terça-feira, 6 de janeiro de 2004

Em busca das vinhetas perdidas

Prezados amigos,

Antes de tudo, gostaria de parabenizá-lo pelos trabalhos de pesquisa desenvolvidos e compartilhados conosco, "amantes do rádio", através da internet. Ressalto a qualidade e os textos muito bem elaborados, que objetivam esclarecer inteligentemente a história do Rádio e suas curiosidades...

Neste contato também gostaria de solicitar um auxílio a todos os amigos internautas e em especial a você. Saberia informar quais seriam os procedimentos para que eu conseguisse obter os registros sonoros (vinhetas originais) das rádios abaixo citadas ?

Mundial AM 860 RJ
1180 Eldorado RJ
Ipanema AM RJ
FM 105 RJ
Globo FM RJ
Manchete FM RJ
Manchete AM RJ
Cidade FM RJ
98 FM RJ
Alvorada FM RJ
Tropical FM RJ

Sempre colecionei vinhetas de rádio, que muitas vezes eram copiadas em fitas cassetes e retiradas das próprias programações radiofônicas veiculadas, guardava-as objetivando a posteridade, como material para consulta de quem quer que desejasse, se fosse o caso, e para que pudéssemos recordar. Consegui num determinado período vinhetas antigas das principais e extintas rádios do Rio de Janeiro, porém quando tomei a iniciativa de pedir a um amigo DJ que a copiasse para MD recebi a notícia que a "case" que o mesmo carregava com um acervo de CD's próprios e minhas gravações em cassete, foram roubadas na Av.Rio Branco no Rio de Janeiro.

Hoje, imbuído de um sentimento inerente a quem de fato ama o rádio e toda a magia que o envolve, venho por meio deste pedir-lhe auxílio no sentido de que me oriente de como achar os registros sonoros (vinhetas) dessas emissoras na net, sites, ou museus, contato de colecionadores, locutores e profissionais que dispunham deste material para me ceder. O meu compromisso é apenas a de um colecionador ... arquivar, cuidar, e perpetuar os grandes trabalhos das emissoras que marcaram época.

No mais, meus sinceros agradecimentos,
Atenciosamente,

Marcio Capito
Locutor
Rio de Janeiro - RJ

e-mail: capito@promotional.com.br
marcio_capito@yahoo.com.br




E aí, pessoal vamos dar aquela força ao Capito?

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro Marcio, no link abaixo tem bastante material disponível para download.

Também coleciono vinhetas, em especial os prefixos (ZYJ, ZYB, etc).

Caso tenha alguma coisa, podemos "trocar figurinhas".

Espero ter ajudado. Grande abraço.

http://aimore.org/radio/Radio_AM_FM_Gravacoes.html

George Luiz disse...

Alguem poderia me ajudar a descobrir o nome da música que é o prefixo da rádio USP, email para crepaxy@bol.com.br

DIEGO disse...

EU ESTOU COM SALDADES DA 98 FM RJ . ELES ESTRAGARAM A RADIO COM O NOME DE BEAT.
ELA TEM QUE VOLTAR
98FM É SÓ SUCESSO

Ton Carlos disse...

Caro Márcio!

Eu também durante quase 15 anos que tenho internet em casa também estava procurando as antigas vinhetas da Rádio 98. E para minha felicidade, encontrei algumas espalhadas em arquivos do Good Times - algumas vinhetas e comerciais da rádio com as vozes de Heleno Rotay, Alexandre Amorim, além das postagens do programa Good Times com Fernando Borges e Robson Castro. Aliás! Não sei se já consegui acessar o link no Youtube com trecho do programa Good Times de 85. Prá mim este é o melhor arquivo pois de cara você ouve 4 antigas vinhetas cantadas pelos Golden Boys e Trio Esperança, além das vinhetas cantadas por Lucinha Lins, Rosana no Good Times.
Eu fiquei maravilhado e fascinado. Não acreditava que estava ouvindo novamente aquele som que me marcou desde a pré adolescência.
Se ainda quiser, posso te mandar trecho do programa 98 Especial com Guilherme Arantes, dando entrevista e ainda uma bela vinheta da 98 no meio do programa.
Acredito que você já esteja com algumas pelo tempo dessa sua postagem. E não só isso! No arquivo tem trechos do Papo 98 com a vinheta e a antiga sonoridade de fundo. Noutro arquivo que consegui tem trechos do antigo programa Rock Festival de 1982.
Para ficarem elas reunidas num só arquivo estou pensando em editá-las no Movie Maker para ouví-las todas de uma vez.
Mas também continuo garimpando outras vinhetas. Mas fico feliz em já ter umas 6 pelo menos rs!

Abraço!

Ton Carlos disse...

Caso seja de seu interesse o que ainda não tiver eu te passo os links ou tento lhe enviar por email:

o meu é toncarlos71@gmail.com

Facebook: Atelier Arte Maquetes

Abraço

Claudio disse...

Alguém poderia me informar qual era a musica de fundo do Papo 98,,,desde ja agradeço a ajuda.
Claudio cmboucas@gmail.com