terça-feira, 21 de setembro de 2004

Linkin Park reconstitui "menudomania"

Resolvi colocar mais lenha na fogueira desta acalorada discussão sobre o que é profissionalismo ou não nas nossas FM's. Leia o texto do Alexandre Figueiredo e depois veja os comentários aqui reproduzidos. Ou...leia o....ah, faça como achar melhor, desde que você dê sua opinião depois...tá tudo certo.

Para não perder tempo porque o tempo urge, vou colocar os comentários lá postados no texto do Alexandre

----------------------------------------

O que viria a ser um "locutor mauricinho"? Meio preconceituoso esse comentário... e quem disse que quem trabalha em rádio pop tem que trabalhar a vida toda em rádio pop? Em todas as profissões, ninguém é obrigado a fazer um tipo de coisa só. Isso não existe, o que importa é a forma como faz o trabalho, e não onde.

Daniela | Homepage | 19-09-2004 10:46:20


--------------------------------------

Vocês precisam ouvir então o absurdo que é a filial da Rádio Rock 89 de Campinas, limaram o programa arquivo do rock da manhã, único espaço onde ainda se ouvia algo do verdadeiro rock, e colocaram um programa de humor (se é que alguém acha graça nisso) que era de outra rádio de Campinas Educadora fm, e que nada tem a ver com a cultura rock.

Marcos Ferrari | Email | 19-09-2004 10:46:58

----------------------------

A inveja é uma M..... !! E tome Radio Rock !!

Curioso (?) *| Email | 19-09-2004 11:02:28

-------------------------------

Já escreví isso aqui e vou escrever quantas vezes forem necessárias: um bom profissional de rádio deve ter capacidade de trabalhar em qualquer rádio, independente de seu estilo. Trabalhar na JP ou na Transamérica não desabilita um profissional de trabalhar depois numa rádio rock. Aliás, roqueiro não precisa de diploma, e sim de atitude.

Marcos Lauro | Email | Homepage | 19-09-2004 23:45:50

-----------------------------------------

Nao aguento esse pessoal "bitoladinho" que acha que rock e so AC DC e Led Zepellin.O rock tem varios estilos e tendencias.A 89 e suas afiliadas tem uma semelhanca com a Jovem Pan sim:a faixa etaria de seus ouvintes,uma vez que ambas são jovens.Porém,uma é rock e a outra é pop.E é claro que a 89,que tem como publico alvo jovens que gostam de rock(não importa se os bitolados achem rock ou não)vai tocar o rock que os adolescentes acham bom,que é o Linkin Park,Audioslave,CPM 22,Charlie Brown,System of a Down e por aí vai.Isso se chama segmentaçao.É trabalhar focando em um resultado esperado.Os bitolados falavam muito da Fluminense(a maldita).E deu no que deu:ela voltou e fracassou diante de sua atual concorrente,a Cidade A Radio Rock.E um profissional(eu disse profissional)de radio,trabalha na Band,na Alpha,na Rede Aleluia,na Jovem Pan,na Kiss ou na 89 sem problemas.Gosto musical pessoal vc ouve na sua casa.Radio nao e um boteco onde cada um faz op que quer e toca o que curte nao.É lugar de profissionais. Abraço

Marcelo (?)*| 20-09-2004 20:08:35

------------------------------

Eu não concordo com alguns aqui do blog, na minha opinião, prá se fazer uma boa rádio rock o cara tem que gostar de rock, ter o rock na veia, não dá para acreditar que um locutor, ou mesmo o diretor artístico de uma rádio popular ou de dance, ou pior, uma gospel, faça um bom trabalho numa de rock, rock vem do sangue, não do tão falado "profissionalismo".

Sandro César Ceccato | Email | 20-09-2004 20:50:48

-------------------------------


Eu acho que não basta apenas gostar de rock, ter 'atitude' ou ser um 'profissional de rádio' que tem experiência de vários anos trabalhando em vários estilos de rádios diferentes. Eu acho que o fundamental é o profissional ter conhecimento musical suficiente para trabalhar bem com os seus ouvintes. E eu percebo que em muitas rádios falta exatamente isso, principalmente as chamadas 'radiorróque'. O locutor pode até ter a 'linguagem roqueira' para se comunicar bem com o público, mas é muito evidente seu total desconhecimento sobre a história do rock e até sobre as novas tendências. Normalmente, tudo já vem mastigadinho pelos produtores. Muitos locutores tem preguiça de ler, estudar, pesquisar, ouvir e se interessar pelo assunto. Enfim, fazem a mesma coisa que o Mion fazia na televisão: apenas atuam com um script pronto. Por isso que 'instituições' como Roberto Maia, Kid Vinil, Massari e outros deveriam ter cargos vitalícios em rádio.

Daniel Neves | 21-09-2004 11:40:29

-------------------------------

No melhor estilo Abujamra: a Band FM diz que é uma rádio popular, mas nunca a ouvir tocar Paulo Sérgio ou Amado Batista; a 89 diz ser rádio de rock, mas até agora nem ao menos tocou alguma música do último cd do Cólera; a Alpha FM nunca, jamais tocou Tom Jobim ou Edu Lobo; a Nova Brasil se diz 100% MPB, mas nunca rolou Egberto Gismonti. Se é para ser profissional, por que não se toca também o melhor de cada segmento em que estas rádios atuam? Alguém pode desenhar para mim, porque até agora eu não entendi nada sobre o que quiseram dizer com "profissionalismo" ou algo assim...

Marcos Ribeiro | 21-09-2004 20:43:54

----------------------------

* Peço desculpas por aqueles que ainda insistem em não se identificar corretamente com pelo menos nome e sobrenome. Se eles julgam ter argumentos tão contundentes, or que não se expõe por inteiro como fazem os demais?

Nenhum comentário: