quarta-feira, 30 de junho de 2004

Reinauguração da Rádio Nacional no RJ

Prevista inicialmente para o dia 3 de maio deste ano, a sede da Rádio Nacional (AM 1130 kHz) do Rio de Janeiro será reinaugurada no próximo dia 3 de julho, de acordo com informações do jornalista Cristiano Menezes, diretor da emissora.

Financiada por meio de um contrato firmado entre a Radiobrás e a Petrobrás, a reforma está sendo realizada no prédio nº 7 da Praça Mauá, centro do Rio de Janeiro, local onde a emissora opera desde sua inauguração, em 1936. "A Rádio Nacional teve um papel importante na identidade cultural do país. Depois que ela surgiu, o Brasil começou a ter consciência de si e uma auto-estima bem maior e nossos artistas repercutiam a nossa maneira de cantar, nossa dramaturgia", afirma Cristiano.

Incluindo também o imóvel onde está instalado o parque de transmissores de Itaóca, no município de São Gonçalo, a obra de restauração começou no dia 5 de janeiro e custará R$ 1,7 milhão. Além da reforma física, a tecnologia da emissora está sendo atualizada com a aquisição de novos equipamentos, como o novo transmissor que funciona à base de válvulas e é apto à tecnologia digital. "Nós estamos colocando a rádio no caminho do futuro. Por, no mínimo 15 anos, a gente não precisa se preocupar com transmissor, a não ser com a sua manutenção adequada", diz o diretor da rádio.

Além dessa primeira fase da reforma que abrange a recuperação do auditório e de antigos estúdios de Rádio e teatro, a construção de novos estúdios e a compra de aparelhos, a obra prevê ainda a construção do espaço físico do Museu Rádio Nacional e a recuperação do 20º andar do prédio.

Entre outros planos relacionado à emissora encontram-se a criação da Sociedade dos Amigos da Rádio Nacional e também a realização de um filme sobre a história da rádio, com direção do jornalista Nelson Hoineff. As filmagens devem começar no segundo semestre e contarão com as participações já confirmadas de Cauby Peixoto, Marlene, Emilinha Borba e Angela Maria. (Web site Rádio Agência)


Esperamos que não fique apenas na promessa. E se esta reforma realmente sair, que não seja para alugar a emissora a certas seitas que andam alocando horários pelo país afora.

E por falar em reforma, a Rádio Roquete Pinto AM 630 KHz, do Rio de Janeiro, já voltou ao ar? E o velho transmissor da Rádio Cultura Am de São Paulo já foi substituído?

Nenhum comentário: