terça-feira, 21 de dezembro de 2004

Olá, amigos da Rádio Base

Mudanças acontecem na Rádio Capital (1040 Khz). No ostracismo há muito tempo e totalmente descaracterizada, a Capital voltou a investir no tripé música-jornalismo-esporte, características básicas de uma verdadeira rádio popular. Desde setembro, a nova diretoria da emissora introduziu o jornalismo e o esporte na programação regular e, desde há algumas semanas, começou a mais delicada das mudanças, que se dá justamente com os apresentadores. Programas que se prestigiam jornalismo e música, como Eli Correa e Paulo Lopes, tiveram suas equipes reforçadas.

Outros, que não fazem parte da nova filosofia, sofrem reduções em seus horários. Os irmãos Béttio (Osvaldo e Zé) devem ser rifados em breve.Em compensação, é notória a intervenção positiva na programação musical. MPB, das estrelas aos menos nobres, sucessos internacionais e menor participação de breganejos são os novos destaques. Chico Buarque, John Lennon, Alcione e Sidney Magal (!!) foram alguns dos artistas que tiveram suas canções executadas numa única meia hora recentemente. Nos fins de semana, a seqüência é: 55 minutos de música e 5 de boletim informativo. Inclusive nas madrugadas. Nesse período, inclusive, Célio Guimarães comanda o “Capital Noite Adentro”, com sucessos verdadeiramente populares do passado. Àqueles que tanto lembram das rádios Excelsior e Difusora talvez possam encontrar alguma semelhança com as antigas estações.

Os anunciantes têm tratamento melhor na nova programação e sabemos, enfim, quem são os patrocinadores da emissora. Nota-se, com isso, que o departamento comercial da emissora voltou a funcionar e a trabalhar. Por fim, a dobradinha Capital-Transamérica foi o pontapé para o retorno da emissora na área esportiva. Até que seja divulgados os próximos números do Ibope, sugiro que ouçam a nova Capital AM. Vez ou outra encontra-se vida útil em nossas rádios.

Alessandro Pereira
Jundiaí - SP


Bom sinal, hein, Alessandro. Só de tirar esses axé-breganejos-pagodeiros de 5ª da programação a Capital fica no lucro. Afinal, rádio popular nunca foi sinônimo de rádio de baixa qualidade, não é memso? Só lamento terem diminuído o horário do Zé Bettio e do Oswaldo Bettio, dois ícones do rádio paulistano.

Vou prestar mais atenção neste "Capital Noite Adentro", com Célio Guimarães, e torço para a volta do indispensável "São Paulo, Capital Nordeste", do Assis Ângelo. Muito obrigado e continue na sintonia, ok?

Nenhum comentário: