terça-feira, 6 de julho de 2004

Fala Marco Antonio,

Meu nome é Marina e to aqui pra comentar seu blog que adorei. Muito bacana mesmo.

Sempre adorei rádio, e música é o que eu respiro!!!! Também tenho um blog e quero disponibilizar como disse você uma "vitrolinha" nele. Se eu não estiver sendo muito incoveninete, você poderia me dar uma orientação de como fazer? Agora, caso seja nconveniência, tudo bem, deixa pra lá.

De qualquer maneira, parabéns pelo blog. Pode contar com meus comentários lá. viu?

Tudo de bom pra você,
Marina Gênova
São Paulo -SP


"Eu quero ter um milhão de amigos e uma webradio para poder ouvir...", costumava cantar o Rei Robertão. Cara Marina, antes de mais nada, você precisa assinar um serviço de hospedagem paga para poder ter direito a um domínio próprio, como é o caso da www.radiobase.org. Sugiro que você procure a Rede Host que é quem hospeda o nosso site. Não é muito caro, aesar de ter outros hospedeiros até mais baratos por aí.

Se for contratar um plano, refira um internacional (.com, .net, ou .org). Os domínios regulamentados pelo Comitê GEstor da Internet são muito burocráticos e normalmente as empresas cobram mais caro para registrar domínios tipo .com.br. Além disso, você precisa ser pessoa jurídica.

Não use provedores gratuitos (geocities, ubbi, vilabol, e principalemnte HPG) porque eles não gostam e fazem de tudo ara você não botar arquivos de áudio - princialmente o formato MP3, hospedados em seus servidores porque consome muito espaço deles a gera um tráfego muito grande.

Conseguindo o seu domínio, monte sua página em html e crie um arquivo de áudio no formato MP3 ou WAX, do windows. Escolha uma taxa de amostra pequena. Por exemplo, 24kbs, 22KHz. Apesar de o som não ser muito bom, quem tiver linha discada poderá ouvi-lo sem interrupções. Para montar um arquivo MP3 apartir de CD ou outra fonte de áudio, use um programa editor de áudio. Aqui a gente usa o Sound Forge, que é comleto e é fácil de achar no shopping "Camelot".

Montando o arquivo de áudio, instale um rograma de transferência de dados (FTP) ara mandar o seu arquivo do seu computador direto para o servidor do hospedeiro. É bom que você tenha banda larga para tornar essa operação mais rápida.

Isto posto, crie um link com o endereço de seu arquivo de áudio na página de seu site ou coloque-o na tabela de links de seu blog e aí é só divulgar para os amigos.

Você pode também transmitir direto do computador, se tiver banda larga. Só que alguns provedores de banda larga não estão mais trabalhando com IP Fixo, mudam o endereço do seu computador a cada acesso e os que não o fazem assim, bloqueiam as portas usadas para transmitir do seu micro para a internet.

Viu só como é fácil? Mas se vocâ conhecer linguagem html, protocolo TCP/IP, codificação de áudio, não vai ser tão difícil assim. É questão de fuçar e sair perguntando para o pessoal da internet que manja um pouco mais. Se a gente puder ajudar é só dar um berro, ok?

Um abraço.

Nenhum comentário: