sábado, 20 de março de 2004

Na ilegalidade

Não precisa de muito! Basta uma procurada rápida na internet para ser inundado de ofertas tentadoras de transmissores de FM para montar a "sua rádio comunitária", como dizem os vendedores.
ANATEL ou Ministério das Comunicações nem são citados. Alguns exemplos:

TRANSMISSOR DE FM PLL 40 WATTS DE POTENCIA ESTEREO PARA RADIO COMUNITARIA, TRANSMISSOR + MULTIPLEX ESTEREO + AMPLIFICADOR DE RF LINEAR DE 40 WATTS
MONTE AGORA SUA RADIO COMUNITARIA POR UM PREÇO ACESSIVEL E UM EQUIPAMENTE DE OTIMA QUALIDADE.


Ou ainda:

TRANSMISSOR DE FM STEREO 150W REAIS MEDIDO NO BIRD
EXELENTE QUALIDADE DE AUDIO
EXELENTE SEPARAÇÃO DE CANAIS L / R
MEDIDOR DE POTENCIA E MODULAÇÃO
TEMOS TAMBEM DE 40W

(Reparem na grafia de "excelente")

Esse vendedor dá uma explicação simples de como funciona a venda:

NOSSOS TRANSMISSORES SAO PRODUZIDOS SOBRE ENCOMENDA,ASSIM QUE VC DA SEU LANCE ,VC EFETUA O PAGTO E EM 10 DIAS É MONTADO SEU EQUIPAMENTO E TESTADO E AJUSTADO NUMA FEQUENCIA QUE VC ESCOLHE DESDE QUE LIVRE DE EMISSORAS PROFISSIONAIS E EM SEGUIDA LHE É ENVIADO PRONTO PRA USO.
(Esse vendedor é muito generoso! Além do comprador escolher a frequência que quiser, ainda preserva as "emissoras profissionais", pedindo para que o comprador não escolha uma frequência já ocupada. É uma alma santa)

Já esse vendedor tem sua dúvida respondida com ironia:

Comprador: por que um transmissor de 40W custa 850,00 e um de 25 watz honologado custa 2.700,00?
Vendedor: O homologado é com nota e certificado de homologação,... é isso!! , e ai esta embutido seu preço. Alem do mais, por lei, vai de brinde uma advertencia.... "este equipamento não poderá ser ligado sem licensa do ministério das comunicações".
(Notem bem: a etiqueta é um "brinde"!)

Há também os compradores que querem pregar a palavra pelas ondas eletromagnéticas:

SOU INICIANTE, E QUAL SERIA O KIT COMPLETO ? DO QUE PRECISO ? VOU USAR O COMPUTADOR PRA GERAR O AUDIO E A TORRE E ALTA. E PRA UMA IGREJA. QUANTO GASTO... ?
(Ou será que ele só falou que era pra uma igreja pensando que o vendedor iria dar um descontinho? Que blasfêmia!)

Peguei todos esses trechos de um único site de leilões, ou seja, estão aí para quem quiser ver (e comprar!).
Isso me lembra um pouco esse caso do bingos. Toda essa confusão por causa dos bingos e é só sairmos à rua para ver as barracas de jogo de bicho espalhadas pelo país. Aqui é a mesma coisa. Todos sabem que é proibido comprar um transmissor de FM, escolher uma frequência e sair falando por aí, mas os equipamentos continuam a venda, inclusive em grandes centros de comércio de eletrônicos, como a Rua Santa Ifigênia, no centro de São Paulo.

2 comentários:

André disse...

Porque ao invés de perseguir as rádios comunitárias, o governo não regulamenta o setor e ganha dinheiro cobrando pelas licenças? Aqui no meu bairro tem uma rádio comunitária que presta um relevante serviço para a comunidade!

André disse...

Porque ao invés de perseguir as rádios comunitárias, o governo não regulamenta o setor e ganha dinheiro cobrando pelas licenças? Aqui no meu bairro tem uma rádio comunitária que presta um relevante serviço para a comunidade!