terça-feira, 26 de outubro de 2004

PF fecha 17 rádios-pirata em BH e Região Metropolitana

(Portal Uai)

A Polícia Federal (PF) fechou, nesta segunda, 12 rádios-pirata e dois pontos de transmissão em Belo Horizonte e outras três rádios em Santa Luzia, na Grande BH, durante a Operação Capitão Gancho. Nenhuma delas tinha autorização para funcionar. Foram presas e liberadas em seguida 14 pessoas. Elas assinaram um Termo Circunstancial de Ocorrência, que será encaminhado ao Juizado Especial Criminal. Se condenadas, terão que pagar multa, cesta básica ou prestar serviços comunitários.

Os equipamentos apreendidos vão ficar sob custódia da PF e vão passar por perícia. Para continuarem a funcionar, os representantes das rádios terão que requerer autorização junto ao Ministério das Comunicações.

Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram há um ano, depois de denúncias da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Infraero, de que as rádios interferiam no sistema de comunicação das aeronaves. De acordo com o assessor da Polícia Federal em Belo Horizonte, delegado Ricardo Amaro, havia risco de interferência nos rádios comunicadores, com perigo de acidente.

Durante este período, a polícia conseguiu fazer contato com muitos representantes das rádios, que se apresentaram espontaneamente. Ao todo, desde o início da operação, foram assinados 60 termos de ocorrência.

Nenhum comentário: