sexta-feira, 26 de novembro de 2004

Prédio da ANATEL no RS é invadido por manifestantes

Mais de 200 pessoas de movimentos sociais e rádios comunitárias ocuparam, no final da manhã de hoje, o prédio da superintendência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em Porto Alegre. Os manifestantes invadiram os cinco andares do prédio e reivindicam uma política para o setor. A audiência marcada para às 11h, acorreu após a confusão, com a direção da Anatel.
A categoria reivindica maior espaço na mídia para os grupos sociais. A Polícia Federal foi chamada. Um confronto entre os agentes federais e integrantes dos movimentos sociais, deixou dois policiais feridos. Uma pessoa foi presa.


Fonte: Terra Notícias
----------------------------

É, essa briga vem de longe.
O Ministério das Comunicações parece não dar a mínima para as rádio comunitárias. Leia-se, por favor, as comunitárias de verdade, com legítima intenção de apoiar a sua comunidade.
Não sei se você sabe, mas aqui em São Paulo não existe rádio comunitária. Todo mundo que diz que é, na verdade é pirata, sem a devida licensa para transmitir.
A maior barreira para a instalação de comunitárias na capital paulista é a falta de "espaço no dial", dizem alguns, o que na minha opinião é pura balela. Frequências livres há e, devido à baixa potência de transmissão, é possível colocar em São Paulo duas ou três comunitárias na mesma frequência sem que uma atrapalhe a outra, desde que estejam numa distância segura.
Essa demora só tem uma consequência: a procriação de rádios piratas, de todos os tipos e qualidades, pela cidade inteira. Isso sim, causa uma imensa bagunça no dial, fazendo com que as rádios legalmente autorizadas deixem de ser sintonizadas em muitas regiões de São Paulo.
Só gostaria de finalizar com duas frases, que todos com certeza já conhecem e que podem resumir minha opinião:

1 - Violência não leva a nada

2 - Rádio pirata é crime

Nenhum comentário: