domingo, 29 de fevereiro de 2004

Rádio romena desatca solaidariedade dos ouvintes

RÁDIO ROMÊNIA DESTACA SOLIDARIEDADE DOS OUVINTES
Por Célio Romais, de Porto Alegre


O programa Correio dos Ouvintes, da Seção de Língua Portuguesa da Rádio Romênia Internacional tem pouco mais de cinco minutos de duração. Entretanto, a edição de 26 de fevereiro ficou no ar cerca de 30 minutos. Motivo: o grande volume de mensagens eletrônicas que a estação romena recebeu, nos últimos dias, pedindo a manutenção da programação em português. A direção da emissora anunciou que a RRI vai deixar de emitir, no nosso idioma, em abril. Lucian Popescu, que geralmente apresenta o espaço sozinho, dividiu os microfones com outra colega.

Os apresentadores informaram, inicialmente, que estariam dando prioridade para os votos de protestos, solidariedade e amizade dos ouvintes. Em seguida, apresentaram o manifesto do DX Clube do Brasil e a lista de pessoas que assinaram o documento. Foram cerca de 50 mensagens, do Brasil, Portugal, Japão, Colômbia e México. Os apresentadores informaram que a lista do DXCB foi assinada, ainda, pelo Dr. Carlos Augusto de Oliveira, da Embaixada do Brasil na Romênia.

Alguns colegas dexistas e radioescutas escreveram textos emocionantes que foram lidos na íntegra. O fundador do DXCB, Samuel Cássio Martins, de São Carlos (SP), afirmou que os programas da Rádio Romênia são importante fonte de cultura e informação daquela nação. Por sua vez, o jornalista e radialista Guilherme Korte, que trabalhou na Seção de Língua Portuguesa da Rádio Internacional da China, escreveu que a emissora é um elo de ligação entre o Brasil e a Romênia, numa época em que as duas nações aprofundam intercâmbios. De Portugal, Fernando de Souza Ribeiro destacou a importância da Rádio Romênia para seus compatriotas. Segundo ele, muitos romenos vivem em Portugal. Assim, os portugueses têm interesse em saber como é a Romênia, seus costumes e tradições.

Uma nova rodada de respostas está prevista para o sábado, dia 28 de fevereiro, dentro do espaço Estúdio dos Ouvintes. As emissões da Rádio Romênia, em português, ocorrem no seguinte esquema: das 21h às 21h56min, no horário oficial de Brasília (das 0000 às 0056 UTC), pelas freqüências de 9665, 11830, 11875 e 15250 kHz. Também 18h30min e 18h56min, no horário oficial de Brasília (das 2130 às 2156 UTC), em 9655, 11725, 11940 e 15285 kHz. Na Internet: www.rri.ro.

Você que ainda não participou pode buscar o manifesto do DX Clube do Brasil no sítio do colega português António Silva, em http://aminharadio.com, assiná-lo, e remeter para os endereços eletrônicos port@rri.ro e rri@rri.ro. Não esqueça também de passar para seus amigos! (Jorn. Célio Romais, da equipe de Coordenação do DX Clube do Brasil).



Nenhum comentário: