sexta-feira, 2 de abril de 2004

Em defesa da legalidade das rádios ilegais

Prezado Marcos Ribeiro,

Como me foi solicitado e orientado, estou lhe enviando uma reprodução do texto para discussão em seu conceituado BLOG, o texto referido já foi postado anteriormente, porém ainda sim, reflete o tema perfeitamente...

Rick: Prezados amigos, Acho interessante o fato de haver tanta polêmica em torno de algo que não é novidade alguma, a tal de 94 FM (94,1 MHz-São Paulo/SP); e mais interessante ainda, de não haver nenhuma discussão e/ou referência à RCP FM 99,7. Emissora esta que, ao que corre nos bastidores das grandes rádios legais, teria uma expressiva audiência, chegando a picos de 5º lugar em São Paulo; ainda é preponderante o fato de que alguns profissionais de rádios legais, já passaram pela mesma, um exemplo disso é o radialista Robson Ferri, da Transamérica Pop de São Paulo, que além de trabalhar nesta grande emissora atualmente, também presta serviços técnicos e locução comercial à Musical Gospel FM 105,7, sendo inclusive, praticamente a Voz Padrão da mesma e da própria RCP FM. Atualmente, esta emissora tem uma característica interessante pra quem gosta de discutir sobre rádio sem concessão: está arrendada para o "Padre" Francisco Silva no período de 00:00 h até 07:00 h da manhã; ou seja, se ouve o "Pe." em 99,7 e 90,1 !

Marcos Ribeiro: Felizmente, nunca tive o desprazer de ouri essa emissora aqui pelos lados da Zona Sul. Menos mal, há dezenas de emissoras piratas poluindo o pedaço!!!! E o que acontece com a Anatel que não enquadra essa emissora?? E não se preocupe, você ouviu errado: O Ibope jura de pés juntos que as FM piratas chegam ao quinto lugar de audiência juntas. Na improvável hipótese desse levantamento estar certo, não deve ser uma preocupação. As líderes de audiência do ranking geral, ainda que transmitam uma programação musical popularesca, são um lixo. Deve ser o caso desta RCP também.

Rick: Em relação ao fato curioso de que a mesma não chega até a Zona Sul, creio eu que seja apenas um problema corriqueiro de qualquer grande rádio, pois, a Jovem Pan, Transamérica e outras, não possuem 100% de cobertura na cidade, há locais em que não chegam seus sinais de forma razoável, assim como é o caso da RCP, que na teoria atinge a cidade de São Paulo em totalidade, Grande São Paulo, Litoral e Interior; porém, na prática, isso não se dá em 100%. Em geral, a torre destas grandes emissoras TOTALMENTE piratas (digo assim devido ao fato de que a 94 FM ainda possui grandes álibis judiciais e de similares respaldos para se resguardas de qualquer eventualidade e seria a mais protegida...) estão instaladas na Serra da Cantareira, uma espécie de paraiso das torres da pirataria em alta potência, assim, conseguem ter uma ótima qualidade de transmissão com um custo bem inferior à região da Paulista. Lá instalão torres do tipo que são zeladas por caseiros da região... Pra que se entenda, sou um estudioso do assunto!
Quanto à sua programação musical, acho isso muito relativo ao gosto de cada um, pois, se tocar Black Music de todos os tempos pode ser comparado às programações popularescas das tradicionais emissoras, como sendo "lixo" inclusive, já é questão de radicalismo e intolerância as diferentes "culturas musicais", e eu disse "cultura", pelo menos, classifico assim a música negra em especial, assim como o Rock e outras raízes musicais... e não estes modismos que as outras costumam tocar, principalmente as líderes de audiência.

Essa questão do levantamento do IBOPE, que aponta o 5° lugar de audiência como sendo de todas estas rádio sem concessão juntas (que inclusive, o site da ABERT já possui informações que alteram para o 4° lugar...) é muuuito relativo, para julgar a procedência disso, seria necessário entender ouvindo o que cada uma destas emissoras trás de diferencial, até por quê, no caso da RCP, o que a faz ter uma enorme audiência, que é notada pelo mais leigo porém atento mortal ao circular principalmente pelas ruas das periferias da cidade, é o fato de que a mesma possui uma programação que nenhum empresário de radiodifusão teve coragem e ousadia de fazer, ao menos "vestindo a camisa" ideologicamente e não somente comercialmente. A emissora possui como Slogan atualmente, o seguinte: "A Rádio Rap de São Paulo", coisa esta que causa tanta polêmica aqui neste nosso mercado paulistano, sendo que no entanto, todas as grandes cidades de países de primeiro mundo já estão acostumadas à possuir; aqui em nosso mercado sempre alvo de preconceito, porém, como a Black Music tem sido a "bola da vez" no cenário Pop mundial, as grandes emissoras daqui já dedicam grande porcentagem à esse tipo de música, porém, ainda com grande preconceito a música negra daqui, leia-se especificamente o Rap Nacional... a única rádio que teve "uma certa" coragem foi a 105 FM de Jundiaí, no entanto, dedica parcialmente sua programação, até tem seus méritos, embora a RCP ainda dedique mais tempo, e com maior variedade de vertentes da Black Music, não somente Rap Nacional como a "105".

Pra finalizar, vou lhes relatar o seguinte, quando se anda em bairros da periferia, com os ouvidos beeem atentos, é interessante se tentar fazer uma estatística pessoal, uma espécie de "IBOPE mental", logo se chega à uma conclusão, ao menos na Zona Leste de São Paulo, o resultado da pesquisa de qualquer pessoa que prestar atenção à qual rádio as pessoas ouvem com volume alto em suas residências e nos rádios da maioria dos veículos é... 1° lugar: Transcontinental, 2° lugar: RCP.

Sem dúvida alguma eu afirmo isso, já em relação ao IBOPE real estar equivocado ou, com "monstruosa margem de erro percentual", é muuuito inconclusivo se supor qualquer hipótese negativa, ao menos ao que diz respeito à este tema específicamente; isso tudo que digo, é pra se rever os conceitos do que se achava que era ou não rádio, agora, acho que tudo está mudando muito depressa, e acho que estou conseguindo acompanhar...


Ainda sim, Rick, mesmo me contando as maravilhas da clandestinidade das rádios piratas, isso não as tornam menos ilegais, não é mesmo? E viva as rádios legalizadas.

Nenhum comentário: