segunda-feira, 31 de maio de 2004

O fim da "Onda Urbana"

A partir de hoje, "Onda Urbana" está fora do ar. A programação que começou com o projeto de João Marcelo Bôscoli nas madrugadas da Sucesso FM durou dois anos. O tipo de música não combinava com o restante do que tocava das 5h até 0h. O público ficava totalmente dividido. A madrugada era eletrônica e fora dela, música popular.

O "Onda Urbana" estreou como um programa de uma hora e acabou se estendendo da 0h até 5h. Bôscoli ficou no projeto cerca de três meses. Uma nova equipe tocou a idéia.

Por conta do estilo musical ser radicalmente diferente da audiência da emissora, acostumada a ouvir hits populares do tipo pagode-axé-sertanejo e afins, a Sucesso FM caiu no ranking de ouvintes.

A idéia de incluir house, tecno, louge music e outras vertentes da música eletrônica é boa, porém a rádio não é adequada.

Sendo assim, a Energia 97 FM agora reina sozinha no segmento. Até porque a Metropolitana FM, que tocava música eletrônica, está mais para o pop-rock, e as demais (Jovem Pan, Mais etc) tocam o gênero esporadicamente.

Magaly Prado

----------------------
É, infelizmente mais uma ótima idéia que vai embora. Lógico que não era a coisa mais comum do mundo uma popular tocar música "lounge" de madrugada, mas era uma idéia criativa e diferente do que ouvimos por aí. Houve até um papo de um possível interesse da equipe do programa em arrendar uma frequência para fazer um "Onda Urbana 24 horas", mas também não deu certo.
De qualquer forma, sucesso (sem trocadilhos, ok?) à equipe do programa e que tenha mais sorte em alguma outra frequência que forem ocupar (Metropolitana, Mix, Jovem Pan... alguém se habilita???).

Rock Base - Distorção

Logo mais, à meia-noite, entra no ar o Rock Base - Distorção, pela Rede Planeta.Sintonize.

domingo, 30 de maio de 2004

Campanha "Veja pela TV, mas ouça pelo rádio"

Vou modestamente iniciando esta campanha aqui no blog.
Ultimamente tenho ouvido as corridas de Fórmula 1 pela rádio Bandeirantes. Nada contra Galvão Bueno ou os outros narradores esportivos na TV, mas, no caso da Fórmula 1, o trio que transmite os grandes prêmios pela Bandeirantes dá de dez na transmissão da Globo.
Com narração de Odinei Édson e comentários/entrevistas de Fábio Seixas e Flávio Gomes, a transmissão se torna muito bem humorada e cheia de detalhes sobre os bastidores da categoria.
Mas é lógico que essa é uma opinião pessoal. E você, costuma ouvir Fórmula 1 por outra rádio? Escreva pra gente e explique o porque da sua preferência.

sábado, 29 de maio de 2004

I Encontro de Humor - Pânico na TV

Com Rodrigo Scarpa (Repórter Vesgo) e Marcos Aguena (Carlos Caramujo, Mestre Fyoda, entre outros) da Jovem Pan e Rede TV.


OBJETIVO: Discutir o humor na TV sob os aspectos criativos e inovadores mostrando as várias formas de produção de humor televisivo. ao final do encontro, será entregue um certificado de participação e uma proposta de workshop de produção humorística em TV.

PÚBLICO: Alunos de graduação na área de rádio, TV, comunicação e também interessados em conhecer os bastidores do programa considerado revelação pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 2003.

40 vagas.
Investimento: R$ 70,00

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: encontrodehumor@terra.com.br
Tel.: 7133-0459 / 6346-3410

DATA E LOCAL: 7/6/2004 - 19h
Espaço Ueti - Rua Ibitirama, 1109 - Vl. Prudente.

Programa Thunder Rock nº2

Clique aqui e ouça mais uma edição do programa Thunder Rock nº2. Agora em Media Player.

quinta-feira, 27 de maio de 2004

Procura-se gravações do Sputinik, desesperadamente!!!!

Caríssimos amigos da Rádio Base,

Venho através desta solicitar a especial gentileza de verificar a existência em seus arquivos de gravações sobre dois eventos da era espacial: a subida do Sputinik, em 4 de outubro de 1957 e a ida do astronauta Iuri Gagarin para o espaço, em abril de 1961. Gostaria de saber como obter cópia de matérias (noticiários) e eventuais repercussões desses dois momentos, pode ser da Voz do Brasil (Rádio Nacional) ou de qualquer outra emissora que tenha registrado esses fatos. Esclareço que os jornais da época dedicaram páginas e páginas para essas façanhas.

Cordialmente,
Rodolfo Espínola
São Paulo - SP

Fãs e parentes de Hélio Ribeiro lançam site sobre o radialista - 2

Querido Marcos,

Parabens pelos 200 mil!!!!Faço parte desta contagem!!! Peço que comunique aos admiradores do Hélio Ribeiro que, a partir de agora, já da para matar a saudade. É so acessar www.memorialhelioribeiro.com.br

Abraços
Carla Magnoli
São Paulo - SP

FM O DIA sorteia Máquinas de Lavar

O Dia das Mães já passou, mas a FM O DIA (100,5 Mhz) resolveu dar uma forcinha para aqueles filhos que ficaram devendo um presente. Até 28 de maio, a rádio carioca estará sorteando uma máquina de lavar por semana na promoção “Mês das Mães”. Para participar, basta ligar para (21) 2509-9030 ou acessar o site www.fmodia.com.br e responder qual o nome da nova música do grupo Tentasamba.


Aqui, o ouvinte dá seu recado

Prezados amigos:
Achei este blog interessante e resolvi ser mais um colaborador, trazendo questões pertinentes para se debater. Portanto, vamos lá.

A tal de Planeta 90 (como muitos chamam, apesar da mesma se chamar apenas 90,1 FM e nem sequer mais utilizar este antigo nome há alguns anos) está novamente no ar, há pouco mais de duas semanas. Olha o incansável padre vidente na área aí, gente!

A Tupi FM me parece estar ensaiando seu retorno para os 104,1 MHz, confiram a transmissão simultânea da emissora na sua tradicional frequência e ainda em 94,1. Será que a intenção é voltar para a antiga frequência e os 94,1 voltariam a ser da Mais FM, que atualmente transmite em 95,7 onde estava a Mundial FM? Ou será que Paulo Abreu seria ainda mais surpreendente ao ponto de
realmente trasmitir intencionalmente nas duas frequências como tentativa de levantar a audiência da Tupi após a queda catastrófica causada pela mudança repentina de frequência e nem sequer anunciada considerável e dignamente aos ouvintes da emissora, para aí então voltar para 104,1?

Bom gente, por hoje é só!
Um abraço
Edson Souza Morales
São Paulo - SP
e-mail:esn2004@bol.com.br


Volte sempre, Edson!!!!

Procura-se charges do Porpetonni desesperadamente!!!!!

Olá, amigos da Rádio Base

Gostaria muito que vocês pudessem me ajudar, digo sobre aquele humorista, o Porpetonni, do programa Galera Gol da Rádio Transamércia FM. Além de ele fazer o programa de rádio, ele também faz aos domingos o programa do Roberto Avallone, da REDETV! Neste programa ele apresenta algumas charges ao qual eu não consegui notar o endereço do seu site, ou do site em que ele cria as charges. Eu entrei em contato com a própria Rede Transamércia e eles dizem que vão encaminhar isso para o pessoal do Galera Gol. Ainda não recebi nenhuma resposta. Por acaso vocês teriam como me ajudar? Sabem de alguma coisa a respeito das charges ou do e-mail do programa Galera Gol da Transamérica???

Estarei aguardando um possível retorno da parte de vocês!!
Muito Obrigado por enquanto!!!
Cristiano Brayn
Cravinhos-SP



Caro Cristiano,

Você já tentou entrar em contato com o programa da Rede TV! por email? O endereço é http://www.redetv.com.br. Quem souber outra forma, manda uma mensagem para cá, ok? Um abraço e obrigado pela preferência.

89 FM investe em futebol com humor de Paulo Bonfá, da MTV

Por Laura Mattos
Da Folha Online

Quase dez anos após estrear "Sobrinhos do Ataíde" na 89 FM, Paulo Bonfá retorna à emissora, agora para falar de futebol. Parceiro de Marco Bianchi no bem-sucedido "RockGol", da MTV, ele comandará na rádio o "talk show" "Rock & Bola", a partir da próxima segunda-feira.

Será semanal, das 21h às 22h, com um convidado, que pode ser jogador, técnico, dirigente ou qualquer famoso adepto do assunto. Na estréia, excepcionalmente, dois boleiros estarão no estúdio, o atacante Luis Fabiano, principal estrela do São Paulo, e o meia Pedrinho, do Palmeiras. O técnico Carlos Alberto Parreira vai participar por telefone, pois estará em Belo Horizonte, preparando a seleção para a partida contra a Argentina, na quarta.
O programa terá música e um "Pressão Total Rock & Bola", no qual os ouvintes responderão a perguntas sobre o esporte.
Bonfá também comandará um quadro diário ao vivo no "Giro 89" -no ar das 18h às 20h-, que será reformulado. Gravações curtas do "Rock & Bola" irão ao ar ao longo de toda a programação.
A estréia do pacote e a reformulação do "Giro", de música e notícia, fazem parte da estratégia da 89 de investir em jornalismo. Neneto Camargo, proprietário da estação, acredita que essa seja uma tendência das FMs jovens. O ouvinte, em sua percepção, tem uma demanda crescente por informação. O segredo seria criar noticiários que tenham a "cara" das FMs musicais sem ser superficial.

Outra antiga vocação do rádio que tem se acentuado é a aposta no humor, com verdadeiros "casamentos" entre FMs e TVs. Só para ficar nos exemplos mais recentes: "Pânico", da Pan para a Rede TV!; "Cócegas" (da adolescente Tati), do teatro para a Globo e depois para a Mix FM; "Hermes e Renato", da MTV para a Mix.
Bonfá é exemplar clássico desse vaivém. Sua carreira começou em 91, na USP FM, com o "Rádio Alegre", embrião do "Sobrinhos do Ataíde". Este, propriamente dito, estreou em 95 na 89 FM e foi sucesso por quatro anos. Em 2000, ele e Bianchi emplacaram na MTV como narradores cômicos do campeonato "RockGol" e, posteriormente, como apresentadores da mesa-redonda dominical. E foi essa atividade televisiva que levou Bonfá novamente à 89.
Segundo ele, a intenção não é repetir o "RockGol" na rádio, mas certamente, diz, o humor da FM terá o mesmo tom da televisão.
"Rock & Bola" segue outra inclinação cada vez mais forte do rádio: a mistura de futebol com humor. Pelo horário, Bonfá estará livre da concorrência com dois fortes exemplares do "besteirol" esportivo: "Estádio 97", da 97 FM, e "Na Geral", da Bandeirantes.

PIRATARIA

FM clandestina de padre vidente volta ao ar nos 90,1
Não passou nem um mês, e a clandestina Planeta 90 voltou ao ar. Principal pirata de SP, estreou há dez anos e é comandada por Francisco Silva, que se auto-intitula padre vidente. Em abril, havia sido fechada numa megaoperação da polícia com a Agência Nacional de Telecomunicações, que teve até rapel de helicóptero.

BENEFICENTE

Sabrina vira madrinha de ação da rádio Bandeirantes
Sabrina Parlatore será madrinha do Prêmio Escola Voluntária, que incentiva alunos na realização de projetos sociais. A apresentadora gravou comerciais e visitará colégios.

laura@folhasp.com.br

O melhor do dia: Rubens Ricupero na CBN (de novo CBN?)

Muito boa entrevista do ex-ministro Rubens Ricupero na CBN, hoje pela manhã, em que ele explicou são as vantagens e desvantagens de o Brasil estreitar as relações comerciais com a China. Como poucos economistas, ele foi simples, direto e didático em sua explanação. Bem que a CBN poderia contratá-lo para fazer seus comentários diários, não é? Seria páreo duro para o igualmente didático Joelmir Beting, da Rádio Bandeirantes. Afinal, Economia não é tão simples assim, como costumava dizer um ex-ministro do governo FHC.

Max Gehringer na CBN (demorou)

E já está no ar na rede CBN os comentários de Max Gehringer, consultor e colunista da Revista Exame. Para quem ainda não conhece, Gehringer é um dos melhores conhecedores a analistas do mundo das empresas. Em suas coluna "Comédia Corporativa", ele retrata com bom humor e precisão as situações do dia-a-dia de quem trabalha numa fábrica, loja ou escritório. No rádio, pelo que demonstrou até agora, deve repetir o mesmo sucesso.

Ouça as histórias de MAx Gehringer no Jornal da CBN, de segunda a sexta, sempre às 6h50 da manhã. E aproveita para acordar mais cedo, seu preguiçoso!!!

CBN, os adolescentes e os egressos da Febem

Muito boa a série de reportagens sobre os jovens que saem da Febem, produzido pela repórter Tânia Morales, da Rádio CBN de São Paulo. O trabalho contou com a participação de um grupo de adolescentes que, além de participar das entrevistas, acompanhou a repórter na produção da série, tirando dúvidas e dando sugestões de pauta. Boa iniciativa da CBN. Ponto pra eles.

Mas, para não perder o hábito, que tal da próxima vez incluir estudantes de jornalismo nesse projeto. Não seria possível?

Entre no site da CBN, clicando aqui.

terça-feira, 25 de maio de 2004

Receita para se queimar um bom programa

Isto é mais comum do que se imagina. Pegaremos o Tarja Preta de João Gordo, na rede Rádio Rock.

Em primeiro Lugar, você cria em sua rádio um programa politicamente incorreto com um apresentador mais politicamente incorreto do planeta, mas que a garotada adora.

* Depois de dar toda a liberdade para o aresentador falar o que quiser e tocar o que bem entender, você o retira do ar com programa e tudo, tão logo perceba que a atração está dando Ibope.

* Após alguma chiadeira de fãs e sites pretensamente entendidos em rádio, você recoloca o programa num domingo à noite, achando que ninguém vai ouvi-lo.

*Ao constatar que domingo à noite é um bom horário para programas alternativos, bem diferentes daquele arroz com feijão que você repete em sua rádio todo o santo dia, porque há uma grande legião de ouvintes que vai continuar a ouvir o programa, você o retira do ar de novo.

*Agora sim, depois que o pessoal se esquecer de que um dia você veiculou um programa fora dos "padrões esclerosados" da sua rádio, você chama este apresentador e diz que vai assar o seu programa num horário inóspito, como por exemplo, segunda-feira, meia noite.

* Feito isso, você vai coçar a cabeça, até chegar a brilhante conclusão de que o programa perdeu muita audiência nos últimos tempos. "Por que será, hein, gente, que a nossa audiência não sobe"? (Marcos Ribeiro)

Em resumo, é mais ou menos isso.

200 mil???

Não sei se você já reparou, mas acabamos de passar a marca de 200 mil acessos!!!
Muito obrigado pela "audiência"!!!

Passamos os 200 mil pageviews!!!!!!!!

Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

domingo, 23 de maio de 2004

Rádio Base está experimentalmente no ar (de novo?)

Vamos lá pessoal, estamos mais uma vez "operando em caráter experimental". Desta vez em Windows Media Player, que todo mundo tem instalado. Clique aqui e ouça nosso pequeno teste, ok?

sexta-feira, 21 de maio de 2004

Que fim levou "Não tranca que lá vem alavanca"?

Olá, amigos da Rádio Base

Gostaria de saber se vocês não possuem arquivos com sketchs ou
programas inteiros do pessoal do "Não tranca que lá vem alavanca".
Se vocês não possuem poderia me indicar que tem maiores informações sobre aquele sensacional programa?

Abraços
Marco Antonio Pires
São Paulo - SP

quinta-feira, 20 de maio de 2004

Um ano depois, lei "antijabá" permanece emperrada

Laura Mattos
Da Folha de São Paulo

Depois de amanhã faz um ano que o deputado Fernando Ferro (PT-PE) apresentou projeto de lei para criminalizar o jabá (execução de música mediante pagamento). Apesar do barulho à época, com manifestação de apoio até do ministro da Cultura, Gilberto Gil, a proposta ainda nem foi discutida e continua emperrada no Congresso.

O texto, que prevê até dois anos de cadeia a quem receber dinheiro para tocar uma música, foi apresentado no mesmo dia em que a Folha publicou uma entrevista com André Midani. Um dos mais poderosos nomes da indústria fonográfica brasileira dos anos 60 aos 90, ele revelou detalhes do esquema para emplacar sucessos no rádio e na televisão.

Midani, que atuou na consolidação da bossa nova, do tropicalismo e do rock dos anos 80, admitiu que havia pago para que músicas de seus artistas fossem executadas. Suas declarações caíram como "bomba" no mercado fonográfico e deram força ao projeto antijabá de Fernando Ferro.

Por que, então, nada aconteceu ao longo desses 12 meses? Para o deputado, são duas as razões principais: lobby de rádios e gravadoras contrárias à proposta e falta de apoio de artistas.
"Procurei vários, mas a maioria me disse ter medo de enfrentar o esquema. A grande preocupação é 'se queimar' com o meio e sofrer boicote. Há também muita desilusão", afirma o parlamentar. Ferro diz contar apenas com suportes pontuais, como o do cantor Lobão, de artistas independentes de Recife e de estações educativas e culturais. O deputado solicitou à comissão de comunicação da Câmara a realização de uma audiência pública. "Há uma intenção clara de minimizar essa ação. A indústria tolhe a discussão. O assunto incomoda e criou-se uma cortina de silêncio."

Se for marcado, o encontro acontecerá em meio à grave crise da indústria fonográfica. A queda nas vendas de CDs teve como conseqüência a diminuição do valor gasto por gravadoras com jabá. FMs de São Paulo, nas quais essa verba já chegou a representar de 10% a 20% do faturamento, vivem atualmente outra realidade.
Os acordos passam cada vez mais ao esquema de permutas (participação de artistas em shows, promoções etc). E outra tendência é que haja uma concentração da chamada "verba de divulgação" em poucas emissoras.

Ferro diz que esse contexto não diminui a importância da discussão. "Crises são sazonais. Ainda que o dinheiro das gravadoras esteja mais escasso, o esquema prevalece. O preço pode ter caído, mas o pagamento continua."

laura@folhasp.com.br



Partindo do pressuposto que o jabá não é crime, mas é imoral, como muitos por aí repetem, que critérios as emissoras de rádio deveriam seguir para programar uma determinada música ou não?

Na Inglaterra, por exemplo, é crime executar uma mesma música mais de uma vez por dia porque isso caracteriza a prática do jabaculê. Nos Estados Unidos as leis são parecidas.

Imagino como ficaria aqui no Brasil. A julgar pela a opinião dos leitores deste forum, o jabá não é um assunto que preocupa muito os ouvintes de rádio. Afinal dizer que cantor A ou B faz sucesso porque toca várias vezes por dia no rádio é subestimar um pouco o gosto de que está escutando. Temos alguns exemplos de artistas que nunca tocaram nas grandes emissoras ou redes de rádio do eixo Rio e SP que se tornaram campeões de vendas de discos pelo país afora.

É bem verdade que um cantor ou banda que é exaustivamente executado ao longo de um certo período tem muito mais probabilidade de obter grande êxito de vendas de CDs e shows. Mas como se explicam "fenômenos" como Racionais MC's, Frank Aguiar (antes da Abril Music)e o próprio Lobão, crítico ferrenho das práticas do jabá?

O lado perverso do jabaculé, com certeza, é o fato de um radialista cobrar para tocar músicas de um determinado artista em detrimento de outro que não tem condições de pagar. Todavia, há uma premissa que jamais é discutida nem mesmo por aqueles que se dizem defensores da "moral e bons costumes culturais": tocar uma música no rádio divulga - e muito - o trabalho dos artistas. Amplia de forma estrondosa o número de pessoas e potenciais consumidores que conhecem seu "produto". Isso é fato. Tocar um cantor ou banda no rádio é muito mais eficiente do que anunciar seu CD em outras mídias. Levando-se em consideração esta constatação, por qual motivo a emissora não poderia cobrar por essa divulgação, desde que fosse identificada como tal? Se isto fosse praxe, mudaria os critérios atuais de seleção musical que, fora do esquema do Jabaculê, são absolutamente subjetivos? Enfim, que tiver as respostas para estas ou parte destas perguntas, por favor, escrevam aí em baixo ou nos mande um email.

quarta-feira, 19 de maio de 2004

Fãs de Hélio Ribeiro lançam site sobre o radialista

O site do radialista Hélio Ribeiro será lançado oficialmente no próximo domingo (23) no Esporte Clube Banespa, em São Paulo. O espaço é obra do Memorial Hélio Ribeiro, que pretende preservar a voz e a filosofia daquele que é considerado o maior comunicador que o rádio brasileiro já ouviu. Hélio Ribeiro faleceu em outubro de 2.000 e, a partir da missa de sétimo dia, um grupo de admiradores resolveu criar o Memorial. No site, há muitas mensagens proferidas por Hélio Ribeiro nas rádios Bandeirantes, Globo e Gazeta – incluindo os horóscopos -, além de trechos de suas colunas no extinto Diário Popular. Também estão publicadas várias fotos inéditas da carreira do comunicador.

Outros destaques estão nos “depoimentos”, com mensagens de profissionais contemporâneos, como o locutor esportivo Fiori Gigliotti, o publictário Washington Olivetto, os radialistas Salomão Ésper, José Paulo de Andrade e Muíbo Coury, e Johnny Saad, presidente da Rede Bandeirantes, entre outros.

Além de colegas de Hélio Ribeiro (rádios Bandeirantes, Globo, Jovem Pan, Tupi, Gazeta e Piratininga), o Memorial espera a presença de cerca de 200 admiradores do comunicador.

Luis Carlos Sperandio
Santo André - SP


Serviço:
Lançamento do site www.memorialhelioribeiro.com.br
(provisório até domingo: www.memorialhelioribeiro.com.br/site)
Data: 23 de maio – das 09h às 16h
Local: Salão B do EC Banespa
Endereço: Av. Santo Amaro 5.355 – Brooklin – São Paulo
Entrada franca

O que veio parar no meu e-mail:

A RADIO PATACHOCA teve seu transmissor apriendido hoje pela Policia Federal com um mandado Do Juiz Federal.
ESTAMOS HOJE FORA DO AR



A rádio era pirata??
Então parabéns para a Polícia Federal por mais essa apreensão.

Ah, coitado do seu Manuel

Português é uma língua tão linda quanto maltratada. Esse pobre idioma não vive um minuto em paz. Pesnando nisso a Rádio Guaíba colocou em seu site uma versão online de seu Manual de Redação. Confira

terça-feira, 18 de maio de 2004

Que absurdo, tá faltando gente? Vamos contratar

Será que o ouvinte é burro? Como pode uma emissora tão conceituada como a Rádio Globo fazer o que fez neste domingo:

CRUZEIRO X PALMEIRAS - Narração Ulisses Costa, 16h
SÃO PAULO X PARANÁ - Narração Osvaldo Maciel, 18h
CORINTHIANS X GUARANI -Narração Ulisses Costa, 19h

Belo Horizonte fica longe do Pacembu, porém a Rua das Palmeiras é bem pertinho, ou seja fica feio demais o mesmo locutor fazendo 2 jogos quase que no mesmo horário. Para que serve a rede com sede em Belo Horizonte era uma oportunidade de ouvirmos o Pequetito Oswaldo Reis, que aliás é muito melhor do que ouvir Evaldo José como ouvimos pela CBN no jogo Santos X Botafogo. E a liderança da audiência?

Nelson de Almeida Jr
Itu - SP



A verdade é que o Sistema Globo de Rádio não parece ter feito um bom negócio querendo transformar a Rádio Globo em rede, tal como fez com a CBN. A Globo, a exemplo da Bandeirantes, da Tupi, da Itatiaia, da Jovem Pan AM e outras rádios tradicionais são emissoras com enfoque nas questões locais. É muito difícil um veículo com esse perfil conseguir se impor nacionalmente. Não é à toa que a Bandeirantes e Jovem Pan possuem pouco tempo de programação em rede. Mas o que vocês acham das redes de rádio aqui no Brasil? Vocês acham que o rádio é um veículo eminentemente local? Ou há possibilidade de se fazerem redes de rádio tal como se faz com TV?

Mix FM inovando

Fiquei sabendo ontem! Quem viaja pela empresa Varig pode acompanhar a programação da rádio Mix FM, ao vivo, lá nas alturas. Muito boa essa idéia, parabéns aos idealizadores. A propósito: assim como a Jovem Pan FM, a rádio Mix promete nova programação para este mês de maio.

Vou ficar muito feliz em saber que, da próxima vez que eu for de avião para Natal, após 12 longas prestações de crediário, vou poder ouvir a Mix FM. Será que eles vão passar a programação da Mix nestas empresas de voô charter que é mais barato. Viajar pela Varig é muito caro, né? (Marcos Ribeiro)

Rádio Base está no Orkut!!!

Agora a Rádio Base também está no Orkut!
Orkut é uma comunidade que pertence ao Google e reúne atualmente milhares de usuários (o Brasil está em segundo lugar, em números de participantes).
Agora para mandar sua opinião para a Rádio Base, além do "coments" aqui do blog, você tem mais essa opção. Se você já for usuário do Orkut, basta procurar pela comunidade Rádio Base. Caso não seja, mande um e-mail para marcoshlauro@uol.com.br que eu te envio o convite (para entrar no Orkut você tem de ser convidado por alguém que já é usuário).
Esperamos você por lá!

segunda-feira, 17 de maio de 2004

Lemonheads e Vitalic participam do Garagem

O Garagem desta segunda-feira vai receber dois convidados internacionais no estúdio da Brasil 2000 FM: a banda norte-americana Lemonheads e o DJ ucraniano Vitalic, um dos maiores produtores de techno do mundo.

Comandado por Evan Dando, o Lemonheads está em turnê pelo Brasil e vai falar da carreira, contar curiosidades e até quem sabe dar uma canja num set acústico. E o Vitalic vai mostrar suas novas produções com exclusividade no programa. Ele é a maior atração da rave Circuito, que acontece no sábado em São Bernardo (www.circuitotechno.net).

GARAGEM: o melhor do rock alternativo no rádio. Toda segunda-feira, às 22h, na Brasil 2000 FM (107,3 MHz, São Paulo-SP). Pela internet: www.garagem.net. Apresentação: André Barcinski, Paulo César Martin e Álvaro Pereira Júnior.

Produção do programa Garagem

domingo, 16 de maio de 2004

Rede Planeta no ar!!!!!

Agora vai!!! Até porque o nosso velho programa de Punk Rock Rota 77 - rock da perferia será veiculado lá também. E o Projeto Distorção também deve ir para lá. De segunda a sexta, à 1h da manhã. Por enquanto você sintoniza a Rede Planeta aqui pela página de rádios ao vivo aqui da Rádio Base. Clique aqui e ouça em Real Player ou em algum tocador de arquivos tipo MP3 (MP3, M3U, PLS). E ainda pode ouvir a emissora clicando direto neste link aqui.

Não entendíííííí!

Aconteceu pela segunda vez!
Acabei de ouvir na rádio 89 FM a música "About a Girl" do Nirvana com a vinheta "essa, você só ouve aqui, Nirvana!". Só um detalhe: essa versão é do álbum "Nirvana - MTV Unplugged in New York", lançado em 1994! Sem contar que já ouví essa mesma versão até na Eldorado FM, que nem rádio rock é.
Se alguém puder me explicar o que essa vinheta estava fazendo lá, agradeço. Confesso que não entendí...

sábado, 15 de maio de 2004

Mais uma vez a Rádio Base em fase experimental

Está no ar a Rádio Base Streaming em fase experimental. Desta vez em Media Player. Para ouvir a programação clique aqui. Ou entre em nossa home page e clique em nossa Web Radio. Você vai ouvir Rádio Mix, Black Beat, Garagem, Rota 77 e outros programas legais em breve.

sexta-feira, 14 de maio de 2004

Ouvir onde?

Hoje, na Folha de S. Paulo, foi publicado um anúncio de meia página da Rádio Tupi FM, do grupo CBS. Normal, não é?
O único detalhe é que o anúncio simplesmente não trazia a frequência da rádio!!! Será que nem eles sabem onde a rádio está?

quinta-feira, 13 de maio de 2004

Soninha Francine no Kizumba Net

Olá ouvinte!!!!!!!
Neste sábado teremos a honra de receber em nosso estúdio a apresentadora de TV e comentarista esportiva Soninha Francine para um papo muito interessante. Vamos falar sobre sua carreira (iniciada como VJ da MTV), futebol e muito mais.
Mande sua pergunta por e-mail (kizumba@radiofenix.net), telefone (0tiruliruli11 6347-0211) ou ainda pelo chat (www.radiofenix.net).
Te esperamos lá, a partir das 10h (horário de Brasília).


Marcos Lauro
marcoshlauro@uol.com.br

Brasil 2000?

Prezado Marcos e equipe do Rádio Base,

Estou neste momento - vide horário da mensagem - ouvindo, pelo Windows Media Player, a Rádio Brasil 2000, e está rolando o Jornal da Brasil 2000. O programa em si é bom, mas o senão está na voz do locutor William Maier, que ainda segue o estilo
mauricinho da Transamérica e Jovem Pan 2.

Outro senão é que de vez em quando a locução também atropela as músicas, antes delas terminarem, ou então atropela o começo das músicas.

Terceiro, são as vinhetas, que contém aquela "agilidade" da Jovem Pan 2. Que rádio alternativa é essa? Está certo que as rádios
de rock têm que ter uma linguagem compreensível para os adolescentes, que são boa parte da audiência dessas rádios. Mas teria que reproduzir também a locução Jovem Pan, mesmo sem contar piadinhas? Não há gracinhas nem abobrinhas, mas há aquela voz macia, de "mocinho lindo da mamãe" que, mesmo submetendo ao
excelente texto da redação, soa muito enjoada de se
ouvir. É outro estilo, é mais pop, pop-dance, daria muito melhor num programa de disco music do que numa rádio de rock. E nem adianta um cara desses arranhar a garganta e falar como metaleiro louco. Também não vai convencer.
´
Além disso, há um programa com o nome de "Balada", a coisa mais mauriçola que se vê hoje em dia. A gíria "Balada", que deturpa o sentido original da palavra (que significa, tradicionalmente, música lenta), foi criada por DJs de dance music em 1999 e
virou praga até em telejornais. A gíria eu acho ridícula, até o barbarismo de definir a vida noturna como "night" não soa tão ridícula para o colóquio juvenil brasileiro.

Para uma rádio de rock que queira ser autêntica, um programa com o título de "Balada" deveria ter outra filosofia, tocando apenas soft rock, progressivo e as lentinhas do rock em geral. Nada de música agitada. Ignorar isso é se vender para a filosofia clubber, porque importar padrões da Jovem Pan 2 só comprometem
a credibilidade de qualquer rádio que queira ser alternativa.

Tenho 33 anos. Quando tinha 13, ouvia rádios de rock com linguagem mais sóbria, sem voz de "mocinho bonitinho". Não tinha Zé Luís, Rhoodes Dantas, William Maier e outros que parecem ter saído da escola Rui Bala/Emílio Zurita de locução radiofônica. E eu entendia caras como Maurício Valladares e até José Roberto Mahr, que tinha uma locução mais devagar.

Espero que a Brasil 2000 reveja esses aspectos, por que se ficar como está o radialismo rock paulista ainda vai continuar sendo coisa do passado.

Bom, fico por aqui. Um abraço para todos.
Alexandre Figueiredo
Rio de Janeiro - RJ


Caro, Alex,

Tirando esses defeitos que você diz ter achado, deu tempo de reparar a quantas anda a programação musical e os programas como o Garagem, Backstage, Reggae Raiz, Sessão da tarde e Brasileiras e Brasileiros? Ou você acha que o conteúdo é o que menos importa? Um abraço.

E seu Lula exulsou o tal jornalista da New York Times

E o que você achou disso, meu caro leitor? Foi exagero? Foi medida acertada? Ou não precisava de nada disso? Escreva.

quarta-feira, 12 de maio de 2004

Hermes e Renato, da MTV, ganham quadro na Mix FM

A dupla de humor trash da MTV, Hermes e Renato, fechou contrato com a Mix FM (106,3 MHz). A emissora levará ao ar pequenos quadros ao longo da programação, a partir do próximo dia 24.(Laura Mattos, da Folha On Line)

Comentário rápido deste editor: Não vai dar certo!!! Quem será o "iluminado" que inventa essas bobagens, hein?

O segredo de Roberto Carlos nas ondas do rádio

Laura Mattos
Da Folha On Line


Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, bate recordes de audiência na FM ao contar "segredos" do pai e tocar suas gravações raras e sucessos. Dá "sobrevida" a um gênero que já foi febre nas rádios e vem perdendo fôlego desde meados da década de 90.

Com a crescente reclusão do cantor e sua aversão à imprensa -agravadas após a morte de Maria Rita-, o programa tornou-se uma das raras fontes de informação sobre ele. "As Canções que Você Fez para Mim" vai ao ar diariamente na Nativa FM de São Paulo (95,3 MHz), do Rio (96,5) e afiliadas. Apesar do horário (das 5h às 6h), oscila entre o primeiro e o segundo lugar no Ibope de SP, com 30 mil ouvintes por minuto.

Roberto Carlos Braga II (antes mais conhecido como Segundinho) estreou em 19 de abril de 2000, aniversário do pai. Maria Rita morrera quatro meses antes, e Roberto recomendou: "Filho, cuidado com o que vai dizer".

Dudu, 35, confessa que tinha medo, não sabia até onde abrir a intimidade do pai. "Contava coisas da minha infância." Por exemplo: quando Dudu era criança, a família morava numa mansão do Morumbi (SP). O pai entrava na garagem como se estivesse numa pista de corrida, algo como a canção "120... 150... 200 km/h". "Ele sempre adorou velocidade."

Com o tempo, passou a fatos atuais. No mês passado, falou sobre a internação do cantor. "Todos acharam que ele estava mal. Contei que havia feito um cateterismo, parte de um check-up." Dudu também passou a responder a perguntas de ouvintes. "A número um é: "Ele vai se casar de novo?". Respondo que provavelmente não, porque já se casou três vezes. Mas namorar é possível."

Dudu, que já trabalhou em concessionárias do pai e até importou fraldas do México, afirma que o programa é uma terapia. "Antes fugia de carreira artística. Agora sou mais Dudu Braga do que Segundinho.

Além disso, o rádio é essencial para mim, até em razão de minha deficiência", diz ele, portador de deficiência visual. Dudu calcula que 180 programas sobre Roberto já foram veiculados. O dele trouxe holofote ao "filão", que hoje entra em extinção, segundo Vera Marchisiello, coordenadora do Grupo Um Milhão de Amigos, fã-clube criado há 15 anos. "Eles estão saindo do ar, principalmente nas capitais. Um dos motivos é a falta de contato de Roberto com o público. Mais do que ouvir as músicas, os fãs querem saber de sua vida."

Com ela concorda Lilian Loy, que há 27 anos comanda programa sobre o "rei" em SP (atualmente aos domingos, às 8h, na América AM). "Eu fazia várias entrevistas com Roberto. Agora é muito difícil ter acesso a ele."

Onde está o Memorial Hélio Ribeiro?

Há dois dias descobri o site de vocês e achei fantástico descobrir os arquivos sonoros do programa do Hélio Ribeiro. Este programa de rádio faz parte da minha história de vida. Gostaria muito de saber como conseguir mais arquivos sonoros, especialmente aqueles dos programas da Semana Santa, gravados por ele. Era ouvinte assiduo dos seus programas, quando morava no interior da Bahia. Ao vir morar na capital, há mais de 20 anos perdi o contato com o programa e o locutor.

Há dois dias reencontrei-o, lamentavelmente após sua morte, mas fiquei muito emocionado em ouvi-lo novamente após tanto tempo, e perceber o quanto seu programa "O poder da mensagem" faz parte do que hoje eu sou. Ficarei muito grato em saber como obter um cd gravado com seus programas.

Grato
Joao Carlos Silva
Salvador - BA(?)


Olha, João Carlos, havia um grupo autotentitulado Memorial Hélio Ribeiro que dizia possuir o espólio rediofônico e iconográfico do radialista, prontamente autorizado por sua família. Eles chegaram a nos procurar há mais de uma ano para falar sobre o que estavam fazendo. No entanto, não sei o que houve, que eles nunca mais nos procuraram para dizer a quantas andavam a formalização do tal memorial. Nem sei ao certo se o projeto foi à frente.

Um tempo atrás andaram divulgando algumas atividades em uma outra coluna de rádio na internet que nem existe mais. Não sei por qual motivo, a pessoa responsável pela divulgação não nos incluiu em sua agenda. Desconhecimento da existência de nosso blog é que não foi. Afinal, se você aí na Bahia, tão longe daqui de SP, nos achou na rede, por que eles não nos iriam nos encontrar novamente, certo?

De qualquer maneira, se algúém souber o que houve com o memorial Hélio Ribeiro nos avise, ok? Queremos saber o que aconteceu.

Temos algumas horas de programas gravados da fase em que ele passou pelas Rádios Bandeirantes e Globo, que nos foi fornecido por um leitor do interior da Bahia. Infelizmente, estamos com muita dificuldade para colocar estes arquivos no ar porque a maioria dos provedores acha que arquivo de áudio ocupa "muito espaço" em suas máquinas. Mas não desistimos ainda. Assim que conseguirmos, avisaremos ao leitor, ok? Um abraço e obrigado pela leitura.

Band FM produz acústico de Sandy & Júnior

A Band FM 96,1 MHz, de São Paulo, fechou acordo com a Universal Music para promoção de show exclusivo de Sandy & Junior. A dupla faz, na próxima quarta-feira, dia 12, um acústico fechado para 500 ouvintes, que serão sorteados pela emissora. O show será transmitido ao vivo a partir das 3h da tarde na rádio. Os cantores também responderão a perguntas dos fãs. Esse é o primeiro de uma série de acústicos que a Band FM produzirá este ano.

Informações do cinema nas ondas da internet

Que tal saber as últimas novidades do cinema e da capital gaúcha ouvindo o programa Rádio Mix, produzido e apresentado pela radialista Mary Mezzari? Gostou então entre no site Capital Gaúcha ou clique aqui (Windows Media Player).

segunda-feira, 10 de maio de 2004

Ouvinte da Rádio Base acha a parada de sucessos de 1968

O nosso leitor Coelho Aimoré encontrou o site que nossa amiga Cristina Carneiro precisava para uma pesquisa. Anote aí.


http://www.hot100brasil.com/timemachine1968.html


Valeu, Coelho. Obrigado pela dica, ok?
Leia alguns dos "hits" de 1968. Quanta diferença você vai notar para os dias de hoje.

Hey Jude - Beatles
Viola Enluarada - Marcos Valle & Milton Nascimento
Baby - Gal Costa & Caetano Veloso
Sá Marina - Wilson Simonal
Love Is Blue - Paul Mauriat
Light My Fire - Jose Feliciano
Se Você Pensa - Roberto Carlos
MacArthur Park - Richard Harris
Pata Pata - Miriam Makeba
Tenho Um Amor Melhor Que o Seu - Antonio Marcos
Última Canção - Paulo Sergio
Sou Louca Por Você - Elizabeth
San Francisco (Be Sure To Wear Flowers In Your Hair) - Scott McKenzie
Mrs. Robinson - Simon & Garfunkel
A Chuva Que Cai - Os Caçulas
Pra Nunca Mais Chorar - Vanusa
The Rain, The Park And Other Things - Cowsills
Do You Want To Dance - Johnny Rivers
Só o Ôme - Noriel Vilela
Segura Esse Samba Ogunhé - Osvaldo Nunes
Dio Come Ti Amo - Gigliola Cinquetti
Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores (Caminhando) - Geraldo Vandré
I Love You - People
La Dernière Valse - Mirelle Mathieu
Minha Primeira Desilusão - Silvinha
Summer Rain - Johnny Rivers
Hello Goodbye - Beatles
The Fool On The Hill - Sergio Mendes & Brasil '66
Divino Maravilhoso - Gal Costa
Playboy - Silvinha

Quanta diferença para os dias de hoje, não?

domingo, 9 de maio de 2004

Os "comunitários" cara-de-pau

Você leu algumas postagens abaixo um grupo que se intitula A ABRAÇO NACIONAL – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária convocando seus membros para uma plenária com o presidente Lula. Ao mesmo tempo a tal entidade diz que vai exigir dele algumas providências imediatas que cá pra nós, são estapafúrdias, para não usar outro adjetivos.

Está tuido certo. Afinal, estamos numa democracia e cada grita quando o calo lhe aperta, não é mesmo? Eles só se esqueceram de dizer uma coisa. Como é que ficam as entidades que estão comportadamente esperando para disputar uma concessão de rádio comunitária, hein? O que eles querem não é premiar quem está agindo fora da lei? E com que direito eles têm a petulância de se achar no direito de que legalizem a situação deles? Diante de tanta cara de pau, só digo uma coisa: FORA COM ELES, ANATEL!!!! Se querem operar uma emissora comunitária, que entrem no jogo como os demais, de igual para igual. Esses grupos não vivem dizendo que a Justiça tem de ser igual para todos? Então....

Um leitor nosso disse hoje pra mim pelo MSN Messenger que o emílio Surita, apresentador do programa Pânico, da Rede Jovem Pan Sat, teria destratado um ouvinte que entrou no ar se dizendo diretor de uma rádio "comunitária" e que os profissionais das emissoras comerciais deveriam apoiá-los em sua "luta pela legalização". O locutor teria esculhambado o cidadão e teria desligado o telefone na cara dele.

Grosserias à parte, se é que houve, pois não se deve tratar nenhum ouvinte desta forma, penso eu que o Emílio teria feito o certo. Como um profissional de uma emissora como a Pan poderia apoiar a ilegalidade no mercado em que ele mesmo atua? Não tem cabimento, certo?

Aliás, os radialistas e seu sindicato deveriam ser os primeiro a combater essas rádios que de comunitária não tem absolutamente nada. São piratas mesmo!!! As verdadeiras rádios comunitárias têm razão social, prefixo, indicativo de frequência e todos os dados que uma rádio legalizada precisa ter descritos no site da Anatel. Todos sabem quem são elas. E ponto final.

O rádio está menos brilhante: morre Collid Filho, o dono da noite!!!

Olá, Marcos e amigos da Rádio Base,

Escrevo para transmitir uma nota de falecimento. Morreu o apresentador Collid Filho, da rádio Tupi do Rio de Janeiro (1280 Khz), na noite de quinta-feira, 6 de maio, após quase um ano em que o mesmo passou internado, em coma, em virtude de derrame. Collid apresentou seu programa na Tupi por mais de 40 anos, sendo que somente acompanhei os últimos tres anos. Gostava de seu programa e de sua apresentação. Pelo o que ouço, Collid não deixou sucessores à altura. Que descanse em paz.

Alessandro Pereira
Jundiaí - SP

As madrugadas do Rádio Brasileiro, mais precisamente da Super RádioTupi estão mais tristes... o Dono da Noite, foi-se embora para sempre depois de 8 meses de longa enfermidade. Faleceu neste último dia 07/05 o nosso querido, saudoso e inesquecível Collid Filho. Após 58 anos dedicados apenas à Super Rádio Tupi, sua única emissora, nosso Collid vai para o seu descanso eterno. Vai em paz, grande Dono da Noite.... deixa conosco a grandeza do seu trabalho, do seu talento e, claro, uma imensa saudade de todos nós que tivemos o privilégio de ouvi-lo.

Saudades...

CHICO FONSECA
Piracicaba - SP

Ouça aquium trecho de um dos últimos programas de Collid Filho.


Comentário rápido deste editor: buááááááááááááááá


Mais uma da CBS

A Tupi Fm opera agora em 92,5 MHz, frequência que era da Scalla FM. Para onde foi a Scalla? Foi pro saco, claro!!

sábado, 8 de maio de 2004

Convocação comunitária

Convocatória

A ABRAÇO NACIONAL – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária - convoca todo o Movimento de Rádio e Televisão Comunitária para a plenária AS RADCOM COM O PRESIDENTE LULA para os dias 19 e 20 de maio em Brasília/DF, às 9:00 horas.


Pauta:

1) Publicação pelo Governo Federal de uma Medida Provisória concedendo outorga provisória a todas as Rádios Comunitárias que em 01.05.2004 estejam no ar, com a formação de um Grupo de Trabalho para avaliar cada entidade, para a concessão da outorga definitiva;
2) Fim da repressão da Anatel e Polícia Federal;
3) Reformulação da Lei n° 9.612/98, principalmente:
a) O aumento da potencia de 25 para 250 wats;
b) Regularização da questão do apoio cultural na forma da proposta do FNDC;
c) Fim da exigência de um único canal para as Rádios Comunitárias;
d) Fim da exigência do alcance de 1 km;
e) Estabelecer procedimento mais célere para os processos administrativos do MINICOM, quando da outorga para RADCOM;
f) Criação de norma garantindo a transmissão das TVCOM em canal aberto.


Nós os rádios-apaixonados vamos transmitir ao Presidente LULA e a todo o Brasil as aflições e reivindicações das Rádios e TVs Comunitárias, demonstrado a união do movimento e a verdadeira potencia de nossos transmissores.

Vamos primeiro criar os meio para a democratização da informação em nosso País, para só depois o Presidente rumar para a China.

TODOS EM BRASÍLIA. A COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA LÁ ESTARÁ.

Coordenação da ABRAÇO Nacional
-------------------------------------------
A convocação está feita. Só estou achando estranho os ítens 3a e 3d. Estão querendo o quê? Rádios comunitárias com alcance municipal?
Mais informações pelo e-mail joaquimcarvalho@ibest.com.br

Mudança de horário

O programa Kizumba Net mudou de horário! Agora você ouve o primeiro programa de humor da internet brasileira a partir das 10h (horário de Brasília) na Rádio Fênix, todos os sábados.

quinta-feira, 6 de maio de 2004

Contato tem novo supervisor de Rádio e Jornal

A Contato Rádio e Jornal, divisão de comercialização de rádio e jornal da Contato Brasil, tem novo supervisor de área. O executivo Sergio Garcia é a novidade na equipe. O profissional já passou por empresas como Grupo Folha , Mídia Plus e Bloch Editores. (Meio e Mensagem)

Notas de Brasília

José Bueno
De Brasília - DF

- Há cerca de um mês está operando em caráter experimental a rádio 94 FM em 94,5 que mistura sertanejo e forró.

- Em alguns pontos é possível sintonizar a Manchete Gospel em 88,7 com um porém: ela retransmite a emissora de SP na íntegra, inclusive os blocos comerciais.

- Nesta quarta-feira, 05 de maio está previsto para entrar no ar a rádio Justiça FM. Vamos ver qual vai ser a programação dessa emissora, mas com certeza será
adulta. Também no site da Anatel tem um canal que em breve será aberto para uma rádio universitária.

- O Senado tem sua rádio, a Câmara idem, o governo do Distrito Federal também, o governo federal tem duas, agora o STF ganhou a sua. E eu pergunto: quanto tempo vai demorar pros Correios, TSE ou Itamarati, etc reinvindicarem as suas???? É só pedir que dá um jeitinho, né?

Jairo Maia e Marcelo Rossi

Por José Roberto Mignoni
De Vitória - ES

Após muito tempo sem sintonizar a emissora que ajudei a colocar 13 anos em primeiro lugar de audiência, parei-me para ouvir o programa do Padre Marcelo Rossi. Afinal é o programa que desbancou Jairo Maia na hegemonia de 43 anos no horário de 9h ao meio-dia. Aliás, 43 comemorados no último dia 1 de maio. Mas, voltando ao programa religioso. Para quem está em desespero ou perto do desespero de vida - e é muito mais que a metade da população do País - o programa do padre está bem estruturado na Globo, muito mais, claro, que quando começou na Rede Paulus Sat, na Rádio América de São Paulo.

O Padre Marcelo é a resposta católica para o livre-religioso Bispo Macedo, que como sua igreja, não tem religião definida, é universal, isto é, abrange a todos que queiram se salvar. E o momento é o mais propício, dado à selvageria da violência presente e o desempenho pífio da atual política, que prometeu e não cumpriu, piorando ainda mais a situação do país.

Se o Padre Marcelo está dando certo na audiência e na fé, o Jairo Maia errou, juntamente com a rádio, quando optou em fazer o horário de 10h às 12h, isto é, após o programa do Padre Marcelo. Segundo consta, a rádio ofereceu ao Jairo dois horários, inclusive de 10h às 13h, comprometendo a boa audiência do programa policial de meio-dia. Se Jairo topasse aconteceria dois desastres: Jairo entrando em horário que não é seu público e a perda da audiência do programa policial, que no caso, iria fortalecer o Ronda Policial da Radio ES, que a Gazeta levou 10 anos para desbancar. Ainda bem que houve bom senso e Jairo Maia ficou de 10 ao meio, aliás, erradamente.

Hoje está ocorrendo o seguinte com o horário da manhã na Gazeta AM. Ovelha, que não se acertou de 6h às 9h (alegria não que dizer eficiência), que passa para a rede, isto é, passa para o programa do padre. Jairo vem depois, pega da rede, do padre, embora com boa audiência, mas ele, Jairo, não precisa disto. Sente-se espremido fazendo duas horas e depois das fortes emoções do padre. Na realidade, sente-se a programação da Gazeta sem brilho de equipe, sem pique seqüencial. E o forte da emissora era a parte da manhã com Peixoto e Jairo, um esquema que deu certo por quase meio século.

Jairo Maia deveria se convencer que se ele começasse as 8h, o padre seria uma seção do seu programa, inclusive com direito a ter a oração da família antes, como sempre fez às 11h20. Os ouvintes iriam se triplicar. Em vez do Padre Zezinho, tudo com o próprio Padre Marcelo. Depois, faria seu programa normal até às 12h. Só teria um inconveniente: Jairo sempre acordou às 6h para preparar seu programa diário. Agora ele deve estar acordando às 8h para prepará-lo. No caso das 8h, teria então de prepará-lo na noite anterior. E também Jairo já anda meio cansado. Que daria certo, daria. E Ovelha não se importaria com uma hora menos. Afinal, ele nunca se importou com nada mesmo.

Parabólicas

Um dos bons programas do fim de semana é ouvir i programa de Luis Cláudio Casado na Universitária FM. Casado é um dos mais entendidos de música de todos os tempos. A partir das 22 horas.

quarta-feira, 5 de maio de 2004

Especialzão Rádio Matraca

Participe da escolha do Especial do Mês na Rádio Matraca. Basta enviar um e-mail para radiomatraca@linguadetrapo.com.br escolhendo entre: Ary Barroso, Lamartine Babo ou Pixinguinha. Para o Especialzão do Mês, que vai rolar no dia 29 de Maio. O prêmio é um jantar grátis para duas pessoas na Pizzaria Concheta, com direito a pizza, bebida e sobremesa.

Em Abril, o artista vencedor foi Itamar Assumpção e o ganhador da promoção foi Victor N. Silva. Obrigado a todos que participaram votando!

Rádio Matraca
Sábados, 17h
Rádio USP FM 93,7 MHz

Especialzão Rádio Matraca

Participe da escolha do Especial do Mês na Rádio Matraca. Basta enviar um e-mail para radiomatraca@linguadetrapo.com.br escolhendo entre: Ary Barroso, Lamartine Babo ou Pixinguinha. Para o Especialzão do Mês, que vai rolar no dia 29 de Maio. O prêmio é um jantar grátis para duas pessoas na Pizzaria Concheta, com direito a pizza, bebida e sobremesa.

Em Abril, o artista vencedor foi Itamar Assumpção e o ganhador da promoção foi Victor N. Silva. Obrigado a todos que participaram votando!

Rádio Matraca
Sábados, 17h
Rádio USP FM 93,7 MHz

Mega pesquisa de MPB

Olá, Marcos e amigos da Rádio Base

Estou tentando fazer um levantamento das músicas que tocavam nas rádios no
ano de 1968. No que diz respeito a músicas estrangeiras, particularmente as do
idioma ingles, consegui encontrar sites que listam os sucessos da "Bilboard" e "Cashbox". Desta última, por sinal, consegui até as listagens semanais.

Mas no que diz respeito às musicas brasileiras. Nem sequer o que tocou naquele ano eu encontrei. Estou particularmente interessada nas listagens das mais tocadas na
Excelsior e Difusora de São Paulo.

Será que por algum "milagre" você saberia me informar onde encontro isso
ou, pelo menos, o "mapa da mina"?

Grata pela atenção,
Cristina Caneiro
São Paulo - SP


Cristina, isso é um trabalho para o super Tarik de Sousa!!!!
Vamos ver: tente este site de Petrolina - PE:http://petrolina.sites.uol.com.br/mpb/index.html

Tente também na Enciclopédia
Musical Brasileira
. Tenta na Revista Musical Brasileira. Veja se consegue alguma coisa no Dicionário Cravo Albim.

Quem puder ajudar a nossa amiga, envie sua dica para o email cristinacarneiro@uol.com.br.

Um abraço e boa sorte.

Rádio Fênix fora do ar

A Rádio Fênix, webradio direcionada para o público brasileiro no Japão, está fora do ar desde a tarde de ontem.
Segundo a equipe da rádio, tanto o site quanto a transmissão de áudio foram "derrubadas" por um hacker, ainda não identificado.
Mais novidades, você lê aqui na Rádio Base.

Rádios que andam (Xiiiiii, Marquinho, o bordão da Rádio Base pegou, hein!!)

Lacrada, sertaneja Tupi ocupa lugar da pop 94 FM

Após ser lacrada pela Agência Nacional de Telecomunicações, na semana passada, a sertaneja Tupi passou a ocupar a freqüência da pop FM Mais (94,1 MHz). Sua sintonia anterior, 104,1 MHz, é de Guarulhos e, segundo a agência, transmitia irregularmente da avenida Paulista (SP).

A 94 estava no ar havia pouco mais de dois meses e ainda nem tinha lançado oficialmente sua programação. A Tupi, líder no ranking do Ibope, é da rede CBS, conhecida por mudar freqüentemente suas rádios de lugar no dial. Uma das que "passeou" foi a Scalla, hoje nos 92,5 MHz. A instrumental já ocupou os 102,1 MHz, atualmente da Kiss, outra do grupo. (Laura Mattos, da Folha Online)


Poxa, Laurinha, como é que a gente vai saber se a Tupi é mesmo líder de audiência se, um certo instituto de pesquisas não divulga, nem quer que divulguemos o ranking que eles mesmos fazem sobre as emissoras mais ouvidas, hein??

Sem controle de conteúdo, rádio é ouvido por 86,5% das crianças

Laura Mattos
Da Folha Online

Sempre preocupados com o conteúdo da TV e da internet para as crianças, sociedade e governo pouco olham para a programação das rádios. Esse é um erro grave, de acordo com uma pesquisa sobre hábitos infantis. Segundo o instituto MultiFocus, especializado em consumo de mídia na infância, 86,5% das crianças de seis a 11 anos, das classes A, B e C, escutam rádio regularmente. O estudo foi realizado em 2003, com 1.500 entrevistas, em quatro capitais brasileiras (São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Curitiba).

O levantamento aponta ainda que quase metade (49,1%) escolhe pessoalmente as emissoras. Diferentemente da TV, as emissoras de rádio não submetem sua programação à classificação etária do governo federal e raramente são alvo do monitoramento de ONGs ou do Ministério Público. De manhã e à tarde, não são poucos os exemplos de humorísticos, com altas audiências, a explorar piadas de sexo. Há palavrões e frases homofóbicas. Programas sobre violência também são comuns.

Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o governo deveria também monitorar programas de rádio, o que não ocorre, segundo o próprio diretor do departamento de classificação do Ministério da Justiça, José Eduardo Romão, responsável pela tarefa. Ao ser informado pela Folha sobre a pesquisa, ele disse que "o resultado exige novos procedimentos do ministério". "A lei estabelece que não se classifica previamente programação ao vivo, no rádio e na TV. Mas ela deve ser monitorada e pode ser classificada se se demonstrar inadequada."

Ele diz que rádios que transmitem programas considerados impróprios para o horário livre (até 20h) podem ser multados. "A sociedade deve olhar para essa questão do rádio e denunciar o que for inadequado." Segundo Ana Helena Meirelles Reis, do MultiFocus, crianças têm interesse principalmente em música. "Mas estão expostas a todo o tipo de conteúdo. A sociedade não se dá conta da penetração do rádio e só se preocupa com TV."

Outro ponto: AMs e FMs comerciais não investem em programação infantil. "Ficou claro na 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes que esse público quer mais do que uma programação feita para ele. Deseja participar da produção", diz Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Educom.radio, da USP, projeto que utiliza o rádio como ferramenta da educação.

José Inácio Pizani, presidente da associação de rádios de SP (Aesp), não concorda que o rádio seja monitorado pelo governo. "Se houvesse problemas, a própria sociedade se manifestaria."


Eu jurava que criança não ouvia rádio! Pelo menos agora a gente sabe que ouve, certo? Alguém aí tem uma idéia para manter os pest.., quer dizer, anjinhos do meu condomínio ocupados ouvindo rádio?

Funk do Rio está reinando Londres

Do website Erika Palomino

O funk carioca está arrasando em Londres. E não é só no underground, não. O primeiro hit do funk a fazer sucesso na Inglaterra é "Quem Que Caguetou", dos DJs e MCs Black Alien, Speed e Tejo. A faixa, que serviu de trilha para o comercial da picape X-Trail da Nissan, virou hit e ganhou lançamento oficial pelo selo Mr. Bongo (mrbongo.com) com o nome de "Follow Me, Follow Me".

O mesmo selo investirá mais ainda no estilo. Em junho o Mr. Bongo lança a coletânea "Slum Dunk presents Funk Carioca" em comemoração ao primeiro aniversário do programa de rádio "Slum Dunk", da dupla brasileira radicada em Londres Tetine. O programa, um dos principais canais de execução do funk em Londres, é transmitido pela Resonance FM (resonancefm.com.uk).

"A compilacao está ficando bem legal e vai ter a Tati Quebra- Barraco, a Deise Tigrona, a Vanessinha do Picatchu, o Bonde das Bad Girls, o Bonde do Tigrão, com direito a comentários do [DJ] Marlboro e um texto que a Claudia Assef está escrevendo especialmente para a coletânea", contra Bruno Verner, que em parceria com Eliete Mejorado forma o Tetine.

O envolvimento da dupla com o estilo vai além. No mês de lançamento da compilação, eles estréiam sua própria noite semanal de funk carioca no novo clube Guanabara, que vai abrir em Covent Garden. O convidado da primeira edição será ninguém menos que o DJ Marlboro em si. Vai ser super-engraçado!

Network? Broadcast? What is the question!!!!

O conceito de rede via satélite tem que ser repensado principalmente pela digo Jovem Pan. Senão vejamos o exemplo: a retransmissora de Sorocaba em 91,1 MHz está perdendo cada vez mais ouvintes para a 103 FM, que pertence a Rede Rádio Rock e que detém 90% da audiência local.

Os diretores da emissora estão implorando para a direção da rede em São Paulo tocar mais rock, achando que assim irão precuperar os ouvintes, esquecendo que o ouvinte precisa ter aquele sotaque local no dial.

Acorda, amigão, o que ninguém agüenta mais é a repetição e a padronização da locução, não dando liberdade para o comunicador exercitar a sua criatividade ao microfone.

Outra coisa que eu não entendo e por que usar o satélite (das 18h até as 19h) para virar um vitrolão (a famosa uma hora só de musica) e não abrir espaço para a programação local. E é por isso que os ouvintes estão procurando novas opções e ouvindo Pink Floid, Queen, AC/DC e por aí vai.

Marcelo A. Oliveira
???????? - SP
(Pelamordedeus, gente, coloquem o nome da cidade. Assim não dá!!!)

Trip Musical homenageia Raul Seixas

Nesta quarta-feira, o programa Trip Musical presta uma homenagem ao cantor Raul Seixas. "Raul Seixas no Divã" é o nome do epsecial que vai ao ar às 21h, epla Rádio Universidade AM 1080 KHz, de Porto Alegre. A produção e apresentação é de Gustavo Villanova.

"Raul Seixas no Divã"
Programa Trip Musical
Produção e apresentação de Gustavo Villanova
Quarta-feira, 21h
Rádio Universidade AM 1080 KHz
Porto Alegre - RS
http://www.ufrgs.br/radio

terça-feira, 4 de maio de 2004

Esporte da Itatiaia sob nova direção

Amigos da Rádio Base,

A Rádio Itatiaia de Belo Horizonte tem um novo coordenador de esportes. Trata-se de Junior Brasil que também acumulará a função de comentarista esportivo da emissora.

Um abraço

Elias Silveira
Belo Horizonte - MG


Ouça uma demo da programação da Itatiaia em nossa página de Arquivos Sonoros.

Fagner e Zeca Baleiro dividem Palco da MPB FM

Nessa terça-feira (04/05), às 16hs, o programa Palco MPB reúne uma dupla de cantores e compositores que são referência obrigatória na nossa música popular: Raimundo Fagner e Zeca Baleiro. Com apresentação do jornalista Fernando Mansur, os dois trazem para o público as músicas do CD que gravaram juntos recentemente – como “Canhoteiro”, “Um Real de Amor” e “Serenata sem Estrelas” – além dos inesquecíveis sucessos que marcaram suas carreiras solos.

A rádio MPB FM (90,3 Mhz) estará sorteando ingressos pelo telefone (21) 2461-0903 e pelo site www.mpbfm.com.br. E para os internautas interessados, o cantor Fagner é ainda destaque da seção ‘Artista do Mês’, que traz um perfil completo desse grande cantor e compositor.

PIN-UP VIRA DJ NA FESTA DO GARAGEM!!!!!

A balada de rock alternativo mais legal de São Paulo terá uma convidada que vai entrar para a história: LUCIANA VENDRAMINI! A atriz, modelo e duas vezes capa da Playboy vai atacar de DJ na Festa do Garagem no próximo dia 15 de maio, um sábado, no Clube Outs. Também vamos comemorar os 18 anos da London Calling CDs, a loja que apóia o Garagem desde o seu início. Imperdível!

PROMOÇÃO: para homenagear a Luciana Vendramini, MULHER É VIP A NOITE INTEIRA!

FESTA DO GARAGEM
SÁBADO - 15 DE MAIO - 23h
DISCOTECAGEM ESPECIAL DE LUCIANA VENDRAMINI
+ WALTER (London Calling)
+ DJs residentes PAULÃO E BARCINSKI

OUTS
Rua Augusta, 486
Fone: 3237-4940
(ESTACIONAMENTO COM SEGURO EM FRENTE AO CLUBE)
CENSURA: 18 ANOS
R$ 5,00 (entrada) + R$ 10,00 (consumação)
MULHER É VIP A NOITE TODA!

APOIO:
London Calling CDs - 18 Anos
R. 24 de Maio, 116, loja 15 - Fone: 223-5300
www.londoncalling.com.br

Brasil 2000 FM
107,3 MHz - São Paulo, SP
www.brasil2000.com.br

Memória do ouvinte - Ritmo de Boate - Rádio Mundial

Olá, amigos da Rádio Base,

Com muita saudade, relembrei a vinheta de Ritmos de Boate, da Mundial AM do Rio. Nesta época, o meu velho e bom rádio AM trincava com o som à meia noite. Muitas vezes a interferência, devido à distância da minha cidade ao Rio era maior do que o som que tocava.

"Meia noite no Rio. No ar, Ritmos de Boate. Mixagens: DJ Lupi. Oferecimento: Vips Motel, Estrada do Joá, 234."

Abraços
Alexandre Luiz
????? - RJ

As boas e más novas de Brasília

Olá, amigos da Rádio Base

Curto muito o site. Sou de Brasília e gostaria de comentar as novidades no rádio por aqui. Temos 3 rádios novas no ar, mas a criatividade continua passando longe das
rádios daqui. Nos 94,5 MHz apareceu uma rádio que toca música sertaneja (mais uma) o tempo todo, mas não se identifica, não tem vinheta, não tem locutor. Mais um lixo no ar.

A rádio Justiça FM também estreou nos 91,1 MHz tocando MPB. Não é nenhuma surpresa, pois todas as rádios oficiais que funcionam aqui optaram pelo gênero adulto. Já temos a Nacional FM, Câmara FM, Senado FM, Verde Oliva FM e a Cultura FM (do Governo do Distrito Federal).

Essa última tirou a ótima programação alternativa que tinha e virou uma rádio popular de baixo nível. A outra estreante é a Sara Brasil FM, nos 99,7 MHz, no segmento evangélico (mais uma).

No nosso dial predominam os gêneros popular (rádios de políticos locais), adulto e evangélico. Uma tentando copiar a outra. A criatividade é zero. Brasília, que já foi considerada a capital do rock, por ter exportado bandas como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, etc.. não possui nenhuma rádio que toque rock. Para os jovens somente a Transamérica Pop (que está com uma péssima programação) e a Jovem Pan 2 (repetitiva).

Quando é que uma rede rock chegará no DF? Sou amante do rádio, mas com tanta porcaria no ar, não estou conseguindo ouvir nenhuma delas. É o rádio perdendo ouvintes.

Abraço
Sérgio Vieira
Brasília - DF


É, Sergio,

A coisa está esquisita por aí, hein? A turma acha que "popular" de gosto duvidoso é o que dá audiência. E uns ainda alegam que "é disso que o povo gosta". Será?

Se você quiser comentar as rádios de sua cidade, faça como o nosso amigo de Brasília: não perca tempo e escreva para cá, ok?

Inveja por parte de quem, cara pálida?

Amigos do Rádio Base,

Vocês fazem um trabalho fantástico, não há dúvidas, mas ainda insisto que existe inveja e torcida contra a Rede CBS, que conseguiu colocar a Tupi FM em primeiro lugar e o sucesso das demais emissoras do grupo. Amigos perdoem esse simples internauta, mas lembrem-se de que "ninguém chuta cachorro morto".

Toni Rádio (?)
São Paulo - SP (?)

Caro Toni Show do Sul Maravilha (que mania que o povo tem de não se identificar corretamente, sô!!)

Quem é o invejoso desta história? A Folha de São Paulo? A Anatel? O Rodney Brocanelli? O Neneto Camargo? O maquiavélico leitor da Rádio Base? Ou será que estão todos conspirando contra o coitado do Paulo Abreu, esse emresário de visão, digo, audição que dignifica a Radiodiusão Nacional? Ou você acha que, se gostarmos de determinada emissora devemos fechar os ouvidos e ficarmos quietos para algo que ela esteja cometendo de errado? Já reparou que os leitores daqui não comentam sobre rádios que eles não ouvem? Agora que a rede CBS comete várias irregularidades, isto comete, segundo a própria Anatel. Mas creio que não seja só pela pelo o que a gente ouve por aí. E as rádios clandestinas, você se esqueceu?

Um abraço e continue na nossa sintonia.

PS: Quem disse que a Tupi é primeiro lugar de audiência? Aquele renomado instituto de pesquisas? Se alguém acredita na Tupi, levante a mão, por favor.

sábado, 1 de maio de 2004

Ouça o Onda Urbana pela Internet

Entre no site da Stereovale e sintoniza. Ou senão clique aqui.

Novo programa Rota 77

Todo fim de semana, o Rota 77 traz pra você o melhor do Punk Rock Nacional e internacional direto no seu terminal de computador. Confira!!! São duas horas de programação que você pode ouvir inteiro ou em partes a qualquer hora do dia. Acessem, acessem, acessem!!!!!!

http://www.radiobase.org/rota77/

Um abraço,
Barata do DZK
Programa Rota 77 - O Rock da Periferia