quinta-feira, 8 de janeiro de 2004

Álvaro Pereira descobre as maravilhas do rádio por satélite

Rádio por satélite é simples e apaixonante
Álvaro Pereira Júnior
Folha de São Paulo, 29 de dezembro de 2.003

Feliz 2004! Vamos começar o ano falando de coisas modernas. Rádio por satélite, conhece?

Funciona assim: um receptor normal, tipo um rádio mesmo, na sua casa. E uma antena de aparência comum, instalada na janela. As duas operadoras de rádio por satélite nos EUA oferecem, juntas, 201 estações (chamadas "canais")! Uma delas, a XM (www.xmradio.com), tem 101. Os cem restantes são da Sirius (www.sirius.com). Vale a pena ver os sites, nem que seja só para passar vontade...

A XM, em operação desde 2001, já passou de 1 milhão de assinantes. A Sirius, mais recente, acaba de atingir 200 mil. O veterano crítico de música Stephen Holden, do "The New York Times", escreveu, em 26 de dezembro de 2.003, uma declaração de amor ao sistema, que o fascinou pela variedade quase infinita da programação e pela limpidez perfeita do sinal.

Explicando melhor: tanto a XM como a Sirius têm suas estações próprias. Elas não são, simplesmente, retransmissoras de emissoras "normais". Os canais que você ouve na XM você só escuta ali. O mesmo vale para a Sirius (com exceção da Rádio Pública Nacional, uma rede aberta, que a Sirius retransmite).

Stephen Holden conta que, dos 101 canais da XM, 70 são só de música (há também os de notícias, de esportes, de variedades etc. etc.). Na parte musical, existe uma estação para cada década, começando em 1940! E não só as músicas, ainda segundo a reportagem do "NYT", são daquela época. O trabalho é tão cuidadoso que até intervalos comerciais daquele tempo vão novamente ao ar!

Ainda na XM, uma das estações chama-se "Frank's Place" e, isso mesmo, é inteiramente dedicada à obra de Frank Sinatra. A "Hank's Place" só toca o ídolo country Hank Williams.

Custos

Os preços dessas maravilhas, para o padrão americano, são bem acessíveis. O conjunto rádio/antena vem em diversos tipos. Os mais simples saem por apenas US$ 120 (R$ 360).

O mais impressionante é que já se pode comprar modelos para automóvel. Já pensou você fazendo aquela longa viagem sem se preocupar com os sinais de rádios que surgem e desaparecem, sofrem ruídos, interferências e outras urucas? Sua música vem direto do espaço, de um satélite para o qual a distância que você percorre na estrada nada representa em meio à imensidão universal em que ele está acostumado a atuar.

Relendo os parágrafos acima, me dei conta de que, se eu escrevesse algo parecido na época em que "Escuta Aqui" começou, lá por 1995/1996, seria pura ficção, com base factual zero. Mas em 2004, terceiro ano do século 21, trata-se de realidade palpável, ainda que um pouco distante (já que não funciona ainda no Brasil).

Feliz Ano Novo, se é que eu ainda não disse isso.


Álvaro Pereira Júnior, 40, é editor-chefe do "Fantástico" em São Paulo e apresentador do programa "Garagem" na Brasil 2000 FM

Nenhum comentário: