicais, seja na internet, bancas de revista, bares, casas noturnas, etc. Só não podemos ficar atrelados a esta limitada quantidade de músicas que as emissoras de rádio comerciais nos oferecem. Ai, sem audiência, sem faturamento. Quem sabe assim as emissoras de rádio criam vergonha na cara e passem a tocar o que o ouvinte quer ouvir, abram a programação pra gente que tem pouco dinheiro mas muito talento e não fique presos somente a artistas meramente "comerciais".

sábado, 11 de setembro de 2004

Ajustem seus amplificadores........

Finalmente o programa Distorção vai entrar no ar, daqui a pouco, às 23, pela Rede Planeta. Acessem http://www.radiobase.org/distorcao

E tá rolando altos papos sobre rádio no MSN Messenger agora. Para participar, adicione o email do nosso blog em sua conta do Messenger: blogradiobase@hotmail.com

sexta-feira, 10 de setembro de 2004

WEB RADIO DNB ON LINE!!!

Eae Galera, beleza?!

Se você que gosta de Drum and Bass e estará amanhã em casa, então não há como perder a programação super especial da web radio da DNB ON LINE neste sábado!!! A Partir das 14:00 teremos a reestréia do Beatz Uncoded Show com apresentação de DJ Charly e MC Size com o mais que competente DJ Vinicius Vandré (F.E.V.E.R, The Bass e Boo Bass) como convidado!!!

Às 16:00 teremos um set mais que especial com um dos DJ´s revelação do Drum and Bass, DJ Dio (The Bass) com muitas novidades e ótimas mixagens!!!!! E depois das 18:00 você não pode perder o nosso já conheçido e não menos competente, DJ Torugo. Estreando seu novo programa Future Breakz com muitas novidades e muita informação!!!! Espero por vocês amanhã!!!!

www.dnbonline.com.br/listen

DJ Charly AKA Beatz Uncoded.

quinta-feira, 9 de setembro de 2004

É melhor do que Orkut

Olá, pessoal da Rádio Base

Como estão vcs? Tudo bem? Faz tempo que não mando mensagem para vcs e quero comunicar que no site 1Grau, que é http://www.1grau.com
Inscrevam-se neste site, que é a versão brasileira do Orkut, com uma diferença: vcs não precisam ser convidados por e-mail para se inscrever. É só ir lá no site citado, inscrevam-se e, depois, vão lá em COMUNIDADES e procurem por VIRUNDUM-STAR. Se a procura não der certo, é só acessar:
http://www.1grau.com/comunidadevirundum-star
Mas isso se a procura por VIRUNDUM-STAR não funcionar.
E mais, se quiserem postar mensagem de alguma música que vcs ouviram erradamente ou cantavam erradamente, fiquem a vontade para postar no VIRUNDUM-STAR no 1GRAU.

E lembrem-se: VIRUNDUM-STAR no ar!

Abraços
André Luis Alves de Amorim
Rio de Janeiro-RJ


Para entrar na Comunidade Rádio Base no 1 Grau, inscreva-se e clique aqui

É melhor do que Orkut

Olá, pessoal da Rádio Base

Como estão vcs? Tudo bem? Faz tempo que não mando mensagem para vcs e quero comunicar que no site 1Grau, que é http://www.1grau.com
Inscrevam-se neste site, que é a versão brasileira do Orkut, com uma diferença: vcs não precisam ser convidados por e-mail para se inscrever. É só ir lá no site citado, inscrevam-se e, depois, vão lá em COMUNIDADES e procurem por VIRUNDUM-STAR. Se a procura não der certo, é só acessar:
http://www.1grau.com/comunidadevirundum-star
Mas isso se a procura por VIRUNDUM-STAR não funcionar.
E mais, se quiserem postar mensagem de alguma música que vcs ouviram erradamente ou cantavam erradamente, fiquem a vontade para postar no VIRUNDUM-STAR no 1GRAU.

E lembrem-se: VIRUNDUM-STAR no ar!

Abraços
André Luis Alves de Amorim
Rio de Janeiro-RJ


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QUE RÁDIOS A CLASSE "A" OUVE?

Magaly Prado
Do Uol

Pesquisa de Audiência e Flagrante de Audiência de Rádio Pesquisa dividida em duas fases.

Fase A Ponto de Fluxo - Levantar, medir e analisar, por meio de pesquisa, a Rádio preferida de indivíduos da classe "A".

Fase B - Seleção da amostra por meio do sistema intercept, em pontos de fluxos, nas cinco regiões da cidade.

Zonas
Sul: 62%
Oeste: 22%
Leste: 8%
Norte: 6%
Centro: 4%

Onde moram os entrevistados
A maioria dos entrevistados mora na região sul de São Paulo (62%). Essa maioria também pode ser observada quando analisamos o sexo do entrevistado. Moram na zona sul 56% dos homens e 67% das mulheres.

Sexo
A pesquisa foi realizada com 50% de homens e 50% de mulheres. Elas são maioria nas regiões Sul (55%) e Oeste (53%) e eles nas regiões Norte (62%), Leste (71%) e no Centro (82%).

Idade
De 18 a 20 anos - 8%
De 21 a 30 - 19%
De 31 a 40 - 22%
De 41 a 50 - 25%
De 51 a 60 - 19%
De 61 a 70 - 5%
De 71 a 80 - 2%

A pesquisa foi realizada apenas com pessoas acima de 18 anos. A idade média da amostra atingiu 41 anos, sendo 39 anos entre os homens e 42 anos entre as mulheres.
A faixa etária mais freqüente na amostra, é a que vai dos 41 aos 50 anos.

Hábito: Ouvir rádio FM em casa
A grande maioria dos entrevistados ouve rádio FM na residência. São 98,5% que ouvem, dos quais 23,5% afirmam que ouvem "às vezes". Os demais 1,5% ouvem rádio FM apenas no automóvel.

Hábito: Ouvir rádio FM no carro
FM - 74%
AM - 3%
FM e AM - 18%
Às vezes - 2%
Não ouvem - 3,5%
Apenas 3,5% dos entrevistados não ouvem rádio no carro. A grande maioria ouve rádio FM (74%).

Emissoras de rádio FM ouvidas freqüentemente em primeiro lugar
Nessa pergunta foram mencionadas 44 emissoras de rádio FM diferentes
Antena 1 - 19%
Alpha - 13%
Jovem Pan - 9%
Eldorado - 6%
Scalla - 6%
89 - 5%
CBN - 5%
Mix - 4%
Kiss - 4%
Nova Brasil - 3%
Metropolitana - 3%
Band - 3%
Cultura - 2%
Transamérica - 2%
Outras respostas - 17%

Conclusões

Perfil da Amostra
Os entrevistados são todos de classe A e foram abordados em locais de concentração de pessoas dessa classe. Existe um equilíbrio entre os sexos: 50% para homens e mulheres. A idade média da amostra atingiu 41 anos, sendo 39 anos entre os homens e 42 anos entre as mulheres. A moda é a faixa etária que vai dos 41 aos 50 anos, com 25%.

Hábito de ouvir rádio
Todos os entrevistados têm costume de ouvir emissoras de rádio FM, dos quais 75% ouvem em casa, 24% ouvem em casa às vezes e 2% só ouvem no carro. Apenas 4% não ouvem rádio no carro e outros 2% só ouvem às vezes. A grande maioria ouve apenas emissoras de rádio FM (74%), outros 18% sintonizam rádios FM e AM e 3% ouvem apenas AM. No total são 92% que costumam ouvir FM no automóvel. Estudo desenvolvido pela Toledo & Associados, na segunda quinzena de março de 2004, em São Paulo, com 460 entrevistados.


Alô, agências de publicidade, prestem atenção nesses números, ok? Afinal, papel aceita tudo, não é mesmo?

quarta-feira, 8 de setembro de 2004

Ouvintes conservadores ou programadores medrosos?

Por Rodney Brocanelli
Do Onzenet

Já foi mais prazeroso ouvir rádio FM em São Paulo. Isso lá pela segunda metade dos anos 80. Naquela época não havia internet e algumas emissoras de rádio cumpriam o papel de manter os ouvintes atualizados no que acontecia no mundo da música. Muito diferente do que acontece hoje, em pleno início do século XXI. Quem procura novidades musicais tem que recorrer à Internet e programas que permitem a troca de MP3, como o Soulseek, entre outros. Enquanto isso, reina o marasmo no dial. Até quando?

Vou citar um exemplo para ilustrar essa tese. Alguém aí se lembra das nossas rádios de rock entre os anos de 1986 e 1988? Existiam duas, a 89 FM (que mantém seu perfil até hoje) e a 97 FM (que hoje toca dance music). A programação musical das duas emissoras naquela época era quinhentas mil vezes melhor. Elas procuravam investir no novo, não se limitando a tocar bandas já consagradas e os "clássicos do rock". Era comum ouvir no meio da programação bandas como as brasileiras Fellini, Finis Africae, Violeta de Outono, só para citar algumas, e as internacionais The Jesus and Mary Chain, Mighty Lemon Drops, The Church, etc. Lembro de ter ouvido em primeira mão na 89 FM algumas músicas do "The Queen is Dead", disco histórico lançado pelo Smiths. Procure tentar ouvir alguma música dessas referidas bandas nas rádios de rock de hoje. Procure ao menos tentar ligar para uma dessas emissoras e pedir alguma música de alguma delas.

Por outro lado, quem sintonizar uma das rádios de rock de hoje irá ouvir pela milionéisma vez "Another Brick in The Wall", do Pink Floyd. Nada contra esse clássico do rock, mas já repararam que essa música (ao lado de pelo menos mais umas duas ou três) do vasto repertório do PF é veiculada todo santo dia nas����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

Ouvintes conservadores ou programadores medrosos?

Por Rodney Brocanelli
Do Onzenet

Já foi mais prazeroso ouvir rádio FM em São Paulo. Isso lá pela segunda metade dos anos 80. Naquela época não havia internet e algumas emissoras de rádio cumpriam o papel de manter os ouvintes atualizados no que acontecia no mundo da música. Muito diferente do que acontece hoje, em pleno início do século XXI. Quem procura novidades musicais tem que recorrer à Internet e programas que permitem a troca de MP3, como o Soulseek, entre outros. Enquanto isso, reina o marasmo no dial. Até quando?

Vou citar um exemplo para ilustrar essa tese. Alguém aí se lembra das nossas rádios de rock entre os anos de 1986 e 1988? Existiam duas, a 89 FM (que mantém seu perfil até hoje) e a 97 FM (que hoje toca dance music). A programação musical das duas emissoras naquela época era quinhentas mil vezes melhor. Elas procuravam investir no novo, não se limitando a tocar bandas já consagradas e os "clássicos do rock". Era comum ouvir no meio da programação bandas como as brasileiras Fellini, Finis Africae, Violeta de Outono, só para citar algumas, e as internacionais The Jesus and Mary Chain, Mighty Lemon Drops, The Church, etc. Lembro de ter ouvido em primeira mão na 89 FM algumas músicas do "The Queen is Dead", disco histórico lançado pelo Smiths. Procure tentar ouvir alguma música dessas referidas bandas nas rádios de rock de hoje. Procure ao menos tentar ligar para uma dessas emissoras e pedir alguma música de alguma delas.

Por outro lado, quem sintonizar uma das rádios de rock de hoje irá ouvir pela milionéisma vez "Another Brick in The Wall", do Pink Floyd. Nada contra esse clássico do rock, mas já repararam que essa música (ao lado de pelo menos mais umas duas ou três) do vasto repertório do PF é veiculada todo santo dia nas nossas rádios? Está certo que é a mais representativa, porém essa música virou uma muleta dos programadores das rádios de rock.

O panorama atual é esse. Falta ousadia, falta novidade, falta identidade. Quem sintoniza as rádios rock ouve sempre as mesmas coisas. Não existe mais diferença entre uma e outra emissora. Umas acabam copiando as outras. Aí entra aquela velha discussão: de quem é a culpa? O ouvinte que é conservador demais ou os programadores musicais têm medo de arriscar? Parece até o efeito Tostines (está fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque está sempre fresquinho) adaptado para o meio rádio. A resposta talvez esteja na segunda alternativa. Dá para montar um play-list que contemple tanto os clássicos do passado, como novidades e coisas pouco divulgadas por aqui. Basta querer.


Discordo. A 89 dá para chamar de qualquer coisa, mas chamar de rádio de rock já é licença poética sua, Rodney. A Energia parece que é só dance music station ( e das boas)das 7h30 às 9h por causa do Silvio Ribeiro e o "Energia na véia". O resto do dia..... para ser sincero, mas vale ouvir o "Black Beat" e o Get up" na Rádio Sucesso, ou aqueles programas de Black Music na 105 FM, do que a programação inteira "dance" da "Energia" (ai, que meda de tomar um choque!!!!)

De resto, tirando as honrosas exceções de sempre, O FM "JOVEM" TÁ UMA BOSTA SÓ(ALFREDO, TRAZ O NEVE!!!.

Pílulas de placebo? Ou de farinha?

E mais uma vez, a Eldorado FM decepciona o ouvinte. Desta vez, com as "pílulas cinematográficas" distribuídas ao longo da programação, sugestivamente denominada de "Sala I".

Ao contrário das "pílulas" do Sintonia Fina do Nelson Mota, onde, além de informações sobre o intérprete, ou o compositor, toca-se também a música em questão, no Sala I, com muita boa vontade, se ouve uma mínima informação sobre algum filme, daquelas encontradas em qualquer release de jornal e..... só. Sim, só.

A ligação mais básica entre cinema e rádio, que deveria ser a trilha sonora, ficou só na vontade dos ouvintes cineaudiofônicos. O que será que falta? Boa vontade, pesquisa, tempo ou conhecimento de causa? Fica registrado aqui o meu protesto.

Daniela Brusco
a ouvinte exigente

A MEMÓRIA DO RÁDIO em exposição no PÁTEO DO COLÉGIO

São Paulo
entrada fraca

Rádios de épocas diversas, com destaque para os rádios galena, um gramofone de 1905, o primeiro gravador em fio de aço, uma vitrola suíça de 1925 e fones de ouvido de 1930 poderão ser vistos nos dias 14, 15 e 16 de setembro no Páteo do Colégio, junto a mais de 70 peças que documentam a evolução do radio.

A exposição NO AR, A MEMÓRIA DO RÁDIO mostrará em funcionamento todos os aparelhos que, além de identificação, trarão uma ficha histórica que os insere na época em que foram criados. Em um espaço à parte, estarão sendo projetadas fotos de São Paulo a partir de 1850 do acervo particular de Neuza Guerreiro de Carvalho.

Promovida pelo Grupo da 3a Idade que há mais de 20 anos se reúne no local semanalmente para trocar discos e informações ligadas à música em geral, a exposição destaca o acervo de Ângelo Mantovani, um colecionador que é visto como a história viva do rádio e que até hoje se dedica à restauração de aparelhos antigos.

“Só de rádios galena, os mais simples que conhecemos, anteriores aos de diodo e válvula, serão aproximadamente quinze, construídos por mim e Ademar Peres Ometto.Teremos também o primeiro rádio fabricado no Brasil, um Cacique modelo Ipê, de 1933, e o primeiro rádio de válvulas e pilhas portátil”- diz ele.

Além de gráficos e desenhos, como os dos discos de cilindro que eram usados para gravação de músicas e que datam de 1893, painéis e vídeos mostrarão as experiências desenvolvidas pelo jesuíta e cientista brasileiro Roberto Landell de Moura, pioneiro das telecomunicações.

“Roberto Landell de Moura é reconhecido por nós, brasileiros, como inventor do rádio graças às suas primeiras experiências de transmissão de voz humana através de ondas e também da luz, entre 1893 e 1894, anteriores a Marconi, portanto. É necessário destacar que os primeiros registros da transmissão da voz, feitas pelo cientista através da transmissão de ondas eletromagnéticas e registradas pela imprensa datam de 1900” - diz Luiz da Silva Netto, um dos organizadores da mostra e estudioso do cientista.

A exposição poderá ser visitada das 9 às 17 horas, com entrada franca.
O Pateo do Collegio fica na Praça Pateo do Collegio, 84, Centro., fone: (11) 3105-6899.
apoio: REVISTA PALCO - REVISTA RÁDIO LIVRE

terça-feira, 7 de setembro de 2004

Faltam poucos dias para se encontrar com o Linkin Park

Está na reta final a promoção da rádio 89 FM para os fãs que querem se encontrar com o grupo Linkin Park nos bastidores do Morumbí, no próximo sábado.
Os fãs estão se organizando em equipes e conseguindo doadores de sangue para a fundação Pró-Sangue - Unidade HC. A equipe que conseguir mais doadores, tem entrada garantida no evento. O rádio está precisando de mais promoções como esta!
Mais informações? Leia o regulamento aqui.

domingo, 5 de setembro de 2004

É Natal na Rádio Base!!!!!!!!

Tá certo que ainda é meio cedo, mas, se o Peru e a chamapnhe ainda não estão garantidos, pelo menos o Tema de Natal da Rádio Cidade do Rio, gravado em 1980, você pode baixar e ouvir em seu computador. Basta clicar no link abaixo:
http://www.radiobase.org/memoria/temadenatalradiocidaderio80.zip

Alguém já viu o novo site da JB FM?

Pois é, está idêntico ao da Paradiso FM, (quase) sem tirar nem pôr. O engraçado é que no ranking de audiência, a JB FM está nas primeiras osições entre as mais ouvidas do Rio de Janeiro. Suas concorrentes diretas - Antena 1 lite, Globo FM e Paradiso nem aparecem.

Por que então copiar o site de quem está atrás no ranking? Será que eles não confiam no próprio taco? Ou será que a crise no Grupo Jornal do Brasil está tão feia que ninguém mais raciocina direito por lá? O Pior é que não está dando para sintonizar a rádio JB FM pela internet, tal como ocorre com a Globo FM carioca durante a semana. Está certo que o foco principal das emissoras seja o público local, mas porque desprezar a audiência distante?

Neste ponto, as emissoras paulistanas estão a frente: 90% delas podem ser ouvidas pela internet.

sábado, 4 de setembro de 2004

Transcontinental volta ao primeiro lugar, Band fica em segundo, e Tupi cai

A Tupi FM, segmentada em música sertaneja, que estava há cinco meses em primeiro lugar, caiu para o terceiro posto. Em abril, a emissora foi impedida de funcionar na freqüência 104.1 FM por ação da Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações), que alegou irregularidades. A troca de freqüência pode ter sido o motivo da diminuição do número de ouvintes. Procurado pelo Agora, Wagner Mendes, o diretor da Tupi FM, não se manifestou.

A Transcontinental FM continua com sua programação que privilegia o samba e o pagode. Há mais de um ano, porém, incluiu o axé diariamente, e, mais recentemente, o pop. “ Enquanto outras rádios foram atrás da Tupi, colocando mais sertanejo, nós mantivemos nossa identidade” , ressalta Rogério Pontes, gerente de marketing da emissora.

É verdade que um dos grandes responsáveis por alavancar a audiência da Transcontinental é o programa “Transaxé” , apresentado por Eloise Matos, de Segunda a Sexta, das 19h às 20h, e aos sábados e domingos, das 11h às 14h30. Ele vem ganhando ouvintes a cada mês, “Acredito que a atração ‘É só Pedir’, das manhãs (das 6h ás 10h), também trouxe audiência. É bem descontraído” ,diz Pontes.

Uma espécie de concurso que a emissora promove entre os sambistas também tem agitado bastante. Para participar, é preciso enviar um CD com uma música gravada, uma foto e uma apresentação. Depois de selecionado o grupo vai gravar profissionalmente, para ser lançado na coletânea “Novos Talentos do Samba”. “ Não é necessário boa qualidade técnica, pois vamos regravar. Basta ter qualidade musical” afirma Pontes. Da coletânea anterior, saíram alguns sambistas antes desconhecidos para a mídia, como o Ki Paquera, Privilégio e Fascinação, que hoje também tocam em outras rádios.

Ranking do Mês Maio a Julho.

01 – Transcontinental (104,7 MHz)
02 – Band (96,1 MHz)
03 – Tupi (atualmente 94,1 MHz e 104,1 MHz)
04 – Nativa(95,3 MHz)
05 – 105 (105,1 MHz)
06 – Jovem Pan (100,9 MHz)
07 – Mix (106,3 MHz)
08 – Gazeta (88,1 MHz)
09 – Sucesso (96,9 MHz)
10 - 89 fm (89,1 MHz)


Fonte: Portal Double G

sexta-feira, 3 de setembro de 2004

Telemar patrocina aniversário da MPB FM

Nando Reis, Paralamas do Sucesso e Cidade Negra agitam a festa de 4 anos da rádio

A TELEMAR é a patrocinadora oficial da festa de aniversário de 4 anos da rádio carioca MPB FM (90,3 MHz), que acontece no próximo dia 09/09 (quinta-feira). Depois das edições anteriores no Canecão e Marina da Glória, a festa invade o coração da Lapa: a Fundição Progresso, com capacidade para receber cinco mil pessoas.

A comemoração fica por conta de três grandes nomes do pop rock nacional: Nando Reis, Paralamas do Sucesso e Cidade Negra. Nos intervalos das apresentações, Marcelinho da Lua continua os agitos nas pick-ups, com seu som alto astral e cheio de balanço. Para os convidados VIPS a rádio oferece ainda um espaço lounge no 2º. Toda a festa será transmitida, ao vivo, pela MPB FM, além de exibição simultânea nos telões instalados na arena.

Os ingressos estão com preço único de R$ 31, lembrando o número da operadora TELEMAR, patrocinadora exclusiva do evento.


Holofote Assessoria em Comunicação/RJ

quinta-feira, 2 de setembro de 2004

Dream Team Rádio Base - Eldorado FM e Transamérica

Eldorado FM - São Paulo - 1988-1989

César Carvalho
Guilherme Maciel
Toni Astassiê
Irineu Toledo
Gilberto Rocha

Transamérica FM - São Paulo - 1987-1990
Sandro Anderson
Lui Jr.
Eduardo Mello
Marcelo Braga
Roberto Hais
Ida Nunêz
Fernando Moreno
Beto Camurça

Dream Team Rádio Base - Rádio Manchete

Rádio Manchete FM São Paulo - 1980-1982

Gilberto Rocha
Cesar Fofá
Sergio Bocca
Frambell Carvalho
José Augusto Arnellas

Dream Team Rádio Base - Jovem Pan 2

Jovem Pan 2 - 1981-1984

Carlos Roberto
Serginho Leite
Paulinho Leite (Velho Milk)
Cesar Rosa
Beto Rivera
Marcelo Zamarian
Luis Henrique Romagnolii
Mike Nelson

Jovem Pan 2 - 1988-1989

Beto Rivera
Emílio Surita
Mônika Venerabile
Julinho Mazzei
Paulo Ribeiro
Rui Monteiro
Henique Terra

Se eu me esqueci de alguém favor colocar escrever no comments

Dream Team Rádio Base - Rádio Globo (1992) revisto

José Carlos Araújo
Edson Mauro
Sergio Noronha
Washington Rodrigues
Deni Menezes
Elcio Venancio
Gilson Ricardo
Pierre Carvalho
João Ferreira
Maurício Torres
Kleber Leite
Afonso Soares
Aureo Ameno
Celso Garcia
Sergio Américo
Luis Mendes

Carta ao presidente Lula

COVARDIAS
Senhor Presidente,

Foram muitas as manifestações de desagrado provocadas por sua afirmativa de que os jornalistas são "covardes" porque não defendem esse novo organismo que quer orientar o trabalho dos profissionais da imprensa. Fiquei surpresa. Afinal de contas, acho que o senhor tem absoluta razão quando chama a nós, jornalistas, de covardes.

Somos covardes sim, senhor presidente!

Somos covardes porque nunca ouvimos com atenção aqueles que nos diziam que o senhor seguiu cursos nos Estados Unidos promovidos pela AFL-CIO, a maior central sindical do mundo, especializada em formar líderes classistas da América Latina, para que pudessem controlar reivindicações que atinjam o coração do capitalismo. E que mantenha laços com a central, conhecida por ter educado o maior número de pelegos da história de luta dos trabalhadires.

Somos covardes sim, senhor presidente!

Somos covardes porque consideramos exagero da direita quando nos diziam que o senhor exercia poder de censura nos jornais sindicais que controlava para impedir o surgimento de líderes que o ofuscassem. E são muitos os exemplos. Os jornalistas que foram subordinados ao senhor nessa época se lembram bem dos acontecimentos. Mas foram covardes em não levar a queixa à Federação Nacional dos Jornalistas, por exemplo.

Somos covardes sim, senhor presidente!

Somos covardes porque jamais aprofundamos com seriedade as denúncias que o envolviam em transações nebulosas com compadre Teixeira. Somos covardes sim, senhor presidente! Somos covardes porque fizemos vista grossa quando o tesoureiro de sua
campanha vitoriosa, Delúbio Soares, um professor da escola pública (e todos
sabemos que professores de qualquer instituição são mal pagos) começou a exibir sinais externos de riqueza, promovendo uma festa de aniversário em sua fazenda onde pousaram três aviões. Nenhum de nós se indagou como um assalariado e militante sindical conquistou, em tão pouco tempo, tantos recursos para ter uma fazenda com campo de pouso.

Somos covardes sim, senhor presidente!

Somos covardes porque não exploramos devidamente o fato de o senhor ter conseguido tão cedo sua aposentadoria e agora nos impõe mais anos e anos de trabalho.

Somos covardes sim, senhor presidente!

Somos covardes porque nunca informamos nossos leitores que o senhor se recusou a participar da campanha da anistia porque não queria de volta aquele "bando de comunistas". E só se mobilizou porque foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional. Nunca o chamamos de oportunista e isso foi covarde.

Somos covardes sim, senhor presidente!

Somos covardes porque a História assim nos transformou. Porque nossa profissão foi uma das mais atingidas pelo regime militar que nos governou por tantos anos e, a cada companheiro que tombava, nossa coragem se deteriorava. Mas onde estava o senhor e sua coragem quando assassinaram nosso colega Wladimir Herzog? Por favor, não venha me dizer que o senhor estava lutando pela sobrevivência porque era isso que nós também estávamos fazendo, mas gritamos, esperneamos. Talvez por medo, covardia.

Finalmente quero lhe dizer, senhor presidente, que somos covardes porque douramos sua biografia, colaborando para que o senhor conquistasse o posto máximo de nosso País e hoje não pedimos desculpas ao povo brasileiro porque criamos um ídolo de areia.

Somos covardes sim, senhor presidente!

Mas o senhor é corajoso!

O senhor tem coragem de editar medidas de exceção para deixar na impunidade banqueiros que cometem crimes diários contra um povo que a cada dia mais se
empobrece. O senhor tem tanta coragem que prefere não enfrentar covardes jornalistas
que ousam discordar de suas medidas porque elas querem resgatar a censura a qual combatemos enfrentando riscos para nossas vidas; medidas que querem castrar a informação que diz ao povo que seu tesoureiro de campanha passou dos limites, lembrando outro tesoureiro de triste memória; medidas que pretendem omitir as notícias de que seus companheiros são pessoas que jamais tiveram qualquer comprometimento com o povo brasileiro e queriam apenas chegar ao poder. E isso não é diatribe dessa covarde profissional que lhe escreve. Foi dito pelo seu companheiro João Paulo, presidente da Câmara dos Deputados.

O senhor tem tanta coragem, que apesar de suas limitações intelectuais, sai por aí dizendo que Napoleão foi à China, fato que nem a criativa e rica literatura de cordel registra e que a Namíbia nem parece África porque é limpinha. Mas seu maior gesto de coragem, senhor presidente, é que mesmo depois de ter enganado 53 milhões de pessoas, prometendo mudanças para deixar nosso povo menos miserável, ainda pretende ficar no poder por muito tempo. Isso sim, é uma admirável coragem.

Saudações de uma profissional que foi tão covarde que mesmo sabendo quem é o
senhor, não teve coragem de dizer que aquele operário estava nu. Mas mesmo
assim queria ser rei.

Memélia Moreira, jornalista

DEFENDA O PORTE DE ARMAS LEGAIS!
REVOGUEM A LEI DA RENDIÇÃO!
ARQUIVEM O DESARMAMENTO CIVIL!


Na qualidade de ex-metalúrgico, que vi meu pai, ex-operário, perder o emprego por causa de uma das várias greves que lançaram o atual presidente ao "estrelato político" nos anos 70, e também na qualidade de jornalista que, a cada dia que passa, vê sua categoria cada vez mais desmoralizada, despolitizada e desprofissionalizada pela desmobilização, desunião e desespero de seus colegas, me solidarizo plenamente com o desabafo da senhora Memélia Moreira, que fui uma das poucas "covardes" que teve a coragem de não escutar tamanha esculhambação presidencial sem protestar. Muito obrigadoe parabéns.

quarta-feira, 1 de setembro de 2004

SEMANA DE ROCK N’ ROLL NACIONAL NO SESC SANTO ANDRÉ

De 7 a 12 de setembro, o SESC Santo André faz uma homenagem aos 50 anos de trajetória do rock nacional com programação de shows de nomes de destaque do nosso rock em diferentes períodos e estilos, além de documentário sobre sua história, debates sobre sua produção e difusão com participação de pesquisadores, produtores e músicos. A apresentação do evento Aumenta que isso aí é Rock n’ Roll! será feita por Kid Vinil.

O evento começa no feriado de 7 de setembro com show de bandas de estilos hard rock do ABC paulista, a andreense Contravenção Penal formada em 1985, a também andreense Gesto, mostra o trabalho de seus dois discos independentes e apresentação da banda Anjo da Guarda.

Na quarta-feira, dia 8, o estilo muda com o show de Marcelo Nova, que vem mostrar os principais sucessos de sua carreira. Abertura com show da banda paulistana Motores.

Na seqüência é a vez do encontro entre duas importantes bandas do punk nacional. Os Inocentes, formada em 1981, pela junção de duas bandas da periferia paulistana, teve várias formações, mas sempre com o vocalista e líder Clemente como membro constante da banda. Formada também nos anos 80, o grupo Ratos de Porão mostra suas letras que refletem o dia-a-dia brasileiro, destacando nossos problemas políticos e sociais, temperados com muita ironia e humor negro. Com mais de 20 anos de carreira, o grupo se mantém fiel a seus princípios e, principalmente, à sua música. A formação atual se mantém estável desde 1998 e conta com João Gordo nos vocais, Jão nas guitarras, Boka na bateria e Fralda no baixo.

Dia 10, é hora de misturar mais os estilos com a banda Raimundos. Conhecida do grande público a partir do lançamento do CD “Só No Forevis”, em 1999, obteve sucessos as músicas “Mulher de Fases” e “A Mais Pedida”. Formada em 93, em Brasília possui 7 álbuns lançados. Com a saída do vocalista Rodolfo em 2001, a formação atual é Fred, na bateria, Digão, no vocal, Marquinho, na guitarra e Alf, no baixo.

Seguindo o evento, Lobão apresenta show que mescla músicas do início de sua carreira, grandes sucessos e composições novas. O cantor já misturou, ao longo de sua carreira, rock, música eletrônica, rock’n’roll, samba e bossa nova. A banda Arcomancia faz o show de abertura.

Fecham o projeto o grupo Violeta de Outono que retorna aos palcos trazendo a formação original com o destaque para a volta do baterista Cláudio Souza, responsável pela bateria com suas influências jazzísticas e pulsação vigorosa que se tornou marca do Violeta de Outono. Além de Cláudio são integrantes originais, Fabio Golfetti, guitarra & vocal e Angelo Pastorello, baixo. O hard rock do grupo Golpe de Estado, com 18 anos de carreira e atualmente, com nova formação, faz o shos no mesmo dia. Formado por Kiko Muller nos vocais, Nelson Brito no baixo, Hélcio Aguirra na guitarra e Paulo Zinner na bateria.

Todos os shows terão a apresentação do músico, jornalista e crítico Kid Vinil. O projeto também traz documentário sobre a história do rock nacional com depoimentos de nomes do rock em várias épocas como Erasmo Carlos, Os incríveis, Skank e Sepultura.

O documentário é dividido por capítulos em que são mostrados os movimentos pelo qual o rock nacional atravessou. Dia 8 o documentário apresenta os anos 50 e 60. Dia 9, os anos 70 e 80 e o último episódio, no dia 10 é sobre os anos 90 e o rock atual.

Além do documentário o SESC abre espaço para o diálogo sobre o gênero em um bate-papo com Pedro Vieira e Kid Vinil sobre a história do rock e Vanderlei Lopes de Farias, secretário de cultura de Santo André e Paulo Porto, produtor musical falam sobre a difusão e produção do rock no ABC.



AUMENTA QUE ISSO AÍ É ROCK N' ROLL!
De 7 a 12 de setembro

Rock ABC
Dia 07/09. Feriado, às 17h

Marcelo Nova
Show de abertura com a banda paulistana Motores.
Dia 08/09. Quarta, às 21h

Os Inocentes & Ratos de Porão
Dia 09/09. Quinta, às 21h

Raimundos
Dia 10/09. Sexta, às 21h

Lobão
Show de abertura com a banda Arcomancia.
Dia 11/09. Sábado, às 21h

Violeta de Outono & Golpe de Estado
Dia 12/09. Domingo, às 18h

A História do Rock Brasileiro
Exibição do documentário da série co-produzida pela TV Cultura com a STV Rede SescSenac. Direção e roteiro de Pedro Vieira. Anos 50 e 60, dia 8. Anos 70 e 80, dia 9. Anos 90 a 2000, dia 10. Teatro. Grátis
Dias 08, 09 e 10/09. Quarta a sexta, às 20h

História do Rock Brasileiro
Bate papo com participação de Pedro Vieira e Kid Vinil. Teatro. Grátis
Dia 08/09. Quarta, às 19h


Produção e difusão do Rock no ABC
Bate papo com participação de Vanderlei Lopes de Farias e Paulo Porto. Teatro. Grátis
Dia 09/09. Quinta, às 19h

Aceita os cartões Visa, Credicard, Mastercard, Redeshop e Cheque Eletrônico

Estacionamento:
Para comerciários e usuários matriculados: R$ 1,00 (2h) e R$ 0,50 cada hora excedente
Para não-matriculados: R$ 2,00 (2 h) e R$ 1,00 cada hora excedente

SESC Santo André - Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar - Santo André
Informações: 4469-1250 / 4469-1251

Trip Musical traz Dire Straits

Hoje às 21 horas na Rádio da UFRGS(Universidade Federal do RIo Grande do Sul), 1080 AM, vai ao ar dentro do Programa Trip Musical o episódio: Dire Straits e outros representantes do melhor da música rock dos anos 70.

Se você é de fora do RS o endereço para ouvir a Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) na internet é: http://www.ufrgs.br/radio/

Trip Musical traz Dire Straits

Hoje às 21 horas na Rádio da UFRGS(Universidade Federal do RIo Grande do Sul), 1080 AM, vai ao ar dentro do Programa Trip Musical o episódio: Dire Straits e outros representantes do melhor da música rock dos anos 70.

Se você é de fora do RS o endereço para ouvir a Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) na internet é: http://www.ufrgs.br/radio/

Rádio agitadinha essa, não? - Parte II

Olá gente! Quero comunicar com grande orgulho a todos, que já está no ar, em fase de testes, a primeira radio de drum'n'bass de Belém PA, a dnbradio.no-ip.com.
A dnbradio é um projeto inovador (e independente) em Belém, já que não possuíamos nada do tipo na cidade, e tem como intuito, divulgar e fortalecer ainda mais a cultura do drum'n'bass, como também representar a cena local pelo resto do Brasil.

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Para acessar a radio, faça o seguinte:

1- Abra o windows media player (ou programa equivalente como winamp)
2- Clique em ARQUIVO - ABRIR URL...
3- Digite o nome da radio -> http://dnbradio.no-ip.com.
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Gostaria de pedir a colaboração de todos para que, acessem, e sintam-se a vontade para enviar qualquer tipo de comentário a respeito da mesma. O email para contato é o seguinte:
Email dnbradio: dnbradio@hotmail.com.
A dnbradio.no-ip.com trabalha em parceria com o site http://terroristas.no-ip.com.
Um grande abraço a todos, e muito obrigado! :)


dj ricardo chamie djricardochamie@hotmail.com
http://terroristas.no-ip.com belém - pa - brasil